Primeira Brassagem - IPA 20L

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

EduMozir

Well-Known Member
Joined
Jun 24, 2014
Messages
57
Reaction score
12
Pessoal,

fiz a primeira brassagem e ficam um monte de "?" e de " e se " ....
Mas vamos repassando e lendo o importante foi dar o primeiro
passo. Receita para English IPA.

Desde a moagem vão surgindo as questões mais ou menos força nos
discos de moagem.... para os diferentes tipos de grãos.... só dúvida...
para quem nunca viu uma moagem para ter referência....rsrsrsrs

Feito o que se "deveria" fazer, veio a hora do resfriamento, cheguei a uns 30graus, no chiller (30-40min) e na galadeira com sensor no fermentador cheguei a 25,5o ... então liberei a seco o T-58 sobre o mostro.

Lacrei e com o TIC17 setei para 18o coloquei na geladeira, (sensor na parede externa do fermentador) em poucas horas estabilizou. Hoje após umas 28 horas fiz uma foto que pode ser comparada com a anterior feita, minutos antes de inocular.

Fiz a foto pois não vi uma bolha sequer saindo pelo airlock.
E lógico, para iniciante fica a pulga. Por mais que tenha lido, queremos
ver ação ..... rsrs

Seguem fotos antes e hoje para a apreciação dos amigos,
e até traçarmos uma elevação graduada da temperatura.

Nos demais itens :

rendeu: 12 litros
OG: 1055 (esperada 1070)
Final FG esperada 1022.

Vou esperar até amanhã 04 ou 05 para fazer a medição da densidade novamente, que acham ?

No momento está a 18o bem estável.....

agradeço comentários

02 fotos antes / 02 fotos depois (uma com flash)
 

Attachments

  • imagejpg1_zps1158766d.jpg
    imagejpg1_zps1158766d.jpg
    32.8 KB · Views: 395
  • imagejpg2_zpsd216de45.jpg
    imagejpg2_zpsd216de45.jpg
    39.7 KB · Views: 376
  • imagejpg3_zps1b8574f6.jpg
    imagejpg3_zps1b8574f6.jpg
    72.1 KB · Views: 378
  • imagejpg4_zps05361284.jpg
    imagejpg4_zps05361284.jpg
    40.5 KB · Views: 384
Quer uma dica? NUNCA abra o fermentador. Não há necessidade nenhuma disso.

Reiterando o tópico referente a dicas para iniciantes... Falta de atividade no airlock NÃO quer dizer que seu mosto não está fermentando. Não precisa abrir a tampa do fermentador para conferir. A forma adequada de ver isso é medindo a densidade.

Entendo a ansiedade da primeira cerveja, mas relaxa.



A moagem é simples: tente expor o máximo do conteúdo interno do grão quebrando o mínimo possível de casca. Com o tempo pega jeito.




Mais uma dica... estude qual o fermento adequado para cada estilo de cerveja que está tentando fazer. O T-58 não é um fermento adequado para fermentar uma English IPA.

Entretanto, isso não quer dizer que não sairá boa usando essa levedura. Só, muito provavelmente, não será uma EIPA.
 
Rodrigo ,

grato pelo retorno. Sim a dica é importante e tenha certeza que
li algumas vezes o tópico para iniciantes rsrsrs.

Mas você falou tudo, a tal da ansiedade é bronca....
e olha que lacrei o refrigerador para melhorar a vedação. rsrsrs :eek:

A levedura que eu usei veio no kit que comprei, não decidi
sobre ela, mas estarei atento nas próximas levas a qual levedura
se adequa melhor para o tipo produzido.

Sobre medir a densidade tirando pela torneira, caso venha muito
trub, não afetará a medida ?

E outra será que terei que subir aos poucos a temperatura, conforme li em outro
tópico, até uns 24 para ir acelerando a atividade da levedura, até
não mais haver mudança na densidade ? Quando começo ?

agradeço,

:confused:
 
Ansiedade é super normal. Com o tempo melhora.

O problema desses kits prontos é que são montados muitas vezes sem critérios, e alguns são de empresas não muito sérias, o que atrapalha o pessoal que ta iniciando e não conhece muito ainda.

Antes de comprar um kit, peça a descrição completa dele, com todos os ingredientes e quantidades, idade dos lúpulos e fermento.

Sua medição é feita como? refratômetro ou densímetro? Afetar a medição afeta, pois são partículas insolúveis. Entretanto, se for pouca coisa não vai influenciar muito não (em geral as partículas decantam muito rápido, ficando apenas o fermento em suspensão, que decanta também depois de algum tempo).

