Primeira Brassagem [Cream Ale]

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

tenplacebo

Well-Known Member
Joined
Jun 23, 2020
Messages
47
Reaction score
7
Location
Paraguai
Olá caros amigos cervejeiros.
Tenho algumas dúvidas aqui quanto ao processo.

Fiz minha primeira brassagem com amigos. Foi uma Cream Ale.
Atualmente esta fermentando.

Dúvidas:
1- o Airlock não esta borbulhando (presumo que há vazamento no balde. Não mexi em nada, deixei. A densidade caiu para 1025. Esta espumando e com cheiro característico). Devo me preocupar?

2- Devo reduzir a temperatura em gradiente? ou desco de 18ºc pra 5º de uma vez só?

obrigado.
 
Olá caros amigos cervejeiros.
Tenho algumas dúvidas aqui quanto ao processo.

Fiz minha primeira brassagem com amigos. Foi uma Cream Ale.
Atualmente esta fermentando.

Dúvidas:
1- o Airlock não esta borbulhando (presumo que há vazamento no balde. Não mexi em nada, deixei. A densidade caiu para 1025. Esta espumando e com cheiro característico). Devo me preocupar?

2- Devo reduzir a temperatura em gradiente? ou desco de 18ºc pra 5º de uma vez só?

obrigado.

1 -Fique tranquilo quanto ao airlock, apenas vede bem pq se está mal vedado pode alem de sair entrar coisas que não são legais. Isso na sua proxima brassagem, agora deixa correr. A espuma que vc diz é o Krauzen, se tem significa que estão trabalhando(leveduras)

2 - Eu desço de 5 em 5 graus, não gosto de dar sustos nas leveduras nem pra mais nem pra menos. E tento atingir o minimo possível pro cold crash, 0 graus se possível.
 
Bom dia, sou iniciante também, estou na minha terceira brassagem, mas pelo que tenho visto, o vazamento em si não é um grande problema, isso porquê a pressão de dentro do balde é maior que a de fora e isso dificulta a entrada de ar, também, pode ser que você não tenha percebido a fase ativa da fermentação, tem vezes que para de borbulhar com um dia apenas. a água do airlock está nivelada? Se não estiver, provavelmente não tem vazamento.

Quanto a redução, acredito que vai muito do estilo e do cervejeiro, já vi gnt falando da diminuição gradual, não sei se dá diferença, nas minhas eu reduzi de uma só vez e os resultados foram bons.
 
1 -Fique tranquilo quanto ao airlock, apenas vede bem pq se está mal vedado pode alem de sair entrar coisas que não são legais. Isso na sua proxima brassagem, agora deixa correr. A espuma que vc diz é o Krauzen, se tem significa que estão trabalhando(leveduras)

2 - Eu desço de 5 em 5 graus, não gosto de dar sustos nas leveduras nem pra mais nem pra menos. E tento atingir o minimo possível pro cold crash, 0 graus se possível.
Entendi, obrigado.
Segundo as recomendações desço pra 5ºC e mantenho por 8 dias. Fiquei interessado em saber sobre os 0º C. Se houve algum benefício comparado com 5º C eu seto pra 0ºC.
 
Bom dia, sou iniciante também, estou na minha terceira brassagem, mas pelo que tenho visto, o vazamento em si não é um grande problema, isso porquê a pressão de dentro do balde é maior que a de fora e isso dificulta a entrada de ar, também, pode ser que você não tenha percebido a fase ativa da fermentação, tem vezes que para de borbulhar com um dia apenas. a água do airlock está nivelada? Se não estiver, provavelmente não tem vazamento.

