Primeira brassagem! Sugestões bem vindas!

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Gustavo DAgnoluzzo

Active Member
Joined
Mar 3, 2020
Messages
32
Reaction score
23
Salve pessoal, há 3 dias fiz minha primeira brasagem.
Gostaria de agradecer a todos que compartilham informações e especialmente aqueles que dedicam um bom tempo escrevendo textos sempre muito úteis!
Obrigado Gunther!

Comprei uma receita pronta em uma Brew Shop aqui de Curitiba. Amber Ale. All grain.

Receita para 20 litros:
3kg Malte Pilsen
1,5kg Malte Munich Agrária
0,5kg Malte Caraamber
10g Lúpulo Polaris – 60min
10g Lúpulo Hersbrucker – 5min
1 pct levedura S-33 devidamente hidratada

OG esperada 1056
FG esperada 1014
IBU 22
Cor 20 EBC
ABV 5,5%

Método BIAB. Mostura de 60min à 67°C + 10min à 75°C para inativação das enzimas. Fervura por 60min. Resfriamento com chiller imersão, levou 30min pra chegar em 25°C. Levedura hidratada em 100ml de água por 30 min. Passei para balde fermentador aerando por splash com uma peneira. Fechei o balde e coloquei num frigobar com termostato setado para 18°C (variando 0,3°C pra mais e pra menos) – OG 1050. Em 12 horas o airlock estava com atividade intensa. Mais dois dias e atividade reduziu até quase parar – SG 1022. Mais 24 horas e airlock parado – SG 1022 de novo. Na prova não senti nenhum off-flavor nem doçura pronunciada demais. Lúpulo muito suave, quase imperceptível. A cor estava abaixo do esperado para o estilo.

Apesar da densidade ter reduzido relativamente pouco eu comecei a subir a temperatura pro descanso do diacetil. Vou subir 1°C por dia até chegar a 23°C. Aí faço Cold Crash por 2-3°C por 1 semana, clarificando com gelatina. Em seguida envaso em garrafas de 500ml, primming com açúcar direto na garrafa e esperar 2 semanas pra abrir a primeira.

Alguma crítica, sugestão? Tudo é bem vindo!!!
 
minha dica é anote todas as informações... trub quente e frio, volume inicial e final de fervura, volume envasado.

pra eventualmente vc conhecer o perfil do seu equipamento, pois comprar receita pronta as vezes pode levar resultados diferentes por ter um eficiencia maior ou menor do que o planejado para sua receita.

parabéns e nos conte o resultado.
 
Sugiro que assim que possível você compre uma licença do Beer Smith para ajustar suas receitas a seu equipamento. Com ele fica mais fácil você acertar os parâmetros de OG, FG e etc, e você logo poderá criar suas próprias receitas.
 
minha dica é anote todas as informações... trub quente e frio, volume inicial e final de fervura, volume envasado.

pra eventualmente vc conhecer o perfil do seu equipamento, pois comprar receita pronta as vezes pode levar resultados diferentes por ter um eficiencia maior ou menor do que o planejado para sua receita.

parabéns e nos conte o resultado.

Usei 30 litros de água para a brassagem. Acabou indo 16 para o fermentador...mas acho que deixei uns 2 ou 3 de trub! Fiquei com medo de passar trub pro fermentador, acabei deixando demais!
Obrigado!
 
Sugiro que assim que possível você compre uma licença do Beer Smith para ajustar suas receitas a seu equipamento. Com ele fica mais fácil você acertar os parâmetros de OG, FG e etc, e você logo poderá criar suas próprias receitas.

Vou fazer isso já!!
Valeu!!
 
Excelente relato, Gustavo! Estou esperando a chegada do meu equipamento para fazer a minha primeira brassagem, e estou aprendendo muito no fórum. Continue atualizando o post!
Um abraço!
 
Salve Gustavo, minha dica é quanto à gelatina : quando usamos gelatina (1 pct para 20 lts, o que depois descobrimos ser muito) notamos que o fundo que fica na garrafa ele fica "suspenso", isto é, ele não "adere" na garrafa, assim você precisa deixar um pouco de cerveja na garrafa se não quer aquela lama no copo. Usar ? Não usar ? É relativo, pra mim prefiro 1 semana a mais de cold crash do que usar gelatina. Tivemos resultamos muito melhor usando recirculação e filtragem no bagaço do com gelatina. Mas faça o teste, faz uma receita com e uma sem e veja os resultados e defina o que é melhor pra você.

[]s e boas cevas
 
Salve Gustavo, minha dica é quanto à gelatina : quando usamos gelatina (1 pct para 20 lts, o que depois descobrimos ser muito) notamos que o fundo que fica na garrafa ele fica "suspenso", isto é, ele não "adere" na garrafa, assim você precisa deixar um pouco de cerveja na garrafa se não quer aquela lama no copo. Usar ? Não usar ? É relativo, pra mim prefiro 1 semana a mais de cold crash do que usar gelatina. Tivemos resultamos muito melhor usando recirculação e filtragem no bagaço do com gelatina. Mas faça o teste, faz uma receita com e uma sem e veja os resultados e defina o que é melhor pra você.

[]s e boas cevas

Bom saber! Vou fazer o teste então!
Obrigado!
 
Salve pessoal, preciso de ajuda aqui. Subi a temperatura (1 grau por dia) até os 23 graus ontem. O programado era fazer o cold crash hoje! Retirei uma amostra, e a densidade não baixou nada.
OG 1050
FG 1022
Essa queda não foi muito baixa?
Procedo com o cold crash ou devo fazer algum outro procedimento pra salvar a bera?
 

