1. We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.
    Fechar Aviso

Poeira no fundo da garrafa

Discussão em 'Iniciantes' iniciado por Paulo Cesar José da Silva, 9/1/19.

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

1. 9/1/19 #1

Paulo Cesar José da Silva

Member

Afiliado:
    30/11/18
    Curtidas Recebidas:
    0
    Caros colegas, sou cervejeiro de um só estilo (Pilsen) cheguei na breja que eu queria, uma "Pilsen" com sabor maltado no começo e um gostinho de maçã no final, um suave amargor dos lúpulos deixando a breja bem equilibrada entre estes dois insumos, boa formação de espuma e um um aroma bastante agradável. Para mim tem grande "drynkabilidade", tomo aos montes, já para os cervejeiros experientes pode ser uma porcaria de breja, porém, essa é a breja que eu quero, faço pra mim. Penas que minha família e colegas também gostam. Apenas uma coisa não gosto nessa breja. A quantidade de poeira que permanece no fundo da garrafa, é desconsertante. Afinal é pilsen não Weiss.
    Minha panela de mosturação tem fundo falso, a circulação permanece durante toda a mosturação, quando da passagem desta panela para a de fervura no final para por um saco de voal com quatro panos, o mesmo usado para entrado do fermentador. Mesmo assim quando vamos deitar mais uma garrafa la no fundo está uma considerável quantidade de poeira, deixo dois dedos no fundo, uma perda irreparável deste precioso liquido.
    Alguém tem uma sugestão para isso que eu acho um problema

2. 11/1/19 #2

Tiago Candido

Tiago Candido

Tiago Candido

Member

Afiliado:
    17/8/18
    Curtidas Recebidas:
    6
    A maioria das minhas produções também são Lagers e por conta da transparência realmente fica muito notável qualquer sujeira, mesmo que no fundo da garrafa.

Eu tive melhora no clareamento da minha cerveja: [1] usando whirfloc e [2] transferindo da panela de fervura para o fermentador usando novamente o saco de voal (algo parecido com o que vc faz); no balde fermentador [3] adaptei um pedaço de voal italiano (muito tramado) na rosca da torneirinha; após o período de fermentação [4] faço uma transfega para um outro balde similar, que também tem a mesma "tela" na torneira e a torneira está posicionada um dedo acima de onde deveria; [5] neste balde aplico gelatina; durante o enchimento das garrafas [6] separo a primeira e todas as que eu precisar encostar no balde para incliná-lo. Por último, [7] parei de usar garrafas de 500 e 600 ml usando apenas as de 310 ml, pois levam menos priming e geram menos sedimento.

Particularmente, acho que o que sobra em minhas garrafas é exclusivamente produto do priming.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

POR FAVOR COMPARTILHA ESSA TUA RECEITA!!! :)

3. 11/1/19 #3

dalai

dalai

dalai

Well-Known Member

Afiliado:
    24/5/17
    Curtidas Recebidas:
    83
    Manda uma foto dessa "poeira" aí pra gente entender o tamanho do problema.

Você pode seguir as dicas do Tiago, mas o fio de levedura vai continuar lá de qualquer jeito. Para resolver de vez, só passando a carbonatar forçado.

1 pessoa curtiu isso.
  4. 11/1/19 #4

Caramba

Caramba

Caramba

Well-Known Member

Afiliado:
    13/4/16
    Curtidas Recebidas:
    17
    E se for apenas levedura resultante do priming...

Não adianta nada voal, whirfloc, etc... isso ajuda a deixar mais límpida, não levar trub, etc...

Os resíduos do priming são gerados pela ação das leveduras durante a carbonatação, já na garraf

5. 11/1/19 #5

jeanpaullopes

jeanpaullopes

jeanpaullopes

Well-Known Member

Afiliado:
    17/5/16
    Curtidas Recebidas:
    624
    Como disse o @dalai, precisa-se separar o que é "poeirinha" do que é levedura.

Tu fazes carbonatação com priming ? Se sim, sempre vais ter levedura decantada no fundo. Para isto somente há uma saída: guardar as garrafas de pé, gela-las por pelo menos 2 dias antes do consumo, servir a garrafa toda de uma única vezes e de muita calma para não agita-la.

Afora isto, uma clarificação bem caprichada de pelo menos 5 dias a 0ºC (sugiro até um pouco mais de tempo) e uma trasfega para o barril ou balde de envase usando sifão e descartando pelo menos uns 2 cm de lâmina de cerveja acima da levedura do fundo (considerando que o fermentador não tenha sido movimentado da geladeira).

6. 11/1/19 #6

Inglorious Brewers

Inglorious Brewers

Inglorious Brewers

Well-Known Member

Afiliado:
    28/12/18
    Curtidas Recebidas:
    158
    Embora não tenha foto para a gente saber o quanto de precipitação que tem no fundo da garrafa, dá pra você seguir algumas regras básicas. Primeiro que grande parte do que deve estar no fundo da sua garrafa é levedura que multiplicou e floculou durante o consumo do priming e você apenas conseguirá diminuir a quantidade dessa lama mas não eliminá-la.

Um passo para diminuir é caprichar na clarificação, pode ser com gelatina, pode ser apenas resfriando a 0ºC por alguns dias ou usando filtros. Os processos de filtragem vão ajudar a clarificar sua cerveja removendo proteínas suspensas e diminiuindo consideravelmente a quantidade de levedura que vai para a garrafa. A depender da clarificação você mandar uma quantidade insignificante de células vivas para as garrafas, o que pode atrasar demais a carbonatação. Ainda, havendo uma quantidade de células para carbonatar, haverá ao menos um mínimo de lama do fundo na garrafa (uma fina camada), isso é inevitável (!), já que você está refermentando açúcar, portanto ou você aprende a conviver com isso ou muda seu método de carbonatação. Se quiser eliminar 100%, faça uma uma ótima filtragem da sua cerveja e faça carbonatação forçada, dessa forma não haverá lama nas garrafas.

Compartilhe esta Página