Primeira Hefe Weizen

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Jan 29, 2018
Messages
22
Reaction score
1
Boa noite!
Ja fiz em torno de 8 brassagens, porém nenhuma de trigo , essa será praticamente a minha primeira e gostaria das opiniões dos mais experientes com esse estilo de cerveja.
Queria algo parecido com a Paulaner.
Segue receita:

Volume: 20 lts
Relação água/grão: 2,7
Eficiência: 75%
OG: 1055
FG: 1013
IBU: 12,4
ABV: 5,4%
EBC: 7,2

2,50 kg Chateau Wheat Malt (Trigo) (4,0 EBC) Grão 1 52,9 % 1,63 L
2,00 kg Pilsen Agrária (4,0 EBC) Grão 2 42,3 % 1,30 L
0,22 kg Cara-Pils/Dextrine (3,9 EBC) Grão 3 4,8 % 0,15 L

Parada Ferulica Adicionar 12,76 L de água e aqueça até 45,0 C no decurso de 2 min 45,0 C 10 min
Parada protéica Aquecer até 55,0 C no decurso de 4 min 55,0 C 10 min
Mash In Aquecer até 66,6 C no decurso de 4 min 66,6 C 60 min
Mash out Aquecer até 76,6 C no decurso de 4 min 76,6 C 10 min

  • Sparge Water Acid: Nenhum
  • Lavar os grãos com 17,97 L de água a 75,6 C
  • Add water to achieve boil volume of 25,99 L
  • Estimated pre-boil gravity is 1,047 SG
22,00 g Hallertauer Hersbrucker [4,00 %] - Fervura 60,0 min Lúpulo 4 9,1 IBUs -
14,00 g Tettnang [4,50 %] - Fervura 15,0 min Lúpulo 5 3,2 IBUs -
  • Estimated Post Boil Vol: 23,19 L and Est Post Boil Gravity: 1,055 SG

1,0 pkg Weihenstephan Weizen (Wyeast Labs #3068) [124,21 ml] Levedura 6 - -

  • Fermentação Primária (2,00 dias a 16,0 C terminando em 16,0 C)
  • Fermentação Secundária (2,00 dias a 20,0 C terminando em 20,0 C)
  • Fermentação Terciária (2,00 dias a 23,0 C terminando em 23,0 C)
  • Maturação: (3,00 dias a 10,0 C terminando em 10,0 C)
Priming 6 gr/l


O que vcs acham?
 
Como vais usar malte de trigo, eu não faria parada proteica. Eles já são bem modificados para resolver o problema das proteínas.

Também iria só de Hersbrucker
Então, a ideia é fazer uma brassagem de 90 minutos , neste caso, tiro as 2 paradas, faço 80 minutos a 66,6 + 10 min de mashout? É isso?
 
Então, a ideia é fazer uma brassagem de 90 minutos , neste caso, tiro as 2 paradas, faço 80 minutos a 66,6 + 10 min de mashout? É isso?
Para que complicar e misturar as coisas ?

Se quer 90 min de mostura/maceração, deixei este tempo na temperatura da tua rampa.

Mash-out é depois de ter feito a conversão.

Uma sugestão, pare de medir tudo em minutos. dá para fazer brassagens em 30 min ou em 2h. Em 30 min já é possível ter boa parte conversão realizada. Em 60 min, quase a totalidade. Em 90 min já dever ter feito toda ou praticamente toda a conversão. Use o teste de iodo e o bom senso. ;)

É uma relação de custo e benefício.
 
Esse Carapils não vai te servir pra nada, troca ele por um munich ou caramunich para dar aquele dourado profundo da Paulaner.
 
Bom dia Thiago,
Minha opinião é que tua receita está correta, eu particularmente não mexeria em nada, o carapils serve para reter um pouco a espuma, algo que tu já consegue com o malte de trigo mesmo assim ele não está atrapalhando em nada, pode mante-lo. Quanto às rampas, tudo certo tmb, pode fazer a ferrulica e a proteica sem problemas. Única coisa que você tem que se orientar melhor é na questão da fermentação, não se mede em dias e sim em densidade, é possivel que em 2 dias tu tenhas atenuação total por ex. ou em 2 semanas dependendo da viabilidade/pitchrate do fermento. Valeu!!!
 
Bom dia Thiago,
Minha opinião é que tua receita está correta, eu particularmente não mexeria em nada, o carapils serve para reter um pouco a espuma, algo que tu já consegue com o malte de trigo mesmo assim ele não está atrapalhando em nada, pode mante-lo. Quanto às rampas, tudo certo tmb, pode fazer a ferrulica e a proteica sem problemas. Única coisa que você tem que se orientar melhor é na questão da fermentação, não se mede em dias e sim em densidade, é possivel que em 2 dias tu tenhas atenuação total por ex. ou em 2 semanas dependendo da viabilidade/pitchrate do fermento. Valeu!!!

