Pressão galão de água

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

peterthomasu

Well-Known Member
Joined
Jul 22, 2015
Messages
268
Reaction score
74
Boa noite Confrades!

Tenho um cilindro de CO2 que uso apenas para chopeira. Gostaria de fazer uns teste com carbonatação forçada porem não queria investir agora em post mix e etc, e também não queria esperar 5 dias para carbonatar apenas 2 litros de cerveja. Alguém sabe quantos psi esses galões de 5...10 litros de ÁGUA aguentam?! Seria o ideal para carbonatar essas levas "de galão".

ImageUploadedByTapatalk1444169419.295381.jpg


Procurei no rotulo e por não ser gasoso não tem indicação


Obrigado,

Abraços!!
 
Boa noite Confrades!

Tenho um cilindro de CO2 que uso apenas para chopeira. Gostaria de fazer uns teste com carbonatação forçada porem não queria investir agora em post mix e etc, e também não queria esperar 5 dias para carbonatar apenas 2 litros de cerveja. Alguém sabe quantos psi esses galões de 5...10 litros de ÁGUA aguentam?! Seria o ideal para carbonatar essas levas "de galão".

View attachment 116181


Procurei no rotulo e por não ser gasoso não tem indicação


Obrigado,

Abraços!!

Bom, o que vc quer não existe. Não tem milagre nesse processo. Ou espera o tempo de priming, ou usa um recipiente adequado pra carbonatar. Essas garrafas certamente não vão aguentar a pressão. Garrafas pra água com gás possuem um plástico mais espesso.

Abraço
 
Valeu pessoal, vou apelar pra pet de 3 litros então, o restante vai no priming, é ate bom que da para comparar!
Abraços!!
 
Como você vai pressurizar ela? Comprou aquela tamba com entrada ball lock?

Bom dia André,

Comprei no Aliexpress mas não chegou ainda, vou fazer uma adaptação técnica, mais conhecida como gambiarra, na tampa do refrigerante usando uma conexão instantânea desses equipamentos pneumáticos.

Abraços!
 
isso parece bico de pneu colado com araldite


Não não, será com uma conexão instantânea mesmo! De fato bico de pneu, conhecido como ventil, funcionaria também e ele não requer cola! Ele fica fixo só com a pressão, por isso não representa risco de contaminação!
 
Acho que essas entradas da conexão rápida de mangueira de jardim da pra usar na Pet. Vou tentar hj. Posto se conseguir, pois tenho cilindro de co2 e conexão ball lock
 
Pressão da bombona de 50 litros... seria bom saber quanto aguenta!!! Seria um fermentador pressurizável fantástico... todas as conexões na tampa que é bem resistente e utilização do auto sifão para retirada da breja... sem torneira, pois seria um ponto de fragilidade.
 
Alguém sabe?
estou a procura de saber se uma bombona de 30L dessas com braçadeira na tampa aguentam 0,5 BAR.
Olha, não sei quanto aguenta exatamente mas 0,5 bar certamente sim. Falo isso pq fiz umas experiências com garrafas de água de 5 e 7l com um birro de pneu na tampa, larguei 0,75kgf/cm3 e ela aguentou (esse é o limite).
Como essas garrafas de agua são frágeis, imagino que a bombona, muuuito mais resistente, deva aguertar o dobro disso. Sobretudo se estiver com a sinta que prende a tampa.

Infelizmente não as uso pra testar, então, a experiencia ficará por conta de algum amigo aí que já dispõe do material de teste.
 
Boa noite! Ja joguei 1.5 kg no galao de agua 5 litros vazia para testes e nao vazou. Nao sei se com cerveja dentro muda algo. Vou tentar carbonatar nela.
 

Attachments

  • 20200701_124159.jpg
    20200701_124159.jpg
    52.6 KB · Views: 109
Boa noite! Ja joguei 1.5 kg no galao de agua 5 litros vazia para testes e nao vazou. Nao sei se com cerveja dentro muda algo. Vou tentar carbonatar nela.
Show.
Vi que vc conseguiu adaptar um carbonator ali na tampa. Eu usei um birro de pneu então pode ter interferido no meu caso, sei lá.
1.5kgf é bastante, já daria pra carbonatar e manter. Isso só atesta que as bombonas (com material muito mais resistente) tem potencial.
 
Eu queria tentar também no galão de 20l d'água. Quando vou fermentar eu corto uma pet de 600 ml e coloco na boca do galão com uma abraçadeira...
Uma vez deixei a pet tampada e já pegou um pouco de pressao(não sei quanto)
Mas acho que é um caminho pra carbonatar a baixo custo
 
Show.
Vi que vc conseguiu adaptar um carbonator ali na tampa. Eu usei um birro de pneu então pode ter interferido no meu caso, sei lá.
1.5kgf é bastante, já daria pra carbonatar e manter. Isso só atesta que as bombonas (com material muito mais resistente) tem potencial.
Sem duvida! Mas eu vou carbobatar com 1 kg por mais segurança.
 
Boa noite! Ja joguei 1.5 kg no galao de agua 5 litros vazia para testes e nao vazou. Nao sei se com cerveja dentro muda algo. Vou tentar carbonatar nela.

Attachments
Como fez para adaptar o carbonator na
 
Eu queria tentar também no galão de 20l d'água. Quando vou fermentar eu corto uma pet de 600 ml e coloco na boca do galão com uma abraçadeira...
Uma vez deixei a pet tampada e já pegou um pouco de pressao(não sei quanto)
Mas acho que é um caminho pra carbonatar a baixo custo
Testei o galão de 20L e quase explodi ele..
Injetei 1.25 kg e ele virou um baicú enfurecido. A base dele saltou e ele ficou oval
Não recomendo.
 
Eu iria na Pet de 3L, já usei bastante e dar certo. Da trabalho da sim mas galão de 5L e Pet de 3 eu iria na pet.
é perigoso trabalhar com pressão se for fazer mesmo o teste toma cuidado para não se machucar pq o perigo disso explodir é real.

Sei que as garrafas Pet "novas" explodem com 9kg de pressão.
Mas eu nunca passei de 1,5, sempre usei garrafas usadas então é bom a cautela.

Se for mesmo fazer o teste posta fotos ai pro pessoal ver.
 
Esto fermentando sob pressão nesse momento. Uso garrafa pet de 3 L, num arranjo escalonavel que montei. É razoavelmente simples fazer bateladas maiores. No momento tem uns 14 L fermentando.
Já fiz teste hidrostático com garrafão de 10 L, cheguei a 2 kgf de pressão mas o fundo ficou bem ovalado. Não recomendo. Também testei garrafão Pet de 5 L para água. Também cheguei no 2 kgf, o fundo estava ok, mas ainda não consegui montar uma tampa com conexão dmf que não vaze. Vou continuar tentando e quando conseguir, quero ver qual o limite desses garrafões de água. Não recomendo fazerem teste em casa se não souberem como fazer teste hidrostático. Nunca encham apenas com gás para testar, pois a explosão pode machucar alguém ou destruir alguma coisa.
 

Attachments

  • 20211117_233617.jpg
    20211117_233617.jpg
    71.9 KB · Views: 30
  • 20211117_233625.jpg
    20211117_233625.jpg
    51.9 KB · Views: 30
  • 20211117_233656.jpg
    20211117_233656.jpg
    57.5 KB · Views: 29
Back
Top