Posicionamento do termômetro

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Saga43

Member
Joined
Aug 26, 2019
Messages
8
Reaction score
2
Location
Curitiba - PR
Amigos, uma dúvida. Uso um termômetro com espeto para medir a temperatura durante a brassagem e uso cesto de inox para os grãos. Percebi uma diferença significativa de temperatura (3 graus, mais ou menos) dependendo de onde deixo o espeto. Se coloco entre a parede da panela e o cesto, a temperatura marca a maior, se coloco o espeto no meio dos grãos, fica menor. Onde seria o certo deixar, para ter um resultado mais eficaz?
 
Então, esse final de semana que passou fiz minha primeira brassagem, de uma weiss, e também tive problema com a medição da temperatura, só que no meu caso, acredito que fiquei por bastante tempo um pouco acima dos 70º.
A OG foi exatamente como previsto em 1050, mas depois a FG não baixou de 1021.
Como o ABV ia ficar muito baixo, ontem fiz uma calda com 150gr de açúcar cristal e 1h depois o blow off estava borbulhando.
Irei apenas subir a temperatura a 24º por dois dias e depois baixar bastante por uns três dias antes de engarrafar.
Estou ciente que o meu erro foi na temperatura da brassagem.
Estava realizando a medição, com termômetro de mercúrio (aquele da base azul), sobre os grãos e sempre a 65º, contudo, depois de aproximadamente 40 minutos resolvi realizar a medição no retorno da bomba e somente aí que percebi que estava a 71º e o estrago já estava feito, embora tenha me tocado dele apenas quando a FG não caia mais.
Enfim, erro besta de principiante.
Mas daí compartilho da dúvida do colega Saga43.
Qual o melhor local para realizar a medição vez que trabalho com fundo falso e bomba de recirculação?
Qual o termômetro mais indicado para ser usado?
Desde já obrigado pela ajuda.
 
Amigos, uma dúvida. Uso um termômetro com espeto para medir a temperatura durante a brassagem e uso cesto de inox para os grãos. Percebi uma diferença significativa de temperatura (3 graus, mais ou menos) dependendo de onde deixo o espeto. Se coloco entre a parede da panela e o cesto, a temperatura marca a maior, se coloco o espeto no meio dos grãos, fica menor. Onde seria o certo deixar, para ter um resultado mais eficaz?

O ideal é mexer um pouco antes de medir para deixar a temperatura mais homogênea.
 
Em panelas eu também tinha uma boa variação na temperatura. O que fazíamos na época era fazer o mash-in acertar a temperatura medindo em diversos pontos na panela e aí deixava na sacarificação até converter (> 60 min). Depois de acertar a temperatura fechava a panela e deixava mesmo sem ficar abrindo ou medindo novamente.

Abçs
 
Em panelas eu também tinha uma boa variação na temperatura. O que fazíamos na época era fazer o mash-in acertar a temperatura medindo em diversos pontos na panela e aí deixava na sacarificação até converter (> 60 min). Depois de acertar a temperatura fechava a panela e deixava mesmo sem ficar abrindo ou medindo novamente.

Abçs

Então Mittelfruh, eu estive lendo esse final de semana sobre essa infusão única e acredito que para minha próxima brassagem irei adotar esse método, usando ainda a calculadora do brewersfriend sobre a temperatura alvo de início para já começar na temperatura correta da brassagem após a infusão dos grãos.
Lí e reli o artigo aqui no próprio site, contudo, fiquei com uma dúvida e não abusando da boa vontade, gostaria que me respondesse.
Sei que devo deixar a mosturação quieta e a tampa fechada durante esse período para que a perca da temperatura seja menor e assim não exista a necessidade de correção desta, contudo, é viável deixar a bomba de recirculação ligada para homogenizar essa temperatura?
Obrigado pela atenção.
 
Viável é. O pessoal, eu inclusive, agora usando uma panela elétrica, precisa deixar a bomba funcionando porque como tu nunca sabe quando a resistência está ligada ou não (pra manter a temperatura lá nos seus 66 graus por ai) pode dar caramelização se não ficar recirculando.

Agora... em panelas utilizando chama.. enquanto a chama estiver ligada tem que ficar mexendo. Daí o fato de "deixar de boa" a mostura.

Então.. no final das contas a minha opinião é a seguinte. Chegou na temperatura, 1) confirma que é essa mesmo mexendo tudo e medindo em vários pontos da panela, 2) fecha e deixa por 1 hora, 3) faz o teste do iodo. Se converteu vai pra mash-out e fervura. Se não converteu deixa mais um tempo.

Abçs
 
Back
Top