Attachments

  • image.jpg
    image.jpg
    45 KB · Views: 36
Salve pessoal, preciso de ajuda aqui. Subi a temperatura (1 grau por dia) até os 23 graus ontem. O programado era fazer o cold crash hoje! Retirei uma amostra, e a densidade não baixou nada.
OG 1050
FG 1022
Essa queda não foi muito baixa?
Procedo com o cold crash ou devo fazer algum outro procedimento pra salvar a bera?
Bom dia Gustavo, a atenuação depende muito do ambiente, se a mostura foi bem feita, se o fermento estava viável, se foi bem acondicionado, se estava em quantidade adequada.... Mas pra primeira creio que não tá muito fora não, com o tempo tu vai pegando o jeito.

Não precisa salvar a breja, ela não está perdida, só pode gerar menos álcool e talvez residual doce a curto prazo.
Deixa uma semana em cold crash, tira uma amostra (dispensa uns 50 ml do começo pra não pegar trub, ou deixa descansar) e tu vai ver a diferença na cor pra esta amostra ai.

De resto, segue o plano. O objetivo inicial é fazer cerveja e com o tempo acertar o estilo. :)

[]s
 
Last edited:
Para completar o post.
Acabo de abrir a primeira garrafa!
Está com 10 dias de garrafa.
Ficou sensacional! Espuma densa e persistente, dulçor leve, sabor do malte bem presente e um toque leve de lúpulo no fim! Aroma frutado!
A cor ficou melhor que eu esperava!
Obrigado a todos pelas dicas!!

Daqui dois dias vou brassar uma APA!!

Prost!!!
 

Attachments

  • 785B3391-5A67-4D5A-8912-6F6AEF1144E1.jpeg
    785B3391-5A67-4D5A-8912-6F6AEF1144E1.jpeg
    70.8 KB · Views: 42
Para completar o post.
Acabo de abrir a primeira garrafa!
Está com 10 dias de garrafa.
Ficou sensacional! Espuma densa e persistente, dulçor leve, sabor do malte bem presente e um toque leve de lúpulo no fim! Aroma frutado!
A cor ficou melhor que eu esperava!
Obrigado a todos pelas dicas!!

Daqui dois dias vou brassar uma APA!!

Prost!!!
Coisa linda,

Parabéns, agora é um caminho sem volta, brassagem atrás de brasssagem!

Cheers e vai compartilhando as experiências
 
Para completar o post.
Acabo de abrir a primeira garrafa!
Está com 10 dias de garrafa.
Ficou sensacional! Espuma densa e persistente, dulçor leve, sabor do malte bem presente e um toque leve de lúpulo no fim! Aroma frutado!
A cor ficou melhor que eu esperava!
Obrigado a todos pelas dicas!!

Daqui dois dias vou brassar uma APA!!

Prost!!!
Ficou top Gustavo, parabéns!
 
Salve pessoal, há 3 dias fiz minha primeira brasagem.
Gostaria de agradecer a todos que compartilham informações e especialmente aqueles que dedicam um bom tempo escrevendo textos sempre muito úteis!
Obrigado Gunther!

Comprei uma receita pronta em uma Brew Shop aqui de Curitiba. Amber Ale. All grain.

Receita para 20 litros:
3kg Malte Pilsen
1,5kg Malte Munich Agrária
0,5kg Malte Caraamber
10g Lúpulo Polaris – 60min
10g Lúpulo Hersbrucker – 5min
1 pct levedura S-33 devidamente hidratada

OG esperada 1056
FG esperada 1014
IBU 22
Cor 20 EBC
ABV 5,5%

Método BIAB. Mostura de 60min à 67°C + 10min à 75°C para inativação das enzimas. Fervura por 60min. Resfriamento com chiller imersão, levou 30min pra chegar em 25°C. Levedura hidratada em 100ml de água por 30 min. Passei para balde fermentador aerando por splash com uma peneira. Fechei o balde e coloquei num frigobar com termostato setado para 18°C (variando 0,3°C pra mais e pra menos) – OG 1050. Em 12 horas o airlock estava com atividade intensa. Mais dois dias e atividade reduziu até quase parar – SG 1022. Mais 24 horas e airlock parado – SG 1022 de novo. Na prova não senti nenhum off-flavor nem doçura pronunciada demais. Lúpulo muito suave, quase imperceptível. A cor estava abaixo do esperado para o estilo.

Apesar da densidade ter reduzido relativamente pouco eu comecei a subir a temperatura pro descanso do diacetil. Vou subir 1°C por dia até chegar a 23°C. Aí faço Cold Crash por 2-3°C por 1 semana, clarificando com gelatina. Em seguida envaso em garrafas de 500ml, primming com açúcar direto na garrafa e esperar 2 semanas pra abrir a primeira.

Alguma crítica, sugestão? Tudo é bem vindo!!!
Cara talvez se na próxima bera vc fizer vc agitar mais o fermentador antes de inocular a levedura pode ajudar, por q acho q só o splash da transfega da panela para o balde eu acho pouco para a aeração adequada. No meu caso eu agito bem, quase jogo ele lá na rua (brincadeira) para agitar bem.. nunca tive problema ed pouca atenuação, na verdade as minhas sempre secam um pouco mais do q a receita... abraço!
 