Depende muito da cerveja, mas normalmente começo a subir a temperatura 1 grau por dia depois de uns 3 dias de fermentação. Aí vai depender de pessoa a pessoa e receita a receita.

Grande parte do perfil aromático da cerveja é formado nas primeiras 72 horas da fermentação, portanto, são com mudanças nessa etapa que se define parte do aroma da cerveja.
 
então Rodrigo,

uso densímentro. Vou colher um pouco do mosto amamnhã espero
sedimentar e faço a medida. Teremos 72 horas aprox.

Posto o resultado para conversarmos mais.

Sobre fornecedores dos insumos esse vou ler muito na área de receitas,
assim vamos selecionando os que trabalham com mais qualidade, até porque
daí do sul até aqui no nordeste é uma tirada e a depender do peso, via sedex
fica mais caro que os próprios ingredientes então só resta via terrestre e daí
não sabe a que condições todo o material é submetido.

vamos em frente...
 
Opa ... aqui de volta...

Colhi o mosto, estava com cheiro bem agradável
lembrei das antigas Brahmas Chopp de rótulos pretos...

Sabor suave.

Medi a densidade a 20o e deu 1029.
O esperado na receita seria 1022(ao final da produção) porém a inicial deveria ser 1070, isso daria um teor de 6,2. Como a OG deu 1055, deveria descer a FG um pouco mais para dar uma compensada até uns 1008.

Agora é estudar o melhor caminho para se chegar lá....
Se for possível lógico, tal atenuação.

Começo a subir a temperatura e meço diariamente ?

Outra coisa que percebi foi o trub.... não sei se está na média,
mas fotografei para vermos.

Um detalhe nisso tudo nem olhei o airlock, esqueci mesmo...kkkk

Abraço,

Eduardo
 

Attachments

  • 5956613a-8279-4bb5-8e83-1336368ba942_zps859f50c7.jpg
    5956613a-8279-4bb5-8e83-1336368ba942_zps859f50c7.jpg
    46.3 KB · Views: 307
  • imagejpg1_zps75ded8c0.jpg
    imagejpg1_zps75ded8c0.jpg
    29.2 KB · Views: 321
Olá, parabéns por começar nesse incrível mundo do homebrew. Uma dica que o amigo deu aí e que considero importante, é usar o fermento certo para o estilo que deseja fazer. O T 58 é um fermento belga, ele imprime características de condimento, especiarias etc, durante a fermentação. Para cervejas do estilo IPA onde o objetivo é ter o lúpulo como protagonista, você deve optar por fermentos neutros, ou seja, que não levem qualquer característica de fermento para cerva, o S 04 seria o melhor neste caso ( fermento Inglês ), o US 05 seria ótimo também. Enfim, sua cerveja ficará boa com certeza, com o tempo ficará melhor ainda, espero ter ajudado, um abraço.
 
Opa ... aqui de volta...

Colhi o mosto, estava com cheiro bem agradável
lembrei das antigas Brahmas Chopp de rótulos pretos...

Sabor suave.

Medi a densidade a 20o e deu 1029.
O esperado na receita seria 1022(ao final da produção) porém a inicial deveria ser 1070, isso daria um teor de 6,2. Como a OG deu 1055, deveria descer a FG um pouco mais para dar uma compensada até uns 1008.

Agora é estudar o melhor caminho para se chegar lá....
Se for possível lógico, tal atenuação.

Começo a subir a temperatura e meço diariamente ?

Outra coisa que percebi foi o trub.... não sei se está na média,
mas fotografei para vermos.

Um detalhe nisso tudo nem olhei o airlock, esqueci mesmo...kkkk

Abraço,

Eduardo


Eu ja começaria a subir para ajudar a atenuaçao.

não se preocupa com o fermento em suspensao nesse momento, quando terminar vai pro fundo do fermentador na etapa de clarificaçao.
 
E aí, Edu? Tranquilo?

Cara... Você não acha FG de 1022 muito alta para uma IPA?
Provavelmente ela vai ficar meio doce.
Essa FG estimada foi calculada por algum software?
De qualquer forma, se você fez a mosturação a uma média de 67° por uma hora e meia, acredito que ela deva atenuar bem mais que isso. Talvez por volta de uns 1014 de FG.

Abraço!
 
Pessoal

agradeço as orientações, como foi compra de kit,
é como vôo por instrumentos.
Mas o aprendizado está sendo bom.

