Posso esperar até quanto tempo para inocular a levedura? Quais os controles necessários até la? (Problemas na logística durante o processo)

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Gunner

Member
Joined
Aug 2, 2020
Messages
13
Reaction score
3
Location
Belo Horizonte
Ola amigos!

Estou me preparando para fazer a minha primeira brassagem daqui 1 semana porém estou com um dilema.
Primeiro preciso explicar os problemas que já terei que lidar.

Eu devo fazer a brassagem na casa do meu pai em uma cidade a 40 minutos de carro da minha pois ele tem um fogão porreta, uma cozinha muito espaçosa e ainda vai ajudar com os custos de gás, aguá mineral, sanitizadores e afins. Ficarei responsável pelos custos dos insumos.

Porém tenho que fermentar e maturar na minha casa pois não há espaço algum na geladeira do meu pai, ou seja, teria que durante algum momento transferir o mosto para a minha cidade para assim lá finalizar o processo. Também não seria viável fazer a brassagem no meu apto pois o espaço é minúsculo e o fogão não tem muita potência.

A questão é: qual o melhor momento para fazer isto, levando em conta que vai ser difícil de manter a temperatura e o mosto irá chacoalhar um pouco dentro do carro? Chego em 40 minutos em casa.

O que eu pensei que seria melhor: transferir o mosto já resfriado para o fermentador, lacrar e levar para o apto, chegando lá hidratar a levedura o mais rápido possível, aerar o mosto e enfim inocular. Pensando nas particularidades de cada momento do processo cervejeiro esta seria a melhor opção?

Agradeço a todos!
 
Pode levar o balde para casa, aguardar o mosto chegar na temperatura de inoculação e adicionar a levedura.
Eu por diversas vezes deixo o mosto esfriando na geladeira enquanto faço um starter e só inoculo no outro dia. Nunca tive problema com contaminação, porque tomo muito cuidado com limpeza e sanitização.
 
Salve confrade!
Eu faria exatamente isso! Resfriaria o mosto, o levaria pra casa e chegando lá inocularia a levedura.
Vai na fé! Sem medo e sem estresse! É só caprichar na limpeza e na sanitização.
 
Pode levar o balde para casa, aguardar o mosto chegar na temperatura de inoculação e adicionar a levedura.
Eu por diversas vezes deixo o mosto esfriando na geladeira enquanto faço um starter e só inoculo no outro dia. Nunca tive problema com contaminação, porque tomo muito cuidado com limpeza e sanitização.
faço exatamente isso, costumo fazer no chill e só inoculo o fermento no dia seguinte.
 
Bom dia. Eu faço as minhas brassagens na chácara e nunca tive problemas em transportar o mosto e inocular a levedura depois que chegar no local onde vai ficar maturando (mais ou menos 45 minutos). Inclusive fiz um teste este final de semana e inoculei antes de transportar, acreditando que no transporte vai aerar um pouco mais e misturar melhor. Eu não uso airlock, somente sterilock, mas dá para sentir o aroma dentro da geladeira e dá para perceber que a levedura está trabalhando. Uma observação é que eu sempre levo já na temperatura final para ir para geladeira.
 
Como ja disseram, não tem problema em fazer o transporte do mosto ou inocular a levedura no dia seguinte, PORÉM não esqueça de sanitizar o exterior do fermentador e suas mãos antes de abrir pra colocar a levedura!!
 
Pode levar o balde para casa, aguardar o mosto chegar na temperatura de inoculação e adicionar a levedura.
Eu por diversas vezes deixo o mosto esfriando na geladeira enquanto faço um starter e só inoculo no outro dia. Nunca tive problema com contaminação, porque tomo muito cuidado com limpeza e sanitização.

Também tenho feito assim. Termino a cerveja, resfrio a cerveja até 30/40 °C, transfiro para a bombona com o mínimo de exposição do mosto ao ambiente (mangueira e tampa solta por cima), levo para a geladeira e inoculo no dia seguinte, geralmente 12horas depois, chegando a inocular até 18horas após. Mais de 24h não recomendo devido ao risco de algo pior se acentuaria muito. Com isto, sempre inoculo a levedura na temperatura de fermentação, talvez até 1 ou 2 graus abaixo da temperatura que pretende fermentar. Com isso melhorei os resultados na fermentação.
Mas é muito importante ter cuidado com sanitização e limpeza, principalmente limpeza da bombona (partes internas e inacessíveis da torneirinha por exemplo são focos importantes que precisam ser limpas).
Nunca tive problemas de contaminação com esta técnica, embora obviamente os riscos existam de perder o lote.
Agora, respondendo a sua pergunta sobre 40 minutos, diria que vai sem medo, pois não dá nem tempo de algo ruim proliferar.
 
Back
Top