Primeira Lager

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Diones Cardoso

New Member
Joined
Jun 28, 2021
Messages
2
Reaction score
1
Location
Tietê
Salve galera, estou criando coragem para brassar minha primeira Lager mas ainda não tenho a receita e nunca criei uma.
O plano é fazer 30 litros, usando o Herkules para amargor e Saaz para aroma, poderiam me ajudar a montar uma receita legal? Tenho dúvidas sobre tipos/quantidade de maltes, rampas na mostura, levedura, temperatura/tempo de fermentação.
Se puderem me ajudar…
 
Olá Diones, qual estilo de Lager tem em mente?

Uma sugestäo de algo entre uma German e Czech Pilsner:

Água: leve

Maltes:
96% Pilsen
2% Carapils
2% Melano
Mire a Og na casa dos 1.052 - as quantidades dependem da sua eficiência.
Mostura rampa simples a 66c

Lúpulos:
28 IBU de Herkules nos 60 min
Saaz a 5' e no Flameout - qtd depende de qta presença vc quer. Eu usaria de 1 a 2g por litro em cada uma dessas adições pra algo presente sem ser marcante.

Fermentação fria, lenta, na casa dos 10c
Levedura w-34/70 , 1 pacote para cada 5 litros (off-topic: comentários do tipo "eu já fermentei 50 litros com meio pacote e saiu cerveja" começando em 3,2,1...rs)
Se tiver acesso a leveduras liquidas e tiver como aerar: SY001, vale muito a pena.

Tempo? Sem calendarios, é um processo bioquímico que ignora seus prazos. Como referência, 3 semanas em primária e secundária, mais 1 mês de Lagering e terá uma cerveja fantástica.
 
Last edited:
Olá Diones, qual estilo de Lager tem em mente?

Uma sugestäo de algo entre uma German e Czech Pilsner:

Água: leve

Maltes:
96% Pilsen
2% Carapils
2% Melano
Mire a Og na casa dos 1.052 - as quantidades dependem da sua eficiência.
Mostura rampa simples a 66c

Lúpulos:
28 IBU de Herkules nos 60 min
Saaz a 5' e no Flameout - qtd depende de qta presença vc quer. Eu usaria de 1 a 2g por litro em cada uma dessas adições pra algo presente sem ser marcante.

Fermentação fria, lenta, na casa dos 10c
Levedura w-34/70 , 1 pacote para cada 5 litros (off-topic: comentários do tipo "eu já fermentei 50 litros com meio pacote e saiu cerveja" começando em 3,2,1...rs)
Se tiver acesso a leveduras liquidas e tiver como aerar: SY001, vale muito a pena.

Tempo? Sem calendarios, é um processo bioquímico que ignora seus prazos. Como referência, 3 semanas em primária e secundária, mais 1 mês de Lagering e terá uma cerveja fantástica.

Persevalli, obrigado pelas dicas!

Fiz um rascunho da receita, se puder dar sua opinião fico agradecido

OG: 1,052
ABV: Pensei em torno de 5,00
IBU: Pensei em no máximo 25

Malte total 7,8kg
Malte Pilsen 7,488kg
Malte Carapils 0,156kg
Malte melano 0,156kg

Mostura
66 graus - 60min
76 graus - 10min

Lupulagem
Herkules 60’
Saaz 5’
Saaz 0’

Fermentação - Levedura W-34/70
Fermentação primária: 10 C
Fermentação secundária: Subir 2 graus por dia até 16 C
Maturação: 30 dias 0 C
 
Eu gosto de usar o Diamond da lallemand, fermenta a 12° que terá uma fermentação rápida e com ótimos resultados. Tem muito mito sobre fermentação de lagers, mas não tem mistério.
 
