Primeira Brassagem (American Blond Ale)

Discussão em 'Iniciantes' iniciado por Castello, 7/3/18.

1. 7/3/18 #1

Castello

Castello

Castello

Member

Afiliado:
    5/3/18
    Curtidas Recebidas:
    2
    Olá pessoal, meu nome é Eduardo Castello, sou novo no fórum e no tema de fabricação caseira.

Fiz a compra no lamas de um daqueles kit receitas de 5L, pois meu frigobar só chega no final do mês e o único lugar que tenho para controlar a temperatura enquanto isso é pequeno (Isopor e garrafa congelada).

Vamos lá!

Ingredientes:
    1,0kg Pilsen
    0,1kg Caramalt
    7g Lúpulo Willamette
    Fermento US-05

Utilizei o BIAB, além de maior facilidade para iniciantes, minha panela não tinha torneira para recircular.

Brassagem
    60 minutos a 68ºC
    10 minutos descanso (fogo desligado)
    Fiz algumas lavagens até alcançar um volume de 6L +/-
    Fiz uma medição de densidade: 1035

Fervura
    Lúpulo adicionado no inicio da fervura
    60 minutos de fervura
    Faltando 15 minutos, utilizei uma pastilha de Whirfloc
    5 minutos descanso
    Whirpool e aguardei mais 5 minutos

Resfriamento
    Fiz em bacia com gelo. Esfriou bem rápido pois o volume não era tão grande.
    Esqueci de medir a OG depois da fervura :(

Fermentação
    Fiz a hidratação do fermento durante 30 minutos em 100ml de água e depois passei tudo para o balde fermentador.
    A intenção é deixar até segunda (12/03) completando 9 dias em 18ºC.

Neste ponto, pela empolgação acabei não prestando muita atenção as instruções do fermento e acabei utilizando todo o pacotinho do US-05, em um volume teórico de 5L. Utilizei muito fermento correto? O que isso pode me causar? Fiz umas pesquisas e o pouco que achei foi dizendo que era melhor errar para mais do que para menos. Mas acho que errei para muito mais!! =[

Bom, o restante do processo vou atualizando no tópico conforme vou executando. Mas adianto que pretendo fazer maturação por 15 dias por volta dos 5ºC e carbonatação na garrafa visto que o kit veio balinha para facilitar.

Desculpem meus bem prováveis erros cometidos, mas como disse sou novato e estou aprendendo com os erros.
    Pretendo fazer um curso básico esse final de semana, mas estava muito ansioso e precisei me aventurar kkkkk..

Depois coloco umas fotos dos processos já executados.

Tinha esquecido de falar... Fiz sanitização com Kalyclean e alcool 70 os baldes, mangueiras e tudo que teve contato com a cerva

[]´s

2. 8/3/18 #2

JuniorBolzani

JuniorBolzani

JuniorBolzani

Well-Known Member

Afiliado:
    15/12/16
    Curtidas Recebidas:
    92
    Show! pra primeira vez, fez bem certinho. Só deu bobeira por não medir a OG, agora fica complicado pra saber o teor alcoólico, já que esses kit nunca acertam a OG na prática, o valor que vem na receita escrita nunca bate, sempre está acima do real. Mas ok.

Por ser uma American Blonde acho que deveria ter algum lúpulo de aroma no fim da fervura, mas não teve... Paciência, ficará boa, mas sem aroma de lúpulo (clássico americano), o que não quer dizer que esta receita está errada, é apenas um gosto pessoal de um viciado em lupulagem.

Não esquenta tanto a cabeça de ter colocado todo pacote do US-05 nesses 5L de mosto, normal, muito provavelmente não trará prejuízos na breja pronta, na verdade a maior chance é de faze-la ficar melhor devido a taxa de inoculação ter sido alta.

Sobre a carbonatação, eu não usaria essas balas de açúcar do lamas, não entram direito na garrada (tem que ficar quebrando) e a chance de contaminação fazendo desta forma é mais alta. Faça com açúcar branco de mesa, na proporção de 5,5g/L. Ferva em aproximadamente 100ml (volume final do primming) de água filtrada e resfrie. O mais importante aqui em termos de uniformidade de carbonatação das garrafas é MISTURAR A CERVEJA NO PRIMMING, ou seja, joga o primming no balde de envase e por cima dele derrame lentamente a breja, assim a mistura será muito mais homogenia.

Em pouco tempo vc irá adquirir uma forma de fazer suas próprias receitas (beerSmith, Brewers friend, etc) e não mais irá comprar kits prontos.

Boa sorte!

3. 8/3/18 #3

Castello

Castello

Castello

Member

Afiliado:
    5/3/18
    Curtidas Recebidas:
    2
    Obrigado pela resposta JuniorBolzani!
    Fiquei mais tranquilo quanto ao fermento rsrsrs.

