Primeira receita APA

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

amenelli

Member
Joined
Mar 25, 2018
Messages
8
Reaction score
2
Olá Galera,

Acabei de adquirir alguns equipamentos para iniciar neste mundo bacana de cervejas artesanais.
Gostaria do auxílio de todos.

Vou fazer minha primeira receita, e escolhi uma APA por parecer a menos complicada.
Separei essa receita e gostaria de algumas dicas, pois gostaria de uma cerveja leve, refrescante e não muito amarga. Ainda nao tenho o Beer Smith.

Receita APA 40L

Malte Pale Maris other 9,6 Kg
Malte Crisp Cristal 150 400 g
Lúpulo Columbus 60' 50 g
Lúpulo Centenial 10' 12,5 g
Lúpulo Citra 10' 12,5 g
Lúpulo Centenial 1' 32,5 g
Lúpulo Citra 1' 32,5 g
Levedura US-05 2 Pc.
Whirfloc 1

Mosto a 65° por 60"
Mash out 75° 10"
Fervura 60" com adição dos lúpulos 60' 10' e 1'

Resfriamento para 25°, Transferência para Fermentador, Inocular o fermento hidratado. Fermentação a 18°.

O que acham ?
 
Olá Galera,

Acabei de adquirir alguns equipamentos para iniciar neste mundo bacana de cervejas artesanais.
Gostaria do auxílio de todos.

Vou fazer minha primeira receita, e escolhi uma APA por parecer a menos complicada.
Separei essa receita e gostaria de algumas dicas, pois gostaria de uma cerveja leve, refrescante e não muito amarga. Ainda nao tenho o Beer Smith.

Receita APA 40L

Malte Pale Maris other 9,6 Kg
Malte Crisp Cristal 150 400 g
Lúpulo Columbus 60' 50 g
Lúpulo Centenial 10' 12,5 g
Lúpulo Citra 10' 12,5 g
Lúpulo Centenial 1' 32,5 g
Lúpulo Citra 1' 32,5 g
Levedura US-05 2 Pc.
Whirfloc 1

Mosto a 65° por 60"
Mash out 75° 10"
Fervura 60" com adição dos lúpulos 60' 10' e 1'

Resfriamento para 25°, Transferência para Fermentador, Inocular o fermento hidratado. Fermentação a 18°.

O que acham ?

Em primeiro lugar acho que não é uma boa fazer 40 litros de cara. Como é a sua primeira leva você provavelmente vai cometer alguns erros (mais que normal), e pode corrigir em uma segunda vez. Considere quebrar essa receita em 2 partes.
Em segundo lugar você comentou que não queria uma receita muito amarga. Com essa quantidade de lúpulo de amargor você vai chegar nuns 50 IBUs, que é o limite superior de amargor para uma Apa. Eu deixaria 30 g de columbus nos 60 minutos e adicionaria os outros 20 g em 10 minutos. Com isso vai chegar em uns 40 IBUs.
2 pacotes de levedura para 40 litros é pouco. Eu sei que é o recomendado na embalagem, mas a maioria aqui acredita que essa informação é furada. Tem muitos topicos aqui sobre o assunto e as calculadoras normalmente indicam uma necessidade bem maior. Eu utilizaria ao menos 3 pacotes para essa quantidade.
No resto, a receita parecer estar Ok. Eu colocaria Cascade ao invés do Centenial, mas isso é gosto pessoal.
 
Faço coro com o lote de 20l.

Realmente é muito lúpulo (a não ser que tu sejas um hophead).

Poderia até subir um pouco a temperatura para 67~68ºC se quiser algum corpo na APA.

Cascade é vida!


Use os 2 pacotes nos 20l e depois faça os outros 20l com a lama do primeiro lote se não quiser gastar demais com fermento.
 
