Prateleiras de Madeira na Geladeira?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Eric Carbobiach

Well-Known Member
Joined
Jul 24, 2017
Messages
278
Reaction score
117
Location
Curitiba
E ae, pessoal!

Reparei que as prateleiras (grades) da minha geladeira envergam muito quando coloco meus fermentadores e isto me dá um puta medo, porque elas já estão a meio pau (normalmente coloco de 20 a 40l em cada uma).

Tenho uma chapa de compensado naval em casa de 20mm de espessura, pensei em envernizar e utilizar, pela alta resistência.

Acham que teria problemas com alojamento de fungos nas chapas, por conta da umidade? Alguém usa prateleiras de madeira ou reforçadas com madeira?
 
Aqui uso de madeira.
Peguei ripas de telhado e serrei no tamanho da prateleira...
Fermento 50L e elas não dão nem sinal de envergar. Aguentam muitos mais que os 50 kg do líquido...

Vou anexar a foto pra vc ver..
Existem manchas de água na madeira que é o suor do fermentador quando estou embarrilando, mas fungo não...
Mas quando não estou usando a geladeira para fermentar ou maturar a porta fica sempre aberta para arejar...

Se você passar em alguma obra ou madeireira os caras capaz que nem cobram de vc...
 

Attachments

  • IMG_20180110_133916.jpg
    IMG_20180110_133916.jpg
    97.4 KB · Views: 92
Eu também fiz prateleiras de madeira para o meu freezer. No meu caso é um freezer vertical, no qual a serpentina passa debaixo de cada prateleira, que no contexto original servem apenas para encaixe das gavetas e, por isso, não suportam muito peso.

Para abrir espaço para os fermentadores eu removi as bases de algumas prateleiras e dobrei alguns trechos da serpentina. Para não sobrecarregar a prateleira eu peguei algumas peças de madeira, apoiando elas mais ou menos como na foto do amigo acima.

No entanto, meu freezer costuma pingar muito, pois a água (vapor) condensa na serpentina e estava molhando muito a madeira. Resolvi o problema "embrulhando" e vedando a madeira em plástico, mas em um plástico grosso. Desde então não tive mais problemas com a madeira molhada e o plástico é uma superfície bem mais fácil de secar e limpar.

Não sei se é o seu caso, mas pelo menos é mais um testemunho de como usar madeira na geladeira.

Abs.
 
E ae, pessoal!

Reparei que as prateleiras (grades) da minha geladeira envergam muito quando coloco meus fermentadores e isto me dá um puta medo, porque elas já estão a meio pau (normalmente coloco de 20 a 40l em cada uma).

Tenho uma chapa de compensado naval em casa de 20mm de espessura, pensei em envernizar e utilizar, pela alta resistência.

Acham que teria problemas com alojamento de fungos nas chapas, por conta da umidade? Alguém usa prateleiras de madeira ou reforçadas com madeira?

A madeira retém muita umidade e pode acumular fungos e bolores, tipo aqueles pretos que aparecem no balde qd está muito úmido.

O que eu fiz na minha foi cortar uns canos de PVC e colocar como apoio em baixo da prateleira, para dar maior sustentação.

O amigo acima usou madeira no lugar da prateleira, mas isso não garante que com o tempo, o plástico da geladeira que sustenta a prateleira estoure e caia tudo, ainda mais em geladeiras antigas, onde o plástico está bem ressecado.
 
Um detalhe que não mencionei é que minha geladeira é frost-free, então age como um ar condicionado retirando toda a umidade do ambiente.

Fungo é uma preocupação que eu não tenho nem um pouco...
Chances mínimas.
 
eu usei madeira e pintei muito bem com esmalte a base de água.

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk
 
Uma alternativa, também, para evitar a umidade na madeira seria envolver com alumínio ... estes que se compra em rolo.
O único problema que vejo seria arrastar o balde sobre ele e acabar rasgando.
Na minha geladeira tem uma haste de ferro, que é a base das ventoinhas e por ser de ferro estava sempre enferrujando. Eu limpei a ferrugem e envolvi em aluminio. Bau Bau. Tá lindosmar.
 
Também uso madeira e não tive problemas. Uma coisa que faço é espirrar iodophor por toda a geladeira, não aparece uma colônia sequer.
 
Pensei enrolar a madeira em plástico, aqueles usados em mudanças. Talvez ajude no problema, mas estou pensando em fazer várias camadas para não estourar (como eu acho que aconteceria bem mais fácil se usar alumínio).
 
Back
Top