Pobre Ale com Milho 20L

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Bortola

Member
Joined
Sep 4, 2019
Messages
17
Reaction score
2
Location
Pelotas-RS
Então pessoal, to pra fazer uma receita no sabado, segue a tentativa

4Kg Pilsen Agaria
1Kg Flocão
400g Açucar (Se necessário, a ideia é usar no máximo isso)

Nugget
15g @ 45 min
10g @ 15 min
10g @ 0 min

2 Pcts US-05 de pobre vulgo Fermento Flashman

A ideia é fazer uma breja pra galera que curte brahma que vai estar no meu aniver mês que vem.
(To fermentando uma Witbier pra min hehe)
A grande duvida é como proceder em relação as rampas, primeira vez que vou usar milho em uma receita
Alguém ai sabe me tirar essa duvida em relação a tempo e temperatura adequada pra esse flocão?
 
Difícil é conseguir fermento a um preço descente por aqui, pagar 25 conto em us-05 não é uma opção pra min.

Só tem uma loja de insumos na cidade, que só tem fermento caro e nunca vi um DME a venda por lá, tá complicado morar no extremo sul do braza.
 
Invés de agradar vão cagar na sua cerveja com esse fermento de pão.... Eu não desembolsaria 1 Pct de Us-05....
Colhe a lama dele, e usa posteriormente em outras levas.
Os R$: 25,00 depois de 3, ou 4 levas vão se tornar R$: 0,00
 
Beleza você querer fazer uma "pobre Ale" mas, até a Brahma, que é ruim, usa insumos de primeira qualidade. Imagina o resultado de uma cerveja fermentada com fermento de pão...
 
Uma das vantagens de ser caseiro, é ter liberdade de experimentar/arriscar.
Quer fazer, faça! Mas uma dica: pega uma panela pequena dessas que temos em casa mesmo (eu fiz esse teste em uma de 4lts) e faça um biab...rampa 65° até conversão.
0.5kg de pilsen
0.1kg de flocão (usei kimilho)
50gr açúcar
2gr nugget a 10min (final fervura)
troca fleshman pelo oetker, usa só 1.8gr para fermentar esses 2.5lts
Fermentação 16° até final.
Fermentei numa Pet de 3 litros
1042 og, 10ibu, fg 1006, 4.8% abv
Depois do cold, passei p/ outra pet, fiz carbonatação forçada.
Como disse, fiz um experimento. Gostei do resultado, valeu experiência. Faria de novo? Não! Pq? Tenho a mesma opinião que o amigo acima: use us-05, faça lavagem, guarde, starte ele qdo usá-lo novamente, lave, guarde, starter....da forma certa, o mesmo será reutilizado 4x e os 25,00 se tornarão r$6,25 de fermento por brassagem.
 
Então pessoal, to pra fazer uma receita no sabado, segue a tentativa

4Kg Pilsen Agaria
1Kg Flocão
400g Açucar (Se necessário, a ideia é usar no máximo isso)

Nugget
15g @ 45 min
10g @ 15 min
10g @ 0 min

2 Pcts US-05 de pobre vulgo Fermento Flashman

A ideia é fazer uma breja pra galera que curte brahma que vai estar no meu aniver mês que vem.
(To fermentando uma Witbier pra min hehe)
A grande duvida é como proceder em relação as rampas, primeira vez que vou usar milho em uma receita
Alguém ai sabe me tirar essa duvida em relação a tempo e temperatura adequada pra esse flocão?
Fala Bortola blz ?
Fiz uma parecida com a sua receita, porem utilizei somente malte pilsen, sem o flocao e o açucar não foi necessario.
Og bateu 1045 entao sem a necessidade do acucar.
Fiz 2 testes, um com us-05 e a outra com Fermento Pão mesmo, as 2 tiveram bons resultados e uns amigos que fazem a cerveja artesanal, não notaram diferença nenhuma com os 2 fermentos.
Vai ficar boa a cerveja caso faça, vai na fé que o resultado é melhor que qualquer uma breja comercial.
Abracos
 
Faz só a rampa de sacarificação mesmo, milho praticamente só tem carboidrato. Mas por essa receita aí, acho que a cerveja vai ficar uma bos... Troca esses dois pacotes de Flashman por um de US-05 mesmo, vai virar outra cerveja.
PS: para de seguir o Canal Cerveja Fácil
O Canal Cerveja Facil, tens um videos bons outros ruins, outros que não merecem ser vistos, mas vale o conteudo kkkkk
 
Difícil é conseguir fermento a um preço descente por aqui, pagar 25 conto em us-05 não é uma opção pra min.

