1. We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.
    Fechar Aviso

Possível Oxidação em todas as brassagens

Discussão em 'Geral' iniciado por Emanuel Barcelos, 28/5/19.

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

1. 18/6/19 #21

tfomelo

tfomelo

tfomelo

Well-Known Member

Afiliado:
    3/3/14
    Curtidas Recebidas:
    28
    Faltou falar da fermentação. Leveduras saudáveis e em quantidade adequada para o mosto auxilia também em evitar processos oxidativos posteriores.

2. 19/6/19 #22

Emanuel Barcelos

Emanuel Barcelos

Emanuel Barcelos

Member

Afiliado:
    11/4/19
    Curtidas Recebidas:
    2
    então acredito que possar ser alguma coisa assim relacionado com minhas panelas, pois ja usei insumos de diferente fornecedores, eu tenho um moinho de rolo e faço a moagem na hora da brassagem, Ph da brassagem 5,6 o da agua de lavagem corrigo pra mesmo ph da mostura.

3. 24/6/19 #23

GuiomarJunior

GuiomarJunior

GuiomarJunior

Member

Afiliado:
    17/8/17
    Curtidas Recebidas:
    2
    Fala Emanuel, a torneira do teu caldeirão é de inox? Te pergunto pelo seguinte: tenho minhas torneiras em latão (quando montei o equipamento não encontrei torneiras de inox), no início do ano fiquei 3 meses sem fazer cerveja, quando fui lavar os caldeirões pra brassar, deixei a água correr pela torneira caindo dentro de um recipiente transparente, o líquido estava um pouco turvo e com flocos marrom e um cheiro de ferrugem, provavelmente se eu fizesse cerveja sem deixar a água correr pela torneira ia dar off flavor.

Emanuel Barcelos curtiu isso.
  4. 25/6/19 #24

longo

longo

longo

Member

Afiliado:
    2/3/18
    Curtidas Recebidas:
    2
    Sugiro igual o amigo falou para fazer uma análise da água, sua água pode ter minerais que estão causando este problema .

5. 25/6/19 #25

DallaPria

DallaPria

DallaPria

Member

Afiliado:
    7/3/17
    Curtidas Recebidas:
    4
    Então, estava assistindo esse vídeo do Jamal (), do canal do BeerSchool, e lembrei do seu drama nas brassagens, off-flavor de oxidação recorrente... Lá pelos 7:50 do vídeo o John Palmer recomenda que a queda da temperatura para realizar a clarificação (cold-crash), não seja muito rápida, de no máximo 1 °C por hora, pois caso contrário pode fazer a levedura liberar ácidos graxos e outros lipídios que vão causar sabores ruins de oxidação... então devemos resfriar a cerveja lentamente...

Assisti o vídeo e lembrei do seu post aqui na hora... não se qual o seu processo para realizar o cold-crash após o descanço diacetil, mas teste na próxima brassagem fazer a redução da temperatura de modo mais lento que o que vc vem fazendo, pode estar aí o motivo do seu problema de oxidação...

Abs, e boas brassagens!!!
    Eder

6. 10/7/19 #26

Emanuel Barcelos

Emanuel Barcelos

Emanuel Barcelos

Member

Afiliado:
    11/4/19
    Curtidas Recebidas:
    2
    opa, tudo em inox todas minhas conecções.

7. 10/7/19 #27

Emanuel Barcelos

Emanuel Barcelos

Emanuel Barcelos

Member

Afiliado:
    11/4/19
    Curtidas Recebidas:
    2
    minha agua é

Parâmetro Resultado (mg/L)
    Análise Resultado
    Alcalinidade 13,0 mgCaCO3/L
    Cálcio 10,6 mg/L Ca
    Cloreto 13,0 mg/L Cl-
    Dureza 33,2 mgCaCO3/L
    Ferro <0,042 mg/L Fe
    Fluoreto 0,8 mgF-/L
    Magnésio 1,6 mg/L Mg
    Nitrato 0,662 mg N-NO3/L
    Sódio 7,85 mg/L Na
    Sulfato 16,4 mg SO4/L
    Bicarbonato (mg/L HCO3) 22

8. 10/7/19 #28

Emanuel Barcelos

Emanuel Barcelos

Emanuel Barcelos

Member

Afiliado:
    11/4/19
    Curtidas Recebidas:
    2
    boa essa informação não sabia, vou me atentar a isso.

9. 11/7/19 às 03:58 #29

Inglorious Brewers

Inglorious Brewers

Inglorious Brewers

Well-Known Member

Afiliado:
    28/12/18
    Curtidas Recebidas:
    181
    Blz Emanuel? Li seu tópico todo e parece que sua situação está complicada, muitas dicas que eu daria já foram dadas e cada vez mais acredito que a fonte do seu off não seja oxidação durante a brassagem, talvez nem oxidação seja. O que eu te diria agora é para fazer um teste hardcore para a gente poder falar se é oxidação no processo: na sua próxima brassagem use antioxidante, sério, se tiver como utilize o INS 315 ou ácido ascórbico. Se isso reduzir ou eliminar o gosto de papelão, então você está tendo oxidação na brassagem ou fermentação, caso não altere em nada a origem do off é outra, pode até ser oxidação, mas aí não será culpa sua.

Uma pergunta: você sente redução desse sabor em cervejas com menor quantidade de lúpulo? Todas essas brassagens foram feitas com insumos da mesma loja?

Att.

Compartilhe esta Página