Quanto a redução, acredito que vai muito do estilo e do cervejeiro, já vi gnt falando da diminuição gradual, não sei se dá diferença, nas minhas eu reduzi de uma só vez e os resultados foram bons.
a água do airlock estava nivelada, porém retornou ao nível por algum motivo.
Entendi! obrigado.

outra dúvida: O freezer tem uma diferença de 2 graus pra menos do que o termostato mostra, isso significa que esta fermentando a 15/16 graus.
há algum problema nisso?
ainda tenho 2 dias, to pensando eu subir essa temperatura, jogar pra 19, 20 kkk
 
a água do airlock estava nivelada, porém retornou ao nível por algum motivo.
Entendi! obrigado.

outra dúvida: O freezer tem uma diferença de 2 graus pra menos do que o termostato mostra, isso significa que esta fermentando a 15/16 graus.
há algum problema nisso?
ainda tenho 2 dias, to pensando eu subir essa temperatura, jogar pra 19, 20 kkk
Isso depende de qual a levedura que está usando. Qual é?
 
Sobre o 0 ou 5
Eu enxergo da seguinte forma
Qual breja ta fazendo? Se for lupulada e baixar pra zero grau no balde voce vai sugar bastante ar atmosferico pra dentro do balde, diminuindo a vida util da sua breja por oxidacao
Zero grau é melhor pra clarificacao do que cinco graus, clarifica mais rapido

Sobre baixar a temperatura, so nao baixo de uma vez se for reaproveitar levedura
Se nao for reaproveitar eu meto zero grau de uma vez
Nunca percebi off flavor baixando pra zero grau de uma vez e isso acelera a clarificacao porque fica mais tempo a zero graus, logo diminui o tempo total do processo
 
Sobre o 0 ou 5
Eu enxergo da seguinte forma
Qual breja ta fazendo? Se for lupulada e baixar pra zero grau no balde voce vai sugar bastante ar atmosferico pra dentro do balde, diminuindo a vida util da sua breja por oxidacao
Zero grau é melhor pra clarificacao do que cinco graus, clarifica mais rapido

Sobre baixar a temperatura, so nao baixo de uma vez se for reaproveitar levedura
Se nao for reaproveitar eu meto zero grau de uma vez
Nunca percebi off flavor baixando pra zero grau de uma vez e isso acelera a clarificacao porque fica mais tempo a zero graus, logo diminui o tempo total do processo
Então nesse caso após a fermentação primária e secundária, baixo a temperatura ainda mais (vulgo cold crash certo?) e depois entro com o primming.
confere?
 
Isso
Fermentacao primaria vc ve pela atenuacao
Fermentacao secundaria, de acordo com off flavor, tipo diacetil
Cold crash clarifica e arredonda o sabor decantando tudo, inclusive levedura que muda o gosto da breja tb
Depois envasar keg ou garrafa
 
Isso
Fermentacao primaria vc ve pela atenuacao
Fermentacao secundaria, de acordo com off flavor, tipo diacetil
Cold crash clarifica e arredonda o sabor decantando tudo, inclusive levedura que muda o gosto da breja tb
Depois envasar keg ou garrafa
Entendi. Obrigado. Aproveitando essa deixa: A clariicação com gelatina eu vi que é possível fazer assim que iniciado o cold crash, ou seja, espera-se 2 dias, adiciona-se a gelatina e aguarda-se mais 3 dias. Isso entre 0 e 2 graus certo? Enfim, depois disso faço o primming na temperatura que estiver mesmo?
 
Entendi. Obrigado. Aproveitando essa deixa: A clariicação com gelatina eu vi que é possível fazer assim que iniciado o cold crash, ou seja, espera-se 2 dias, adiciona-se a gelatina e aguarda-se mais 3 dias. Isso entre 0 e 2 graus certo? Enfim, depois disso faço o primming na temperatura que estiver mesmo?
Entao cara
Quando a breja ta em 10 graus ja da pra tacar gelatina
Entao eu vou la seto meu termostato a 0 graus e e depois de 24 horas a zero graus eu jogo a gelatina
Aguardo 48 horas e boa

Eu faco isso tudo no keg por sinal kkk
 
Entao cara
Quando a breja ta em 10 graus ja da pra tacar gelatina
Entao eu vou la seto meu termostato a 0 graus e e depois de 24 horas a zero graus eu jogo a gelatina
Aguardo 48 horas e boa

Eu faco isso tudo no keg por sinal kkk
Opa, boto fé!!!
e depois no momento de envasar, como fica o residual de gelatina?
Tu envasa direto do fermentador?
 