Cara talvez se na próxima bera vc fizer vc agitar mais o fermentador antes de inocular a levedura pode ajudar, por q acho q só o splash da transfega da panela para o balde eu acho pouco para a aeração adequada. No meu caso eu agito bem, quase jogo ele lá na rua (brincadeira) para agitar bem.. nunca tive problema ed pouca atenuação, na verdade as minhas sempre secam um pouco mais do q a receita... abraço!
Vou brassar a segunda amanhã! Uma APA! Vou tentar aerar mais!! Vou inocular dois pacotes de US-05 para os 20 litros. Sei que o fabricante diz que um é suficiente, mas segundo o que li o mais apropriado seriam dois!
Valeu!!
 
Vou brassar a segunda amanhã! Uma APA! Vou tentar aerar mais!! Vou inocular dois pacotes de US-05 para os 20 litros. Sei que o fabricante diz que um é suficiente, mas segundo o que li o mais apropriado seriam dois!
Valeu!!

1 e suficiente. Vc vai gastar mais desnecessariamente. Já fiz 40 litros usando 1 (com starter) .

Só se fosse uma high gravity. Mas 0,75 de pitch rate 1 pct é suficiente, só hidrata antes caso não faça starter
 
1 e suficiente. Vc vai gastar mais desnecessariamente. Já fiz 40 litros usando 1 (com starter) .

Só se fosse uma high gravity. Mas 0,75 de pitch rate 1 pct é suficiente, só hidrata antes caso não faça starter
Beleza!! Vou seguir isso!! Valeu!!
 
Olá pessoal, boa noite!

Antes de tudo gostaria de agradecer por postarem tanta informação aqui nos tópicos e esclarecer N dúvidas que surgem no caminho.

Fiz minha primeira brassagem no início de agosto de uma Summer Ale 5L e neste final de semana abri algumas e percebi que a cor que envasei não e a msm que saiu da garrafa.

O processo de brassagem ocorreu conforme a receita (anexo), entretanto, a fase de maturação durou quase 20 dias devido viagem a trabalho que não estava programada. Porém, msm efetuando os testes e medindo a FG, tanto cor quanto densidade estavam dentro do previsto antes do envase.

A cor da cerveja está bem escura, o gosto resinoso, seco e cítrico e no final um pouco quase nada de adstringencia. A espuma bem pouca e não persistente mas já era esperado por conta da adição de aveia (por minha conta). Um pouco de álcool superior e cheiro aparentemente, bem pouco lembrando pão ou fermento. Tem um quê de dulçor mas acredito ter exagerado no priming visto que utilizei long neck ao invés de 600ml.
Infelizmente na ânsia de medir e verificar o andamento, não tirei fotos, mas a cor até o envase era um amarelo quase que palha e o gosto bem alcoólico.

Digamos que está "bebível" e confesso que devido os sintomas de barata tonta na hr da brassagem, me surpreendi com o resultado, embora esteja intrigada com a cor. Consegui o rendimento de 3,5L e das 3 garrafas que tomei até agora constato que saiu sim alguma coisa Ale, mas qual? 🤣 Os demais que tomaram disseram estar muito boa e refrescante, porém, não são familiarizados com artesanais.

É possível que tenha havido contaminação e oxidado a cerveja? Se isso aconteceu, a cor é o indicativo principal ou teria algo mais que eu deveria perceber?

Pergunto pois adorei o processo, (embora tenha feito apenas como parte de um curso), anotei as etapas e em breve farei outra receita igual para identificar os erros. (Já considerando que o período de maturação foi um deles). Tô encucada com a questão oxidação pq fiquei tão preocupada que no dia da brassagem não autorizei ngm a entrar na cozinha enquanto eu não finalizasse (quase 6h), sem contar a quantidade de álcool 70 e iodo que utilizei em cada etapa.

No mais, acredito que o primeiro passo foi dado com alguns percalços, mas vi que não e impossível de ser feito (por mais que tenha saído tipo o suco de tamarindo do chaves).

Agradeço desde já o espaço e boas cervejas pessoal☺️
 

Attachments

  • IMG_20201005_220929.jpg
    IMG_20201005_220929.jpg
    48.4 KB · Views: 47
  • IMG_20201002_195432.jpg
    IMG_20201002_195432.jpg
    32.5 KB · Views: 51
  • Screenshot_2020-10-05-22-33-18-377_cn.wps.xiaomi.abroad.lite.jpg
    Screenshot_2020-10-05-22-33-18-377_cn.wps.xiaomi.abroad.lite.jpg
    34.3 KB · Views: 43
  • Screenshot_2020-10-05-22-33-37-058_cn.wps.xiaomi.abroad.lite.jpg
    Screenshot_2020-10-05-22-33-37-058_cn.wps.xiaomi.abroad.lite.jpg
    30.8 KB · Views: 33
  • 16019482102222441806907233735280.jpg
    16019482102222441806907233735280.jpg
    26.4 KB · Views: 29
Olá pessoal, boa noite!

Antes de tudo gostaria de agradecer por postarem tanta informação aqui nos tópicos e esclarecer N dúvidas que surgem no caminho.

Fiz minha primeira brassagem no início de agosto de uma Summer Ale 5L e neste final de semana abri algumas e percebi que a cor que envasei não e a msm que saiu da garrafa.

O processo de brassagem ocorreu conforme a receita (anexo), entretanto, a fase de maturação durou quase 20 dias devido viagem a trabalho que não estava programada. Porém, msm efetuando os testes e medindo a FG, tanto cor quanto densidade estavam dentro do previsto antes do envase.

