Primeira Summer Ale (ajudem)

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Breno Bonioli

Well-Known Member
Joined
Aug 13, 2018
Messages
96
Reaction score
49
Location
Rio de Janeiro
Fala galera

Verão tá chegando, tô querendo em breve fazer minha primeira Summer Ale pra levar pros churrascos e festas de família.

Pretendo fazer duas levas de 20 litros

Tava pensando em utilizar no grist de cada leva como malte base apenas Pilsen, de 6 a 6,5 kg e 500 g de aveia em flocos. Infusão simples (não sei se há a necessidade de parada proteica, estou errado?)

Também tô pensando em fazer ambas as levas single hop: uma leva so com Amarillo e outra só com Cascade, com 35 g de cada lupulo em cada

Na adição tava pensando em fazer metade aos 30 min e o restante 0 min

Levedura acho que uma fermentis S-04 ou 05

Fermentação padrao aos 20 °C, cold crash por 3 a 5 dias e maturação de 7 a 10 dias

Priming 6g/L

Gostaria muito das sugestões dos senhoras e senhoras. Não sou muito experiente. Essa seria minha terceira brassagem.

Desde ja obrigado

Tias!
 
Cara, 6kg para 20l vai dar uma OG alta (já calculou?), resultando ou em uma cerveja muito encorpada ou alcoólica, o que não combina muito com summer ales.

Se é para fazer um "combustível de dodge", fique em 4~4.5ABV, amargor abaixo de 30 IBU.

Amarillo e cascade são boas opções. também o Equinox/Eukanot.Eu iria de somente adição a 0 min para maximizar aroma e sabor dos lúpulos que são bem tropicais e "verão".
 
Cara, 6kg para 20l vai dar uma OG alta (já calculou?), resultando ou em uma cerveja muito encorpada ou alcoólica, o que não combina muito com summer ales.

Se é para fazer um "combustível de dodge", fique em 4~4.5ABV, amargor abaixo de 30 IBU.

Amarillo e cascade são boas opções. também o Equinox/Eukanot.Eu iria de somente adição a 0 min para maximizar aroma e sabor dos lúpulos que são bem tropicais e "verão".

Não calculei pois ainda não utilizo software... Por isso solicitei uma ajudinha aqui. Vou diminuir o malte pra 4,5 kg. Vou adotar tambem a dica dos 0 min, mas o que você achou da quantidade de lupulo pra 20 L?

Valeu pelas dicas!
 
quanto ao software, use o Brewer´s Friend que é gratuito, ou mesmo calcule na página deles.

4.5kg para 20l ainda vai dar 1.050 de OG, e se colocar mais 0.5kg de aveia, vai para 1.055.

venho usado 50g de lúpulo em 0 min normalmente (cascade, equinox) e ajustado com o Zeus em FWH o amargor desejado.

35 a 50 g no final vai dar um bom amargor, a vezes até demais para uma summer.
 
quanto ao software, use o Brewer´s Friend que é gratuito, ou mesmo calcule na página deles.

4.5kg para 20l ainda vai dar 1.050 de OG, e se colocar mais 0.5kg de aveia, vai para 1.055.

venho usado 50g de lúpulo em 0 min normalmente (cascade, equinox) e ajustado com o Zeus em FWH o amargor desejado.

35 a 50 g no final vai dar um bom amargor, a vezes até demais para uma summer.

Acha válido fazer 4 kg de Pilsen e 0,5 kg de aveia?

Tô achando que vou fazer assim:
4 kg Pilsen
0,5 kg Aveia em flocos
45 g de lupulo em 0 min
1 sache de fermentis US-05

Também tô pensando em acrescentar raspas de um limao no fim da fervura, junto com o lúpulo

O que acha?
Valeu por todas as dicas de novo!
 
Acha válido fazer 4 kg de Pilsen e 0,5 kg de aveia?

Tô achando que vou fazer assim:
4 kg Pilsen
0,5 kg Aveia em flocos
45 g de lupulo em 0 min
1 sache de fermentis US-05

Também tô pensando em acrescentar raspas de um limao no fim da fervura, junto com o lúpulo

O que acha?
Valeu por todas as dicas de novo!
Com 4 kg vai ficar bem levinha, bem dentro da proposta.