Opa, boto fé!!!
e depois no momento de envasar, como fica o residual de gelatina?
Tu envasa direto do fermentador?
Envaso direto do Fermentador mesmo
Quando fazia primming eu testei varios metodos, o que eu mais gostei foi envasar direto do fermentador e colocar em cada garrafa o primming com seringa
Me dava a carbonatacao que eu queria sempre
Quando eu misturava tudo as vezes tinha uma diferenca entre as garrafas
Eu nao gosto de jogar pra outro balde porque qualquer trasfega aumenta oxidacao da cerveja
Eu to fazendo transferencia fechada agora do fermentador para o keg
 
Olá caros amigos cervejeiros.
Tenho algumas dúvidas aqui quanto ao processo.

Fiz minha primeira brassagem com amigos. Foi uma Cream Ale.
Atualmente esta fermentando.

Dúvidas:
1- o Airlock não esta borbulhando (presumo que há vazamento no balde. Não mexi em nada, deixei. A densidade caiu para 1025. Esta espumando e com cheiro característico). Devo me preocupar?

2- Devo reduzir a temperatura em gradiente? ou desco de 18ºc pra 5º de uma vez só?

obrigado.

a minha primeira também foi uma Cream Ale. O Balde que comprei não vedou nem a pau. O Airlock não borbulhou, mas depois de alguns dias usando uma lanterna, percebi as laterais internas do balde toda espirrada de levedura. O processo ocorreu sem problemas, cabonatei forçado e meti pra dentro. Sensacional. Mas troquei o balde. Comprei uma bombona de 20l e o antigo balde será usado para moer malte. Tapei o buraco da torneira e vida que segue.
CB98CF40-4C66-40B1-814B-BCA1B3453AA0.jpeg
 
a minha primeira também foi uma Cream Ale. O Balde que comprei não vedou nem a pau. O Airlock não borbulhou, mas depois de alguns dias usando uma lanterna, percebi as laterais internas do balde toda espirrada de levedura. O processo ocorreu sem problemas, cabonatei forçado e meti pra dentro. Sensacional. Mas troquei o balde. Comprei uma bombona de 20l e o antigo balde será usado para moer malte. Tapei o buraco da torneira e vida que segue.
View attachment 124156
Ta loco
Que primeira breja top
A minha foi uma apa de um kit comprado que saiu parecendo mijo
 
Olá caros amigos cervejeiros.
Tenho algumas dúvidas aqui quanto ao processo.

Fiz minha primeira brassagem com amigos. Foi uma Cream Ale.
Atualmente esta fermentando.

Dúvidas:
1- o Airlock não esta borbulhando (presumo que há vazamento no balde. Não mexi em nada, deixei. A densidade caiu para 1025. Esta espumando e com cheiro característico). Devo me preocupar?

2- Devo reduzir a temperatura em gradiente? ou desco de 18ºc pra 5º de uma vez só?

obrigado.

1 - Tá fermentando, relaxa. Meus airlocks nunca borbulharam.
2 - Eu particularmente acho MUITO mais proveitoso jogar pra 0 de uma vez só. Na real eu jogo pra -1ºC e esqueço. Não consigo entender esse mantra de abaixar de 5 em 5, a técnica se chama COLD CRASH não é a toa, mas enfim.
 
a minha primeira também foi uma Cream Ale. O Balde que comprei não vedou nem a pau. O Airlock não borbulhou, mas depois de alguns dias usando uma lanterna, percebi as laterais internas do balde toda espirrada de levedura. O processo ocorreu sem problemas, cabonatei forçado e meti pra dentro. Sensacional. Mas troquei o balde. Comprei uma bombona de 20l e o antigo balde será usado para moer malte. Tapei o buraco da torneira e vida que segue.
View attachment 124156
Belíssima!!!
Assim que servir e obter o resultado eu postarei aqui para comparação. Usou Whirfloc ou gelatina?
 
