Primeira Lager!! (Czech Pilsner)

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Breno Bonioli

Well-Known Member
Joined
Aug 13, 2018
Messages
96
Reaction score
49
Location
Rio de Janeiro
Boa noite galera!! Vou brassar minha primeira lager em breve e to em busca de sabedoria rs

Vai ser uma czech pilsner e minha receita por enquanto está assim:

40 Litros
Malte pilsen 8 kg

Mostura a 66 ºC

Lupulagem:
Saaz 80 g (70 min)
Saaz 33 g (10 min)
Saaz 33 g (0 min)

Levedura: Fermentis W-34/70

Aqui que eu preciso de ajuda: pretendo fermentar a 12ºC por dez dias e fazer o descanso de diacetil a 19ºC. Essas temperaturas estão boas? Quando ela chegar próxima da atenuação pretendo ir subindo dois graus por dia até o 19ºC e queria saber a opinião de vocês. Também queria saber sobre o tempo que esse descanso precisa durar para lagers.

Maturação de 4 semanas a 0ºC.

Abraços!!
 
Olá Breno,

Eu não costumo subir tanto a temperatura no DR, mas várias literaturas recomendam o que você mencionou, tais como:
https://byo.com/article/brewing-science-controlling-diacetyl/
https://www.whitelabs.com/sites/default/files/Diacetyl_Time_Line.pdf

E 2 dias deveriam ser suficientes após uma fermentação saudáve, (oxigenação, pitching rate, controle de temp).

Aproveitando para palpitar , para o estilo que vai fazer, veja se um pouco de Carapils e Melano não cairiam bem...

Abs
 
Boa noite galera!! Vou brassar minha primeira lager em breve e to em busca de sabedoria rs

Vai ser uma czech pilsner e minha receita por enquanto está assim:

40 Litros
Malte pilsen 8 kg

Mostura a 66 ºC

Lupulagem:
Saaz 80 g (70 min)
Saaz 33 g (10 min)
Saaz 33 g (0 min)

Levedura: Fermentis W-34/70

Aqui que eu preciso de ajuda: pretendo fermentar a 12ºC por dez dias e fazer o descanso de diacetil a 19ºC. Essas temperaturas estão boas? Quando ela chegar próxima da atenuação pretendo ir subindo dois graus por dia até o 19ºC e queria saber a opinião de vocês. Também queria saber sobre o tempo que esse descanso precisa durar para lagers.

Maturação de 4 semanas a 0ºC.

Abraços!!

O que o Persevalli falou.

Também indico a utilização do melano (cerca de 2-5%) para 'imitar' o método de decocção.
 
Olá Breno,

Eu não costumo subir tanto a temperatura no DR, mas várias literaturas recomendam o que você mencionou, tais como:
https://byo.com/article/brewing-science-controlling-diacetyl/
https://www.whitelabs.com/sites/default/files/Diacetyl_Time_Line.pdf

E 2 dias deveriam ser suficientes após uma fermentação saudáve, (oxigenação, pitching rate, controle de temp).

Aproveitando para palpitar , para o estilo que vai fazer, veja se um pouco de Carapils e Melano não cairiam bem...

Abs

Quanto pra 40 litros você me recomenda? To perdidão! Rs
 
Boa noite galera!! Vou brassar minha primeira lager em breve e to em busca de sabedoria rs

Vai ser uma czech pilsner e minha receita por enquanto está assim:

40 Litros
Malte pilsen 8 kg

Mostura a 66 ºC

Lupulagem:
Saaz 80 g (70 min)
Saaz 33 g (10 min)
Saaz 33 g (0 min)

Levedura: Fermentis W-34/70

Aqui que eu preciso de ajuda: pretendo fermentar a 12ºC por dez dias e fazer o descanso de diacetil a 19ºC. Essas temperaturas estão boas? Quando ela chegar próxima da atenuação pretendo ir subindo dois graus por dia até o 19ºC e queria saber a opinião de vocês. Também queria saber sobre o tempo que esse descanso precisa durar para lagers.

Maturação de 4 semanas a 0ºC.

Abraços!!
 
Penso que apenas 8K de malte em 40 litros para uma Bohemian é pouco, vai dar uma graduação muito baixa, algo em torno de 4°, quando deveria rondar os 5°. Lembramos que a proporção litragem/malte é 5/1.
Usaria algo como 3 ou 4%.
Abs
Eu usaria ai 10 kilos, tem uma receita do Leandro (Canal Cerveja Fácil) dá uma olhada.
 
Cara, se você estiver querendo imitar uma Bohemian pilsner de respeito tipo a Pilsner Urquel te sugiro usar melanoidina e carapils pra dar corpo. Existem receitas clones na internet onde você pode ver as proporções bem certo. Outra coisa, sacarificação a 68º rampa única, e a FG no mínimo 1,014. É um estilo bem encorpado mesmo. A lupulagem com saaz está de acordo, mas teria que almejar uns 40 IBU's. E a fermentação ta certa, só não sobe tanto o descanso de diacetil, vê se adota uns 17 º como teto.
 