Muito obrigado pela opinião parceiro!
Então, de todas as cervejas que fiz, a atenuação sempre aconteceu em 6...7 dias. Eu sempre meço e só parto para a secundária depois q atenua.
Esse esboço q coloquei é mais para ter uma noção mesmo de como será as "rampas de temperaturas" na fermentação.
A única coisa q me deixou bastante apreensivo nesta receita, é a relação agua/grão, pois o bs q deu e eu particularmente to achando pouco....o que vc acha?
 
Muito obrigado pela opinião parceiro!
Então, de todas as cervejas que fiz, a atenuação sempre aconteceu em 6...7 dias. Eu sempre meço e só parto para a secundária depois q atenua.
Esse esboço q coloquei é mais para ter uma noção mesmo de como será as "rampas de temperaturas" na fermentação.
A única coisa q me deixou bastante apreensivo nesta receita, é a relação agua/grão, pois o bs q deu e eu particularmente to achando pouco....o que vc acha?
Thiago, eu acho que se você tiver uma eficiência próxima de 70% está correta as quantidades de malte. Se ficar por uma diferença pequena podes adicionar um pouco de açucar para correção.
 
Thiago, eu acho que se você tiver uma eficiência próxima de 70% está correta as quantidades de malte. Se ficar por uma diferença pequena podes adicionar um pouco de açucar para correção.
Então, eu me referi a quantidade de água, acho q tem pouca água para esse tanto de malte.
 
Então, eu me referi a quantidade de água, acho q tem pouca água para esse tanto de malte.
Ta correta a relação agua/malte, sempre me baseio na conta basica
Peso do malte vezes 2.5 para agua de mostura
agua de lavagem serial o tanto da agua de mostura vezes 1.5 que ficaria assim no seu caso

4.72 x 2.5 = 11,8
11,8 x 1.5 = 17,7

No seu caso esta correto, deve ter usado uma proporção a mais, mais que nao interfere em nada essa proporção pode ser ate 3 Litros para cada kilo de malte.
Entao em relação a issso fica tranquilo
 
Ta correta a relação agua/malte, sempre me baseio na conta basica
Peso do malte vezes 2.5 para agua de mostura
agua de lavagem serial o tanto da agua de mostura vezes 1.5 que ficaria assim no seu caso

4.72 x 2.5 = 11,8
11,8 x 1.5 = 17,7

No seu caso esta correto, deve ter usado uma proporção a mais, mais que nao interfere em nada essa proporção pode ser ate 3 Litros para cada kilo de malte.
Entao em relação a issso fica tranquilo
Valeu brother!!!!!
 
Ta correta a relação agua/malte, sempre me baseio na conta basica
Peso do malte vezes 2.5 para agua de mostura
agua de lavagem serial o tanto da agua de mostura vezes 1.5 que ficaria assim no seu caso

4.72 x 2.5 = 11,8
11,8 x 1.5 = 17,7

No seu caso esta correto, deve ter usado uma proporção a mais, mais que nao interfere em nada essa proporção pode ser ate 3 Litros para cada kilo de malte.
Entao em relação a issso fica tranquilo

O cálculo da água é mais ou menos este:

Agua de Mash: Peso do malte x Coeficiente de mostura (2.5 a 3.5)

Água de lavagem:
volume final: 20l
+ trub frio fermentador: 1l
+ contração resfriamento (4% volume) : +/- 1l
+ trub quente/volume morto panela: 2 l
+ absorção dos grãos (0.8l/kg) : peso do malte x 0.8
+ evaporação (10~15%): Volume fervura x 0.10
- água mostura

No meu caso, como não faço lavagem dos grãos, uso o mesmo cálculo e tenho a água total.

Varia de 32 a 35l, dependendo da receita.
 

A questão é que a cabeça de quem fez essa receita funciona diferente da minha e da sua. :)

Na minha experiência, Carapils em cerveja de trigo é perda de tempo. O malte de trigo por si só já vai dar uma retenção e tanto de espuma, não precisa de dextrina. Outro ponto é que você pretende chegar perto da Paulaner, por isso sugeri a troca por um malte caramelo com um EBC maior para proporcionar um dourado mais profundo.

Aproveito (mais uma vez, deixo em todo tópico hehehe) para deixar a enciclopédia da cerveja de trigo Bávara para que você estude melhor e se torne um mestre nesse estilo: https://braumagazin.de/article/brewing-bavarian-weissbier-all-you-ever-wanted-to-know/
 
A questão é que a cabeça de quem fez essa receita funciona diferente da minha e da sua. :)

Na minha experiência, Carapils em cerveja de trigo é perda de tempo. O malte de trigo por si só já vai dar uma retenção e tanto de espuma, não precisa de dextrina. Outro ponto é que você pretende chegar perto da Paulaner, por isso sugeri a troca por um malte caramelo com um EBC maior para proporcionar um dourado mais profundo.

Aproveito (mais uma vez, deixo em todo tópico hehehe) para deixar a enciclopédia da cerveja de trigo Bávara para que você estude melhor e se torne um mestre nesse estilo: https://braumagazin.de/article/brewing-bavarian-weissbier-all-you-ever-wanted-to-know/
Vlw man!!!
 