Subi para 19o .... amanhã 20o.... sexta à noite meço novamente.

Grato a todos,


Eduardo
 
E aí, Edu? Tranquilo?

Cara... Você não acha FG de 1022 muito alta para uma IPA?
Provavelmente ela vai ficar meio doce.
Essa FG estimada foi calculada por algum software?
De qualquer forma, se você fez a mosturação a uma média de 67° por uma hora e meia, acredito que ela deva atenuar bem mais que isso. Talvez por volta de uns 1014 de FG.

Abraço!

Então Danilo,

estou seguindo uma "receita" que acompanhou o kit.
Com relação ao OG e FG.

Mas concordo com você vamos ver se desce para perto
disso que você falou. A mosturação segui pelo que li aqui
90 min na casa de 68o. Estou hoje com ela a 20o e vou
medir amanhã para vermos como anda essa atenuação.

Estou pensando em usar gelatina ao final, ontem li bastante
outro tópico que trata bem no detalhe esse assunto.... mas não
estou certo ainda. Já estou preparando as garrafas... kkkk
 
Então Danilo,

estou seguindo uma "receita" que acompanhou o kit.
Com relação ao OG e FG.

Mas concordo com você vamos ver se desce para perto
disso que você falou. A mosturação segui pelo que li aqui
90 min na casa de 68o. Estou hoje com ela a 20o e vou
medir amanhã para vermos como anda essa atenuação.

Estou pensando em usar gelatina ao final, ontem li bastante
outro tópico que trata bem no detalhe esse assunto.... mas não
estou certo ainda. Já estou preparando as garrafas... kkkk

Recomendo a utilização da gelatina, fiz uma English Pale Ale, a filtragem não foi muito boa e levei trub para o fermentador, após o término da fermentação secundária, baixei para 0º por 48h, apliquei 12g de gelatina e engarrafei após mais 48h, ficou cristalina e carbonatou em 12 dias com priming 6g/litro.
Na próxima vou deixar mais uns dias para minimizar a borra de fermento no fundo da garrafa.
 
Edu você fez a mesma coisa que eu, abriu o fermentador por não ver o air locker borbulhando, acho que é ansiedade normal de iniciante, kkkk. Em tempo, minha primeira breja fica pronta sábado, espero ansioso mas agora com mais paciência. ;)
 
Recomendo a utilização da gelatina, fiz uma English Pale Ale, a filtragem não foi muito boa e levei trub para o fermentador, após o término da fermentação secundária, baixei para 0º por 48h, apliquei 12g de gelatina e engarrafei após mais 48h, ficou cristalina e carbonatou em 12 dias com priming 6g/litro.
Na próxima vou deixar mais uns dias para minimizar a borra de fermento no fundo da garrafa.

Boa Mateus.

Então você partiu para 0o por 48 horas, aplicou a gelatina e foram
mais 48 horas. Você acha que após a gelatina deveria ter ido para
96 horas ao invés das 48, dando melhor resultado ?



hehe Marchi, pense.... agora nem olho mais, mudo a temperatura
e pronto... amanhã dou uma olhada nele... mas estou interessado
mesmo é na densidade.... atenuando é que importa. Só aprendizado.

abração pessoal
 
Fiz a coleta e medição da densidade....

Posso estar errado mas achei pouca mudança.
Deu algo entre 1025-1026. A dois dias estava
a 1029. A temperatura subi para 22º.

Subindo um grau por dia.... amanhã vai para 23°.

O ritmo é esse mesmo....?

abraço
 

Attachments

  • 09d0dd1b-2a0b-41bb-9d05-94010e5b5766_zps74e730d1.jpg
    09d0dd1b-2a0b-41bb-9d05-94010e5b5766_zps74e730d1.jpg
    98.7 KB · Views: 186
Então pessoal...

E agora ?

Medi hoje a densidade novamente e feita as devidas conversões, não vi mudança entre a leitura entre sexta-feira e hoje. (24° hoje)

O que poderia ser... acabou a atenuação, mesmo alta assim ?

Será tempo de trocar o balde fermentador e passar para o segundo estágio ? Esperar mais uns dois dias, trocar de balde, esfriar umas 48 horas, gelatina, e mais umas 48 horas ? ....

O que me deixou mais pensativo foi o aroma que estava tão
ativo e agradável e agora estava bem fraco.... não sei exatamente o porque.