O limão eu sugiro fazer uma essência das cascas com vodka e depois acrescentar no envase. Tu pode testar a quantidade e efeito da adição antes de aplicar em todo o lote ou mesmo fazer várias concentrações diferentes para experimentar.
 
Com 4 kg vai ficar bem levinha, bem dentro da proposta.

O limão eu sugiro fazer uma essência das cascas com vodka e depois acrescentar no envase. Tu pode testar a quantidade e efeito da adição antes de aplicar em todo o lote ou mesmo fazer várias concentrações diferentes para experimentar.

Pqp, aí sim kkkkk
Belíssima ideia

E quanto a levedura, essa é uma boa escolha?
 
Mano, coloque alguma adiçao(mesmo que bem leve) no FWH, e calcula o IBU dela pra 15-20 no máximo. Se não adicionar um pouco de lúpulo pra amargor vai ficar desequilibrada.
 
Acabou o Mash out, você vai começar a aquecer o mosto pra fervura, nesse momento joga o lúpulo, isso é chamado FWH. Essa técnica gera um amargor mais sútil. Sugiro umas 7g de um lúpulo com o AA% alto
 
Mano, coloque alguma adiçao(mesmo que bem leve) no FWH, e calcula o IBU dela pra 15-20 no máximo. Se não adicionar um pouco de lúpulo pra amargor vai ficar desequilibrada.
@Justlucky, adicionar 45g de cascade a 0 min já vai dar mais do que 15 IBU no final sem falar que toda a carga de óleos aromáticos trará também uma sensação de amargor boa. Já tem estudos e experimentos indicando que até mesmo dry hopping colabora e aumenta o amargor das cervejas, seja quimicamente, seja sensorialmente.

Não se esqueça que é uma receita de corpo leve e a relação BU:GU deve estar equilibrada. Ele está buscando uma Summer Ale e não uma Session IPA ou IPA.

Hoje em dia dificilmente faço APAs com outra adição que não a 0 min e abaixo de 80ºC. Resultado, cervejas extremamente aromáticas e com muito sabor dos lúpulos.

Só faço adições de FWH e outras tradicionais em receitas em que o lúpulo não precisa falar.
 
@Justlucky, adicionar 45g de cascade a 0 min já vai dar mais do que 15 IBU no final sem falar que toda a carga de óleos aromáticos trará também uma sensação de amargor boa. Já tem estudos e experimentos indicando que até mesmo dry hopping colabora e aumenta o amargor das cervejas, seja quimicamente, seja sensorialmente.

Não se esqueça que é uma receita de corpo leve e a relação BU:GU deve estar equilibrada. Ele está buscando uma Summer Ale e não uma Session IPA ou IPA.

Hoje em dia dificilmente faço APAs com outra adição que não a 0 min e abaixo de 80ºC. Resultado, cervejas extremamente aromáticas e com muito sabor dos lúpulos.

Só faço adições de FWH e outras tradicionais em receitas em que o lúpulo não precisa falar.
Bom dia Jean, me explica como voce faz a adiçao nas APAs, to pra fazer uma e montei a receita com a seguinte distribuiçao dos lupulos,
FHW depois a 30 minutos, depois a 10 minutos, depois a 5 minutos e depois a 0, mais o dry hop.
Oque voce acha?
 
Olá Breno, tb sou novo e estou maturando uma Summer Ale minha 4 brassagem e essa é minha receita

4.20 kg Maltear Pilsen
0.100 gr malte Biscuit (mas não encontrei e usei o caramelo 30 para dar uma cor)
0.200 de aveia floco

usei o lupulo Saaz (queria usar o Hersbrucker mas não encontrei na brewshop, e utilizei o saaz por ser os acidos alfas bem parecidos)
30 gr no inicio 60min (na verdade fiz FWH bem no inicio da fervura)
20 gr no 5 min finais

Achei que ficou um amargor legal, suave vai agradar os paladares mais exigentes.