Só tem uma loja de insumos na cidade, que só tem fermento caro e nunca vi um DME a venda por lá, tá complicado morar no extremo sul do braza.

Se vc acha esse valor do US-05 alto, então vai infartar com o valor do DME. Não precisa de DME, reserva um pouco do mosto e congela, dá para fazer starter com ele depois, é só descongelar e ferver.
 
Difícil é conseguir fermento a um preço descente por aqui, pagar 25 conto em us-05 não é uma opção pra min.

Só tem uma loja de insumos na cidade, que só tem fermento caro e nunca vi um DME a venda por lá, tá complicado morar no extremo sul do braza.
Procura no ML, consegue negociar um frete bom, ou ate gratis, depende do valor.
Mas DME, usa na MAIORIA dos casos para starter e pelo preço não compensa, nada que 500g ou 1k a mais na receita e apos a mostura retira seus 1,2 litros ou mais e congela.
 
Invés de agradar vão cagar na sua cerveja com esse fermento de pão.... Eu não desembolsaria 1 Pct de Us-05....
Colhe a lama dele, e usa posteriormente em outras levas.
Os R$: 25,00 depois de 3, ou 4 levas vão se tornar R$: 0,00
No começo, adicionar processos pode atralhar, os riscos de contaminações são enormes, começei agora no ramo depois de ver amigos fazendo e ajudando em varias levas, porem fazer sozinho as vezes é complicado quando iniciante.
Esses amigos cervejeiros fazem pouco mais de 1 ano e comecaram nesse mes reutilizar o fermento, não tinham confianca de fazer antes.
 
Beleza você querer fazer uma "pobre Ale" mas, até a Brahma, que é ruim, usa insumos de primeira qualidade. Imagina o resultado de uma cerveja fermentada com fermento de pão...
Não irei entrar ou querer causar discussão, porem na teoria todas as grandes cervejarias deveriam usar produtos de alta qualidade, mas nem sempre é assim.
Fiz uma Ale fermentada com o Fleischmann a 15°C e ficou bem neutra, nada de off-flavor ou gosto que remetia a pão.
Ja adiantando, sou iniciante.
Porem como disse nos comentarios acima, acompanho amigos fazendo cerveja a 1 ano mais ou menos, e sempre ficamos ''discutindo'' alguns processos e tals...fermento de pão era um deles, não tinham coragem de experimentar, porem quando provaram a minha com fermento fleischmann mesmo, não notaram nada de diferente.
Não fugindo do topico do amigo, outro ponto para exemplo, era a filtragem de agua, esses amigos juravam e brigavam dizendo que era impossivel fazer usando apenas o filtro simples de carvão ativado, que no curso que fizeram ( de uma Loja Famosa em Sp, os ''mestres cervejeiros'' ) sempre diziam de deveria ser o tribloco de filtragem que se não fosse não iria sair cerveja e tals.
O que eu fiz foi comprar o filtro simples de carvao ativado e usei para fazer a breja e saiu um otima cerveja. Obvio que com correção da agua ficaria incrivel e totalmente diferente a cerveja, porem a nivel caseiro, para churrasco,aniversarios e datas festivas, acho alguns investimentos desnecessarios a esse nivel.
Porem nada que um teste simples para mudar alguns conceitos.
Abracos
 