A cor da cerveja está bem escura, o gosto resinoso, seco e cítrico e no final um pouco quase nada de adstringencia. A espuma bem pouca e não persistente mas já era esperado por conta da adição de aveia (por minha conta). Um pouco de álcool superior e cheiro aparentemente, bem pouco lembrando pão ou fermento. Tem um quê de dulçor mas acredito ter exagerado no priming visto que utilizei long neck ao invés de 600ml.
Infelizmente na ânsia de medir e verificar o andamento, não tirei fotos, mas a cor até o envase era um amarelo quase que palha e o gosto bem alcoólico.

Digamos que está "bebível" e confesso que devido os sintomas de barata tonta na hr da brassagem, me surpreendi com o resultado, embora esteja intrigada com a cor. Consegui o rendimento de 3,5L e das 3 garrafas que tomei até agora constato que saiu sim alguma coisa Ale, mas qual? 🤣 Os demais que tomaram disseram estar muito boa e refrescante, porém, não são familiarizados com artesanais.

É possível que tenha havido contaminação e oxidado a cerveja? Se isso aconteceu, a cor é o indicativo principal ou teria algo mais que eu deveria perceber?

Pergunto pois adorei o processo, (embora tenha feito apenas como parte de um curso), anotei as etapas e em breve farei outra receita igual para identificar os erros. (Já considerando que o período de maturação foi um deles). Tô encucada com a questão oxidação pq fiquei tão preocupada que no dia da brassagem não autorizei ngm a entrar na cozinha enquanto eu não finalizasse (quase 6h), sem contar a quantidade de álcool 70 e iodo que utilizei em cada etapa.

No mais, acredito que o primeiro passo foi dado com alguns percalços, mas vi que não e impossível de ser feito (por mais que tenha saído tipo o suco de tamarindo do chaves).

Agradeço desde já o espaço e boas cervejas pessoal☺
Lais bom dia,

Antes de tudo seu processo começou muito bem em minha opinião. A cerveja ficou bem clarinha sem residuos muito grandes (residuos em artesanais são normais, principalmente com primming). Quanto a oxidação esses são os sinais mesmo. A cor ficar mais escura já não nos deixa duvida que houve muito oxigênio no seu processo de envase e/ou trasfega.

Não sei se efetua transferência de baldes, se efetua tente fazer o minimo possível de turbulência, pois a cerveja já fermentada ocasiona oxidação caso aconteça mexer muito.

Na hora do envase a mesma coisa, não faça "splash" na garrafa (nem no balde). Use aqueles enchedores de garrafas conforme foto. Isso Ajuda muito para evitar a oxidação.

De resto tá perfeito, parabéns pela breja pq ela ficou muito boa. Atenção no primming para pegar mais gas. E bebe ela, não vai jogar sua filha fora. Só jogamos em caso de contaminação. hahahaha

enchedor-de-garrafas-com-v-lvula-bottle-filler.jpg
 
Lais bom dia,

Antes de tudo seu processo começou muito bem em minha opinião. A cerveja ficou bem clarinha sem residuos muito grandes (residuos em artesanais são normais, principalmente com primming). Quanto a oxidação esses são os sinais mesmo. A cor ficar mais escura já não nos deixa duvida que houve muito oxigênio no seu processo de envase e/ou trasfega.

Não sei se efetua transferência de baldes, se efetua tente fazer o minimo possível de turbulência, pois a cerveja já fermentada ocasiona oxidação caso aconteça mexer muito.

Na hora do envase a mesma coisa, não faça "splash" na garrafa (nem no balde). Use aqueles enchedores de garrafas conforme foto. Isso Ajuda muito para evitar a oxidação.

De resto tá perfeito, parabéns pela breja pq ela ficou muito boa. Atenção no primming para pegar mais gas. E bebe ela, não vai jogar sua filha fora. Só jogamos em caso de contaminação. hahahaha

View attachment 124825
Lais bom dia,

Antes de tudo seu processo começou muito bem em minha opinião. A cerveja ficou bem clarinha sem residuos muito grandes (residuos em artesanais são normais, principalmente com primming). Quanto a oxidação esses são os sinais mesmo. A cor ficar mais escura já não nos deixa duvida que houve muito oxigênio no seu processo de envase e/ou trasfega.

Não sei se efetua transferência de baldes, se efetua tente fazer o minimo possível de turbulência, pois a cerveja já fermentada ocasiona oxidação caso aconteça mexer muito.

Na hora do envase a mesma coisa, não faça "splash" na garrafa (nem no balde). Use aqueles enchedores de garrafas conforme foto. Isso Ajuda muito para evitar a oxidação.

De resto tá perfeito, parabéns pela breja pq ela ficou muito boa. Atenção no primming para pegar mais gas. E bebe ela, não vai jogar sua filha fora. Só jogamos em caso de contaminação. hahahaha

View attachment 124825

Poxa Bruno, muito obrigada da explicação. De fato, não tenho esse item, fiz direto da torneira do balde fermentador para a garrafa, que foi levemente inclinada. Não faço trasfega pois tenho um só balde. Quanto ao priming, a primeira foto é com 14 dias e a segunda com 7. Ainda tenho algumas cervejas sem abrir e a ideia e acompanhar semanalmente e entender o que muda.

Uma vez constada a oxidação, não existe possibilidade de recuperar, correto? Outro ponto: oxidação é um impeditivo para tomar a cerveja, assim como a contaminação ou são situações diferentes?