Usei Us-05 para fermentar
 
Last edited:
Vou chorar minhas pitangas aqui kkkk

Breno, estou na minha décima brassagem. Das 10, 5 foram tentativas de fazer uma Summer Ale correta. Por incrível que pareça, já consegui fazer duas IPAS que ficaram muito boas e 3 Saisons espetaculares, mas nunca acertei uma Summer Ale do jeito que eu imagino!

Nas 3 primeiras brassagens o grist foi basicamente o mesmo, 92% pilsen - 8% carapils. Lúpulos variaram de: Magnum/Nugget para amargor e Amarillo para aroma/sabor. A adição do Amarillo foi aumentando em cada brassagem até eu perceber que não era o tipo de sabor/aroma que eu estava procurando em uma Summer. Ficaram gostosas, mas não era o que eu buscava.

A 4ª brassagem foi um desastre. Alterei o grist para algo como 70% pilsen, 25% Vienna e 5% carapils, usando Nugget para amargor e Cascade para aroma. Infelizmente, ficou horrível. Inicialmente não havia encontrado o que tinha causado o defeito (não consigo explicar o sabor ruim que surgiu, mas sabia e confirmei que não era DMS, Diacetil ou contaminação). Posteriormente, depois de muita pesquisa e colocar para prova de diversas pessoas, uma consoante vingou: lúpulo velho! Esta aí um bom aprendizado, sempre confira o lúpulo! Se o cheiro e o aspecto não estiver bacana, não use!

Enfim, estou atualmente com minha 5ª brassagem terminando a fermentação. Grist 83% pilsen - 17% vienna. Lúpulos: Chinook (5g no FWH) e Cascade (verifiquei bem!!) 30g de Cascade +10g Chinook no whirpool. Estou com meus dedos cruzados para que dessa vez dê certo! Te conto como ficou assim que a tomar no final deste mês.

Resumidamente, o que aprendi com essas experiências foi:

1. Se estiver buscando um sabor cítrico (meu caso), o Amarillo não é o lúpulo certo. Ele é muito gostoso, traz sim algumas notas cítricas, mas baixas;
2. Tente eliminar maltes caramelados (carapils é um exemplo). Eles trazem um dulçor que ao meu ver, não fica legal em uma Summer Ale;
3. Brassagens sempre em baixas temperaturas (algo como 63°), para conseguir uma FG baixa, assim tentando buscar uma cerveja mais seca;
4. Grãos suficientes para atingir uma OG que lhe dará algo em torno de 4.5% a 5.5% ABV, nada mais. Pois além disso, busca-se aqui uma cerveja de corpo leve;
5. Carbonatação média/alta (também vai ajudar na sensação de corpo leve);
6. Para satisfazer os tomadores de suco de milho (Brahma/Skol), deixe sua cerveja limpa e cristalina;
7. O equilíbrio entre Malte/Lúpulo é essencial.
8. Não use lúpulo duvidoso!!!

Bom, espero que tenha ajudado de alguma forma estas dicas.

abraços!!
 
fiz uma parecida com o colega acima: 90% pilsen e 10%carapills. Lupulo: 30g Chinook no FWH / 70 g de Chinook e 50g de cascade faltando 15min / 100g de cascade em 0 min.

Nao repetirei a receita, ficou aceitavel e até boa, mas fiz receita anterior só com o lupulo Galaxy e ficou muito boa.
 
Bom dia Jean, me explica como voce faz a adiçao nas APAs, to pra fazer uma e montei a receita com a seguinte distribuiçao dos lupulos,
FHW depois a 30 minutos, depois a 10 minutos, depois a 5 minutos e depois a 0, mais o dry hop.
Oque voce acha?
Calculo a amargor como se fosse uma adição de 15 min, basicamente é o tempo para esfriar lentamente até 80ºC. Normalmente uso uns 50g de lúpulos de com mais de 10% de AA. Um pouco mais para os abaixo. termino a fervura, desligo o fogo, largo os lúpulos sem bag no mosto, faço um whirlpool e vou começando a resfriar com o chiller, ou espero uns 10 min para começar a passar pelo contra-fluxo. Poucas vezes uso dry hoping, avalio no final da fermentação como está o aroma.

