Primeira brassagem x Medo com Higienização/Sanitização

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

valdecir

Well-Known Member
Joined
Jan 15, 2018
Messages
98
Reaction score
7
Boa noite Mestres !

Vou realizar minha primeira brassagem . Estou com muito medo em relação a higienização e sanitização.

Gostaria de alguns esclarecimentos e dicas para ocorrer tudo certo.

Eu entendo que:

Sanitização: limpar com pac 200, idofor e etc.
Higienização: Limpar com esponja e detergente neutro.


1) O saco BIAB, Pode ser lavado apenas com água e detergente neutro ?

2) Panela cervejeira, Pode ser lavado apenas com água e detergente neutro ?

3) Termômetro, Pode ser lavado apenas com água e detergente neutro ?

4) Pá cervejeira, Pode ser lavado apenas com água e detergente neutro ?

5) Chiller ?, Devo lavar com água, dertegente neutro e sanitizar ?

6) Bombona, evo lavar com água, dertegente neutro e sanitizar ?

7) Backer que vou utilizar para hidratar o fermento, Devo lavar com água, dertegente neutro e sanitizar ?

Uso do Alcool 70, onde entra ?

Se alguém poder me dar um passo a passo sobre como limpar todo equipamento de forma correta, agradeço.
 
Boa noite Mestres !

Vou realizar minha primeira brassagem . Estou com muito medo em relação a higienização e sanitização.

Gostaria de alguns esclarecimentos e dicas para ocorrer tudo certo.

Eu entendo que:

Sanitização: limpar com pac 200, idofor e etc.
Higienização: Limpar com esponja e detergente neutro.


1) O saco BIAB, Pode ser lavado apenas com água e detergente neutro ?

2) Panela cervejeira, Pode ser lavado apenas com água e detergente neutro ?

3) Termômetro, Pode ser lavado apenas com água e detergente neutro ?

4) Pá cervejeira, Pode ser lavado apenas com água e detergente neutro ?

5) Chiller ?, Devo lavar com água, dertegente neutro e sanitizar ?

6) Bombona, evo lavar com água, dertegente neutro e sanitizar ?

7) Backer que vou utilizar para hidratar o fermento, Devo lavar com água, dertegente neutro e sanitizar ?

Uso do Alcool 70, onde entra ?

Se alguém poder me dar um passo a passo sobre como limpar todo equipamento de forma correta, agradeço.
1. não sei
2. água+det neutro, às vezes água quente, pois podem ficar resíduos grudados
3. água, nada de especial nessa lavagem
4. idem
5. idem
6. água, det neutro, deixar secar, sanitizar
7. água+det neutro
Álcool 70: lavar as mãos, por exemplo, para manusear coisas, tubos de silicone (ao envasar, por exemplo), ao manusear a bombona, etc.
8. Airlock: lavar normal, usar álcool 70 no local

Boa sorte nessa brassagem aí!
 
Álcool 70% não está indicado para sanitizar equipamentos cervejeiros. Seu uso necessita fricção. Única indicação correta aqui é para diluição de iodophor. Isto para o iodophor não espumar. Mas a ação sanitizante se dá pelo iodo e não pelo álcool.
Vc deve sanitizar com pac ou iodophor tudo que entrar em contato com o mosto após terminar a fervura. Inclusive garrafas e tampas no envase.
Onde será hidratada a levedura, vc pode ferver água diretamente nele e aguardar resfriar, devidamente tampado, para inocular a levedura.
 
O "Saco do BIAB" pode lavar bem apenas com água...Se quiser use o detergente e enxágue bem. Como vc vai ferver depois o mosto pode ficar tranquilo com contaminação vinda do Voil.

obs/dica: antes de usar a primeira vez o Voil, ferva por um tempo numa panela separada.... O tecido pode vir com produtos de fábrica (amaciante, tintura...etc...)......
 
Boa noite Mestres !

Vou realizar minha primeira brassagem . Estou com muito medo em relação a higienização e sanitização.

Gostaria de alguns esclarecimentos e dicas para ocorrer tudo certo.

