Primeira Cerveja:

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Jaguar.rj

New Member
Joined
Jun 10, 2020
Messages
4
Reaction score
0
Location
Rio de Janeiro
Sou iniciante nas brassagens, e estou começando à ler o que posso, para iniciar no assunto. Parece que é um assunto sem fim...
Gostaria de começar, fazer minha primeira brassagem, pelo mais fácil, mas não sei se o possível.

Gostaria de fazer uma cerveja Ale, estilo Belga (Strong Golden, Trapista, Tripel Dubbel...), que pudesse adicionar Candy Sugar (as cervejas que gosto, parecem usar este artifício..).
Haveria alguma receita, que pudesse usar DME somente (cerveja feita por "preguiçoso"), sem usar Malte "in natura", apenas o extrato (DME), com a(s) levedura(s), e lúpulo(s) indicados?
Grato!
 
Last edited:
Se quiser começar algo mais "fácil", faça então uma Blond Ale, Cream Ale, uma Weiss quem sabe. Nunca fiz essas que vc citou e tbm não posso afirmar quão "difícil seria.
Eu iniciei com uma Blond Ale e foi bem tranquilo, sem percalços...
 
Se quiser começar algo mais "fácil", faça então uma Blond Ale, Cream Ale, uma Weiss quem sabe. Nunca fiz essas que vc citou e tbm não posso afirmar quão "difícil seria.
Eu iniciei com uma Blond Ale e foi bem tranquilo, sem percalços...
Valeu. Imaginei que a maior dificuldade, seria fazer o Candy sugar. A adição de mais este item, não creio que fosse mais complicado. Estava pensando até em adicionar a semente de Coentro e o Cardamomo, como na receita da Delirium Tremens, que postaram neste Forum.
Talvez, abaixar a bola um pouco, e começar do mais simples, não fosse ruim (uma Blond ou Cream Ale, também não seria rum).... Bem, vou continuar lendo,para decidir com qual começar.
 
Cara, comece pelas mais fáceis, você escolheu logo uma high gravity, onde a falta de experiência pode dar algo errado na fermentação por exemplo...
Tente começar pelas Ales mais simples, como Cream Ale, Blond Ale, Golden Ale, American Pale Ale (APA), etc. com uma OG em torno de 1050 e conforme vai ganhando experiência, parta para as mais complexas!

Boas brejas
 
Segue o conselho do pessoal e nao complica
Nao faz rampas
Sem parada proteica
Sem mash out
Sem whirlpool hopping
Resfria e manda pro fermentador
Controla a temperatura da fermentacao, vai te dar o melhor resultado possivel isso, nao a receita que voce vai fazer
 
Sou iniciante nas brassagens, e estou começando à ler o que posso, para iniciar no assunto. Parece que é um assunto sem fim...
Gostaria de começar, fazer minha primeira brassagem, pelo mais fácil, mas não sei se o possível.

Gostaria de fazer uma cerveja Ale, estilo Belga (Strong Golden, Trapista, Tripel Dubbel...), que pudesse adicionar Candy Sugar (as cervejas que gosto, parecem usar este artifício..).
Haveria alguma receita, que pudesse usar DME somente (cerveja feita por "preguiçoso"), sem usar Malte "in natura", apenas o extrato (DME), com a(s) levedura(s), e lúpulo(s) indicados?
Grato!

da pra fazer uma dubbel/trippel so com extrato sim, mas vai gastar mto extrato viu, vai ficar caro se comparado a usar o malte
 
Segue o conselho do pessoal e nao complica
Nao faz rampas
Sem parada proteica
Sem mash out
Sem whirlpool hopping
Resfria e manda pro fermentador
Controla a temperatura da fermentacao, vai te dar o melhor resultado possivel isso, nao a receita que voce vai fazer

Todas as Belgas/Trapistas... tem que ter rampas, paradas proteicas?
Fico imaginando os monges, no séc XV, fazendo todos estes passos... será que originalmente, não poderia ter sido mais simples? Um tipo de malte, as adições necessárias (o Candy, coentro, gengibre...), e os lúpulos (ou apenas 1), e a levedura?
A outra dúvida era relativo ao uso de DME, no lugar de cozinhar o malte, justamente para facilitar.
Mas, vou ver as receitas mais simples, para fazer minha primeira brassagem.
Obrigado.
 
Nao precisa nao velho
To falando em geral
Eu nao costumo brassar estilo belga
Mas tem algumas particularidades
Pitch rate um pouco menos pq vc esta interessado nos esteres
Fermentar em temperaturas um pouco mais altas que as ales de fermentacao limpa
E por ai vai
Cerveja com OG alta deixa pra depois que vc controlar legal a fermentacao
Tem ctz que domina os parametros da fermentacao, parte para as big beers
No How to Brew, tem um capitulo so disso
 
Nao precisa nao velho
To falando em geral
Eu nao costumo brassar estilo belga
Mas tem algumas particularidades
Pitch rate um pouco menos pq vc esta interessado nos esteres
Fermentar em temperaturas um pouco mais altas que as ales de fermentacao limpa
E por ai vai
Cerveja com OG alta deixa pra depois que vc controlar legal a fermentacao
Tem ctz que domina os parametros da fermentacao, parte para as big beers
No How to Brew, tem um capitulo so disso

Obrigado.
Vou procurar ler mais, para conhecer melhor, e procurar os estilos mais simples, por enquanto.
 
Sou iniciante nas brassagens, e estou começando à ler o que posso, para iniciar no assunto. Parece que é um assunto sem fim...
Gostaria de começar, fazer minha primeira brassagem, pelo mais fácil, mas não sei se o possível.

Gostaria de fazer uma cerveja Ale, estilo Belga (Strong Golden, Trapista, Tripel Dubbel...), que pudesse adicionar Candy Sugar (as cervejas que gosto, parecem usar este artifício..).
Haveria alguma receita, que pudesse usar DME somente (cerveja feita por "preguiçoso"), sem usar Malte "in natura", apenas o extrato (DME), com a(s) levedura(s), e lúpulo(s) indicados?
Grato!

.maltessencia.com.br/
 
Last edited:
Sou iniciante nas brassagens, e estou começando à ler o que posso, para iniciar no assunto. Parece que é um assunto sem fim...
Gostaria de começar, fazer minha primeira brassagem, pelo mais fácil, mas não sei se o possível.

Gostaria de fazer uma cerveja Ale, estilo Belga (Strong Golden, Trapista, Tripel Dubbel...), que pudesse adicionar Candy Sugar (as cervejas que gosto, parecem usar este artifício..).
Haveria alguma receita, que pudesse usar DME somente (cerveja feita por "preguiçoso"), sem usar Malte "in natura", apenas o extrato (DME), com a(s) levedura(s), e lúpulo(s) indicados?
Grato!

Com relação ao candy sugar, cuidado com o que há na web, há gente recomendando até uso de adubo agrícola para elaborá-lo. Ele até é simples de fazer, o "segredo" é mal umedecer o açúcar e mexendo sempre para não queimar, até a coloração desejada.
 
A esta altura, já deve ter feito a "marvada".
Caso esteja a tempo, vai de IPA!
Depois de algumas, faz as belgas.
 
Back
Top