Andei conversando com um amigo que tem um pouco mais de experiencia e ele me sugeriu que pela quantidade de fermento, talvez a fermentação termine mais rápido.
    Por isso to querendo medir a densidade... Mas dei mole e o balde da fermentação está sem a torneira. Vou ter que abrir por cima mesmo para fazer essa medição. Tem algum problema em abrir caso ainda esteja em fermentação?

Vou sanitizar um copinho para tirar e tampar o balde logo em seguida.

[]´s

4. 8/3/18 #4

kadupenido

kadupenido

kadupenido

Active Member

Afiliado:
    6/3/16
    Curtidas Recebidas:
    2
    Em relação ao whirfloc uma pastilha normalmente e pra 100 lts...
    Fraciona ela na próxima

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Snoop curtiu isso.
  5. 9/3/18 #5

Castello

Castello

Castello

Member

Afiliado:
    5/3/18
    Curtidas Recebidas:
    2

Show kadupenido! Obrigado pela dica!

6. 9/3/18 #6

JuniorBolzani

JuniorBolzani

JuniorBolzani

Well-Known Member

Afiliado:
    15/12/16
    Curtidas Recebidas:
    92
    Verdade, tem a questão do whirlfloc. A dose usual recomendada é de 250mg/10L, ou seja, 2,5g (1 pastilha) para 100L. Melhor adequar, o excesso pode prejudicar a fermentação...

Para retirar a breja pela parte de cima, é mais fácil utilizar um sifão/auto-sifão. Se vai medir a densidade com um refratômetro só precisa retirar uma gota e tenha em mente que terá que corrigir o resultado, devido a presença do alcool e co2.

7. 9/3/18 #7

Castello

Castello

Castello

Member

Afiliado:
    5/3/18
    Curtidas Recebidas:
    2
    Pessoal, hoje eu abri para medir a densidade.
    Deu 1.048 :confused:
    Está alta não está? Tem algo a fazer?
    Hoje é o sexto dia de fermentação.

Com relação ao sabor e aroma, estão bons.
    Em anexo como anda a coloração.

Arquivos Anexados:

8. 9/3/18 #8

kadupenido

kadupenido

kadupenido

Active Member

Afiliado:
    6/3/16
    Curtidas Recebidas:
    2

Mediu com densímetro ? Fez a correção de temperatura ?

9. 9/3/18 #9

Castello

Castello

Castello

Member

Afiliado:
    5/3/18
    Curtidas Recebidas:
    2

sim, densimetro..
    usei o app do lamas para converter, mas deu quase igual, pois medi a 23ºC

10. 9/3/18 #10

Castello

Castello

Castello

Member

Afiliado:
    5/3/18
    Curtidas Recebidas:
    2
    Achei ainda este trecho no tópico fixo sobre dúvidas:

"Mas se você mediu com densímetro, e está bem acima do esperado, bom, aí pode ter sido por uma SÉRIE de motivos que nem vou entrar em detalhes aqui, mas cogite a hipótese de hidratar mais fermento e adicionar no fermentador. Às vezes funciona."

11. 12/3/18 #11

JuniorBolzani

JuniorBolzani

JuniorBolzani

Well-Known Member

Afiliado:
    15/12/16
    Curtidas Recebidas:
    92
    Puts... Colocou 1 pk de US-05 em 5L e após 6 dias a densidade bateu 1,048?:confused:

Cara, alguma coisa muito errada aconteceu... Pode ser uma infinidade de coisas. Por exemplo, tirou o fermento da geladeira (gelado) e hidratou sem esperar algumas horas fora da geladeira, água de hidratação muito quente/fria, deixou o pacote de fermento muito próximo a uma fonte de calor alta (exemplo fogareiro, resistência, sol direto, etc), deu azar e comprou um pacote já bastante judiado ou fora da validade, etc, etc etc...

Uma coisa que foi crítica foi essa adição monstra de whirlfloc, 1 pastilha para 5L é excessivo demais. A dose normalmente gira em torno de 250mg/10L, ou seja, se uma pastilha tem cerca de 2,5g para esses 5L seria necessário apenas 125mg e vc usou uma dosagem 20 vezes maior. É sabido que o whirlfloc em excesso pode atrapalhar a atuação e saúde do fermento.

Tudo que eu fiz foi conjecturar, não há como saber ao certo o que ocorreu de fato. Se fosse eu vc, hidrataria mais um pacote de fermento US-05 e inocularia, lembrando sempre de equiparar as temperaturas dentro de um limite aceitável (cerca de até 5ºC de diferença).

Boa sorte.

12. 12/3/18 #12

Castello

Castello

Castello

Member

Afiliado:
    5/3/18
    Curtidas Recebidas:
    2
    Valeu JuniorBolzani, por mais uma vez dar dicas valiosas!