Eu entendo que:

Sanitização: limpar com pac 200, idofor e etc.
Higienização: Limpar com esponja e detergente neutro.


1) O saco BIAB, Pode ser lavado apenas com água e detergente neutro ?

2) Panela cervejeira, Pode ser lavado apenas com água e detergente neutro ?

3) Termômetro, Pode ser lavado apenas com água e detergente neutro ?

4) Pá cervejeira, Pode ser lavado apenas com água e detergente neutro ?

5) Chiller ?, Devo lavar com água, dertegente neutro e sanitizar ?

6) Bombona, evo lavar com água, dertegente neutro e sanitizar ?

7) Backer que vou utilizar para hidratar o fermento, Devo lavar com água, dertegente neutro e sanitizar ?

Uso do Alcool 70, onde entra ?

Se alguém poder me dar um passo a passo sobre como limpar todo equipamento de forma correta, agradeço.

Oi Valdecir,

Também indicaria apenas agua no saco do biab, porque pode ser difícil enxaguar fora o detergente da malha e resíduos poderiam afetar a espuma.

É bem simples saber o que precisa ser apenas limpo com esponja e detergente e o que precisa ser sanitizado... todo equipamento deve ser limpo. Absolutamente tudo que tocar o mosto frio ou em resfriamento após a fervura, ou a cerveja pronta deve ser limpo e sanitizado.

Álcool 70 é uma terceira opção de sanitizante.

Abraço
 
1. não sei
2. água+det neutro, às vezes água quente, pois podem ficar resíduos grudados
3. água, nada de especial nessa lavagem
4. idem
5. idem
6. água, det neutro, deixar secar, sanitizar
7. água+det neutro
Álcool 70: lavar as mãos, por exemplo, para manusear coisas, tubos de silicone (ao envasar, por exemplo), ao manusear a bombona, etc.
8. Airlock: lavar normal, usar álcool 70 no local

Boa sorte nessa brassagem aí!

Em relação ao chiller, uma borifada de alcool 70 para não contaminar nada ? Pois ele vai entrar em contato com mosto . Se bem que vai entrar 10 min de terminar a fervura.
 
Em relação ao chiller, uma borifada de alcool 70 para não contaminar nada ? Pois ele vai entrar em contato com mosto . Se bem que vai entrar 10 min de terminar a fervura.
nah
esse álcool borrifado vai evaporar antes de entrar em contato com teu mosto a 100C...
 
Vou falar sobre o MEU método, que é BIAB e banho de gelo pra resfriamento.
Eu uso somente PAC200 pra sanitizar o fermentador. Pra outras coisas eu uso fervura ou alcool 70% com fricção. Pego um perflex novo a cada brassagem e uso ele pra esfregar as coisas que precisarem ser sanitizadas borrifando alcool 70%. Assim, sanitizo rapidamente algumas coisas como o termômetro e colher cervejeira na hora do whirlpool, ela esquenta e ja seca imediatamente).
Na verdade o importante não é saber "O QUE" precisa sanitizar, e sim "QUANDO". Se algo vai entrar em contato com o mosto depois dos 5 minutos finais da fervura, precisa ser sanitizado de alguma maneira. Como o alcool só sanitiza com fricção, não é prático utilizar no fermentador. Antes de começar a brassagem eu higienizo 100% do material e já preparo 10L de PAC200 dentro do proprio fermentador. Fecho ele, inverto de ponta cabeça algumas vezes e deixo ele lá parado durante quase toda a brassagem (isso dá algumas horas, então é bem eficiente).
Para hidratar o fermento uso um erlemeyer que vai direto no fogo com a água, fervo ela durante muito tempo (pelo menos 15m) e deixo esfriar até a temperatura ambiente. Se vc esquecer de ferver a agua e tiver pressa, pode usar um banho de gelo pra resfriar o bequer
Eu não uso chiller, mas com certeza a melhor maneira de sanitizar ele é colocar na panela durante a fervura (após já higienizado).
Voltando ao fermentador, depois que a fervura começa eu o esvazio (deixando correr o PAC200 pela torneira dele, pra sanitizar ali também) e viro ele de ponta cabeça aberto pra secar em uma superfície também sanitizada (com alcool 70 e fricção). Até a hora de transferir o mosto pode ainda estar meio molhado com PAC200, mas eu ignoro isso. Se tiver molhado ainda, será bem pouco e o PAC não interfere tanto na cerveja com relação a off flavors, como o iodofor faz.
Sobre a bag do BIAB, eu lavo só com água corrente. Parece porco, mas prefiro isso do que lavar com sabão e ter resíduos na cerveja (o saco retem bastante sabão pq tem muita superfície de contato nas malhas com a água e o sabão). Resíduos de sabão não é legal, deve ser totalmente indesejado. Não é saudável e altera a formação de espuma.
Considero esse método simples de executar e eficaz, mas claro q o iodofor é mais barato e o alcool 70% além de caro, é polêmico pq só é de fato eficiente se você esfregar
 
