"Priming" com mel caramelizado no hidromel

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

V.Freitas

New Member
Joined
Feb 14, 2019
Messages
2
Reaction score
0
Location
Maringá/PR
Olá a todos, espero que estejam todos bem e se possível, possam me ajudar!

Estou começando a me aventurar no hobby de produção artesanal de bebidas e atualmente estou com um hidromel a ser preparado:

Fervi 10 litros de água mineral, esperei a temperatura baixar até 40o C e adicionei 4kg de mel silvestre daqui da região. Aguardei a temperatura baixar até 30 graus e adicionei as leveduras ja hidratadas. Usei uma Red Star para vinhos brancos, o mel era bem clarinho, achei que faria algum sentido rsrsrs.
Também coloquei levedura de pão fervida para usar como se fosse nutriente. Não encontrei na cidade o apropriado e a ansiedade falou mais alto.
Mexi bem para oxigenar, coloquei em uma bombona de 20 litros com poço termometrico e já está fermentando a 19o C a uma semana.

Com um pouco de insegurança eu abri o fermentador uma vez para retirar o CO2 da mistura e oxigenar mais um pouco, isso com 3 dias de fermentação.

Podem notar que não usei densimetro. Não comprei ainda, mas está nos planos.

A ideia inicial era fazer um hidromel suave espumante com cerca de 8-10% de teor alcoólico e armazenar em garrafinhas de cerveja. Algo diferente e refrescante.
Ocorreu pra mim uma ideia que parece interessante, então quis compartilhar e perguntar aos mais experientes:

Pode ser positivo usar mel caramelizado no fogo para fazer o "priming"? Imaginando deixar um sabor mais marcante ainda de mel e um residual doce, pensando nos açúcares complexos que o processo gera, que as leveduras não consomem.
Talvez algo em torno de 6g de mel caramelizado diluído em água.

O que vocês acham?