Não irei entrar ou querer causar discussão, porem na teoria todas as grandes cervejarias deveriam usar produtos de alta qualidade, mas nem sempre é assim.
Fiz uma Ale fermentada com o Fleischmann a 15°C e ficou bem neutra, nada de off-flavor ou gosto que remetia a pão.
Ja adiantando, sou iniciante.
Porem como disse nos comentarios acima, acompanho amigos fazendo cerveja a 1 ano mais ou menos, e sempre ficamos ''discutindo'' alguns processos e tals...fermento de pão era um deles, não tinham coragem de experimentar, porem quando provaram a minha com fermento fleischmann mesmo, não notaram nada de diferente.
Não fugindo do topico do amigo, outro ponto para exemplo, era a filtragem de agua, esses amigos juravam e brigavam dizendo que era impossivel fazer usando apenas o filtro simples de carvão ativado, que no curso que fizeram ( de uma Loja Famosa em Sp, os ''mestres cervejeiros'' ) sempre diziam de deveria ser o tribloco de filtragem que se não fosse não iria sair cerveja e tals.
O que eu fiz foi comprar o filtro simples de carvao ativado e usei para fazer a breja e saiu um otima cerveja. Obvio que com correção da agua ficaria incrivel e totalmente diferente a cerveja, porem a nivel caseiro, para churrasco,aniversarios e datas festivas, acho alguns investimentos desnecessarios a esse nivel.
Porem nada que um teste simples para mudar alguns conceitos.
Abracos

Opiniões são opiniões, longe de isso causar confusão. :)
A minha crítica não é em relação a experiência de determinado insumo ou processo, como você falou. O que estou criticando é a "pão-duragem" para se fazer uma cerveja que será servida a outras pessoas, correndo risco de ter seu esforço jogado no lixo por uma diferença de R$50-R$60,00.
Eu também já fiz uma "resto de insumos Ale", que no final virou uma Weizendoppelbock (ABV 9,5%) ultra doce. Mas essa cerveja eu tomei o lote sozinho praticamente, sabendo que não tinha feito o melhor.
Outro ponto importante é que as leveduras são a mágica da cerveja, ela não serve apenas para consumir o açúcar e produzir álcool. A percepção de determinados aromas e sabores, até mesmo dos maltes e lúpulos, está diretamente ligada a uma fermentação de qualidade. Muita gente não entende a causa de fazer uma cerveja e não conseguir obter o resultado desejado, pois ainda não domina o processo mais importante. ;)
 
Fiz uma 5 litros de uma Toast Ale com malte 80% Malte Pilsen e 20% Pão amanhecido ralado. Usei o fermento Fleishman.

Deveria ter feito menos. Consegui tomar 2 periguetes só. O restante foi pro ralo. A cerveja ficou com gosto muito ruim de pão com excesso de fermento. Nunca mais faço.

Dizem que outros fermentos de pão são melhores, mas essa experiência pra mim já valeu.

Uma sugestão é pegar o mosto e fazer um starter maior do que o necessário com o US5. Usar normalmente na cerveja e guardar o restante na geladeira em um vidro de 800ml previamente fervido e esterilizado. Dá pra fazer o mesmo esquema umas 3 vezes.

Dessa maneira o custo do fermento sai bem mais barato, mas a sanitização perfeita tem que ser muito bem observada.
 
Opiniões são opiniões, longe de isso causar confusão. :)
A minha crítica não é em relação a experiência de determinado insumo ou processo, como você falou. O que estou criticando é a "pão-duragem" para se fazer uma cerveja que será servida a outras pessoas, correndo risco de ter seu esforço jogado no lixo por uma diferença de R$50-R$60,00.
Eu também já fiz uma "resto de insumos Ale", que no final virou uma Weizendoppelbock (ABV 9,5%) ultra doce. Mas essa cerveja eu tomei o lote sozinho praticamente, sabendo que não tinha feito o melhor.
Outro ponto importante é que as leveduras são a mágica da cerveja, ela não serve apenas para consumir o açúcar e produzir álcool. A percepção de determinados aromas e sabores, até mesmo dos maltes e lúpulos, está diretamente ligada a uma fermentação de qualidade. Muita gente não entende a causa de fazer uma cerveja e não conseguir obter o resultado desejado, pois ainda não domina o processo mais importante. ;)
O item mais precioso da receita é o fermento, acompanhando de um controle ''extremo'' de temperatura, porem são apenas testes, fiz com o fleischmann e irei fazer com outras marcas de fermento para poder dizer se realmente, foi sorte da minha leva não remeter a pão ou usando uma faixa de temperatura o fermento ficou neutro.
Existe o serio risco de perder a leva inteira por querer economizar uns 19 conto no fermento, o risco pode ou não valer a pena. No meu caso valeu o teste, ja o do amigo EngRocha não valeu.
Na minha proxima brassagem ja comprei o Us-05 para fermentar 20 litros, fazendo starter...irei fazer 30 litros e vou tirar 10 litros para usar com outro fermento de pão.
Vamos ver no que acontece daqui uns 40 dias kkkkkk
abracos
 
Fiz uma 5 litros de uma Toast Ale com malte 80% Malte Pilsen e 20% Pão amanhecido ralado. Usei o fermento Fleishman.