Boa noite Mestres !

Vou realizar minha primeira brassagem . Estou com muito medo em relação a higienização e sanitização.

Gostaria de alguns esclarecimentos e dicas para ocorrer tudo certo.

Eu entendo que:

Sanitização: limpar com pac 200, idofor e etc.
Higienização: Limpar com esponja e detergente neutro.


1) O saco BIAB, Pode ser lavado apenas com água e detergente neutro ?

2) Panela cervejeira, Pode ser lavado apenas com água e detergente neutro ?

3) Termômetro, Pode ser lavado apenas com água e detergente neutro ?

4) Pá cervejeira, Pode ser lavado apenas com água e detergente neutro ?

5) Chiller ?, Devo lavar com água, dertegente neutro e sanitizar ?

6) Bombona, evo lavar com água, dertegente neutro e sanitizar ?

7) Backer que vou utilizar para hidratar o fermento, Devo lavar com água, dertegente neutro e sanitizar ?

Uso do Alcool 70, onde entra ?

Se alguém poder me dar um passo a passo sobre como limpar todo equipamento de forma correta, agradeço.

1 - Sim, enxague bem para tirar o sabão
2 - Sim
3 - Antes do resfriamento, sim, após o resfriamento deve ser sanitizado
4 - Mesmo acima
5 - Se colocar faltando 10 min da fervura, não é necessário sanitizar, mas limpar deve sim. Se você retirar o chiller pra fazer o whirlpool, sanitize
6 - Sim, sanitize BEM
7 - Todos

Eu particularmente uso pouco álcool 70, eu uso Biofor pra sanitização, melhor sanitizante na minha opinião, dura muito, eficiente e barato.

Antes de brassar, lave todo o seu equipamento para tirar sujeiras, poeiras e afins, tudo com detergente neutro.

Eu vivo de duas regras:
1 - TUDO que for entrar em contato com o mosto RESFRIADO, deve ser sanitizado.
2 - TUDO que for entrar em contato com o mosto ANTES da fervura, somente a lavagem com detergente é suficiente.

Exemplo: a sua pá quando estiver na mostura, só lavar com detergente é suficiente, mas depois que você ferver e resfriar o mosto com chiller, se for colocar ela no mosto, TEM que sanitizar, o mesmo vale para o seu termômetro.

Com o Biofor, eu preparo uma solução de 20l de sanitizante e qualquer coisa que eu for sanitizar, afundo na solução durante um tempo, funciona bem. Meu álcool 70 só entra no Airlock.
 
Pessoal, eu seguia + ou - o que foi dito aqui. Lavação em tudo com água e sabão e um bom enxágue e depois o que entra em contato com o mosto resfriado eu sanitizava com PAC 200. Entretanto o PAC é caro, sua diluição não é muito fácil e o tempo de contato para sanitização é no mínimo 10 minutos. Daí comecei a usar o Biofor.
Só que andei lendo que o Biofor é composto a base de Iodophor, que por sua vez, tem na sua composição Nonifenol Etoxilado, um detergente industrial que não pode ser utilizado sem enxague.
Alguém com mais experiência em química aí sabe sobre isso?
Por via das dúvidas estou usando o biofor e enxáguo com uma pequena quantidade de solução de PAC-200, assim não fica com espuma e o enxague não "re-contamina".
 
Back
Top