Rapaz, segue essas três dicas aí de cima que é sucesso. A receita do confrade ali é legal, eu só usaria uma menor quantia de amargor com o magnum, baixa essa faixa de IBU para 18-20. A questão de maltes está legal, pode-se fazer uma breja bem delicada com aquela pegada ali, e o Saaz no final vai ser show! Agora na questão de levedura, se você for fazer 20 litros e pensando que sua receita começa com a OG de 1.048, vai tranquilo com 2 pacotes se for fazer starter, num caso mais polemico, até um pacote com um starter beeeeeeeeeem feito você tira uma fermentação limpa. Agora se quiser se garantir ainda pois será sua primeira lager, coloca 3 pacotes, mesmo que saia caro, garante o resultado. Essa questão das leveduras é pano para manga em questão de caseiros e sempre gera discussão. O certo é testar por si só e sempre ouvir o que cada um experimentou! Boa sorte e boas brejas!
 
Comecei a preparação da levedura para uma lager no fds passado... propagação de 01 pcte de W-34/70 que pretendo usar em 20 litros que vou brassar no próximo fds.... agora está decantando....
Primeira propagação e agora decantação... descarte do sobrenadante no sábado e mais um starter de 24 horas, e inoculação no domingo à tarde... já fiz assim uma vez e foi sucesso....
Depois aproveito a lama para várias outras brassagens....
Minha lager será com pilsen e carapils.... lúpulo magnum apenas amargor... moderado, na casa dos 20/25 ibu... fermentação a 12º por uns 10 dias e depois 16 por mais uns 4 dias.... estando tudo certo com a FG, baixo para cold crash em 07 dias.... envase e carbonatação forçada lenta por 07 dias.... ideal é deixar mais tempo para laggering, mas quem aguenta???
 
As minhas tento deixar pelo menos 45 dias de maturação, o resultado com uma maturação longa é uma cerveja bem refinada. (claro que tem que ser bem fermentada)



Comecei a preparação da levedura para uma lager no fds passado... propagação de 01 pcte de W-34/70 que pretendo usar em 20 litros que vou brassar no próximo fds.... agora está decantando....
Primeira propagação e agora decantação... descarte do sobrenadante no sábado e mais um starter de 24 horas, e inoculação no domingo à tarde... já fiz assim uma vez e foi sucesso....
Depois aproveito a lama para várias outras brassagens....
Minha lager será com pilsen e carapils.... lúpulo magnum apenas amargor... moderado, na casa dos 20/25 ibu... fermentação a 12º por uns 10 dias e depois 16 por mais uns 4 dias.... estando tudo certo com a FG, baixo para cold crash em 07 dias.... envase e carbonatação forçada lenta por 07 dias.... ideal é deixar mais tempo para laggering, mas quem aguenta???
 
Cara baita dica de receita em! Só dois cuidados importantes o lúpulo dos 60 min é até baixar dos 50° o tempo, e a água leve como o @Persevalli passou pois muitos sabores saem daqueles detalhes ali. A ultima czech lager que fiz segurei metade da leva pra 3 meses de lagering e pensa no espetáculo.
 
... fermentação a 12º por uns 10 dias e depois 16 por mais uns 4 dias.... estando tudo certo com a FG, baixo para cold crash em 07 dias.... envase e carbonatação forçada lenta por 07 dias.... ideal é deixar mais tempo para laggering, mas quem aguenta???

Bom, na minha opinião, fazer uma lager e "economizar" no tempos de fermentação e maturação é igual fazer uma IPA e economizar no lúpulo. O resultado é bem aquém do que poderia ser.
 
Pessoal também vou fazer minha primeira lager, para 30 litros montei uma receita podem dar opiniões por favor?

Maltes
6,5Kg Pilsen Caslte
500g Carahell Castle

Rampa
90 minutos a 65°
10 minutos a 76°

Lúpulo
20g Hersbrucker a 90m
15g Northern Brewer 90m
30G Hersbrucker a 10m

Fermentação


2 pct w34/70 - vou fazer starter de 2 litros com o próprio mosto e deixar 24 horas vai dar conta????

Whirfloc e gelatina

Fermentação e Cold
10 dias a 11°
5 dias até 15°
20 a 30 dias em 0°
 
Pessoal também vou fazer minha primeira lager, para 30 litros montei uma receita podem dar opiniões por favor?

