1. We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.
    Fechar Aviso

Posicionamento do termômetro

Discussão em 'Iniciantes' iniciado por Saga43, 28/11/19.

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

1. 28/11/19 #1

Saga43

Saga43

Saga43

Member

Afiliado:
    26/8/19
    Curtidas Recebidas:
    1
    Amigos, uma dúvida. Uso um termômetro com espeto para medir a temperatura durante a brassagem e uso cesto de inox para os grãos. Percebi uma diferença significativa de temperatura (3 graus, mais ou menos) dependendo de onde deixo o espeto. Se coloco entre a parede da panela e o cesto, a temperatura marca a maior, se coloco o espeto no meio dos grãos, fica menor. Onde seria o certo deixar, para ter um resultado mais eficaz?

2. 28/11/19 #2

Carlos Eduardo Zago

Carlos Eduardo Zago

Carlos Eduardo Zago

New Member

Afiliado:
    21/10/19
    Curtidas Recebidas:
    0
    Então, esse final de semana que passou fiz minha primeira brassagem, de uma weiss, e também tive problema com a medição da temperatura, só que no meu caso, acredito que fiquei por bastante tempo um pouco acima dos 70º.
    A OG foi exatamente como previsto em 1050, mas depois a FG não baixou de 1021.
    Como o ABV ia ficar muito baixo, ontem fiz uma calda com 150gr de açúcar cristal e 1h depois o blow off estava borbulhando.
    Irei apenas subir a temperatura a 24º por dois dias e depois baixar bastante por uns três dias antes de engarrafar.
    Estou ciente que o meu erro foi na temperatura da brassagem.
    Estava realizando a medição, com termômetro de mercúrio (aquele da base azul), sobre os grãos e sempre a 65º, contudo, depois de aproximadamente 40 minutos resolvi realizar a medição no retorno da bomba e somente aí que percebi que estava a 71º e o estrago já estava feito, embora tenha me tocado dele apenas quando a FG não caia mais.
    Enfim, erro besta de principiante.
    Mas daí compartilho da dúvida do colega Saga43.
    Qual o melhor local para realizar a medição vez que trabalho com fundo falso e bomba de recirculação?
    Qual o termômetro mais indicado para ser usado?
    Desde já obrigado pela ajuda.

3. 30/11/19 #3

Moret

Moret

Moret

Active Member

Afiliado:
    24/2/17
    Curtidas Recebidas:
    10
    O ideal é mexer um pouco antes de medir para deixar a temperatura mais homogênea.

Fernando Henrique curtiu isso.
  4. 2/12/19 #4

Mittelfruh

Mittelfruh

Mittelfruh

Well-Known Member

Afiliado:
    21/10/15
    Curtidas Recebidas:
    9
    Em panelas eu também tinha uma boa variação na temperatura. O que fazíamos na época era fazer o mash-in acertar a temperatura medindo em diversos pontos na panela e aí deixava na sacarificação até converter (> 60 min). Depois de acertar a temperatura fechava a panela e deixava mesmo sem ficar abrindo ou medindo novamente.

Abçs

5. 2/12/19 #5

Carlos Eduardo Zago

Carlos Eduardo Zago

Carlos Eduardo Zago

New Member

Afiliado:
    21/10/19
    Curtidas Recebidas:
    0
    Então Mittelfruh, eu estive lendo esse final de semana sobre essa infusão única e acredito que para minha próxima brassagem irei adotar esse método, usando ainda a calculadora do brewersfriend sobre a temperatura alvo de início para já começar na temperatura correta da brassagem após a infusão dos grãos.
    Lí e reli o artigo aqui no próprio site, contudo, fiquei com uma dúvida e não abusando da boa vontade, gostaria que me respondesse.
    Sei que devo deixar a mosturação quieta e a tampa fechada durante esse período para que a perca da temperatura seja menor e assim não exista a necessidade de correção desta, contudo, é viável deixar a bomba de recirculação ligada para homogenizar essa temperatura?
    Obrigado pela atenção.

6. 5/12/19 #6

Mittelfruh

Mittelfruh

Mittelfruh

Well-Known Member

Afiliado:
    21/10/15
    Curtidas Recebidas:
    9
    Viável é. O pessoal, eu inclusive, agora usando uma panela elétrica, precisa deixar a bomba funcionando porque como tu nunca sabe quando a resistência está ligada ou não (pra manter a temperatura lá nos seus 66 graus por ai) pode dar caramelização se não ficar recirculando.

Agora... em panelas utilizando chama.. enquanto a chama estiver ligada tem que ficar mexendo. Daí o fato de "deixar de boa" a mostura.

Então.. no final das contas a minha opinião é a seguinte. Chegou na temperatura, 1) confirma que é essa mesmo mexendo tudo e medindo em vários pontos da panela, 2) fecha e deixa por 1 hora, 3) faz o teste do iodo. Se converteu vai pra mash-out e fervura. Se não converteu deixa mais um tempo.

Abçs

7. 7/12/19 às 13:40 #7

Carlos Eduardo Zago

Carlos Eduardo Zago

Carlos Eduardo Zago

New Member

Afiliado:
    21/10/19
    Curtidas Recebidas:
    0
    Obrigado pela atenção.
    Já havia me decidido a fazer está infusão única e seu comentário só veio a ratificar meu pensamento.

Compartilhe esta Página