Primeira Brassagem – BIAB - Irish Red Ale 5L

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Filipe Quati

Well-Known Member
Joined
Mar 29, 2020
Messages
257
Reaction score
198
Location
Brasília, DF
Fala pessoal!
Enquanto me preparava para fazer minha primeira brasagem, vi muito posts de iniciantes descrevendo a sua inauguração, o que me ajudou muito ao planejar a minha. Faço o mesmo na esperança de poder ajudar o próximo!

BIAB, panela de 13L, balde fermentador de 5L, fogão caseiro, refratômetro (moro em apartamento pequeno).

03/04/2020 - Irish Red Ale 5L
750g de Malte Agraria
250g de Malte Munique Tipo I
75g de Malte Crystal 150
30g de Malte Carafa Espeial Tipo III
20g de Lúpulo Challenger
1/4 de Levedura S-04

5L de água, 60’ à 69ºC. 2,5L para lavagem.
Brassagem finalizada: entre 7 e 7,5L de mosto, e OG pré-fervura de 1.038.

Fervura a 97ºC (Brasília, a 1.100m) por 60’. Taxa de evaporação de 2L/hora.
Final da fervura: 5,5L, OG 1.049 (receita previa OG de 1.044).
Não sei fazer os cálculos de eficiência ainda, mas gostei!!

Resfriamento em banho-maria, 40’ para chegar em 30ºC (tenho que melhorar isso, colocando bem mais gelo).
Para o balde de fermentação foi entre 4 e 4,5L, com headspace de 25%.
Acho que fiz alguma cagada no whirlpool, pois ficou muito sedimento boiando.

Começou a fermentação hoje: 10 dias a 20ºC, e 4 dias a 5ºC, para envase.
FG esperado: 1.010, com ABV 4,4% (deve ficar um pouco mais alcoólica).

Próxima vez vou diluir mais água no final da fervura para adequar o OG, e completar esse espaço no balde. Qual headspace é suficiente?
Também achei ela bem escura, considerando que a cor esperada é SRM 13/ EBC 26. Espero que vá clarificando.

Aos novatos, espero que ajude.
Aos mais experientes, qualquer sugestão/crítica/pitaco será muito bem-vinda!

Abraço, e obrigado pelas dicas que sempre li nesse fórum!
 

Attachments

  • IMG_2748.jpg
    IMG_2748.jpg
    61 KB · Views: 40
  • IMG_2760.jpg
    IMG_2760.jpg
    43.4 KB · Views: 48
  • IMG_2767.jpg
    IMG_2767.jpg
    27.6 KB · Views: 51
  • IMG_2770.jpg
    IMG_2770.jpg
    47.1 KB · Views: 51
Gostei do seu baldinho transparente... Mas não esqueça de deixar ele em um local com pouca iluminação... Quanto a fermentação, costumo deixar mais alguns dias em temperatura menor, tipo 7 dias em ambiente + 7 em geladeira a uns 16° e 5 em 2°... Mas nunca fiz nesse esquema aí, então não esqueça de postar os resultados!
Quanto ao Whirlpool, notei que quanto menor o volume menor a eficiência dele mesmo... Quando comecei minhas levas de 10L o Whirlpool era quase que igual a nada... Qua do aumentei o tamanho da panela para 40L já notei diferença absurda na eficiência dele, e em panelas de 100 vira praticamente um montinho no centro... Costumo completar com água também pra chegar na OG, não esqueça de ferver antes... Complete sempre antes de colocar o fermento, daí não precisa esperar resfriar antes da diluição.
 
Pois é, a To Brew também tem balde branco e preto. Acabei escolhendo o transparente porque to fermentando em um cooler, e vou fazer o cold crash numa cervejeira fechada, então fica protegido da luz. E ver a levedura trabalhando é bacana!!
Muito obrigado pelas dicas, Edgar!
 
Filipe, aqui eu estou testando o aplicativo We Calculate Beer, que é gratuito, mas existem até sites melhores para você calcular rendimento. Gosto dele pq sou iniciante tbm (6 brassagens), e ele é fácil de mexer. Só adicionar os ingredientes.

Inclusive, esse app já te fornece diversos dados importantes, incluindo a cor da cerveja.
 
Excelente, Lucas! Obrigado pela atenção de ter colocado a receita no App! Vou baixar e estudar isso.

Em relação aos maltes, acho que você tem razão. Peguei a receita no Cerveja Fácil, e lá dizia “Malte Black”, e minha Brew Shop “escolheu” o Carafa. Fiz testes em outros aplicativos, e de fato todos apontam uma cor bem mais escura que o pretendido. Já serviu de aprendizado: não custa rever a indicação da loja ;)
 
Eu que te agradeço por ter compartilhado a experiência.

Dá uma pesquisada sobre equivalência de maltes. Você vai achar uma tabela com a maioria dos maltes que encontramos no mercado. Aí quando vc for repetir uma receita e n achar o malte no Brewshop, vc vê um equivalente. Que geralmente confere a mesma cor, e demais atributos, à cerveja.
 