No meu ponto de vista: pode usar o FWH, esqueçe as adições de 30 e 15 min e faz mais a zero.
 
Calculo a amargor como se fosse uma adição de 15 min, basicamente é o tempo para esfriar lentamente até 80ºC. Normalmente uso uns 50g de lúpulos de com mais de 10% de AA. Um pouco mais para os abaixo. termino a fervura, desligo o fogo, largo os lúpulos sem bag no mosto, faço um whirlpool e vou começando a resfriar com o chiller, ou espero uns 10 min para começar a passar pelo contra-fluxo. Poucas vezes uso dry hoping, avalio no final da fermentação como está o aroma.

No meu ponto de vista: pode usar o FWH, esqueçe as adições de 30 e 15 min e faz mais a zero.

olha como ta ai Jean e me fala oque voce acha que devo mudar.

28,00 g Magnum [12,00 %] - First Wort 60,0 min Lúpulo 3 22,6 IBUs
20,00 g Perle, U.S. [8,25 %] - Fervura 30,0 min Lúpulo 4 7,8 IBUs
26,00 g Mosaic (HBC 369) [12,25 %] - Fervura 10,0 min Lúpulo 5 7,1 IBUs
18,00 g Cascade [5,50 %] - Fervura 5,0 min Lúpulo 6 1,2 IBUs
120,00 g Cascade [5,50 %] - Aroma 0,0 min Lúpulo 7 0,0 IBUs
3,0 pkg Safale American (DCL/Fermentis #US-05) [50,28 ml] Levedura 8 -
40,00 g Cascade [5,50 %] - Dry Hop 5,0 Dias Lúpulo 9 0,0 IBUs
40,00 g Citra [12,00 %] - Dry Hop 5,0 Dias Lúpulo 10 0,0 IBUs
40,00 g Mosaic (HBC 369) [12,25 %] - Dry Hop 5,0 Dias Lúpulo 11 0,0 IBUs
 
Calculo a amargor como se fosse uma adição de 15 min, basicamente é o tempo para esfriar lentamente até 80ºC. Normalmente uso uns 50g de lúpulos de com mais de 10% de AA. Um pouco mais para os abaixo. termino a fervura, desligo o fogo, largo os lúpulos sem bag no mosto, faço um whirlpool e vou começando a resfriar com o chiller, ou espero uns 10 min para começar a passar pelo contra-fluxo. Poucas vezes uso dry hoping, avalio no final da fermentação como está o aroma.

No meu ponto de vista: pode usar o FWH, esqueçe as adições de 30 e 15 min e faz mais a zero.
Realmente, se você demora 15min para resfriar o mosto até 80°C, acho que dá um bom amargor mesmo.
Eu sou adepto(amante) de adições com o fogo desligado, sempre faço abaixo de 80°C pra conseguir muito aroma. Abraços, obrigado pela dica!
 
olha como ta ai Jean e me fala oque voce acha que devo mudar.

28,00 g Magnum [12,00 %] - First Wort 60,0 min Lúpulo 3 22,6 IBUs
20,00 g Perle, U.S. [8,25 %] - Fervura 30,0 min Lúpulo 4 7,8 IBUs
26,00 g Mosaic (HBC 369) [12,25 %] - Fervura 10,0 min Lúpulo 5 7,1 IBUs
18,00 g Cascade [5,50 %] - Fervura 5,0 min Lúpulo 6 1,2 IBUs
120,00 g Cascade [5,50 %] - Aroma 0,0 min Lúpulo 7 0,0 IBUs
3,0 pkg Safale American (DCL/Fermentis #US-05) [50,28 ml] Levedura 8 -
40,00 g Cascade [5,50 %] - Dry Hop 5,0 Dias Lúpulo 9 0,0 IBUs
40,00 g Citra [12,00 %] - Dry Hop 5,0 Dias Lúpulo 10 0,0 IBUs
40,00 g Mosaic (HBC 369) [12,25 %] - Dry Hop 5,0 Dias Lúpulo 11 0,0 IBUs

Com o tanto de Cascade a 0min o Mosaic a 10 min vai simplesmente sumir. Qual a intenção das tuas adições de perle e mosaic nesta receita?