1 - Tá fermentando, relaxa. Meus airlocks nunca borbulharam.
2 - Eu particularmente acho MUITO mais proveitoso jogar pra 0 de uma vez só. Na real eu jogo pra -1ºC e esqueço. Não consigo entender esse mantra de abaixar de 5 em 5, a técnica se chama COLD CRASH não é a toa, mas enfim.
Interessante. Ontem setei para 6ºC e percebi a temperatura interna em 4ºC. (+-2ºC)
Hoje setei para 2ºC e espero que a temperatura interna fique entre 0ºC e 1ºC.
 
1 - Tá fermentando, relaxa. Meus airlocks nunca borbulharam.
2 - Eu particularmente acho MUITO mais proveitoso jogar pra 0 de uma vez só. Na real eu jogo pra -1ºC e esqueço. Não consigo entender esse mantra de abaixar de 5 em 5, a técnica se chama COLD CRASH não é a toa, mas enfim.
meu chapeu... nunca borbulhou e acha normal??
 
Gelatina. Na proxima vou testar com whirfloc
Como é a primeira brassagem, eu não tenho muito parâmetro para comparação.

Clarificou bastante (com gelatina). Cream Ale ainda, cara é praticamente um mijinho, tem uma cor bem sutil mesmo, extremamente translúcido ficou. ( a partir da 3 garrafa foi clarificando cada vez mais)

segue o único registro que fiz:

1596546023074.png

Quando eu servir no copo eu mando foto aqui.
 
meu chapeu... nunca borbulhou e acha normal??
Pelo o que li a respeito:
- Borbular é causado pelo CO2 produzido pelas leveduras. Se não borbulha, ou vc tem um head space muito grande ou a vedação do seu balde não é das melhores. Mas não borbulhar é apenas uma consequencia do processo de fermentação, que vai acontecer de qualquer forma.
O problema é se o balde não estiver bem lacrado você corre o risco de ter contaminação. No meu caso não aconteceu.
 
meu chapeu... nunca borbulhou e acha normal??
Dificilmente o meu borbulha, talvez algum vazamento na tampa ou no buraco do airlock. Nem por isso minhas fermentações não acontecem ou contaminam (nunca me ocorreu). Nem tudo é perfeito e como dizem os manuais, aliás, quase nada, na produção caseira de cerveja né haha

Abraço.
 
Pra nao dizer que nuuuunca borbulhou, só passou a borbulhar depois que comprei uma bombona, com anel de vedação e trava de tampa que faz com que a saída de gás mais facilitada seja a do airlock. Mas em grande parte dos baldes, o CO2 sai pela tampa mesmo.
 
Pra nao dizer que nuuuunca borbulhou, só passou a borbulhar depois que comprei uma bombona, com anel de vedação e trava de tampa que faz com que a saída de gás mais facilitada seja a do airlock. Mas em grande parte dos baldes, o CO2 sai pela tampa mesmo.
Exato... tenho a mesma experiencia que a tua.
Tenho dois baldes e os dois vazam. Um deles vazava demais e transformei em balde comum pra moer o malte. O outro eu comprei uma tampa nova e finalmente vedou. A tampa até parece uns milimetros menor que a antiga. Acho que isso contribuiu pra vedação.
Comprei uma bombona de 20litros, daquelas que tem borracha no canal da tampa e trava por enforcamento. Essa realmente é vedada ao extremo. Borbulha que é uma beleza.

Essa coisa de borbulhar tem muito mais apelo visual e psicologico do que prático.
 
Desde que comecei a fazer cerveja eu sempre usei balde alimentício e sempre borbulhou pra caramba. Quase sempre acontece blow off e suja meu frigobar todo, e deixo um head space legal. Estou com uma leva no 10º dia de fermentação e ainda escuto borbulhando às vezes. O dia que não borbulhar mais vou saber que está na hora de trocar de balde ou pegar uma bombona.
 
