"Priming" com mel caramelizado no hidromel

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

V.Freitas

New Member
Joined
Feb 14, 2019
Messages
2
Reaction score
0
Location
Maringá/PR
Olá a todos, espero que estejam todos bem e se possível, possam me ajudar!

Estou começando a me aventurar no hobby de produção artesanal de bebidas e atualmente estou com um hidromel a ser preparado:

Fervi 10 litros de água mineral, esperei a temperatura baixar até 40o C e adicionei 4kg de mel silvestre daqui da região. Aguardei a temperatura baixar até 30 graus e adicionei as leveduras ja hidratadas. Usei uma Red Star para vinhos brancos, o mel era bem clarinho, achei que faria algum sentido rsrsrs.
Também coloquei levedura de pão fervida para usar como se fosse nutriente. Não encontrei na cidade o apropriado e a ansiedade falou mais alto.
Mexi bem para oxigenar, coloquei em uma bombona de 20 litros com poço termometrico e já está fermentando a 19o C a uma semana.

Com um pouco de insegurança eu abri o fermentador uma vez para retirar o CO2 da mistura e oxigenar mais um pouco, isso com 3 dias de fermentação.

Podem notar que não usei densimetro. Não comprei ainda, mas está nos planos.

A ideia inicial era fazer um hidromel suave espumante com cerca de 8-10% de teor alcoólico e armazenar em garrafinhas de cerveja. Algo diferente e refrescante.
Ocorreu pra mim uma ideia que parece interessante, então quis compartilhar e perguntar aos mais experientes:

Pode ser positivo usar mel caramelizado no fogo para fazer o "priming"? Imaginando deixar um sabor mais marcante ainda de mel e um residual doce, pensando nos açúcares complexos que o processo gera, que as leveduras não consomem.
Talvez algo em torno de 6g de mel caramelizado diluído em água.

O que vocês acham?
 
Pode ser positivo usar mel caramelizado no fogo para fazer o "priming"? Imaginando deixar um sabor mais marcante ainda de mel e um residual doce, pensando nos açúcares complexos que o processo gera, que as leveduras não consomem.
Talvez algo em torno de 6g de mel caramelizado diluído em água.

O que vocês acham?

Eu não utilizaria... primeiro por que se sua fermentação realmente parar ao obter os 10% de volume alcoólico, seu hidromel ainda estará bem doce, com um sabor de mel muito presente, o que torna desnecessário mais dulçor. Segundo por que priming com mel pode ser difícil de se ajustar e facil de errar principalmente para você que está começando (até mesmo em cervejas).

Dito isto, vem a má notícia: minhas experiências com priming de hidromel são terríveis (ja com a cerveja ocorre tudo em ordem) visto que o tempo de maturação e o teor alcoólico final acabam gerando uma bebida praticamente livre de leveduras vivas, e que geralmente não re-fermentam...

Se você quiser carbonatação, realmente recomendo a forçada.
 
Eu não utilizaria... primeiro por que se sua fermentação realmente parar ao obter os 10% de volume alcoólico, seu hidromel ainda estará bem doce, com um sabor de mel muito presente, o que torna desnecessário mais dulçor. Segundo por que priming com mel pode ser difícil de se ajustar e facil de errar principalmente para você que está começando (até mesmo em cervejas).

Dito isto, vem a má notícia: minhas experiências com priming de hidromel são terríveis (ja com a cerveja ocorre tudo em ordem) visto que o tempo de maturação e o teor alcoólico final acabam gerando uma bebida praticamente livre de leveduras vivas, e que geralmente não re-fermentam...

Se você quiser carbonatação, realmente recomendo a forçada.

Em alguns dias vou provar o mosto para ver como está o dulçor, embora ache que tenha açúcar para no máximo 10%, fermentando tudo e ficando seco (a levedura que usei consegue chegar até a 16%).

Quanto tempo maturando você deixa o hidromel antes de engarrafar? Estava nos meus planos trasfegar uma semana após acabada a fermentação e maturar por um mês. Então abaixaria a temperatura para decantar algo que tenha sobrado e engarrafaria.

Será que este intervalo de tempo entre o termino do processo e o priming, coisa de umas 5 ou 6 semanas, já acabaria com todas as leveduras?
 
Back
Top