Primeira brassagem BIAB + como calcular eficiência

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Sep 24, 2019
Messages
17
Reaction score
4
Location
Bauru - SP
Fala, galera. Em breve farei a minha primeira brassagem. Acho que vai ser uma American Wheat (não sei se seria a melhor escolha pra primeira brassagem, mas vamos lá).
Tenho algumas dúvidas
- Vou fazer recirculação, mas não sei qual seria o melhor momento. Pq no BIAB não dá pra deixar o fogo ligado sem mexer os grãos... Se eu mexer os grãos, jogo minha recirculação por água abaixo.. Se a panela ficar aberta por muito tempo, vai perder temperatura e, portanto, vou ter que ligar o fogo e mexer os grãos.. tem problema eu recircular no final? Quando estiver prestes a fazer a lavagem?

- Para a receita... Se eu usar malte de trigo ao invés de usar o trigo não maltado, eu preciso fazer parada proteica? Até onde eu li, falam pra fazer a parada proteica apenas para grãos não maltados, está correto isso?

-Agora quanto a eficiência.. muito se fala sobre a eficiência e eu gostaria de saber como ajustar as minhas próximas receitas de acordo com o meu equipamento. Como faço o cálculo da eficiência? Eu sei que pro BIAB o "normal" seria algo em torno de 65%, mas gostaria de saber com mais precisão quanto que meu equipamento vai conseguir.

Obrigado a todos.
 
Bom, para saber sua eficiência é só fazendo cerveja mesmo.
Faz uma receita bem básica, baratinha, pega no Google q tem muitas. Veja a eficiência indicada na sua receita, veja a og da receita e compara com a sua og obtida.
Com isso, se sua og ficou igual a da receita, suas eficiências são iguais.
Não foi igual? Pega um app desses de homebrew coloca sua receita e vai mexendo na eficiência até bater a og do APP com a aferida na sua Brassagem.

Não ligue muito para eficiência no começo. 0,5% de álcool não vai acabar com sua cerveja.
Se sua eficiência for muito baixa:
Na próxima Brassagem aumenta a quantidade de malte base.
Ou reveja seu método.
Se preocupe mais em aprender os métodos e depois pensa em eficiência.
 
Sobre o seu método. Biab não recircula. Vc mexe qnd o fogo estiver aceso e levanta os grãos no final.

Usar recirculacao no Biab é inútil, quando for levantar o saco de grãos vai sujar a cerveja toda. A recirculacao q tinha deixado td limpo vai ter adiantado de nada.

Sobre a parada proteica. Na minha opniao, eu faço oq não custa nada, mas tem gente que diz q não serve de muita coisa não. Se quiser faz, se não quiser não faz.
 
Cara, tenho BIAB e só faço recirculação com a resistência ligada pra não caramelizar o mosto, e também por questão de dar uma ajudinha na conversão do amido e extração dos açucares, e em relação a limpidez do mosto, sembre-se mosto claro não significa cerveja límpida, usa whirlfloc, faz whirlpool deixa descansar uns 20 min pra sedimentar bem, e manda pro fermentador, e usa e abuse do ColdCrash @ 3ºC, essa é minha dica.

EDIT: se eu não atingir a OG que eu queria sempre faço correção com açúcar invertido, por a sacarose já vai estar quebrada em glicose e frutose, não reduz corpo(baseado nas minhas experiencias) a treta é que se tu colocar direto açúcar refinado vai deixar a levedura preguiçosa, pois ela vai fazer a invertase diretamente no mosto que é a quebra da sacarose em glicose e frutose. e a preferencia da levedura sempre vai ser glicose e frutose(monossacarídeos), só depois que ela vai querer consumir as cadeias mais longas de açucares(dissacaridásicos[2 moleculas] e polissacarídeos[3 moleculas ou mais]), como maltose e maltotriose.
Pois é mais facil pra ela consumir cadeias mais curtas, e isso pode resultar em FG alta por exemplo 1.015-1.010
 

Attachments

  • maltose_gr.jpg
    maltose_gr.jpg
    15.7 KB · Views: 2
  • Maltotriose-structure.jpg
    Maltotriose-structure.jpg
    58.4 KB · Views: 2
  • sacarose.png
    sacarose.png
    5.7 KB · Views: 2
Last edited:
Fala Felipe! Então a essência do BIAB é a simplicidade do processo. Você optando pelo BIAB imagino que também seja pelo fato dessa forma de fazer ser menos trabalhosa e mais simples. É interessante pras primeiras vezes, sem trabalho excessivo, pra você ir entendendo e percebendo o funcionamento do processo e as teorias com calma.
Pode fazer recirculação e lavagem? Pode. Precisa? Aí é outra estória...
De forma simplificada, pra que serve a recirculação? Pra clarificar o mosto. Mas também serve pra equalizar a temperatura e, também, evitar a caramelização do mosto no fundo da panela, principalmente quando o fogo está ligado.
A lavagem vai aumentar a sua eficiência, pois vai extrair açúcares residuais que podem ainda estar "presos" aos grãos. Agora quanto? 1%? 5%? 10%? Depende. Vale a pena? Depende também.
Parada proteica pra trigo maltado? Eu não faria. Pra grãos maltados e modificados não há necessidade.
Agora em relação a eficiência... Cara as vezes isso acaba sendo uma paranoia, quase uma obsessão pra alguns. Um conselho que eu posso te dar já que está iniciando é: Não se preocupe com isso! Pelo menos não agora.
Tem que fazer a primeira brassagem, anotar tudo o que puder, usar um software pra desenvolver a receita e o processo, e como o confrade acima falou coletar esses dados e depois comparar pra saber qual foi sua eficiência com esse equipamento. Talvez você já saiba, mas fica ligado que esse conceito de eficiência é estritamente ligado a extração e conversão de açúcares durante a mostura.
Mas, vamos dizer assim, a eficiência total do processo (que seria o quão próximo do planejado foi o seu resultado final) você vai ter que levar em consideração as perdas, quantidade de água, temperatura da mostura, taxa de evaporação, equipamento (tamanho da panela e tipo do fogareiro), processo de fermentação e por aí vai...
Última dica, eu ajustaria essa eficiência pra menos, 55% é um valor legal pra primeira vez.
Taca fogo!
 
Back
Top