Deveria ter feito menos. Consegui tomar 2 periguetes só. O restante foi pro ralo. A cerveja ficou com gosto muito ruim de pão com excesso de fermento. Nunca mais faço.

Dizem que outros fermentos de pão são melhores, mas essa experiência pra mim já valeu.

Uma sugestão é pegar o mosto e fazer um starter maior do que o necessário com o US5. Usar normalmente na cerveja e guardar o restante na geladeira em um vidro de 800ml previamente fervido e esterilizado. Dá pra fazer o mesmo esquema umas 3 vezes.

Dessa maneira o custo do fermento sai bem mais barato, mas a sanitização perfeita tem que ser muito bem observada.
Ja pensou em refazer a receita sem o pão ?
No que eu fiz, usei somente malte pilsen e não remeteu nada a pão, vou brassar nesse feriado e usar o Dr.Oekter(que dizem ser melhor que o fleischmann).
Abracos
 
Entrando na onda das "pobrices" e pobre-ales:

Entrei na onda das kveiks para ver no que dava, e não estou gostando do resultado, mas aprendi muito com as ideias de coletas delas;
Já fiz cerveja com Dr.Otker, mas era uma sobra de mosto de uma ultra session IPA. Da experiência do fermento de pão ficou a lembrança de nunca mais tentar. Não que tenha ficado ruim demais, mas não vale a pena arristar 5h de brassagem e pelo menos 2 semanas de espera para um resultado medíocre (quando muito).

Hoje se quero economizar no fermento, planejo as próximas brassagens para usar o mesmo fermento, assim pego a lama de uma fermentação e vai direto para outra leva. Pretendo agora começar também a fazer top cropping dos fermentos usuais como US-05, S-04, guardando eles no ápice da vitalidade.

Se a intenção é fazer cerveja a R$ 2,00 o litro, compra glacial ou itaipava que pelo menos não vai ter todo o trabalho. Agora, se é pela experiência, vai lá testa e aprende com toda a experiência.
 
So para comentar sobre o fermento de pão tenho amigos que ja usaram, experimentei a breja uma super neutra nem percebi que era fermento de pão ja a outra gosto ruim de estragado mesma marca, "conclusão" fermento de pão não tem controle de qualidade pode dar certo na próxima ficar ruim com a mesma marca de fermento, fizeram outros testes e os resultados continuaram inconsistentes.
 
Acho que muitas pessoas aqui já caíram na tentação de fazer cerveja com fermento de pão, e boa parte delas, nunca mais querem arriscar uma brassagem por uma diferença muito pequena no custo final da cerveja.
Eu já fiz duas brassagens no mesmo dia, com o intuito de testar o fermento de pão. Ambas deram cerveja, mas o resultado final dela é de longe horrível, é terrível. Na primeira semana, a cerveja está uma coisa (ainda está tomavel), na outra, muda completamente. As cepas não são selecionadas, são cepas selvagens, sem controle algum. É muito difícil acertar uma leva com este tipo de fermento.
Dá pra fazer? Sim!
O resultado é bom? Cada um tem um gosto pessoal, eu não curti.
Faria novamente? Não, o custo não vale a pena, assim como o resultado.

Uma dica, se não quer usar um US-05, utiliza outras opções, como um US-04 (normalmente é mais barato) ou até outra cepa, mas fuja do fermento de pão. Qualquer fermento dará uma qualidade melhor, mesmo que fuja do estilo (até porque com fermento de pão não temos um estilo definido).

Sinceramente, deixei de fazer essas receitinhas baratas, não vale a pena (Cream Ale e afins). Prefiro comprar a cerveja pronta, na promoção.
 