Para ter uma ideia de como andam as leveduras .... peguei os 250ml que usei do mosto adicionei 3g de açucar normal mesmo coloquei em uma long neck e coloquei o manômetro. Para ver a quantas andam as leveduras se ainda estavam ativas, visto que o air lock não deu sinal de vida em momento algum.... em breve deve dar alguma variação.


O que vocês acham ? Agradeço se puderem orientar, não quero perder a cerveja, quero ir até o final, e rever todos os erros cometidos, para ir evitando-os ....

abraço
 
Edu,

A densidade ainda está bastante alta. Eu deixaria mais um tempo em temperatura de fermentação. Dá uma chacoalhada no fermentador para ressuspender um pouco o fermento e deixa mais alguns dias para ver se atenua mais.

Dependendo da temperatura que vc brassou pode ter gerado bastante açúcar não fermentável, fazendo com que fique bastante açúcar residual.

Mas mesmo assim faria isso, chacoalhar e esperar mais um pouco.

Não há necessidade de trocar de balde, pode deixar no mesmo sem problemas (é até melhor, para evitar contaminações).

Perder a cerveja vc não vai, fica tranquilo.

abraço
 
Opa Rodrigo,

vou chacoalhar....

Essa cerva pode até demorar mas eu quero beber.... kkkk

Vou esperar e na quarta vejo a quantas anda a densidade.

Mantive na brassagem 68°, e mash up a 76°.

Eu andei pensando em aeração antes de inocular o fermento,
isso eu realmente não fiz. Mas vamos ver sua dica, conversamos
em breve.

agradeço mais uma vez.
 
Como vc usou fermento seco, não há necessidade de aeração.

Acho que essa temperatura não justificaria a fg alta assim.

Acho que deve baixar mais sim.
 
Opa, não tenho certeza do que estou falando, mas vou falar mesmo assim ;)

Se for mexer o fermentador sugiro cuidado pra não misturar aquele resíduo esverdeado da espuma da fermentação, se não me engano pode dar um sabor adstringente, ainda mais pra uma IPA.

Minha primeira ficou assim e eu mexi pra suspender a levedura, li em algum lugar que podia ser isso...

Bom, espero que fique boa! Abraço
 
Hehe valeu Valtert.... eu espero também .... vamos ver.... grato.
 
Last edited:
Discordo um pouco do que o amigo falou sobre não precisar aerar o mosto. Ainda que tenha usado fermento seco, a aeração do mosto é muito importante sim, seja com bombinha, sacudindo o fermentador ou deixando o mosto cair no fermentador de certa altura (o famoso splash). Se não aerou, com certeza a fermentação foi prejudicada. Uma coisa que não é obrigatória mais que se for feita da uma diferença danada é a hidratação do fermento seco. Na real acho que não há mais o que fazer a não ser levar pra maturação envasar e beber a cerveja. Espero ter ajudado, um abraço!:mug:
 
Discordo um pouco do que o amigo falou sobre não precisar aerar o mosto. Ainda que tenha usado fermento seco, a aeração do mosto é muito importante sim, seja com bombinha, sacudindo o fermentador ou deixando o mosto cair no fermentador de certa altura (o famoso splash). Se não aerou, com certeza a fermentação foi prejudicada. Uma coisa que não é obrigatória mais que se for feita da uma diferença danada é a hidratação do fermento seco. Na real acho que não há mais o que fazer a não ser levar pra maturação envasar e beber a cerveja. Espero ter ajudado, um abraço!:mug:

A levedura liofilizada já possui reservas suficientes de esteróis e ácidos graxos para iniciar a fermentação, uma vez que como o processo de liofilização é muito agressivo, os laboratórios induzem a produção deles logo antes de realizar o processo.

Demorei um pouco para aceitar tal teoria, mas já existem diversos estudos na área que comprovam que para levedura liofilizada não é necessário oxigenação.

Já com levedura líquida ou reaproveitada o negócio é diferente. É necessário de 8 a 10 ppm de oxigênio dissolvido.

Fazer por splash, sacodir o fermentador ou usando bombinha, não é muito eficiente. Eles não provém nem a metade de oxigênio dissolvido necessário para a fermentação.

Oxigenação para esses casos só é efetiva mesmo usando oxigênio puro.
 
Cara, isso ta parecendo mais fonte de estudo divulgada por empresas que comercializam fermento seco. Enfim, cada um com seus estudos e suas convicções. Grande abraço!
 