No mais, muito obrigada pela atenção 🤗
 
Olá Lais,

1) infelizmente a oxidação näo retrocede, só avança.
2) Não há restrições para o consumo, apenas as características de sabor, aroma e aparência mudam, quase sempre pra pior. Eu beberia no curtp prazo, em vez de armazenar para comparar.

Abs
 
Poxa Bruno, muito obrigada da explicação. De fato, não tenho esse item, fiz direto da torneira do balde fermentador para a garrafa, que foi levemente inclinada. Não faço trasfega pois tenho um só balde. Quanto ao priming, a primeira foto é com 14 dias e a segunda com 7. Ainda tenho algumas cervejas sem abrir e a ideia e acompanhar semanalmente e entender o que muda.

Uma vez constada a oxidação, não existe possibilidade de recuperar, correto? Outro ponto: oxidação é um impeditivo para tomar a cerveja, assim como a contaminação ou são situações diferentes?

No mais, muito obrigada pela atenção 🤗
Lais,

O enchedor vale a pena, é um item barato que evita problemas como esse, no Lamas tava R$ 27. Você encontra mais baratos.
Quanto a reversão da oxidação sem chance, já foi. Vida que segue. Beba a cerveja pois não há riscos a você, somente mudará a apresentação e pode dar um gosto meio de papelão sabe? Por isso como o colega disse é imprescindivel o rápido consumo, pois tende a piorar.
 
Olá pessoal, boa noite!

Antes de tudo gostaria de agradecer por postarem tanta informação aqui nos tópicos e esclarecer N dúvidas que surgem no caminho.

Fiz minha primeira brassagem no início de agosto de uma Summer Ale 5L e neste final de semana abri algumas e percebi que a cor que envasei não e a msm que saiu da garrafa.

O processo de brassagem ocorreu conforme a receita (anexo), entretanto, a fase de maturação durou quase 20 dias devido viagem a trabalho que não estava programada. Porém, msm efetuando os testes e medindo a FG, tanto cor quanto densidade estavam dentro do previsto antes do envase.

A cor da cerveja está bem escura, o gosto resinoso, seco e cítrico e no final um pouco quase nada de adstringencia. A espuma bem pouca e não persistente mas já era esperado por conta da adição de aveia (por minha conta). Um pouco de álcool superior e cheiro aparentemente, bem pouco lembrando pão ou fermento. Tem um quê de dulçor mas acredito ter exagerado no priming visto que utilizei long neck ao invés de 600ml.
Infelizmente na ânsia de medir e verificar o andamento, não tirei fotos, mas a cor até o envase era um amarelo quase que palha e o gosto bem alcoólico.

Digamos que está "bebível" e confesso que devido os sintomas de barata tonta na hr da brassagem, me surpreendi com o resultado, embora esteja intrigada com a cor. Consegui o rendimento de 3,5L e das 3 garrafas que tomei até agora constato que saiu sim alguma coisa Ale, mas qual? 🤣 Os demais que tomaram disseram estar muito boa e refrescante, porém, não são familiarizados com artesanais.

É possível que tenha havido contaminação e oxidado a cerveja? Se isso aconteceu, a cor é o indicativo principal ou teria algo mais que eu deveria perceber?

Pergunto pois adorei o processo, (embora tenha feito apenas como parte de um curso), anotei as etapas e em breve farei outra receita igual para identificar os erros. (Já considerando que o período de maturação foi um deles). Tô encucada com a questão oxidação pq fiquei tão preocupada que no dia da brassagem não autorizei ngm a entrar na cozinha enquanto eu não finalizasse (quase 6h), sem contar a quantidade de álcool 70 e iodo que utilizei em cada etapa.

No mais, acredito que o primeiro passo foi dado com alguns percalços, mas vi que não e impossível de ser feito (por mais que tenha saído tipo o suco de tamarindo do chaves).

Agradeço desde já o espaço e boas cervejas pessoal☺
Olá Lais,

Parabéns pela cerveja e, diga-se de passagem, belo nome da breja kkk
Estou na minha primeira brassagem também e ela esta fermentando neste momento. Mas assisti muitos vídeos e pelo que você comentou, me parece um certo excesso de levedura, pode ter ido levedura para as garrafas ou baixa oxigenação na hora de inocular, mas não creio ser oxidação, ja que você sanitizou tudo e tomou todos os cuidados.

O que eu tenho feito é ir medindo a densidade a cada 24 horas, e esta atenuando bem... mas o principal, eu experimento a cerveja. Pois vou entendendo o caminho que esta tomando e, se preciso, ir corrigindo algo.

A maturação acredito não ser um problema, pois 20 dias esta bem legal...
Vou envasar em Post mix e fazer carbonatação forçada, e daqui uns 2 dias vou fazer o Dry Hopping.

Do mais, parabéns pela cerveja e que venham outras brassagens!
 
Vou brassar a segunda amanhã! Uma APA! Vou tentar aerar mais!! Vou inocular dois pacotes de US-05 para os 20 litros. Sei que o fabricante diz que um é suficiente, mas segundo o que li o mais apropriado seriam dois!
Valeu!!
Também tive problemas nas primeiras brejas pois não fazia starter e oxigenava pouco.
Para esses 20 litros com densidade inicial de 1056 eu faria um starter de 1 litro, com 24h de antecedência com o fermento, e oxigenaria muito bem o mosto antes de colocar no fermentador. Faço isso e nunca falha.
 