Então, essa minha brassagem foi a primeira e realmente cometi muito erros. Porém o aprendizado que trouxe foi enorme. Anotei tudo que fiz... Assim fica fácil saber onde errei e não errar novamente.

Meu fermento realmente eu tirei direto da geladeira para a hidratação (25-30ºC)
    O Whirfloc foi em excesso.
    Provei e não achei muito doce... tinha era muita lama.. aproximadamente 30-40% do volume total.

Concordo que o correto seria hidratar mais um pacotinho e tentar algo, mas tem tão pouca cerveja que achei melhor seguir e ver no que vai dar e continuar aprendendo com isso.
    Deve ter próximo de 3L, talvez um pouco menos.
    Troquei de balde fazendo uma filtragem e está maturando a 10ºC. É o mínimo que estou conseguindo chegar com isopor.

Meu frigobar chega no fim do mês e farei uma brassagem um pouco maior (20L), e dessa vez espero não cometer pelo menos os mesmos erros (rsrsrs).

13. 12/3/18 #13

rafaelodp

rafaelodp

rafaelodp

Well-Known Member

Afiliado:
    30/6/14
    Curtidas Recebidas:
    16
    Perae, trocou de balde e fez uma filtragem?

Ela terminou de atenuar antes de você baixar a temperatura para clarificar?

14. 12/3/18 #14

Alex

Alex

Alex

Well-Known Member

Afiliado:
    7/9/16
    Curtidas Recebidas:
    55
    Mediu a temperatura do mosto qdo colocou o fermento?

15. 13/3/18 #15

Snoop

Snoop

Snoop

Well-Known Member

Afiliado:
    12/3/17
    Curtidas Recebidas:
    25
    Cara, há uma grande chance de vc fabricar uma bomba se envasar em garrafas. Mediu a densidade novamente antes de baixar a temperatura?

16. 13/3/18 #16

Castello

Castello

Castello

Member

Afiliado:
    5/3/18
    Curtidas Recebidas:
    2
    Troquei de balde com sifão, e botei tipo uma peneira na ponta para evitar de levar lama.

Sim, abaixo de 30C. Entre 25-30.

Medi sim.. Só passei para maturação pq a densidade estava estagnada.
    Já li sobre o risco de explosão das garrafas.
    Provei a cerveja e não achei doce, isso influencia em saber se ainda havia açucar fermentavel? Pq posso ter errado no controle de temperatura da mostura/fervura e ter soltado outros açucares, deixando mais denso?

17. 13/3/18 #17

Snoop

Snoop

Snoop

Well-Known Member

Afiliado:
    12/3/17
    Curtidas Recebidas:
    25
    Fala Castello.
    Qual foi sua OG?
    Com esse grist de maltes a sua FG não pode estar correta em 1048.
    Como já disseram acima, vc não deve ter inoculado levedura sadia (ou mesmo viva).
    Eu subiria a temperatura e inocularia um novo pacote de us-05 hidratado. A não ser que vc não esteja medindo corretamente.
    Nessa densidade (1048) vc deveria sentir um residual bem doce na cerveja, arrisco dizer que há possibilidade de vc ter mosto em vez de cerveja.

* Lembrando que vc mediu a densidade ao fim da mostura e acusou 1038. Digamos que com a evaporação vc tenha passado de 1048, mas não foi muito mais do que isso.

18. 13/3/18 #18

lucasorth

lucasorth

lucasorth

Active Member

Afiliado:
    13/1/17
    Curtidas Recebidas:
    5
    Esses 60 minutos tava com o fogo ligado então? Se Sim, manteve controlado para que ficasse em 68C?

Qual a temperatura desses 100ml que usou pra hidratar? Ajustou a temperatura e depois adicionou o fermento? Deixou em descanso/misturou a cada 5 minutos?

19. 13/3/18 #19

Krishna

Krishna

Krishna

Well-Known Member

Afiliado:
    18/9/16
    Curtidas Recebidas:
    67
    Eu recomendaria vc a olhar com cuidado as dicas e avisos que o peasoal está dando pra vc. Tá muito esquisito todo o processo de fermentação. Agora, com og nas alturas, vc passa pra maturação e faz uma "filtração" (?). Tá muito estranho...

"Garrafas bomba" acorrem com muito menos açúcar que a 1048. Nesse nível de açúcar, se a refermentação ocorrer na garrafa, vc vai fazer bombas atômicas...

20. 13/3/18 #20

jeanpaullopes

jeanpaullopes

jeanpaullopes

Well-Known Member

Afiliado:
    17/5/16
    Curtidas Recebidas:
    375
    Sem falar que tua filtração na trasfega não deve ter retirado quase nada de levedura. Uma peneira não segura a lama. teria que ser um filtro como os de água para isto, ai ficando praticamente sem levedura.

Compartilhe esta Página