Para quantos litro é esta carga?

Em quanto tempo após o final da fervura tu consegue chegar a 80ºC ? Pense que este tempo todo teus 120g de cascade vão estar isomerizando e gerando amargor.
 
Com o tanto de Cascade a 0min o Mosaic a 10 min vai simplesmente sumir. Qual a intenção das tuas adições de perle e mosaic nesta receita?

Para quantos litro é esta carga?

Em quanto tempo após o final da fervura tu consegue chegar a 80ºC ? Pense que este tempo todo teus 120g de cascade vão estar isomerizando e gerando amargor.
Procuro uma APA bem aromatica e com aquele amargor suave que contrabalanceie com o malte, e nao aquele amargor rarsh que fica no final.
minha receita e para 40 litros, consigo chegar a 80 graus em uns 5 a 10 minutos com chiler de imersao.
Oque voce acha que deveria mudar ai. eu deixei balanceado o bu/gu no beersmith.
Desculpa as duvidas mais ainda estou apanhando na montagem das receitas
 
Procuro uma APA bem aromatica e com aquele amargor suave que contrabalanceie com o malte, e nao aquele amargor rarsh que fica no final.
minha receita e para 40 litros, consigo chegar a 80 graus em uns 5 a 10 minutos com chiler de imersao.
Oque voce acha que deveria mudar ai. eu deixei balanceado o bu/gu no beersmith.
Desculpa as duvidas mais ainda estou apanhando na montagem das receitas
Aroma? adicione a carga de 120g depois que a temperatura estiver abaixo dos 80ºC. Depois um dryhoping.
 
Aroma? adicione a carga de 120g depois que a temperatura estiver abaixo dos 80ºC. Depois um dryhoping.
o perle aos 30min, vai adiantar algo, ou tiro ele? e o mosaic a 10, substituo pra cascade, e uso mais no dh?
to querendo fazer o dh de 40gr de mosaic, 40gr de cascade e 40gr de citra.
Vou abaiar pra 80gr entao e adiciono os 120gr de cascade, ai apos jogar os 120gr a 80 graus, quanto tempo eu espero para continuar a abaixar a temperatura para temperatura de fermentaçao?
 
o perle aos 30min, vai adiantar algo, ou tiro ele? e o mosaic a 10, substituo pra cascade, e uso mais no dh?
to querendo fazer o dh de 40gr de mosaic, 40gr de cascade e 40gr de citra.
Vou abaiar pra 80gr entao e adiciono os 120gr de cascade, ai apos jogar os 120gr a 80 graus, quanto tempo eu espero para continuar a abaixar a temperatura para temperatura de fermentaçao?
O perle não vejo sentido.

Usaria o mosaic só no dh.

Uns 15 ~20 neste hop stand.
 
Vou chorar minhas pitangas aqui kkkk

Breno, estou na minha décima brassagem. Das 10, 5 foram tentativas de fazer uma Summer Ale correta. Por incrível que pareça, já consegui fazer duas IPAS que ficaram muito boas e 3 Saisons espetaculares, mas nunca acertei uma Summer Ale do jeito que eu imagino!

Nas 3 primeiras brassagens o grist foi basicamente o mesmo, 92% pilsen - 8% carapils. Lúpulos variaram de: Magnum/Nugget para amargor e Amarillo para aroma/sabor. A adição do Amarillo foi aumentando em cada brassagem até eu perceber que não era o tipo de sabor/aroma que eu estava procurando em uma Summer. Ficaram gostosas, mas não era o que eu buscava.

