Priming 6g/L?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

douglasdedo

Well-Known Member
Joined
Jan 15, 2016
Messages
47
Reaction score
7
Acabei de envasar 10 litros de uma IPA, essa é a minha 3ª brassagem, na hora de fazer o priming eu levei em conta 6g/L, colocando 60g, mas após ler mais a fundo sobre o assunto, vi que tem que se levar em conta o CO2 residual, achei essa calculadora:

http://www.brewersfriend.com/beer-priming-calculator/

Colocando os parâmetros, o resultado foi 30.7g pra os 10 Litros e não 60g (levando em conta os 6g/L).

É isso mesmo pessoal?? Posso usar essa calculadora?? Tenho medo da minha cerveja não ficar bem carbonatada, já que a maioria sempre comentam em 6g/L, confesso que as vezes acho minha cerveja um pouco carbonatada, gerando arrotos constantes rsrs
 
Acabei de envasar 10 litros de uma IPA, essa é a minha 3ª brassagem, na hora de fazer o priming eu levei em conta 6g/L, colocando 60g, mas após ler mais a fundo sobre o assunto, vi que tem que se levar em conta o CO2 residual, achei essa calculadora:

http://www.brewersfriend.com/beer-priming-calculator/

Colocando os parâmetros, o resultado foi 30.7g pra os 10 Litros e não 60g (levando em conta os 6g/L).

É isso mesmo pessoal?? Posso usar essa calculadora?? Tenho medo da minha cerveja não ficar bem carbonatada, já que a maioria sempre comentam em 6g/L, confesso que as vezes acho minha cerveja um pouco carbonatada, gerando arrotos constantes rsrs

Pode usar, mas certifique-se de que está usando ela corretamente. Cortar pela metade o priming significa que tem bastante CO2 residual no líquido. Tem certeza disso?

Qual temperatura máxima vc alcançou na fermentação e qual temperatura vc colocou ali na calculadora?
 
Acabei de envasar 10 litros de uma IPA, essa é a minha 3ª brassagem, na hora de fazer o priming eu levei em conta 6g/L, colocando 60g, mas após ler mais a fundo sobre o assunto, vi que tem que se levar em conta o CO2 residual, achei essa calculadora:

http://www.brewersfriend.com/beer-priming-calculator/

Colocando os parâmetros, o resultado foi 30.7g pra os 10 Litros e não 60g (levando em conta os 6g/L).

É isso mesmo pessoal?? Posso usar essa calculadora?? Tenho medo da minha cerveja não ficar bem carbonatada, já que a maioria sempre comentam em 6g/L, confesso que as vezes acho minha cerveja um pouco carbonatada, gerando arrotos constantes rsrs


Erro clássico: Pessoal coloca a temperatura do cold crash ou a temperatura que a cerveja se encontra no momento, quando na verdade, o número mais relevante aqui é média da temperatura primária + descanso de diacetil.

Eu particulamente não gosto do 'priming calculator' e toda vez que eu tentei usar ele a cerveja ficou com uma carbonatação menor que a esperada.

6g/L ou 7g/L dependendo do estilo, para o **meu gosto pessoal**, é o ideal.
 
Pode usar, mas certifique-se de que está usando ela corretamente. Cortar pela metade o priming significa que tem bastante CO2 residual no líquido. Tem certeza disso?

Qual temperatura máxima vc alcançou na fermentação e qual temperatura vc colocou ali na calculadora?
A fermentação ficou no máximo em 20º, uso poço térmico, na calculadora eu coloquei 5º, que foi quando terminou a maturação e fui envasar
 
Minha última leva foi uma IPA... carbonatação mantida a 16ºC e com 6g/L de açúcar. 13 dias de carbonatação e tá espetacular.
 

Attachments

  • 20160506_173609.jpg
    20160506_173609.jpg
    170.9 KB · Views: 137
Tinhas que ter colocado 20ºC...

Na fermentação é produzido o CO2.. um pouco fica incorporado na cerveja.. Quanto mais baixa a temperatura, mais fica incorporado.. Se fermentou a 10ºC, tem "x" de CO2.. Quando tu eleva a temperatura para 20ºC, um pouco do CO2 vai embora e um pouco fica incorporado.. Quando você baixou a temperatura, não incorporou mais CO2, porque não criou mais... Entendeu? Por isso tem sempre que colocar a temperatura mais alta que a cerveja esteve..
 
Back
Top