Fala galera! Atualizando o post e com uma dúvida sobre a fermentação.

O previsto eram 10 dias na fermentação primária a 20°C. Tive algumas dificuldades em regular a temperatura (cooler + garrafa de gelo).

OG 1049
FG (esperado): 1010
Densidade no 4º dia: 1029 (1016 corrigido).
Densidade no 6º dia: 1029 (1016 corrigido) - maior parte do trub já sedimentado, zero atividade visível na cerveja, algumas poucas bolhas no Air Lock.

Tive que viajar, motivo pelo qual só me restou deixar a cerveja na geladeira a 11°C, até eu voltar no 9º dia. Tenho certeza que a FG será a mesma. O que eu faço então:

A) volto aumentar a temperatura para fazer um descanso de diacetil;
B) aproveito que já está mais fria (e com levedura mais inativa) e já reduzo a temperatura para Cold Crash e posterior gelatina?

Em qualquer dos casos, vocês acham que eu devo aumentar o tempo de Cold Crash e maturação na garrafa, para “corrigir” essas falhas na fermentação?

Obrigado!!
 

Attachments

  • 1634FB55-41C5-452C-8428-9FE0C7F39F64.jpeg
    1634FB55-41C5-452C-8428-9FE0C7F39F64.jpeg
    41.1 KB · Views: 14
20200407_192001.jpg

Também sou novato nesta arte.
Essa é minha Irish Red Ale, a terceira breja que faço.
Abri a primeira garrafa essa semana e do que eu tinha ficado meio decepcionado com as outras duas anteriores (weiss e whitibier), digo que acertei agora.
A ceva ficou sensacional.
Fermentei a 18º, com a atenuação, no sexto dia, subi para 23º onde deixei por mais 3 dias e depois rebaixei para 8º por mais sete dias.
Desci para 0º e deixei por 3 dias quando acrescentei gelatina e depois mais 2 dias até envasar.
Era para esperar uma semana, mas no quinto dia não aguentei e abri uma ou duas para experimentar.
Usei a levedura S04 que teve uma floculação imensa e deixou a ceva bem neutra, com o malte tomando conta dela.
Não irei postar a receita agora pq estou no serviço (em plena sexta-feira santa) e ela esta em casa.
 
Fala galera! Atualizando o post e com uma dúvida sobre a fermentação.

O previsto eram 10 dias na fermentação primária a 20°C. Tive algumas dificuldades em regular a temperatura (cooler + garrafa de gelo).

OG 1049
FG (esperado): 1010
Densidade no 4º dia: 1029 (1016 corrigido).
Densidade no 6º dia: 1029 (1016 corrigido) - maior parte do trub já sedimentado, zero atividade visível na cerveja, algumas poucas bolhas no Air Lock.

Tive que viajar, motivo pelo qual só me restou deixar a cerveja na geladeira a 11°C, até eu voltar no 9º dia. Tenho certeza que a FG será a mesma. O que eu faço então:

A) volto aumentar a temperatura para fazer um descanso de diacetil;
B) aproveito que já está mais fria (e com levedura mais inativa) e já reduzo a temperatura para Cold Crash e posterior gelatina?

Em qualquer dos casos, vocês acham que eu devo aumentar o tempo de Cold Crash e maturação na garrafa, para “corrigir” essas falhas na fermentação?

Obrigado!!

Filipe, pelos seus relatos dá para concluir que você terminou a fermentação já. Isso se vc realmente fez as 3 medições no intervalo de 24 horas. Logo, não dá para concluir que houve falhas na fermentação, a não ser que a temperatura de fermentação adequada não fosse a que vc aplicou, ou então se houvesse um under pitching. O melhor a fazer é provar a cerveja.

O que talvez tenha acontecido, para n ter alcançado a FG esperada, é que você teve alguns açúcares não fermentáveis. Que vão dar corpo à sua cerveja, e podem dar um certo dulçor tbm.

Por via das dúvidas eu faria sim o descanso do diacetil. Não tem como fazer esse tipo de maturação na garrafa pois os compostos indesejáveis (que geram os off flavors) não têm por onde escapar.

Depois eu faria o Cold Crash para terminar de clarificar.
 
Last edited:
View attachment 123324
Também sou novato nesta arte.
Essa é minha Irish Red Ale, a terceira breja que faço.
Abri a primeira garrafa essa semana e do que eu tinha ficado meio decepcionado com as outras duas anteriores (weiss e whitibier), digo que acertei agora.
A ceva ficou sensacional.
Fermentei a 18º, com a atenuação, no sexto dia, subi para 23º onde deixei por mais 3 dias e depois rebaixei para 8º por mais sete dias.
Desci para 0º e deixei por 3 dias quando acrescentei gelatina e depois mais 2 dias até envasar.
Era para esperar uma semana, mas no quinto dia não aguentei e abri uma ou duas para experimentar.
Usei a levedura S04 que teve uma floculação imensa e deixou a ceva bem neutra, com o malte tomando conta dela.
Não irei postar a receita agora pq estou no serviço (em plena sexta-feira santa) e ela esta em casa.

