1. We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.
    Fechar Aviso

"Priming" com mel caramelizado no hidromel

Discussão em 'Hidromel, destilados e outras bebidas' iniciado por V.Freitas, 10/3/19.

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

1. 10/3/19 #1

V.Freitas

V.Freitas

V.Freitas

New Member

Afiliado:
    14/2/19
    Curtidas Recebidas:
    0
    Olá a todos, espero que estejam todos bem e se possível, possam me ajudar!

Estou começando a me aventurar no hobby de produção artesanal de bebidas e atualmente estou com um hidromel a ser preparado:

Fervi 10 litros de água mineral, esperei a temperatura baixar até 40o C e adicionei 4kg de mel silvestre daqui da região. Aguardei a temperatura baixar até 30 graus e adicionei as leveduras ja hidratadas. Usei uma Red Star para vinhos brancos, o mel era bem clarinho, achei que faria algum sentido rsrsrs.
    Também coloquei levedura de pão fervida para usar como se fosse nutriente. Não encontrei na cidade o apropriado e a ansiedade falou mais alto.
    Mexi bem para oxigenar, coloquei em uma bombona de 20 litros com poço termometrico e já está fermentando a 19o C a uma semana.

Com um pouco de insegurança eu abri o fermentador uma vez para retirar o CO2 da mistura e oxigenar mais um pouco, isso com 3 dias de fermentação.

Podem notar que não usei densimetro. Não comprei ainda, mas está nos planos.

A ideia inicial era fazer um hidromel suave espumante com cerca de 8-10% de teor alcoólico e armazenar em garrafinhas de cerveja. Algo diferente e refrescante.
    Ocorreu pra mim uma ideia que parece interessante, então quis compartilhar e perguntar aos mais experientes:

Pode ser positivo usar mel caramelizado no fogo para fazer o "priming"? Imaginando deixar um sabor mais marcante ainda de mel e um residual doce, pensando nos açúcares complexos que o processo gera, que as leveduras não consomem.
    Talvez algo em torno de 6g de mel caramelizado diluído em água.

O que vocês acham?

2. 11/3/19 #2

Wainer Chiari

Wainer Chiari

Wainer Chiari

New Member

Afiliado:
    3/2/19
    Curtidas Recebidas:
    0
    Eu não utilizaria... primeiro por que se sua fermentação realmente parar ao obter os 10% de volume alcoólico, seu hidromel ainda estará bem doce, com um sabor de mel muito presente, o que torna desnecessário mais dulçor. Segundo por que priming com mel pode ser difícil de se ajustar e facil de errar principalmente para você que está começando (até mesmo em cervejas).

Dito isto, vem a má notícia: minhas experiências com priming de hidromel são terríveis (ja com a cerveja ocorre tudo em ordem) visto que o tempo de maturação e o teor alcoólico final acabam gerando uma bebida praticamente livre de leveduras vivas, e que geralmente não re-fermentam...

Se você quiser carbonatação, realmente recomendo a forçada.

3. 11/3/19 #3

V.Freitas

V.Freitas

V.Freitas

New Member

Afiliado:
    14/2/19
    Curtidas Recebidas:
    0
    Em alguns dias vou provar o mosto para ver como está o dulçor, embora ache que tenha açúcar para no máximo 10%, fermentando tudo e ficando seco (a levedura que usei consegue chegar até a 16%).

Quanto tempo maturando você deixa o hidromel antes de engarrafar? Estava nos meus planos trasfegar uma semana após acabada a fermentação e maturar por um mês. Então abaixaria a temperatura para decantar algo que tenha sobrado e engarrafaria.

Será que este intervalo de tempo entre o termino do processo e o priming, coisa de umas 5 ou 6 semanas, já acabaria com todas as leveduras?

Compartilhe esta Página