Na verdade, acredito em sorte no meu caso, porem irei testar de teimoso kkkkk
Antes perder 10 litros do que ficar com a duvida na cabeça.
Quando se faz com fermento de pao, é aquela para churrasco com os amigos e amigas cachaças kkkk que ate alcool de posto esta otimo.
Na verdade o que tenho planejado fazer com o Us-05, seria de fazer o starter com o mosto, dividir ele em 3 partes, guardar e com isso tenho 3 levas da ''1°geração'' e com isso reutiliza-las mais 3 vezes cada uma.
Ou seja, gasto que seja R$ 20,00 em um pacote e utilizo a mesma por mais vezes. Caro não sai, alias sai quase que o mesmo valor do fermento de pao. E o resultado muito melhor.
Ainda acho que o mais caro da receita é o lupulo, que ''por enquanto'' não tem gente reutilizando, no futuro alguem ira faze-lo.
abracos
 
Na verdade, acredito em sorte no meu caso, porem irei testar de teimoso kkkkk
Antes perder 10 litros do que ficar com a duvida na cabeça.
Quando se faz com fermento de pao, é aquela para churrasco com os amigos e amigas cachaças kkkk que ate alcool de posto esta otimo.
Na verdade o que tenho planejado fazer com o Us-05, seria de fazer o starter com o mosto, dividir ele em 3 partes, guardar e com isso tenho 3 levas da ''1°geração'' e com isso reutiliza-las mais 3 vezes cada uma.
Ou seja, gasto que seja R$ 20,00 em um pacote e utilizo a mesma por mais vezes. Caro não sai, alias sai quase que o mesmo valor do fermento de pao. E o resultado muito melhor.
Ainda acho que o mais caro da receita é o lupulo, que ''por enquanto'' não tem gente reutilizando, no futuro alguem ira faze-lo.
abracos
Sim, tem quem reutilize o lúpulo, inclusive em escala industrial, e isto não é pura "pão-durice", tem estudo científico sobre isto. É claro que isto não é coisa para iniciantes ou para quem não sabe bem o que está fazendo.
 
Ja pensou em refazer a receita sem o pão ?
No que eu fiz, usei somente malte pilsen e não remeteu nada a pão, vou brassar nesse feriado e usar o Dr.Oekter(que dizem ser melhor que o fleischmann).
Abracos
O gosto de pão caseiro com excesso de fermento na cerveja não vem do pão amanhecido. Vem do fermento mesmo.
Sempre faço toast ale com fermento inglês ou americano e nunca ficou com este gosto. Sempre com gosto normal de cerveja.
A culpa é do Fleishmann mesmo.
 
Na verdade, acredito em sorte no meu caso, porem irei testar de teimoso kkkkk
Antes perder 10 litros do que ficar com a duvida na cabeça.
Quando se faz com fermento de pao, é aquela para churrasco com os amigos e amigas cachaças kkkk que ate alcool de posto esta otimo.
Na verdade o que tenho planejado fazer com o Us-05, seria de fazer o starter com o mosto, dividir ele em 3 partes, guardar e com isso tenho 3 levas da ''1°geração'' e com isso reutiliza-las mais 3 vezes cada uma.
Ou seja, gasto que seja R$ 20,00 em um pacote e utilizo a mesma por mais vezes. Caro não sai, alias sai quase que o mesmo valor do fermento de pao. E o resultado muito melhor.
Ainda acho que o mais caro da receita é o lupulo, que ''por enquanto'' não tem gente reutilizando, no futuro alguem ira faze-lo.
abracos

Eu já reutilizei várias vezes o trub de lúpulo de uma brassagem em outra, e vou mais além, já reutilizei até o malte.
Obviamente, para o malte eu adicionei mais (ainda não utilizado) ao que já havia utilizado na brassagem (para atingir a OG). Também já fiz a mesma experiência com extrato de malte, ambos resultaram em cerveja.

Tudo isto em nome da ciência (apesar de não ter feito nenhuma anotação cientifica para isto ou qualquer estudo sobre o resultado) rsrs.

Sobre fazer cerveja com fermento de pão, para agradar os brahmeiros nos churrasco, sou da seguinte opinião: Compre brahma, sai mais barato (e poupa muito trabalho).
Estas pessoas são do tipo que não sabe degustar uma cerveja, eles não tem percepção sensorial, não sabem apreciar o produto final, identificar aromas, sabores, só sabem criticar que está amarga, é forte e blá-blá-blá.
A mesma coisa acontece com vinho, é cada discussão, que já cheguei até perder amizades.