Usaria algo como 3 ou 4%.
Abs
Olá, Persevalli. Também vou minha primeira Lager e to na dúvida do fundo falso. Procurei e não achei nenhuma explicação sobre... Eu posso usar a mesma panela para mosto (com fundo falso) e para fervura. Porém, uma vez feita a lavagem/recirculação, eu retiro o fundo falso com a cama de grãos ou fervo tudo junto? To perdida. Dá um help, por favor
 
Olá, Persevalli. Também vou minha primeira Lager e to na dúvida do fundo falso. Procurei e não achei nenhuma explicação sobre... Eu posso usar a mesma panela para mosto (com fundo falso) e para fervura. Porém, uma vez feita a lavagem/recirculação, eu retiro o fundo falso com a cama de grãos ou fervo tudo junto? To perdida. Dá um help, por favor

É uma tarefa do tipo "missão impossível" retirar a cama de grãos e o fundo falso de uma panela para ferver nela.

Um cesto / bag de grãos pode te resolver.

Nunca ferva os grãos junto, a não ser que tenhas total certeza do que estás fazendo, uma decocção por exemplo.

O fundo falso é um elemento filtrante como a bazuca ou o bag de grãos. Dependendo da geometria da panela e tamanho dos furos do fundo, a chances de entupimento são grandes
 
É uma tarefa do tipo "missão impossível" retirar a cama de grãos e o fundo falso de uma panela para ferver nela.

Um cesto / bag de grãos pode te resolver.

Nunca ferva os grãos junto, a não ser que tenhas total certeza do que estás fazendo, uma decocção por exemplo.

O fundo falso é um elemento filtrante como a bazuca ou o bag de grãos. Dependendo da geometria da panela e tamanho dos furos do fundo, a chances de entupimento são grandes
Entendo... mas se eu ainda optar pelo fundo falso, como proceder depois que fiz a recirculação e for utilizar a mesma panela?
 
Entendo... mas se eu ainda optar pelo fundo falso, como proceder depois que fiz a recirculação e for utilizar a mesma panela?

Tu pode escorrer o mosto para outro recipiente, por ex. para a bombona de fermentação, limpar a panela de grãos, e retornar o mosto para a panela.
Ou tu usa fundo falso + saco voil = biab
Ou tu usa 2 panelas (com fundo falso ou bazuca)
Ou faz o que escrevi acima, escorre, limpa e volta o mosto.
Não se ferve o malte, exceto como o Jean comentou, numa situação de decocção.
 
Tu pode escorrer o mosto para outro recipiente, por ex. para a bombona de fermentação, limpar a panela de grãos, e retornar o mosto para a panela.
Ou tu usa fundo falso + saco voil = biab
Ou tu usa 2 panelas (com fundo falso ou bazuca)
Ou faz o que escrevi acima, escorre, limpa e volta o mosto.
Não se ferve o malte, exceto como o Jean comentou, numa situação de decocção.
Ótimo, Allan. Muito obrigada pelas dicas
 
Entendo... mas se eu ainda optar pelo fundo falso, como proceder depois que fiz a recirculação e for utilizar a mesma panela?

Boa noite Ana.
O mais correto, seria transferir para outro recipiente, pode ser os baldes fermentadores sanitizados, e depois fazer a limpeza da panela. Para então depois voltar o volume para a Panela novamente.
 
Boa noite Ana.
O mais correto, seria transferir para outro recipiente, pode ser os baldes fermentadores sanitizados, e depois fazer a limpeza da panela. Para então depois voltar o volume para a Panela novamente.
Entendi, José. Peguei as dicas todas e vou fazer assim na próxima. Muito obrigada também.
 
Ana penso que tens 2 opções: A 1° é mais trabalhoso, passar o mostro já lavado pra outro recipiente, sanitizado e fechado, aí pode retirar o bagaço lava a panela que o mesmo estava. Depois pode voltar o mostro e iniciar a fervura.
A 2° opção é menos trabalhosa usá um saco de voal acima do fundo falso, é só levantar e escorrer, depois fazer a lavagem dos grãos e escorrer novamente. Daí é só iniciar a fervura.
Boa brassagem.
Shachobier
 
Uma opção seria fazer a mostura nos baldes/bombonas e depois passar para a panela.

Os baldes alimentícios suportam bem até 150ºC.
 
Cuidado, o plastico do fermentador suporta 150° para deformação. Porém, para o plástico que não é atóxico (caso das nossas bombonas) , a temperatura é bem abaixo de 100°.
 
Esse plástico dos fermentadores, que não é atóxico, libera toxinas com aquecimento abaixo de 100°.
Então não devemos colocar o mosto com temperatura ronda do os 100°.
 
Esse plástico dos fermentadores, que não é atóxico, libera toxinas com aquecimento abaixo de 100°.
Então não devemos colocar o mosto com temperatura ronda do os 100°.
@Shachobier
Pelo que eu li sobre o PEAD (HDPE) ele é considerado seguro até 110ºC (e por pouco tempo até 120ºC).

Como uma mostura dificilmente vai ficar acima de 70ºC, penso que há uma folga para ficar "seguro". É claro que o ideal seria ter uma tina/panela de mostura de inox, mas isto nem sempre é a realidade do homebrewer.

Se nos basearmos nos vídeos dos homebrewers americanos, inclusive do John Palmer, são usados coolers como tinas de mostura (os quais são de PEAD).
 

Latest posts

Back
Top