Pessoal, sem querer ser dono da verdade, mas no curso de Tecnologia Cervejeira do SENAI, eles falam que realmente o fermento liofilizado já vem inclusive com os nutrientes necessários, e o que de fato se torna necessário é a ativação do fermento, com agua previamente fervida....no erlemayer e tal.......realmente não sendo necessária a oxigenação....na prática, todas as cervejas que fiz foram assim, de baixo ou alto OG (como no caso de uma Russian Imperial Stout que também fiz) e não teve nenhum problema de atenuaçao. E mais, quando vc faz a ativação, consegue ainda que superficialmente, perceber se o fermento está adequado (velho, fora de validade, etc.).
 
O legal dessas conversas por aquí é que aguça a vontade de aprender cada vez mais. Dando uma pesquisada no livro do Chris White, no site Braukaiser e também no artigo postado pelo amigo confrade, retifico então o meu comentário acima sobre ser obrigatório a aeração do mosto para fermento seco. Porém, continuarei aerando via splash e por vezes com bombinha como sempre fiz quando usei fermento seco, embora saiba agora que não é obrigatório, acredito que esses 4-5ppm de O2 que se consegue com esses métodos, não prejudique em nada a cerveja pronta e que podem sim ajudar o trabalho do fermento. Pretendo também fazer uma experiência usando azeite como forma de aumentar os ufa's. Um abraço a todos!:ban:
 
Então pessoal,

dois dias após chacoalhar o mosto..... as leveduras :cross:
não quiseram papo.... com correção, da temperatura, 24°,
deu no 1026..... pedindo auxílio aos universitários....

Cold crash ? Me parece que é o que me resta. :confused:

Vou descobrir agora quanto meu refrigerador consegue
baixar a temperatura.....

E aê alguma ideia ?

abraço
 
Opa pessoal,

espero final de semana que vem já ter cerveja no ponto
para servir.... Vamos ver....

Hoje tem 08 dias que fiz o envaze e a carbonatação
está indo bem tranquila, pelos cálculos devo chegar
a 2,5 (esperado), durante a semana.

Experimentei uma na quinta, quando marcava 1,5,
estava razoável, mas confio que a carbonatação
e mais esse tempo deve dar uma melhorada boa...

:mug:
 

Attachments

  • manometro_zps46edceef.jpg
    manometro_zps46edceef.jpg
    49.6 KB · Views: 125
Pessoal,

abri uma 600 ml ontem (manômetro 2,1), fez o barulho natural de abertura, psiiii, e já apresentava bolhas no corpo, mas não formou espuma. O manômetro continua subindo numa média de 1 décimo por dia, em temperatura ambiente. (26-28°).


Li que a característica dela é de 2 a 2,5. Vou esperar até chagar nos 2,5, aí pergunto só colocar na geladeira e consumir ?

Ou é melhor deixar um tempo na geladeira para melhor absorção do CO2 pela cerveja ?

Uma coisa ficou bem clara para mim, ela durante o processo apresentava um aroma bem marcante, gostoso mesmo, e agora não percebo, tenho que chegar bem dentro do copo para ter algum aroma e não tão (cerveja) quanto antes.

Provei com esposa e amigos e todos acharam forte, deve ser fruto do FG alto 1026, acho que vai sobrar para mim.... kkkkkkkk

Já estou com os maltes e afins para a próxima leva, American Amber Ale,
mas tenho que ler a prender muito ainda sobre "sparge" e recirculação, que tenho para mim que foi onde desandou o processo.

o que vocês acham ?

Valeu!
 
Pessoal, deixa eu ver se entendi.

O estilo IPA sugere de 1.5 a 2.3 de volume de CO2, no caso com 2.0 daria a 27ºC uma pressão de 26.2 PSI. EduMozir, se isso que disse estiver correto, deveria parar de carbonatar como está na foto q postou (caso tenha escolhido 2.0 de volume), pois se passar de 26 PSI já ficará mais carbonatada do que vc quer. Oq está olhando é pressão em BAR e não volume de CO2 como manda o estilo.

Me corrijam se estiver errado.

Abraço
 
Se for como você está dizendo, viajei longe.... Hummm e ainda sem fazer espuma.... bronca.
 
#Jorge_Barbosa,

então grande experiência, ficou boa enfim,
e foi toda bebida os 11 litros dos 20 esperados....:tank:

Apesar da atenuação não ser a esperada, ficou bem
alcoólica...

Bebi a última garrafa em janeiro. Estava excelente.

Bebi pois a tampa estava enferrujando fiquei com
medo de estragar....

Vou na décima brassagem e aprendendo....

:rockin:
 
Back
Top