Quantcast
  • We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

Primeira Brassagem [Cream Ale]

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

Afiliado
6/2/20
1 - Tá fermentando, relaxa. Meus airlocks nunca borbulharam.
2 - Eu particularmente acho MUITO mais proveitoso jogar pra 0 de uma vez só. Na real eu jogo pra -1ºC e esqueço. Não consigo entender esse mantra de abaixar de 5 em 5, a técnica se chama COLD CRASH não é a toa, mas enfim.
meu chapeu... nunca borbulhou e acha normal??

tenplacebo

Member
Afiliado
23/6/20
Gelatina. Na proxima vou testar com whirfloc
Como é a primeira brassagem, eu não tenho muito parâmetro para comparação.

Clarificou bastante (com gelatina). Cream Ale ainda, cara é praticamente um mijinho, tem uma cor bem sutil mesmo, extremamente translúcido ficou. ( a partir da 3 garrafa foi clarificando cada vez mais)

segue o único registro que fiz:

1596546023074.png
Quando eu servir no copo eu mando foto aqui.

Rick Morais

Member
Afiliado
13/7/20
Pelo o que li a respeito:
- Borbular é causado pelo CO2 produzido pelas leveduras. Se não borbulha, ou vc tem um head space muito grande ou a vedação do seu balde não é das melhores. Mas não borbulhar é apenas uma consequencia do processo de fermentação, que vai acontecer de qualquer forma.
O problema é se o balde não estiver bem lacrado você corre o risco de ter contaminação. No meu caso não aconteceu.

Cassiano Schneider

Well-Known Member
Afiliado
20/5/19
Dificilmente o meu borbulha, talvez algum vazamento na tampa ou no buraco do airlock. Nem por isso minhas fermentações não acontecem ou contaminam (nunca me ocorreu). Nem tudo é perfeito e como dizem os manuais, aliás, quase nada, na produção caseira de cerveja né haha

Abraço.

Breno Bonioli

Well-Known Member
Afiliado
13/8/18
Pra nao dizer que nuuuunca borbulhou, só passou a borbulhar depois que comprei uma bombona, com anel de vedação e trava de tampa que faz com que a saída de gás mais facilitada seja a do airlock. Mas em grande parte dos baldes, o CO2 sai pela tampa mesmo.

Rick Morais

Member
Afiliado
13/7/20
Pra nao dizer que nuuuunca borbulhou, só passou a borbulhar depois que comprei uma bombona, com anel de vedação e trava de tampa que faz com que a saída de gás mais facilitada seja a do airlock. Mas em grande parte dos baldes, o CO2 sai pela tampa mesmo.
Exato... tenho a mesma experiencia que a tua.
Tenho dois baldes e os dois vazam. Um deles vazava demais e transformei em balde comum pra moer o malte. O outro eu comprei uma tampa nova e finalmente vedou. A tampa até parece uns milimetros menor que a antiga. Acho que isso contribuiu pra vedação.
Comprei uma bombona de 20litros, daquelas que tem borracha no canal da tampa e trava por enforcamento. Essa realmente é vedada ao extremo. Borbulha que é uma beleza.

Essa coisa de borbulhar tem muito mais apelo visual e psicologico do que prático.

Celso Peres

Well-Known Member
Afiliado
22/2/20
Desde que comecei a fazer cerveja eu sempre usei balde alimentício e sempre borbulhou pra caramba. Quase sempre acontece blow off e suja meu frigobar todo, e deixo um head space legal. Estou com uma leva no 10º dia de fermentação e ainda escuto borbulhando às vezes. O dia que não borbulhar mais vou saber que está na hora de trocar de balde ou pegar uma bombona.

EngRocha

Well-Known Member
Afiliado
19/5/17
Desde que comecei a fazer cerveja eu sempre usei balde alimentício e sempre borbulhou pra caramba. Quase sempre acontece blow off e suja meu frigobar todo, e deixo um head space legal. Estou com uma leva no 10º dia de fermentação e ainda escuto borbulhando às vezes. O dia que não borbulhar mais vou saber que está na hora de trocar de balde ou pegar uma bombona.
Tenho 10 fermentadores (baldes alimentícios) de vários tamanhos dos quais a metade vaza e não borbulha. É frustrante não ver e ouvir o airlock em ação mas não atrapalha em nada a fermentação.

Celso Peres

Well-Known Member
Afiliado
22/2/20
Tenho 10 fermentadores (baldes alimentícios) de vários tamanhos dos quais a metade vaza e não borbulha. É frustrante não ver e ouvir o airlock em ação mas não atrapalha em nada a fermentação.
Você tem dificuldade em abrir os baldes? Cara, eu custo a abrir meus baldes. Não sei se eu tenho algum problema, mas acho difícil demais. Comprei uma daquelas chaves que teoricamente ajudam a abrir, mas percebi que joguei dinheiro fora. A forma mais simples que encontrei até hoje é pegar um talher qualquer e encaixar o cabo entre a tampa e o balde. Assim vou girando o talher e fazendo força pra cima, até ouvir um estalo, que significa que ela não está mais totalmente selada. Aí depois e ir puxando por toda a circunferência e ir soltando a tampa aos poucos.

EngRocha

Well-Known Member
Afiliado
19/5/17
Você tem dificuldade em abrir os baldes? Cara, eu custo a abrir meus baldes. Não sei se eu tenho algum problema, mas acho difícil demais. Comprei uma daquelas chaves que teoricamente ajudam a abrir, mas percebi que joguei dinheiro fora. A forma mais simples que encontrei até hoje é pegar um talher qualquer e encaixar o cabo entre a tampa e o balde. Assim vou girando o talher e fazendo força pra cima, até ouvir um estalo, que significa que ela não está mais totalmente selada. Aí depois e ir puxando por toda a circunferência e ir soltando a tampa aos poucos.
Normalmente abro com as mãos, mesmo. Quando está muito gelado, depois do cold, fica meio duro, aí abro com a chave mesmo. Vou experimentar a colher na próxima.

Hausbrauerei Fleck

Active Member
Afiliado
9/6/20

Hausbrauerei Fleck

Active Member
Afiliado
9/6/20

Attachments

tenplacebo

Member
Afiliado
23/6/20
a minha primeira também foi uma Cream Ale. O Balde que comprei não vedou nem a pau. O Airlock não borbulhou, mas depois de alguns dias usando uma lanterna, percebi as laterais internas do balde toda espirrada de levedura. O processo ocorreu sem problemas, cabonatei forçado e meti pra dentro. Sensacional. Mas troquei o balde. Comprei uma bombona de 20l e o antigo balde será usado para moer malte. Tapei o buraco da torneira e vida que segue.
Ver anexo 124156
1597749593714.png
Caro amigo, esta aí o resultado.
Confessor que ficou excelente.
Brassado entre 62 e 66. Com o amargor do lp Nugget (8g - 60min).
e saborizado com o lp Hersbrucker 10g - 15min.

tenplacebo

Member
Afiliado
23/6/20
Este foi o resultado da Cream Ale.photo5035430692057622638.jpg
Fiquei sem palavras.
Depois de tantos erros, tinha tudo pra essa bera ir pro espaço e azedar.
Surpreendentemente ficou excelente

Latest posts