• We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

Posso utilizar Álcool 96 ?

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

ricardo

Well-Known Member
Afiliado
10/6/13
70 é o 96+água (não seria álcool 92?)
só (pelo o que eu me lembro do curso) que o 96 (92, whatever) não mata as bactérias (ou outros seres nocivos) sendo tão denso que apenas lava estes bichos, já o 70 rompe a membrana e elimina o problema.

existem cálculos de quanto d'água adicionar no 96 (92?) para fazer o 70, apenas não lembro

(achei este link aqui)

Inglorious Brewers

Well-Known Member
Afiliado
28/12/18
Pessoal,
Duvida de iniciante:
Posso utilizar álcool 96 ao invés do 70 ? Estou com dificuldade de encontrar o 70 na minha região.
William, álcool 96 é muito perigoso de se utilizar, recomendo você diluir ele. Coloca 27 ml de água em 73 ml de álcool 96 que você terá 100ml de álcool 70.

vhac01

Active Member
Afiliado
2/1/17
O Alcool 96% é usado em biologia para conservar peças biológicas, então, ele não mata as bactérias. O alcool 70% devido sua concentração consegue entrar dentro da membrana celular dos microorganismos e desnaturar as proteínas, matando eles. Use a dica do Inglorious, 27mL de água para 73mL de água e terá 100mL de alcool 70%. O mais correto seria se essa água fosse destilada.

Se você quiser transformar tudo em alcool 70% aqui vai a fórmula:

C1.V1 = C2.V2

Então temos, se você tem quer pegar o seu 1L de alcool 96 e transformar em 70 vc pega:

C1 = 96%
V1 = 1 Litro
C2 = 70%
V2 = É o que queremos descobrir, que é o volume final.

96 x 1= 70 x V2

V2 = 96 / 70 = 1,37L total

Se eu tinha já 1 litro de alcool, eu irei adicionar mais 370mL de água destilada e irei ter 1,37 Litros de álcool 70%.

Espero ter ajudado.

Abraço.