Olá Lais,

1) infelizmente a oxidação näo retrocede, só avança.
2) Não há restrições para o consumo, apenas as características de sabor, aroma e aparência mudam, quase sempre pra pior. Eu beberia no curtp prazo, em vez de armazenar para comparar.

Abs

Entendi. Já entreguei as cervejas para quem gostou e agora vou rever o que fiz no envase para não ocorrer de novo. Muito obrigada ☺️
 
Olá Lais,

Parabéns pela cerveja e, diga-se de passagem, belo nome da breja kkk
Estou na minha primeira brassagem também e ela esta fermentando neste momento. Mas assisti muitos vídeos e pelo que você comentou, me parece um certo excesso de levedura, pode ter ido levedura para as garrafas ou baixa oxigenação na hora de inocular, mas não creio ser oxidação, ja que você sanitizou tudo e tomou todos os cuidados.

O que eu tenho feito é ir medindo a densidade a cada 24 horas, e esta atenuando bem... mas o principal, eu experimento a cerveja. Pois vou entendendo o caminho que esta tomando e, se preciso, ir corrigindo algo.

A maturação acredito não ser um problema, pois 20 dias esta bem legal...
Vou envasar em Post mix e fazer carbonatação forçada, e daqui uns 2 dias vou fazer o Dry Hopping.

Do mais, parabéns pela cerveja e que venham outras brassagens!

Em relação ao nome digo que quarentena deu um tempinho extra para a criatividade😂😂😂

Já em relação ao resultado final da cerveja acredito que o problema tenha sido de fato o envase pois até então ela estava exatamente como a receita pedia: clara, leve, baixo amargor e o lúpulo era mais perceptível. Tomei todo o cuidado do mundo mas não sei dizer se todas as garrafas foram bem vedadas com o arrolhador e com isso oxidou ou o fato de não ter o enchedor e mexido demais o líquido.

E por incrível que pareça como gostaram da cerveja, ganhei outra receita que farei em breve para rever o processo e tentar aprimorar. Acredito que é testando mesmo até pegar o jeito.

Quanto as medições acabei fazendo semanal por 2 motivos: correria no trabalho e o medo de mexer demais o balde de fermentação. Vou tentar rever esse passo tbm e medir com mais frequência.

Apesar do resultado não ter saído como esperado, estou curiosa para uma outra brassagem, por mais que a execução seja totalmente caseira por aqui.

Muito obrigada das considerações ☺️
 
Lais,

O enchedor vale a pena, é um item barato que evita problemas como esse, no Lamas tava R$ 27. Você encontra mais baratos.
Quanto a reversão da oxidação sem chance, já foi. Vida que segue. Beba a cerveja pois não há riscos a você, somente mudará a apresentação e pode dar um gosto meio de papelão sabe? Por isso como o colega disse é imprescindivel o rápido consumo, pois tende a piorar.

Não conhecia esse produto e pelo valor baixo, com certeza na próxima receita terei um desse.

Muito obrigada das dicas. Esse site é quase um pós doc em cerveja caseira😊
 
Para completar o post.
Acabo de abrir a primeira garrafa!
Está com 10 dias de garrafa.
Ficou sensacional! Espuma densa e persistente, dulçor leve, sabor do malte bem presente e um toque leve de lúpulo no fim! Aroma frutado!
A cor ficou melhor que eu esperava!
Obrigado a todos pelas dicas!!

Daqui dois dias vou brassar uma APA!!

Prost!!!

bela breja brother !!
 
Não conhecia esse produto e pelo valor baixo, com certeza na próxima receita terei um desse.

Muito obrigada das dicas. Esse site é quase um pós doc em cerveja caseira😊

Lais, outro ponto de atencao pela minha experiencia é a aveia, eu não sei se tem base cientifica, mas como sou apaixonada por NEIPA, fiz muitas cervejas com aveia e em todas tive muito problema com oxidacao, principalmente com priming.

Eu vi que você mencionou sobre excesso de priming nas long neck, se você colocou mais do que 7g/L de acucar toma cuidado com a explosão das garrafas, se ja bebeu, otimo se nao é bom deixar em ambiente refrigerado, para evitar que fermentação continue ...
 
Lais, outro ponto de atencao pela minha experiencia é a aveia, eu não sei se tem base cientifica, mas como sou apaixonada por NEIPA, fiz muitas cervejas com aveia e em todas tive muito problema com oxidacao, principalmente com priming.

Fala Cleber, acho que aqui conta mais processo do que ingrediente, mas vocė tem razão sobre a Aveia, no caso a aveia não maltada.

Os estudos comentam que seu alto nível de Manganês leva a essa propensão à oxidação, veja trecho abaixo (Scott Janish) e fonte:

According to Scott Janish, author of The New IPA, “Oxygen needs to be converted to a radical activated form before it can react with other species in beer. This activation can be caused by trace metals in beer, like iron, copper, or manganese.” Scott added “Unmalted grains have more manganese than malted grains.”

“Interestingly, the grains that showed the highest manganese potential were flaked oats, which had more than three times the amount compared to a pale 2-row variety. Another malt that had slightly greater-than-average manganese content was malted wheat with 18 ppm.”

https://beermaverick.com/how-to-reduce-oxidation-of-new-england-hazy-ipas/
 
Salve pessoal, preciso de ajuda aqui. Subi a temperatura (1 grau por dia) até os 23 graus ontem. O programado era fazer o cold crash hoje! Retirei uma amostra, e a densidade não baixou nada.
OG 1050
FG 1022
Essa queda não foi muito baixa?
Procedo com o cold crash ou devo fazer algum outro procedimento pra salvar a bera?