A 4ª brassagem foi um desastre. Alterei o grist para algo como 70% pilsen, 25% Vienna e 5% carapils, usando Nugget para amargor e Cascade para aroma. Infelizmente, ficou horrível. Inicialmente não havia encontrado o que tinha causado o defeito (não consigo explicar o sabor ruim que surgiu, mas sabia e confirmei que não era DMS, Diacetil ou contaminação). Posteriormente, depois de muita pesquisa e colocar para prova de diversas pessoas, uma consoante vingou: lúpulo velho! Esta aí um bom aprendizado, sempre confira o lúpulo! Se o cheiro e o aspecto não estiver bacana, não use!

Enfim, estou atualmente com minha 5ª brassagem terminando a fermentação. Grist 83% pilsen - 17% vienna. Lúpulos: Chinook (5g no FWH) e Cascade (verifiquei bem!!) 30g de Cascade +10g Chinook no whirpool. Estou com meus dedos cruzados para que dessa vez dê certo! Te conto como ficou assim que a tomar no final deste mês.

Resumidamente, o que aprendi com essas experiências foi:

1. Se estiver buscando um sabor cítrico (meu caso), o Amarillo não é o lúpulo certo. Ele é muito gostoso, traz sim algumas notas cítricas, mas baixas;
2. Tente eliminar maltes caramelados (carapils é um exemplo). Eles trazem um dulçor que ao meu ver, não fica legal em uma Summer Ale;
3. Brassagens sempre em baixas temperaturas (algo como 63°), para conseguir uma FG baixa, assim tentando buscar uma cerveja mais seca;
4. Grãos suficientes para atingir uma OG que lhe dará algo em torno de 4.5% a 5.5% ABV, nada mais. Pois além disso, busca-se aqui uma cerveja de corpo leve;
5. Carbonatação média/alta (também vai ajudar na sensação de corpo leve);
6. Para satisfazer os tomadores de suco de milho (Brahma/Skol), deixe sua cerveja limpa e cristalina;
7. O equilíbrio entre Malte/Lúpulo é essencial.
8. Não use lúpulo duvidoso!!!

Bom, espero que tenha ajudado de alguma forma estas dicas.

abraços!!


Gostei dos metodos citados, se possivel dê um feedback da sua 5º brassagem. vlw
 
summer ale seria uma cerveja bem leve não tão lupulada apenas refrescante e suave uma boa para acompenhar um churrasco..
vai minha receita: 20 litros:
referencia: abv: 4,8 a 5,0 ibu: 12 ~15
4kg --------------------- malte pilsen
0,500g ----------------- malte carapils
10g ------------------- lupulo target 60 min
1g -------------------- whirflock 15 min finais
50g ------------------ lupulo mandarina bavária --- 0 min ( mosto por volta 70°c)
01pct ---------------- levedura us-05
mostura: 66°c ------------------------- 80 min
75°c ------------------------ 05 min
fermentação : 17°c d0 1 ao 7 dia apo´s subindo 18.... 19 .... 20 teste atenuação
após ir para fermentação secundaria 10°c ou deixar 0°c
referente aos sais para quem já utiliza colocar no ez water perfil maltado
ph agua 5,3 lavagem 5,5

vai dar certo !!!
 
summer ale seria uma cerveja bem leve não tão lupulada apenas refrescante e suave uma boa para acompenhar um churrasco..
vai minha receita: 20 litros:
referencia: abv: 4,8 a 5,0 ibu: 12 ~15
4kg --------------------- malte pilsen
0,500g ----------------- malte carapils
10g ------------------- lupulo target 60 min
1g -------------------- whirflock 15 min finais
50g ------------------ lupulo mandarina bavária --- 0 min ( mosto por volta 70°c)
01pct ---------------- levedura us-05
mostura: 66°c ------------------------- 80 min
75°c ------------------------ 05 min
fermentação : 17°c d0 1 ao 7 dia apo´s subindo 18.... 19 .... 20 teste atenuação
após ir para fermentação secundaria 10°c ou deixar 0°c
referente aos sais para quem já utiliza colocar no ez water perfil maltado
ph agua 5,3 lavagem 5,5

vai dar certo !!!
Qual og dela?
 
Back
Top