1. We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.
    Fechar Aviso

Primeiros passos na correção de água

Discussão em 'Iniciantes' iniciado por Guilherme Luiz Lima Gomes, 14/8/19.

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

1. 14/8/19 #1

Guilherme Luiz Lima Gomes

Member

Afiliado:
    7/8/19
    Curtidas Recebidas:
    1
    Boa noite pessoal, tudo bem?

Estou indo para minha 7° brassagem e já estou começando a estudar sobre a correção da água. Queria só na verdade ver se o resultado que eu cheguei está de acordo. Estou utilizando o Beersmith e a planilha Ez Water Calculator. Podem me dar uma luz?

Esses são os dados da minha água (dados em mg/l):
    - Cálcio: 39,49
    - Magnésio: 5,37
    - Sódio: 0,25
    - Cloreto: 0,23
    - Sulfato: 0,25
    - Bicarbonato: 148,53

Link do perfil da água: https://aguaportoreal.com.br/sites/default/files/tabela_nutricional1.png

Para uma receita de 20 litros e considerando que vou utilizar apenas 6.7 Kg de malte pale ale, estou utilizando as seguintes quantidades de água (proporção de 3Kg/L + 2,1L do meu dead space na panela de mostura, abaixo do fundo falso e da torneira):

- Mosturação: 22,2L (3 * 6,7 + 2,1)
    - Lavagem: 13,62

Para atingir um perfil mais equilibrado ou balanceado, cheguei no seguinte resultado na Ez Water:

upload_2019-8-14_19-30-17.png

Joguei esses valores no Beersmith normalmente:

upload_2019-8-14_19-26-40.png

A questão é que como não vi nada sobre correção do PH da água de lavagem na planilha, resolvi olhar o próprio Beersmith. Ele está indicando que, considerando a situação, pra eu atingir um PH de 5.4 eu precisaria de:

upload_2019-8-14_19-41-8.png