Desde que comecei a fazer cerveja eu sempre usei balde alimentício e sempre borbulhou pra caramba. Quase sempre acontece blow off e suja meu frigobar todo, e deixo um head space legal. Estou com uma leva no 10º dia de fermentação e ainda escuto borbulhando às vezes. O dia que não borbulhar mais vou saber que está na hora de trocar de balde ou pegar uma bombona.
Tenho 10 fermentadores (baldes alimentícios) de vários tamanhos dos quais a metade vaza e não borbulha. É frustrante não ver e ouvir o airlock em ação mas não atrapalha em nada a fermentação.
 
Tenho 10 fermentadores (baldes alimentícios) de vários tamanhos dos quais a metade vaza e não borbulha. É frustrante não ver e ouvir o airlock em ação mas não atrapalha em nada a fermentação.
Você tem dificuldade em abrir os baldes? Cara, eu custo a abrir meus baldes. Não sei se eu tenho algum problema, mas acho difícil demais. Comprei uma daquelas chaves que teoricamente ajudam a abrir, mas percebi que joguei dinheiro fora. A forma mais simples que encontrei até hoje é pegar um talher qualquer e encaixar o cabo entre a tampa e o balde. Assim vou girando o talher e fazendo força pra cima, até ouvir um estalo, que significa que ela não está mais totalmente selada. Aí depois e ir puxando por toda a circunferência e ir soltando a tampa aos poucos.
 
Você tem dificuldade em abrir os baldes? Cara, eu custo a abrir meus baldes. Não sei se eu tenho algum problema, mas acho difícil demais. Comprei uma daquelas chaves que teoricamente ajudam a abrir, mas percebi que joguei dinheiro fora. A forma mais simples que encontrei até hoje é pegar um talher qualquer e encaixar o cabo entre a tampa e o balde. Assim vou girando o talher e fazendo força pra cima, até ouvir um estalo, que significa que ela não está mais totalmente selada. Aí depois e ir puxando por toda a circunferência e ir soltando a tampa aos poucos.
Normalmente abro com as mãos, mesmo. Quando está muito gelado, depois do cold, fica meio duro, aí abro com a chave mesmo. Vou experimentar a colher na próxima.
 
Você tem dificuldade em abrir os baldes? Cara, eu custo a abrir meus baldes. Não sei se eu tenho algum problema, mas acho difícil demais. Comprei uma daquelas chaves que teoricamente ajudam a abrir, mas percebi que joguei dinheiro fora. A forma mais simples que encontrei até hoje é pegar um talher qualquer e encaixar o cabo entre a tampa e o balde. Assim vou girando o talher e fazendo força pra cima, até ouvir um estalo, que significa que ela não está mais totalmente selada. Aí depois e ir puxando por toda a circunferência e ir soltando a tampa aos poucos.
https://loja.weconsultoria.com.br/abridor-de-balde-brewder-p50492/
 
Você tem dificuldade em abrir os baldes? Cara, eu custo a abrir meus baldes. Não sei se eu tenho algum problema, mas acho difícil demais. Comprei uma daquelas chaves que teoricamente ajudam a abrir, mas percebi que joguei dinheiro fora. A forma mais simples que encontrei até hoje é pegar um talher qualquer e encaixar o cabo entre a tampa e o balde. Assim vou girando o talher e fazendo força pra cima, até ouvir um estalo, que significa que ela não está mais totalmente selada. Aí depois e ir puxando por toda a circunferência e ir soltando a tampa aos poucos.
 

Attachments

  • Abridor.png
    Abridor.png
    11.3 KB · Views: 0
a minha primeira também foi uma Cream Ale. O Balde que comprei não vedou nem a pau. O Airlock não borbulhou, mas depois de alguns dias usando uma lanterna, percebi as laterais internas do balde toda espirrada de levedura. O processo ocorreu sem problemas, cabonatei forçado e meti pra dentro. Sensacional. Mas troquei o balde. Comprei uma bombona de 20l e o antigo balde será usado para moer malte. Tapei o buraco da torneira e vida que segue.
View attachment 124156

1597749593714.png

Caro amigo, esta aí o resultado.
Confessor que ficou excelente.
Brassado entre 62 e 66. Com o amargor do lp Nugget (8g - 60min).
e saborizado com o lp Hersbrucker 10g - 15min.
 
Back
Top