Fala Gustavo, blz?!

Cara a minha primeira breja tbm aconteceu isso. O que deveria ter sido 1005 ficou em 1015. Como falaram a cima são muitos fatores, inclusive viabilidade da levedura. Já a partir da segunda brassagem comecei a fazer stster de vitalidade e a fermentação melhorou muito em termos de tempo e qualidade. Tem vários tutoriais na Net, mas sugiro o do Leandro do canal cerveja fácil que é direto e sem arrudeios.
 
Boa noite pessoal!

Hoje abri a última garrafa da leva que comentei só por desencargo e fiquei surpresa: carbonatação média alta, seca, aroma tinha um quê de frutado e amargor equilibrado. A cor dourada, espuma pequena e ainda com sedimentos, porém floquinhos menores. Totalmente diferente daquela marrom que postei aqui na semana passada.

Juntando as informações das demais (que os cunhados beberam) a percepção de ambos foi a msm que tive hoje: cerveja leve, clara, refrescante e um pouco encorpada.

Acredito que as outras 2 que provei de fato tenham oxidado ou exagerado no açúcar e por isso saíram diferente. Revendo o processo me lembro que não fechei todas as garrafas com a msm quantidade de líquido e em algumas demorei coisa pouca a fechar/arrolhar.

No mais, fiquei bem contente com o resultado embora não tenha certeza se a maioria do lote saiu assim. O aprendizado é não distribuir sem reservar as de testes😅

Ainda sobre o açúcar: vi um anúncio de balas de priming do Lamas. É recomendado para corrigir esse problema? (Considerando que tenha sido isso msm)

Mais uma vez, obrigada a todos e saúde 😊
 

Attachments

  • IMG-20201018-WA0013.jpg
    IMG-20201018-WA0013.jpg
    34.4 KB · Views: 20
Boa noite pessoal!

Hoje abri a última garrafa da leva que comentei só por desencargo e fiquei surpresa: carbonatação média alta, seca, aroma tinha um quê de frutado e amargor equilibrado. A cor dourada, espuma pequena e ainda com sedimentos, porém floquinhos menores. Totalmente diferente daquela marrom que postei aqui na semana passada.

Juntando as informações das demais (que os cunhados beberam) a percepção de ambos foi a msm que tive hoje: cerveja leve, clara, refrescante e um pouco encorpada.

Acredito que as outras 2 que provei de fato tenham oxidado ou exagerado no açúcar e por isso saíram diferente. Revendo o processo me lembro que não fechei todas as garrafas com a msm quantidade de líquido e em algumas demorei coisa pouca a fechar/arrolhar.

No mais, fiquei bem contente com o resultado embora não tenha certeza se a maioria do lote saiu assim. O aprendizado é não distribuir sem reservar as de testes😅

Ainda sobre o açúcar: vi um anúncio de balas de priming do Lamas. É recomendado para corrigir esse problema? (Considerando que tenha sido isso msm)

Mais uma vez, obrigada a todos e saúde 😊
Olá Lais,

Realmente parece estar muito boa!
Neste fds eu envasei e carbonatei minha primeira brassagem e posso compartilhar a experiência, que talvez faça sentido para você.

Fiz uma smash APA, bem básica....um malte, um lúpulo e boa levedura. Na sexta a tarde eu passei para o postmix e carbonatei. No sábado, estava gostosa, mas não muito limpa...eu sentia um amargor mais presente também (que é o copo da foto anexa. Nada intenso, o suficiente para dar sede para o próximo gole). Ontem a noite, fui provar novamente e esta muito mais gostosa, mais leve e limpa! não tirei foto...mas bastaram 2 dias envasada e carbonatada para melhorar. Acredito que até quarta esteja no auge kkk
Compartilho isso pois, é possível, que o tempo de maturação, envasada, tenha ajudado a equilibrar melhor a cerveja e o sedimento vai para o fundo da garrafa...apenas um chute.

SObre as balas de priming, eu não conheço e, portanto, não posso falar sobre...

Do mais, sábado agora farei uma Irish Dry Stout, e espero ter bons resultados.

image1.jpeg
 
Last edited:
Olá Lais,

Realmente parece estar muito boa!
Neste fds eu envasei e carbonatei minha primeira brassagem e posso compartilhar a experiência, que talvez faça sentido para você.

Fiz uma smash AMA, bem básica....um malte, um lúpulo e boa levedura. Na sexta a tarde eu passei para o postmix e carbonatei. No sábado, estava gostosa, mas não muito limpa...eu sentia um amargor mais presente também (que é o copo da foto anexa. Nada intenso, o suficiente para dar sede para o próximo gole). Ontem a noite, fui provar novamente e esta muito mais gostosa, mais leve e limpa! não tirei foto...mas bastaram 2 dias envasada e carbonatada para melhorar. Acredito que até quarta esteja no auge kkk
Compartilho isso pois, é possível, que o tempo de maturação, envasada, tenha ajudado a equilibrar melhor a cerveja e o sedimento vai para o fundo da garrafa...apenas um chute.

SObre as balas de priming, eu não conheço e, portanto, não posso falar sobre...

Do mais, sábado agora farei uma Irish Dry Stout, e espero ter bons resultados.

View attachment 124923

Eita que cerveja bonita 😱

Eu não tô muito por dentro do processo de post mix e vou continuar (por ora) na carbonatação em garrafa.

