1. We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.
    Fechar Aviso

Primeira Brassagem Airlock Esvaziou

Discussão em 'Iniciantes' iniciado por Igor Alexander Fernandes, 18/9/19.

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

1. 18/9/19 #1

Igor Alexander Fernandes

Igor Alexander Fernandes

Igor Alexander Fernandes

Member

Afiliado:
    11/9/19
    Curtidas Recebidas:
    0
    Bom dia gente. Agradeço a quem puder contribuir. Fiz minha primeira brassagem e tava tudo normal. Ontem reduzi a temperatura para 9°C e hoje quando fui checar o Airlock estava quase vazio. O problema é que eu tinha feito uma solução com ácido peracético. Já ouvi e li que a solução dia dê 24h a 48h porém encontrei um artigo da área de odontologia em que cita que a solução tem validade de 28 dias. Alguém tem experiência com o ácido peracético? O risco de contaminação é grande?

Fé cervejeira modo on!

2. 18/9/19 #2

JPianco

JPianco

JPianco

Well-Known Member

Afiliado:
    30/11/16
    Curtidas Recebidas:
    6
    Salve! Fica tranquilo contaminar não vai. A quantidade de peracético deve ser insignificante, tem que ver a litragem de breja e o tamanho do airlock, mas normalmente é isso. Agora se fosse uma quantidade grande aí poderia matar as leveduras ou trazer algum off flavor.
    Agora fica ligado que toda vez que acabar a fermentação, antes de fazer o cold crash pra clarificar, você deve tirar o airlock e tampar o furo, pois a diferença de pressão pela baixa da temperatura "suga" o líquido do airlock pra dentro do fermentador.

3. 18/9/19 #3

Renato_Maia

Renato_Maia

Renato_Maia

Active Member

Afiliado:
    31/8/17
    Curtidas Recebidas:
    5
    Se você reduziu pra 9°C, penso que sua breja já esteja na fase de maturação, ok? Fica tranquilo, nessa fase, as leveduras já fizeram seu serviço e a acidez da breja é para estar bem maior que a do início da fermentação, isso diminui bastante, mas não elimina, o risco de contaminação. Já aconteceu comigo do airlock esvaziar, reabasteci e segui em frente. Depois de fazer uma leva com uma cepa nervosa da Levteck, em que vazou o krause mesmo tendo um bom headspace, vou passar a usar o blow-off - uma garrafinha conectada a uma mangueira - ao invés do airlock.

4. 18/9/19 #4

Igor Alexander Fernandes

Igor Alexander Fernandes

Igor Alexander Fernandes

Member

Afiliado:
    11/9/19
    Curtidas Recebidas:
    0
    Ah que bom, o airlock é normal de 3 peças o qual eu enchi até a linha mesmo, ainda ficou 1 dedo de solução. Vou ficar atento a essas etapas. Quanto a volume, são 10 litros. Obrigado pela ajuda.

5. 18/9/19 #5

Igor Alexander Fernandes

Igor Alexander Fernandes

Igor Alexander Fernandes

Member

Afiliado:
    11/9/19
    Curtidas Recebidas:
    0
    Isso mesmo, já fui para maturação, ainda me sobrou um dedo de solução, resolvi deixar assim, rsrsrs. Pensei no blow-off mas o meu headspace estava muito grande, fermentador 22L e volume de 10L. Obrigado mesmo, como eu disse, vou contar com a Fé cervejeira agora!

Compartilhe esta Página