Reaproveitar a lama de uma brassagem também é uma ótima opção, mas tem que tomar cuidado, tem que saber o que está fazendo. Mas como tudo na vida, é fazendo que se aprende.

Em fim, resumindo, tudo vai da sua percepção sensorial. Algumas pessoas caracterizam uma cerveja feita com fermento de pão melhor do que as comerciais, outras, nem tanto. Para mim, qualquer coisa com gosto de fermento já descaracteriza a cerveja, não é este o resultado que estamos esperando.

Hoje vejo muita gente tentando economizar para fazer cerveja, e esquece da qualidade. A ideia da cerveja artesanal é totalmente o contrário, é garantir uma qualidade superior, tão boa quanto a qualquer uma que compraremos na prateleira do supermercado.
 
Galera, atualizando o tópico, brassei no sabado (02/11)
consegui 12º Brix, Corrigi pra 14ºBrix com um açucar invertido
1h @62ºC
1h @72ºC
1h de fervura
10g Nugget @55min
10g Nugget @20min
15g Nugget @0min

2pct de fermento de pão dr.otker

Sensorial
1º Dia Aquele gostão a fermentação mas ok
2º Gosto a fermento diminuiu consideravelmente, surgiu aromas como cravo e banana

PS: fermentando @ 15º ~0.2º Graus de variação dentro do fermentador

Densidades
02/11 OG 1.065
03/11 1.055
04/11 1.046

PS2 Seguirei atualizando até o envaze
 
Na verdade, acredito em sorte no meu caso, porem irei testar de teimoso kkkkk
Antes perder 10 litros do que ficar com a duvida na cabeça.
Quando se faz com fermento de pao, é aquela para churrasco com os amigos e amigas cachaças kkkk que ate alcool de posto esta otimo.
Na verdade o que tenho planejado fazer com o Us-05, seria de fazer o starter com o mosto, dividir ele em 3 partes, guardar e com isso tenho 3 levas da ''1°geração'' e com isso reutiliza-las mais 3 vezes cada uma.
Ou seja, gasto que seja R$ 20,00 em um pacote e utilizo a mesma por mais vezes. Caro não sai, alias sai quase que o mesmo valor do fermento de pao. E o resultado muito melhor.
Ainda acho que o mais caro da receita é o lupulo, que ''por enquanto'' não tem gente reutilizando, no futuro alguem ira faze-lo.
abracos
Já reaproveitam lúpulo sim kkkkk
Inclusive estou fazendo uma session ipa e vou testar reaproveitar os lupulos do dry hopping na brassagem de outra breja
 
Não tem DME??? Compre uns 200gr - 300gr de mate pilsen e moa até virar pó. Pronto! Eis o seu DME de pobre....
 
Galera, atualizando o tópico, brassei no sabado (02/11)
consegui 12º Brix, Corrigi pra 14ºBrix com um açucar invertido
1h @62ºC
1h @72ºC
1h de fervura
10g Nugget @55min
10g Nugget @20min
15g Nugget @0min

2pct de fermento de pão dr.otker

Sensorial
1º Dia Aquele gostão a fermentação mas ok
2º Gosto a fermento diminuiu consideravelmente, surgiu aromas como cravo e banana

PS: fermentando @ 15º ~0.2º Graus de variação dentro do fermentador

Densidades
02/11 OG 1.065
03/11 1.055
04/11 1.046

PS2 Seguirei atualizando até o envaze

Boa Bortola, faz e depois passa aqui as suas impressoes.
So Nao acho necessidade de medir a densidade todos os dias, ha não ser que use um refratometro.
Deixa ai quieto uns 7 dias que deve ter atenuado a fg e ai mede ou 2 ou 3 dias consecutivos e sobe para a fermentacao secundaria
abracos
 
Já reaproveitam lúpulo sim kkkkk
Inclusive estou fazendo uma session ipa e vou testar reaproveitar os lupulos do dry hopping na brassagem de outra breja
Esse processo ainda esta fora das minhas poucas habilidades cervejeiras....
Mas vou comecar a pesquisar mais sobre o reaproveitamento do lupulo. Se der certo Felipe, compartilha com a gente aqui .....
Imagina vai ser so cerveja com galaxy e nelson sauvan kkkkkkk
abracos
 
Eu já reutilizei várias vezes o trub de lúpulo de uma brassagem em outra, e vou mais além, já reutilizei até o malte.
Obviamente, para o malte eu adicionei mais (ainda não utilizado) ao que já havia utilizado na brassagem (para atingir a OG). Também já fiz a mesma experiência com extrato de malte, ambos resultaram em cerveja.