Excelente, Carlos! Pelo jeito a sua red ficou com a mesma característica que a minha, mais escura do que eu esperava. Poste os maltes usados depois!
Bom saber que ficou bem maltada!!!
 
Filipe, pelos seus relatos dá para concluir que você terminou a fermentação já. Isso se vc realmente fez as 3 medições no intervalo de 24 horas. Logo, não dá para concluir que houve falhas na fermentação, a não ser que a temperatura de fermentação adequada não fosse a que vc aplicou, ou então se houvesse um under pitching. O melhor a fazer é provar a cerveja.

O que talvez tenha acontecido, para n ter alcançado a FG esperada, é que você teve alguns açúcares não fermentáveis. Que vão dar corpo à sua cerveja, e podem dar um certo dulçor tbm.

Por via das dúvidas eu faria sim o descanso do diacetil. Não tem como fazer esse tipo de maturação na garrafa pois os compostos indesejáveis (que geram os off flavors) não têm por onde escapar.

Depois eu faria o Cold Crash para terminar de clarificar.

Pois é, Lucas, Minhas preocupação realmente está no controle de temperatura, que sei que não foi das melhores. Já estou melhorando isso nas outras brassagens.

No sabor, está com gosto de cerveja, mas bem verde. Ainda não tenho parâmetros para saber como é a cerveja no processo, mas está com um aroma meio ácido (razoável, não acho que esteja contaminada). Mas certamente melhor do que há uns dias atrás, está melhorando...

Farei o descanso do diacetil antes do Cold Crash então, e ir provando para acompanhar a evolução.

Obrigado pela ajuda!!!
 
Pois é, Lucas, Minhas preocupação realmente está no controle de temperatura, que sei que não foi das melhores. Já estou melhorando isso nas outras brassagens.

No sabor, está com gosto de cerveja, mas bem verde. Ainda não tenho parâmetros para saber como é a cerveja no processo, mas está com um aroma meio ácido (razoável, não acho que esteja contaminada). Mas certamente melhor do que há uns dias atrás, está melhorando...

Farei o descanso do diacetil antes do Cold Crash então, e ir provando para acompanhar a evolução.

Obrigado pela ajuda!!!

Tive grandes problemas tbm com controle de temperatura na brassagem das primeiras brejas. Só tô vindo acertar agora tbm... É isso msm. Só vamos aprender fazendo, bebendo e ajustando. Pode ser que ela mude até a hora que vc abrir a primeira garrafa e fique boa.

Faz a maturação certinha aí e vai provando mesmo. Se n ficar boa, é aprendizado.
 
Fala pessoal! Tambem começando a brassar agora e deixo um relato pra tentar dar uma força!
Na minha primeira eu penei muito no controle da temperatura do mosto porem na segunda vez fiz o que alguns aqui no forum comentaram
Cheguei na temperatura e fechei a panela e nao abri mais ate a hora da lavagem
A temperatura caiu 0,5 grau na hora toda e eu nao mexi la nenhuma vez
Acho que isso foi o que fez a maior diferenca pra mim que nao tenho equipamento automatizado!
Abracao!
 
Excelente, Carlos! Pelo jeito a sua red ficou com a mesma característica que a minha, mais escura do que eu esperava. Poste os maltes usados depois!
Bom saber que ficou bem maltada!!!


Segue a receita.
Como elaborei no brewfriend e a conta é gratuita e limitada, acabei apagando.
A OG bateu certinho mas a Vc ficou em 1.014
 

Attachments

  • 20200411_184007.jpg
    20200411_184007.jpg
    41 KB · Views: 20
Fala pessoal! Tambem começando a brassar agora e deixo um relato pra tentar dar uma força!
Na minha primeira eu penei muito no controle da temperatura do mosto porem na segunda vez fiz o que alguns aqui no forum comentaram
Cheguei na temperatura e fechei a panela e nao abri mais ate a hora da lavagem
A temperatura caiu 0,5 grau na hora toda e eu nao mexi la nenhuma vez
Acho que isso foi o que fez a maior diferenca pra mim que nao tenho equipamento automatizado!
Abracao!

Agora faço assim tbm mas mexo de 20 em 20 minutos, para ficar mais homogêno.
 
Na brassagem eu tenho conseguido. Estou mexendo a cada 15 minutos pra aumentar a eficiência, já que meu equipamento é pequeno e BIAB. Mas tenho que ligar o fogo as vezes.
 
Eu uso 3 panelas mas uso o saco de BIAB e faço o batch sparge
Como minha mash tun tem 18 litros eu eu jogo os graos la e deixo 70 minutos, depois mando um batch sparge
Acabo nao precisando filtrar por conta do grain bag, e aumenta a eficiencia por conta do batch sparge
E batch sparge me da menos trabalho e é mais rapido que o fly sparge, considerando que nao tenho equipamento automatizado pra fazer fly sparge
 

Latest posts

Back
Top