Em relação ao tempo de carbonatação no meu caso não sei dizer se é só isso visto que as primeiras abertas foram com 14 dias e essa última com quase um mês. Essas de 14 dias tinham boas no meio e aquela oxidada que postei.

Em resumo: fiz outra brassagem ontem, uma Ordinary Bitter e parece ser mais simples e rápida que essa primeira. O dono da brewshop indicou essa bala e disse que pode me ajudar na questão de dosagem de priming.

Anotei tudo e no envase prestarei mais atenção.

Mais uma vez obrigada pelas considerações 😊
 
Eita que cerveja bonita 😱

Eu não tô muito por dentro do processo de post mix e vou continuar (por ora) na carbonatação em garrafa.

Em relação ao tempo de carbonatação no meu caso não sei dizer se é só isso visto que as primeiras abertas foram com 14 dias e essa última com quase um mês. Essas de 14 dias tinham boas no meio e aquela oxidada que postei.

Em resumo: fiz outra brassagem ontem, uma Ordinary Bitter e parece ser mais simples e rápida que essa primeira. O dono da brewshop indicou essa bala e disse que pode me ajudar na questão de dosagem de priming.

Anotei tudo e no envase prestarei mais atenção.

Mais uma vez obrigada pelas considerações 😊
Oi Lais,

Eu ainda aposto que é seu processo de envase, podemos ver que algumas oxidaram e outras não. Então seu processo de fabricação está ok. Na ordinary bitter já não terá mais isso!
 
Boa noite pessoal!

Hoje abri a última garrafa da leva que comentei só por desencargo e fiquei surpresa: carbonatação média alta, seca, aroma tinha um quê de frutado e amargor equilibrado. A cor dourada, espuma pequena e ainda com sedimentos, porém floquinhos menores. Totalmente diferente daquela marrom que postei aqui na semana passada.

Juntando as informações das demais (que os cunhados beberam) a percepção de ambos foi a msm que tive hoje: cerveja leve, clara, refrescante e um pouco encorpada.

Acredito que as outras 2 que provei de fato tenham oxidado ou exagerado no açúcar e por isso saíram diferente. Revendo o processo me lembro que não fechei todas as garrafas com a msm quantidade de líquido e em algumas demorei coisa pouca a fechar/arrolhar.

No mais, fiquei bem contente com o resultado embora não tenha certeza se a maioria do lote saiu assim. O aprendizado é não distribuir sem reservar as de testes😅

Ainda sobre o açúcar: vi um anúncio de balas de priming do Lamas. É recomendado para corrigir esse problema? (Considerando que tenha sido isso msm)

Mais uma vez, obrigada a todos e saúde 😊

Lindas as cervejas da Lais e do Alan!

Acompanhei o desenrolar do papo sobre a sua cerveja, Lais. Que bom que foram só algumas que oxidaram.

Envazei a minha APA (PRIMEIRA BRASSAGEM) tem sete dias e devo abrir uma hoje, só de curiosidade. Mas deve demorar mais tempo para carbonatar. Fiz açúcar invertido. Vamos ver como fica. Eu também usei aquele enchedor que algum amigo te indicou ai e foi bem prático. Só na hora de arrolhar que tive dificuldade, pois achei muito duro para pressionar para baixo a alavanca, mas o arrolhador não estava fixo na bancada de pedra.

Quando tiver o resultado da bala da Lamas posta aqui para trocar figurinha. :p
 
Lindas as cervejas da Lais e do Alan!

Acompanhei o desenrolar do papo sobre a sua cerveja, Lais. Que bom que foram só algumas que oxidaram.

Envazei a minha APA (PRIMEIRA BRASSAGEM) tem sete dias e devo abrir uma hoje, só de curiosidade. Mas deve demorar mais tempo para carbonatar. Fiz açúcar invertido. Vamos ver como fica. Eu também usei aquele enchedor que algum amigo te indicou ai e foi bem prático. Só na hora de arrolhar que tive dificuldade, pois achei muito duro para pressionar para baixo a alavanca, mas o arrolhador não estava fixo na bancada de pedra.

Quando tiver o resultado da bala da Lamas posta aqui para trocar figurinha. :p

Já abre uma e posta o resultado! Já vai estar boa!
Quanto ao arrolhador é um inferno mesmo. Duro e muitas vezes dá uma beliscada na mão. Pqp! Infelizmente esse de bancada na minha opiniao é o melhor.
 
Muito bonitas as brejas de voces e espero que tenham ficados boas tambem.. Fiz uma APA semana passada e achei o aroma espetacular...

Vou deixar minha opiniao sobre as balas de carbonatacao da lamas, pois venho utilizando elas desde que comecei no mundo cervejeiro (comprei um kit pronto deles e vieram algumas, depois comprei mais umas receitas e vieram mais)

Elas sao bem pratica, sempre tive uma boa carbonatacao nas minhas utilizando uma bala (2,5g) para cada garrafa de 300 ml (uso aquelas barrigudinha de brahma)..
Como desvantagem, nao da pra fugir do padrao para uma carbonatacao especifica, e um pouco dificil de colocar na garrafa pq tem que quebrar elas para entrar na boca da garrafa.

As minhas acabaram nessa ultima leva que envasei semana passada e nao sei ainda como fazer na proxima: a ideia de fazer acucar invertido e colocar com seringa em cada garrafa nao me agrada muito e nao tenho como fazer trasfega..
 

Latest posts

Back
Top