Tudo isto em nome da ciência (apesar de não ter feito nenhuma anotação cientifica para isto ou qualquer estudo sobre o resultado) rsrs.

Sobre fazer cerveja com fermento de pão, para agradar os brahmeiros nos churrasco, sou da seguinte opinião: Compre brahma, sai mais barato (e poupa muito trabalho).
Estas pessoas são do tipo que não sabe degustar uma cerveja, eles não tem percepção sensorial, não sabem apreciar o produto final, identificar aromas, sabores, só sabem criticar que está amarga, é forte e blá-blá-blá.
A mesma coisa acontece com vinho, é cada discussão, que já cheguei até perder amizades.

Reaproveitar a lama de uma brassagem também é uma ótima opção, mas tem que tomar cuidado, tem que saber o que está fazendo. Mas como tudo na vida, é fazendo que se aprende.

Em fim, resumindo, tudo vai da sua percepção sensorial. Algumas pessoas caracterizam uma cerveja feita com fermento de pão melhor do que as comerciais, outras, nem tanto. Para mim, qualquer coisa com gosto de fermento já descaracteriza a cerveja, não é este o resultado que estamos esperando.

Hoje vejo muita gente tentando economizar para fazer cerveja, e esquece da qualidade. A ideia da cerveja artesanal é totalmente o contrário, é garantir uma qualidade superior, tão boa quanto a qualquer uma que compraremos na prateleira do supermercado.
Tudo pela experiencia cervejeira, pensar em reaproveitar o malte nunca me passou pela cabeça, porem é de se pensar.
Logico que comprar a cerveja é muito mais economico, pratico e rapido, porem não teria aquela sensação DIY de voce mesmo fez, pode ficar ruim e tals, pode ser pior que itaipava, porem so de saber que voce quem realizou o processo todo, da um orgulho kkkk ( pelo menos eu me sinto assim kkkk)
Um exemplo é em casa, é muito pratico fds ir no app do Ifood e pedir, exemplo, uma pizza.
Porem quando voce mesmo pega para fazer a massa, sovar ate dar o ponto, esperar o fermento agir e apos rechear a mesma, não sei, parece que fica N vezes melhor que a pizza que compramos.
Abracos
 
Boa Bortola, faz e depois passa aqui as suas impressoes.
So Nao acho necessidade de medir a densidade todos os dias, ha não ser que use um refratometro.
Deixa ai quieto uns 7 dias que deve ter atenuado a fg e ai mede ou 2 ou 3 dias consecutivos e sobe para a fermentacao secundaria
abracos

Sei disso, mania do lab, sou estudante de enologia, então pra min é regra tirar todos os dias, de quebra faço uma sensorial pra ver a como anda a evolução aromática com a mesma amosta da densidade hoje já esta em 1035

PS: Aromas de pão bem insignificantes já, cravo e banana deram uma boa diminuida agora ta começando a tomar jeito de breja já!
 
DME é extrato já convertido e fervido. Não basta moer o malte até virar pó.

Ok, ok, não é o ideal, mas na emergência serve como DME de pobre, afinal como disse Einstein “Eu não tenho nenhum talento especial, sou apenas profundamente curioso.”
 
Não tem DME??? Compre uns 200gr - 300gr de mate pilsen e moa até virar pó. Pronto! Eis o seu DME de pobre....

Extrato é uma coisa, moer malte até virar pó é outra.
Mas sim, dá para fazer um starter com o malte, basta fazer uma mini mostura, com 1 kg de malte, e inocular as leveduras (após o resfriamento).
Já fiz isto várias vezes, compensa e muito em relação ao custo do DME.

Outra coisa que já fiz, é adicionar fermento de pão na fervura desse mini mosto, as leveduras irão morrer, mas elas isto irá garantir mais nutrientes ao mosto, deixando o starter mais eficiente.