Maltes
6,5Kg Pilsen Caslte
500g Carahell Castle

Rampa
90 minutos a 65°
10 minutos a 76°

Lúpulo
20g Hersbrucker a 90m
15g Northern Brewer 90m
30G Hersbrucker a 10m

Fermentação

2 pct w34/70 - vou fazer starter de 2 litros com o próprio mosto e deixar 24 horas vai dar conta????

Whirfloc e gelatina

Fermentação e Cold
10 dias a 11°
5 dias até 15°
20 a 30 dias em 0°
Fala Igor. Boa tarde....
Já usei malte caramelo em lager, e não curti muito.... não sei se combina o dulçor... na minha percepção....
A questão da levedura, use calculadora de starter para ajustar seu pitch....
Mostura de 90 minutos pela menor quantidade de malte.... mas fervura de 90 minutos não sei se daria diferença... aliás, ultimamente tenho visto muita gente ferver menos que 60 minutos até....

Agora a pergunta que não quer calar, aos entendidos, a fase laggering, deve ser carbonatada ou não???

Vamos ver se me convenço a deixar mais de 15 dias!!!!
 
Agora a pergunta que não quer calar, aos entendidos, a fase laggering, deve ser carbonatada ou não???

Vamos ver se me convenço a deixar mais de 15 dias!!!!

Eu não diria que "deve", você pode armazenar a frio sob pressão ou não, mas entendo que a imensa maioria (eu incluso) carbonata durante o lager. Além de ganhar tempo, mitigar oxidação (alta solubilidade de gases no liquido gelado) , você tem a vantagem de poder provar produto acabado ao longo do processo, ajudando você a avaliar quando já está "no ponto".
 
Eu não diria que "deve", você pode armazenar a frio sob pressão ou não, mas entendo que a imensa maioria (eu incluso) carbonata durante o lager. Além de ganhar tempo, mitigar oxidação (alta solubilidade de gases no liquido gelado) , você tem a vantagem de poder provar produto acabado ao longo do processo, ajudando você a avaliar quando já está "no ponto".
Obrigado pela cordial informação. Minha próxima lager farei neste sistema.
 
Pessoal também vou fazer minha primeira lager, para 30 litros montei uma receita podem dar opiniões por favor?

Maltes
6,5Kg Pilsen Caslte
500g Carahell Castle

Rampa
90 minutos a 65°
10 minutos a 76°

Lúpulo
20g Hersbrucker a 90m
15g Northern Brewer 90m
30G Hersbrucker a 10m

Fermentação

2 pct w34/70 - vou fazer starter de 2 litros com o próprio mosto e deixar 24 horas vai dar conta????

Whirfloc e gelatina

Fermentação e Cold
10 dias a 11°
5 dias até 15°
20 a 30 dias em 0°
A quantia do malte caramelo tá adequada, na faixa de 7%-8% acredito eu... mas isso vai trazer um leve dulçor. No mais, fervura de 90 minutos serve mais para aglutinação de proteína na panela, vai ajudar a levar menos trub se fizer tudo certinho. Quanto a fermentação, talvez seja um pitch baixo, não sei qual a OG dela, mas a principio, partindo do pressuposto que é na faixa de 1.040 - 1.045, toca o barco, mas ainda sim com riscos. Por garantia "EU", faria esse starter com 3 pacotes, mas não precisa ser de W34/70, a BF-16 se achada mais barata, faz a mesma coisa.
 
Eu não diria que "deve", você pode armazenar a frio sob pressão ou não, mas entendo que a imensa maioria (eu incluso) carbonata durante o lager. Além de ganhar tempo, mitigar oxidação (alta solubilidade de gases no liquido gelado) , você tem a vantagem de poder provar produto acabado ao longo do processo, ajudando você a avaliar quando já está "no ponto".
Acredito que ficaria melhor mesmo, mais como iniciei agora não tenho ainda equipamentos para carbonatação forcada!
 
Acredito que ficaria melhor mesmo, mais como iniciei agora não tenho ainda equipamentos para carbonatação forcada!

Mas “não pode” deixar maturando na garrafa? Após a adição do priming e refermentação, deixar as garrafas em temperatura baixa pelo tempo suficiente para a maturação?
 
Back
Top