Primeira Lager!! (Czech Pilsner)

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Breno Bonioli

Well-Known Member
Joined
Aug 13, 2018
Messages
96
Reaction score
49
Location
Rio de Janeiro
Boa noite galera!! Vou brassar minha primeira lager em breve e to em busca de sabedoria rs

Vai ser uma czech pilsner e minha receita por enquanto está assim:

40 Litros
Malte pilsen 8 kg

Mostura a 66 ºC

Lupulagem:
Saaz 80 g (70 min)
Saaz 33 g (10 min)
Saaz 33 g (0 min)

Levedura: Fermentis W-34/70

Aqui que eu preciso de ajuda: pretendo fermentar a 12ºC por dez dias e fazer o descanso de diacetil a 19ºC. Essas temperaturas estão boas? Quando ela chegar próxima da atenuação pretendo ir subindo dois graus por dia até o 19ºC e queria saber a opinião de vocês. Também queria saber sobre o tempo que esse descanso precisa durar para lagers.

Maturação de 4 semanas a 0ºC.

Abraços!!
 
Olá Breno,

Eu não costumo subir tanto a temperatura no DR, mas várias literaturas recomendam o que você mencionou, tais como:
https://byo.com/article/brewing-science-controlling-diacetyl/
https://www.whitelabs.com/sites/default/files/Diacetyl_Time_Line.pdf

E 2 dias deveriam ser suficientes após uma fermentação saudáve, (oxigenação, pitching rate, controle de temp).

Aproveitando para palpitar , para o estilo que vai fazer, veja se um pouco de Carapils e Melano não cairiam bem...

Abs
 
Boa noite galera!! Vou brassar minha primeira lager em breve e to em busca de sabedoria rs

Vai ser uma czech pilsner e minha receita por enquanto está assim:

40 Litros
Malte pilsen 8 kg

Mostura a 66 ºC

Lupulagem:
Saaz 80 g (70 min)
Saaz 33 g (10 min)
Saaz 33 g (0 min)

Levedura: Fermentis W-34/70

Aqui que eu preciso de ajuda: pretendo fermentar a 12ºC por dez dias e fazer o descanso de diacetil a 19ºC. Essas temperaturas estão boas? Quando ela chegar próxima da atenuação pretendo ir subindo dois graus por dia até o 19ºC e queria saber a opinião de vocês. Também queria saber sobre o tempo que esse descanso precisa durar para lagers.

Maturação de 4 semanas a 0ºC.

Abraços!!

O que o Persevalli falou.

Também indico a utilização do melano (cerca de 2-5%) para 'imitar' o método de decocção.
 
Olá Breno,

Eu não costumo subir tanto a temperatura no DR, mas várias literaturas recomendam o que você mencionou, tais como:
https://byo.com/article/brewing-science-controlling-diacetyl/
https://www.whitelabs.com/sites/default/files/Diacetyl_Time_Line.pdf

E 2 dias deveriam ser suficientes após uma fermentação saudáve, (oxigenação, pitching rate, controle de temp).

Aproveitando para palpitar , para o estilo que vai fazer, veja se um pouco de Carapils e Melano não cairiam bem...

Abs

Quanto pra 40 litros você me recomenda? To perdidão! Rs
 
Boa noite galera!! Vou brassar minha primeira lager em breve e to em busca de sabedoria rs

Vai ser uma czech pilsner e minha receita por enquanto está assim:

40 Litros
Malte pilsen 8 kg

Mostura a 66 ºC

Lupulagem:
Saaz 80 g (70 min)
Saaz 33 g (10 min)
Saaz 33 g (0 min)

Levedura: Fermentis W-34/70

Aqui que eu preciso de ajuda: pretendo fermentar a 12ºC por dez dias e fazer o descanso de diacetil a 19ºC. Essas temperaturas estão boas? Quando ela chegar próxima da atenuação pretendo ir subindo dois graus por dia até o 19ºC e queria saber a opinião de vocês. Também queria saber sobre o tempo que esse descanso precisa durar para lagers.

Maturação de 4 semanas a 0ºC.

Abraços!!
 
Penso que apenas 8K de malte em 40 litros para uma Bohemian é pouco, vai dar uma graduação muito baixa, algo em torno de 4°, quando deveria rondar os 5°. Lembramos que a proporção litragem/malte é 5/1.
Usaria algo como 3 ou 4%.
Abs
Eu usaria ai 10 kilos, tem uma receita do Leandro (Canal Cerveja Fácil) dá uma olhada.
 
Cara, se você estiver querendo imitar uma Bohemian pilsner de respeito tipo a Pilsner Urquel te sugiro usar melanoidina e carapils pra dar corpo. Existem receitas clones na internet onde você pode ver as proporções bem certo. Outra coisa, sacarificação a 68º rampa única, e a FG no mínimo 1,014. É um estilo bem encorpado mesmo. A lupulagem com saaz está de acordo, mas teria que almejar uns 40 IBU's. E a fermentação ta certa, só não sobe tanto o descanso de diacetil, vê se adota uns 17 º como teto.
 
