Preciso ajuda maturação Berliner Weisse

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Emilio_Rossi

Well-Known Member
Joined
Jun 8, 2020
Messages
179
Reaction score
76
Location
Cerquilho SP
Pessoal.... olha minha situação....

estou com uma Berliner Weisse que acabou a fermentação primaria e teria de ir para maturação a frio....30 dias a 0 zero graus..onde nos últimos 7 dias levará frutas vermelhas..2.5kg para 20 litros.

o problema esta que por um devaneio meu acabei fazendo 60 litros de Large esse fds para aproveitas as w34/70 que tinha na geladeira...... resumo..ocupei toda minha geladeira destinada a isso com cervejas que vão fermentar a 12 graus..... o que fiz..... na minha geladeira residencial coloquei a Berliner...e segundo termômetro fica na casa dos 6 a 8 graus....pergunto...

essa diferença de temperatura afetará em que a cerveja? somente a clarificação?? devo manter as leveduras nesse cenário ou fazer a transfega para um balde sem elas.....

Valeu pessoal!! Cheers!!!!
insta @breja.overdrive
 
Boa tarde, Emilio. Seguem minhas impressões, embora eu ache melhor você esperar o posicionamento dos mais experientes.

Se por maturação você quer dizer alterar as características sensoriais da cerveja, então pode não ser interessante deixar a 30 dias a 0°C. Reações químicas ficam muito lentas nessa temperatura, e as biológicas mais ainda, já que as leveduras não atuarão nesse frio. Mas se você quer apenas clarificar, não vejo problema em reduzir muito esse tempo e se preciso, aumentar um pouco a temperatura (5 °C, talvez até um pouco mais, por 5 ou 6 cinco dias). Já clarifiquei sem problemas na geladeira da cozinha a 8°C.

Mas se você quer adicionar frutas depois desse período de clarificação, é possível que sua clarificação se perca devido a pectina, que é amplamente encontrada em frutas. Além disso, as leveduras não irão consumir o açúcar das frutas. Uma opção seria adicionar as frutas pouco antes do final da fermentação primária (será que ainda dá tempo?), esperar uns dias para as leveduras consumirem o açúcar e o diacetil, e depois mandar pra um cold crash de 5 ou 7 dias na geladeira da cozinha.

Espero que dê certo por aí!
 
Boa tarde, Emilio. Seguem minhas impressões, embora eu ache melhor você esperar o posicionamento dos mais experientes.

Se por maturação você quer dizer alterar as características sensoriais da cerveja, então pode não ser interessante deixar a 30 dias a 0°C. Reações químicas ficam muito lentas nessa temperatura, e as biológicas mais ainda, já que as leveduras não atuarão nesse frio. Mas se você quer apenas clarificar, não vejo problema em reduzir muito esse tempo e se preciso, aumentar um pouco a temperatura (5 °C, talvez até um pouco mais, por 5 ou 6 cinco dias). Já clarifiquei sem problemas na geladeira da cozinha a 8°C.

Mas se você quer adicionar frutas depois desse período de clarificação, é possível que sua clarificação se perca devido a pectina, que é amplamente encontrada em frutas. Além disso, as leveduras não irão consumir o açúcar das frutas. Uma opção seria adicionar as frutas pouco antes do final da fermentação primária (será que ainda dá tempo?), esperar uns dias para as leveduras consumirem o açúcar e o diacetil, e depois mandar pra um cold crash de 5 ou 7 dias na geladeira da cozinha.

Espero que dê certo por aí!
Olá, fiz uma pequena confusão, fermentação secundária por 10 dias a zero, tô seguindo está receita dos irmão lobinhos



Abraço
 
Como a chance é zero de eu conseguir descer essa temperatura, acho que vou colocar já as frutas e manter na casa dos 6 graus e engarrafar sábado ou domingo 🍻
 
Sugiro cautela, pois se você fizer primming pode acabar com uma supercarbonatação perigosa, já que terá açúcar de primming e açúcar das frutas dentro das garrafas. O açúcar das frutas não será consumido em temperaturas de cold crash.
Abraço
 
Como a chance é zero de eu conseguir descer essa temperatura, acho que vou colocar já as frutas e manter na casa dos 6 graus e engarrafar sábado ou domingo 🍻
Emilio, como disse o colega acima, se vc jogar a fruta a 8 graus sua levedura nao ira consumir o açúcar dela. Se voce engarrafar e fizer priming, suas garrafas irao muito provavelmente explodir. Na melhor das hipóteses ficarao suuuuper carbonatada.
Siga o processo informado, nao arrisque.
Abraços e boa sorte.
 
Emilio, como disse o colega acima, se vc jogar a fruta a 8 graus sua levedura nao ira consumir o açúcar dela. Se voce engarrafar e fizer priming, suas garrafas irao muito provavelmente explodir. Na melhor das hipóteses ficarao suuuuper carbonatada.
Siga o processo informado, nao arrisque.
Abraços e boa sorte.

Sugiro cautela, pois se você fizer primming pode acabar com uma supercarbonatação perigosa, já que terá açúcar de primming e açúcar das frutas dentro das garrafas. O açúcar das frutas não será consumido em temperaturas de cold crash.
Abraço

O que eu fiz foi, ondem macerei as frutas congeladas e adicionei.....e deixei ambiente.....com termômetro..esta na casa dos 20/21 lá.....vou manter por uns 5 dias assim e após isso vou maturar na menor temperatura que eu conseguir....nem que tiver que colocar no congelador..rs
 
Back
Top