Em primeiro lugar acho que não é uma boa fazer 40 litros de cara. Como é a sua primeira leva você provavelmente vai cometer alguns erros (mais que normal), e pode corrigir em uma segunda vez. Considere quebrar essa receita em 2 partes.
Em segundo lugar você comentou que não queria uma receita muito amarga. Com essa quantidade de lúpulo de amargor você vai chegar nuns 50 IBUs, que é o limite superior de amargor para uma Apa. Eu deixaria 30 g de columbus nos 60 minutos e adicionaria os outros 20 g em 10 minutos. Com isso vai chegar em uns 40 IBUs.
2 pacotes de levedura para 40 litros é pouco. Eu sei que é o recomendado na embalagem, mas a maioria aqui acredita que essa informação é furada. Tem muitos topicos aqui sobre o assunto e as calculadoras normalmente indicam uma necessidade bem maior. Eu utilizaria ao menos 3 pacotes para essa quantidade.
No resto, a receita parecer estar Ok. Eu colocaria Cascade ao invés do Centenial, mas isso é gosto pessoal.


Pois é. Estou considerando fazer apenas 20 L. devo quebrar a receita mesmo. Eu ainda nao tenho o APP e tbm nao sei calcular a quantidade de lúpulo ainda... acho que vou diminuir o columbus como voce recomendou.
Obrigado
 
Pois é. Estou considerando fazer apenas 20 L. devo quebrar a receita mesmo. Eu ainda nao tenho o APP e tbm nao sei calcular a quantidade de lúpulo ainda... acho que vou diminuir o columbus como voce recomendou.
Obrigado

Baixe o Brewer´s Friend, é gratuíto e bem completo
 
Refiz a Receita da seguinte forma, Ainda nao tenho o Beer Smith.

Receita APA 20L

Malte Pale Maris other 5 Kg
Malte Crisp Cristal 150 250 g
Lúpulo Columbus 60' 20 g
Lúpulo Cascade 10' 12,5 g
Lúpulo Citra 10' 12,5 g
Lúpulo Cascade 1' 12,5 g
Lúpulo Citra 1' 12,5 g
Levedura US-05 1 Pc.

Mosto a 66° por 75"
Mash out 76° 10"
Fervura 60" com adição dos lúpulos 60' 10' e 1'

Resfriamento para 25°, Transferência para Fermentador, Inocular o fermento hidratado. Fermentação a 18°.


O que acham ?
 
Pois é. Estou considerando fazer apenas 20 L. devo quebrar a receita mesmo. Eu ainda nao tenho o APP e tbm nao sei calcular a quantidade de lúpulo ainda... acho que vou diminuir o columbus como voce recomendou.
Obrigado

Eu uso um aplicativo de celular chamado WORT, é gratuito e funciona muito bem pros calculos de OG, cor, IBU, etc.
 
Amenelli, fiz uma simulação de sua receita no BeerSmith e o amargor está em 59 IBU (estilo fica entre 30 - 50). A cor também está muito alta para o estilo 12,3 SRM (estilo fica entre 5 - 10 SRM). Se quiser que enquadre no estilo segue sugestão: - Diminuir o lúpulo Columbus para 10 g e diminuir o Malte Crisp Cristal 150 para 100g.
O resultado seria o seguinte: 41,2 IBU e 8,4 SRM.
 
Pessoal,
Fiz a receita da seguinte forma.

5 kg Pale Ale Agrária
250 g Cristal 150
15 g Columbus 60'
5 g Cascade 10'
5 g Citra 10'
8 g Cascade 1'
8 g Citra 1'
1 Pc US-05

Foi para o fermantador 17L com OG de 1,056.
Engarrafei 15L com FG 1,017

Fermentei por um dia a 16,5°, no segundo dia fui para 18° e continuei até terminar a fermentação. Subi para 22° por 3 dias para descanso do diacetil. Fiz cold crash, descendo 6° por dia até chegar a 1° e deixei assim por 3 dias. engarrafei e a cerveja ficou muito boa...depois de 30 dias engarrafada a cerveja estava muito boa...melhor do que com 7 dias engarrafada...O pessoal que tomou gostou bastante e acharam bem equilibrada... Com certeza vou repetir essa receita logo logo...
Obrigado a todos pelo auxílio. vou de extrema importância e aprendizado.
 
Back
Top