Usaria algo como 3 ou 4%.
Abs
Olá, Persevalli. Também vou minha primeira Lager e to na dúvida do fundo falso. Procurei e não achei nenhuma explicação sobre... Eu posso usar a mesma panela para mosto (com fundo falso) e para fervura. Porém, uma vez feita a lavagem/recirculação, eu retiro o fundo falso com a cama de grãos ou fervo tudo junto? To perdida. Dá um help, por favor
 
Olá, Persevalli. Também vou minha primeira Lager e to na dúvida do fundo falso. Procurei e não achei nenhuma explicação sobre... Eu posso usar a mesma panela para mosto (com fundo falso) e para fervura. Porém, uma vez feita a lavagem/recirculação, eu retiro o fundo falso com a cama de grãos ou fervo tudo junto? To perdida. Dá um help, por favor

É uma tarefa do tipo "missão impossível" retirar a cama de grãos e o fundo falso de uma panela para ferver nela.

Um cesto / bag de grãos pode te resolver.

Nunca ferva os grãos junto, a não ser que tenhas total certeza do que estás fazendo, uma decocção por exemplo.

O fundo falso é um elemento filtrante como a bazuca ou o bag de grãos. Dependendo da geometria da panela e tamanho dos furos do fundo, a chances de entupimento são grandes
 
É uma tarefa do tipo "missão impossível" retirar a cama de grãos e o fundo falso de uma panela para ferver nela.

Um cesto / bag de grãos pode te resolver.

Nunca ferva os grãos junto, a não ser que tenhas total certeza do que estás fazendo, uma decocção por exemplo.

O fundo falso é um elemento filtrante como a bazuca ou o bag de grãos. Dependendo da geometria da panela e tamanho dos furos do fundo, a chances de entupimento são grandes
Entendo... mas se eu ainda optar pelo fundo falso, como proceder depois que fiz a recirculação e for utilizar a mesma panela?
 
Entendo... mas se eu ainda optar pelo fundo falso, como proceder depois que fiz a recirculação e for utilizar a mesma panela?

Tu pode escorrer o mosto para outro recipiente, por ex. para a bombona de fermentação, limpar a panela de grãos, e retornar o mosto para a panela.
Ou tu usa fundo falso + saco voil = biab
Ou tu usa 2 panelas (com fundo falso ou bazuca)
Ou faz o que escrevi acima, escorre, limpa e volta o mosto.
Não se ferve o malte, exceto como o Jean comentou, numa situação de decocção.
 
Tu pode escorrer o mosto para outro recipiente, por ex. para a bombona de fermentação, limpar a panela de grãos, e retornar o mosto para a panela.
Ou tu usa fundo falso + saco voil = biab
Ou tu usa 2 panelas (com fundo falso ou bazuca)
Ou faz o que escrevi acima, escorre, limpa e volta o mosto.
Não se ferve o malte, exceto como o Jean comentou, numa situação de decocção.
Ótimo, Allan. Muito obrigada pelas dicas
 
Entendo... mas se eu ainda optar pelo fundo falso, como proceder depois que fiz a recirculação e for utilizar a mesma panela?

Boa noite Ana.
O mais correto, seria transferir para outro recipiente, pode ser os baldes fermentadores sanitizados, e depois fazer a limpeza da panela. Para então depois voltar o volume para a Panela novamente.
 
Boa noite Ana.
O mais correto, seria transferir para outro recipiente, pode ser os baldes fermentadores sanitizados, e depois fazer a limpeza da panela. Para então depois voltar o volume para a Panela novamente.
Entendi, José. Peguei as dicas todas e vou fazer assim na próxima. Muito obrigada também.
 
Ana penso que tens 2 opções: A 1° é mais trabalhoso, passar o mostro já lavado pra outro recipiente, sanitizado e fechado, aí pode retirar o bagaço lava a panela que o mesmo estava. Depois pode voltar o mostro e iniciar a fervura.
A 2° opção é menos trabalhosa usá um saco de voal acima do fundo falso, é só levantar e escorrer, depois fazer a lavagem dos grãos e escorrer novamente. Daí é só iniciar a fervura.
Boa brassagem.
Shachobier
 
Uma opção seria fazer a mostura nos baldes/bombonas e depois passar para a panela.

Os baldes alimentícios suportam bem até 150ºC.
 
Cuidado, o plastico do fermentador suporta 150° para deformação. Porém, para o plástico que não é atóxico (caso das nossas bombonas) , a temperatura é bem abaixo de 100°.
 
Esse plástico dos fermentadores, que não é atóxico, libera toxinas com aquecimento abaixo de 100°.
Então não devemos colocar o mosto com temperatura ronda do os 100°.
 
Esse plástico dos fermentadores, que não é atóxico, libera toxinas com aquecimento abaixo de 100°.
Então não devemos colocar o mosto com temperatura ronda do os 100°.
@Shachobier
Pelo que eu li sobre o PEAD (HDPE) ele é considerado seguro até 110ºC (e por pouco tempo até 120ºC).

Como uma mostura dificilmente vai ficar acima de 70ºC, penso que há uma folga para ficar "seguro". É claro que o ideal seria ter uma tina/panela de mostura de inox, mas isto nem sempre é a realidade do homebrewer.

Se nos basearmos nos vídeos dos homebrewers americanos, inclusive do John Palmer, são usados coolers como tinas de mostura (os quais são de PEAD).
 
Back
Top