Se você não tiver necessidade de multiplicar muito as células, basta retirar um pouco de mosto antes da fervura da sua brassagem, resfriar e fazer um "mini starter" antes de inocular a levedura. Enquanto você faz a fervura e resfriamento do seu mosto, a levedura já está se preparando pra entrar em cena, desta forma a levedura não cai de cara, despreparada, para um frenesi descontrolado (afinal, vai ter muito açúcar para ela consumir).
 
Não tem DME??? Compre uns 200gr - 300gr de mate pilsen e moa até virar pó. Pronto! Eis o seu DME de pobre....

Quando não tenho DME faço isso. Só que utilizo mais ou menos 70% a mais do que utilizaria de DME, para dar a mesma densidade, e deixo decantar bem para eliminar o trub.
 
Cara, fiz uma Session IPA para gastar os insumos que tinha em casa, acabei usando um US-05 que tava a mais de 6 meses na geladeira e mais um fermento de pão. Acabou fermentando a 20 ºC e ficou muito limpa, sem nota de fermento de pão. Percebo que no processo caseiro não tem muito como saber antes só testando mesmo, além disso o controle de temperatura na maturação muda muito e dá pra salvar muita breja que ficou estranha na primária.
 
Cara, fiz uma Session IPA para gastar os insumos que tinha em casa, acabei usando um US-05 que tava a mais de 6 meses na geladeira e mais um fermento de pão. Acabou fermentando a 20 ºC e ficou muito limpa, sem nota de fermento de pão. Percebo que no processo caseiro não tem muito como saber antes só testando mesmo, além disso o controle de temperatura na maturação muda muito e dá pra salvar muita breja que ficou estranha na primária.

Realmente bateu FG 1.015 hoje, ficou legal bem neutra, um leve Furtado e notas de cravo,canela e banana bem de leve, bem seca, porém sinto que aumentou o H2S no final mas vou deixar matutando por uns 5 dias a 3°C, Dry Hop com 50g de cascade, sábado que vem já envaso.
E até que ficou bem clarificada no final decantou bem.
 

Attachments

  • 20191109_222905.jpg
    20191109_222905.jpg
    32.1 KB · Views: 37
  • 20191109_222842.jpg
    20191109_222842.jpg
    26.7 KB · Views: 34
Não irei entrar ou querer causar discussão, porem na teoria todas as grandes cervejarias deveriam usar produtos de alta qualidade, mas nem sempre é assim.
Fiz uma Ale fermentada com o Fleischmann a 15°C e ficou bem neutra, nada de off-flavor ou gosto que remetia a pão.
Ja adiantando, sou iniciante.
Porem como disse nos comentarios acima, acompanho amigos fazendo cerveja a 1 ano mais ou menos, e sempre ficamos ''discutindo'' alguns processos e tals...fermento de pão era um deles, não tinham coragem de experimentar, porem quando provaram a minha com fermento fleischmann mesmo, não notaram nada de diferente.
Não fugindo do topico do amigo, outro ponto para exemplo, era a filtragem de agua, esses amigos juravam e brigavam dizendo que era impossivel fazer usando apenas o filtro simples de carvão ativado, que no curso que fizeram ( de uma Loja Famosa em Sp, os ''mestres cervejeiros'' ) sempre diziam de deveria ser o tribloco de filtragem que se não fosse não iria sair cerveja e tals.
O que eu fiz foi comprar o filtro simples de carvao ativado e usei para fazer a breja e saiu um otima cerveja. Obvio que com correção da agua ficaria incrivel e totalmente diferente a cerveja, porem a nivel caseiro, para churrasco,aniversarios e datas festivas, acho alguns investimentos desnecessarios a esse nivel.
Porem nada que um teste simples para mudar alguns conceitos.
Abracos
Eu acho que pro cervejeiro caseiro tudo é valido. Ali é sua receita e vale os experimentos. O que vale é você estar satisfeito. Inclusive estou afim de testar a água da minha cidade e preocupado mas com este post vou arriscar. A qualidade de aroma e sabor dela é muito boa e tenho um filtro de carvão ativado simples. Experimente, acerte, erre e descubra as coisas. O importante nesse meio é a interação das experiências!
 

Latest posts

Back
Top