Já faz anos que eu estou na "inalcançável" receita da Paulaner, particularmente eu gosto muito dessa breja, já fiz umas 10 brassagens com diferentes ajustes, meus últimos resultados
ficaram bem promissor, vendo alguns fóruns gringos os caras falaram em adequar a água de Munich Cálcio: 109, Mágnésio: 21, Sódio: 2, Sulfato: 79, Cloreto: 36, Bicarbonato: 171
A levedura também contribui e muito, no Brasil existe uma levedura deles a venda: Y17 - GERMAN WEISS (PAULANER) Dr. Yeast. Outra coisa que eu adquearia na sua receita e tirar o carapils
e por uns 3-5% de melano pra simular a decocção, até hoje a Paulaner faz esse processo. Agora algo que eu não testei e complica é a questão dos fermentadores que usam na fabrica da Paulaner,
uns fermentadores largos, dizem que influencia, também existe outro fator que não testei o under pitch na inoculação, dizem que a Paular também faz isso em suas receitas de Weizen.

Mas com o ajuste de água, inserção do melano, uso da levedura. Tive uma breja já com cara de paulaner rs

Boa noite!
Ja fiz em torno de 8 brassagens, porém nenhuma de trigo , essa será praticamente a minha primeira e gostaria das opiniões dos mais experientes com esse estilo de cerveja.
Queria algo parecido com a Paulaner.
Segue receita:

Volume: 20 lts
Relação água/grão: 2,7
Eficiência: 75%
OG: 1055
FG: 1013
IBU: 12,4
ABV: 5,4%
EBC: 7,2

2,50 kg Chateau Wheat Malt (Trigo) (4,0 EBC) Grão 1 52,9 % 1,63 L
2,00 kg Pilsen Agrária (4,0 EBC) Grão 2 42,3 % 1,30 L
0,22 kg Cara-Pils/Dextrine (3,9 EBC) Grão 3 4,8 % 0,15 L

Parada Ferulica Adicionar 12,76 L de água e aqueça até 45,0 C no decurso de 2 min 45,0 C 10 min
Parada protéica Aquecer até 55,0 C no decurso de 4 min 55,0 C 10 min
Mash In Aquecer até 66,6 C no decurso de 4 min 66,6 C 60 min
Mash out Aquecer até 76,6 C no decurso de 4 min 76,6 C 10 min

  • Sparge Water Acid: Nenhum
  • Lavar os grãos com 17,97 L de água a 75,6 C
  • Add water to achieve boil volume of 25,99 L
  • Estimated pre-boil gravity is 1,047 SG
22,00 g Hallertauer Hersbrucker [4,00 %] - Fervura 60,0 min Lúpulo 4 9,1 IBUs -
14,00 g Tettnang [4,50 %] - Fervura 15,0 min Lúpulo 5 3,2 IBUs -
  • Estimated Post Boil Vol: 23,19 L and Est Post Boil Gravity: 1,055 SG

1,0 pkg Weihenstephan Weizen (Wyeast Labs #3068) [124,21 ml] Levedura 6 - -

  • Fermentação Primária (2,00 dias a 16,0 C terminando em 16,0 C)
  • Fermentação Secundária (2,00 dias a 20,0 C terminando em 20,0 C)
  • Fermentação Terciária (2,00 dias a 23,0 C terminando em 23,0 C)
  • Maturação: (3,00 dias a 10,0 C terminando em 10,0 C)
Priming 6 gr/l


O que vcs acham?
 

Attachments

  • clone paulaner.PNG
    clone paulaner.PNG
    347.3 KB · Views: 41
Já faz anos que eu estou na "inalcançável" receita da Paulaner, particularmente eu gosto muito dessa breja, já fiz umas 10 brassagens com diferentes ajustes, meus últimos resultados
ficaram bem promissor, vendo alguns fóruns gringos os caras falaram em adequar a água de Munich Cálcio: 109, Mágnésio: 21, Sódio: 2, Sulfato: 79, Cloreto: 36, Bicarbonato: 171
A levedura também contribui e muito, no Brasil existe uma levedura deles a venda: Y17 - GERMAN WEISS (PAULANER) Dr. Yeast. Outra coisa que eu adquearia na sua receita e tirar o carapils
e por uns 3-5% de melano pra simular a decocção, até hoje a Paulaner faz esse processo. Agora algo que eu não testei e complica é a questão dos fermentadores que usam na fabrica da Paulaner,
uns fermentadores largos, dizem que influencia, também existe outro fator que não testei o under pitch na inoculação, dizem que a Paular também faz isso em suas receitas de Weizen.

Mas com o ajuste de água, inserção do melano, uso da levedura. Tive uma breja já com cara de paulaner rs
Showww, vou substituir o carapils por melano então!
Vc sabe onde encontro esse fermento?
 
Man ...leva até 8 dias úteis para chegsr!!!
Como um fermento líquido fica 8 dias úteis fora da geladeira???
Isso é praticamente 2 semanas!
Aquele da levtek presta? Eu encontrei ele aqui na minha cidade
 
Back
Top