1. We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.
    Fechar Aviso

Pobre Ale com Milho 20L

Discussão em 'Receitas & ingredientes' iniciado por Bortola, 31/10/19.

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

1. 4/11/19 #21

jeanpaullopes

jeanpaullopes

jeanpaullopes

Well-Known Member

Afiliado:
    17/5/16
    Curtidas Recebidas:
    698
    Sim, tem quem reutilize o lúpulo, inclusive em escala industrial, e isto não é pura "pão-durice", tem estudo científico sobre isto. É claro que isto não é coisa para iniciantes ou para quem não sabe bem o que está fazendo.

MarceloJapa curtiu isso.
  2. 4/11/19 #22

EngRocha

EngRocha

EngRocha

Well-Known Member

Afiliado:
    19/5/17
    Curtidas Recebidas:
    41
    O gosto de pão caseiro com excesso de fermento na cerveja não vem do pão amanhecido. Vem do fermento mesmo.
    Sempre faço toast ale com fermento inglês ou americano e nunca ficou com este gosto. Sempre com gosto normal de cerveja.
    A culpa é do Fleishmann mesmo.

3. 4/11/19 #23

GuilhermeAlmeida

GuilhermeAlmeida

GuilhermeAlmeida

Member

Afiliado:
    9/1/19
    Curtidas Recebidas:
    20
    Eu já reutilizei várias vezes o trub de lúpulo de uma brassagem em outra, e vou mais além, já reutilizei até o malte.
    Obviamente, para o malte eu adicionei mais (ainda não utilizado) ao que já havia utilizado na brassagem (para atingir a OG). Também já fiz a mesma experiência com extrato de malte, ambos resultaram em cerveja.

Tudo isto em nome da ciência (apesar de não ter feito nenhuma anotação cientifica para isto ou qualquer estudo sobre o resultado) rsrs.

Sobre fazer cerveja com fermento de pão, para agradar os brahmeiros nos churrasco, sou da seguinte opinião: Compre brahma, sai mais barato (e poupa muito trabalho).
    Estas pessoas são do tipo que não sabe degustar uma cerveja, eles não tem percepção sensorial, não sabem apreciar o produto final, identificar aromas, sabores, só sabem criticar que está amarga, é forte e blá-blá-blá.
    A mesma coisa acontece com vinho, é cada discussão, que já cheguei até perder amizades.

Reaproveitar a lama de uma brassagem também é uma ótima opção, mas tem que tomar cuidado, tem que saber o que está fazendo. Mas como tudo na vida, é fazendo que se aprende.

Em fim, resumindo, tudo vai da sua percepção sensorial. Algumas pessoas caracterizam uma cerveja feita com fermento de pão melhor do que as comerciais, outras, nem tanto. Para mim, qualquer coisa com gosto de fermento já descaracteriza a cerveja, não é este o resultado que estamos esperando.

Hoje vejo muita gente tentando economizar para fazer cerveja, e esquece da qualidade. A ideia da cerveja artesanal é totalmente o contrário, é garantir uma qualidade superior, tão boa quanto a qualquer uma que compraremos na prateleira do supermercado.

MarceloJapa e (deletar usuário) curtiram isso.
  4. 5/11/19 #24

Bortola

Bortola

Bortola

Member

Afiliado:
    5/9/19
    Curtidas Recebidas:
    2
    Galera, atualizando o tópico, brassei no sabado (02/11)
    consegui 12º Brix, Corrigi pra 14ºBrix com um açucar invertido
    1h @62ºC
    1h @72ºC
    1h de fervura
    10g Nugget @55min
    10g Nugget @20min
    15g Nugget @0min

2pct de fermento de pão dr.otker

Sensorial
    1º Dia Aquele gostão a fermentação mas ok
    2º Gosto a fermento diminuiu consideravelmente, surgiu aromas como cravo e banana

PS: fermentando @ 15º ~0.2º Graus de variação dentro do fermentador

Densidades
    02/11 OG 1.065
    03/11 1.055
    04/11 1.046

PS2 Seguirei atualizando até o envaze

MarceloJapa curtiu isso.
  5. 5/11/19 #25

Felipe de Mello

Felipe de Mello

Felipe de Mello

New Member

Afiliado:
    26/3/19
    Curtidas Recebidas:
    1
    Já reaproveitam lúpulo sim kkkkk
    Inclusive estou fazendo uma session ipa e vou testar reaproveitar os lupulos do dry hopping na brassagem de outra breja

MarceloJapa curtiu isso.
  6. 5/11/19 #26

Renato_Maia

Renato_Maia

Renato_Maia

Active Member

Afiliado:
    31/8/17
    Curtidas Recebidas:
    8
    Não tem DME??? Compre uns 200gr - 300gr de mate pilsen e moa até virar pó. Pronto! Eis o seu DME de pobre....

7. 5/11/19 #27

MarceloJapa

MarceloJapa

MarceloJapa

Active Member

Afiliado:
    3/10/19
    Curtidas Recebidas:
    7
    Boa Bortola, faz e depois passa aqui as suas impressoes.
    So Nao acho necessidade de medir a densidade todos os dias, ha não ser que use um refratometro.
    Deixa ai quieto uns 7 dias que deve ter atenuado a fg e ai mede ou 2 ou 3 dias consecutivos e sobe para a fermentacao secundaria
    abracos

8. 5/11/19 #28

MarceloJapa

MarceloJapa

MarceloJapa

Active Member

Afiliado:
    3/10/19
    Curtidas Recebidas:
    7
    Esse processo ainda esta fora das minhas poucas habilidades cervejeiras....
    Mas vou comecar a pesquisar mais sobre o reaproveitamento do lupulo. Se der certo Felipe, compartilha com a gente aqui .....
    Imagina vai ser so cerveja com galaxy e nelson sauvan kkkkkkk
    abracos

9. 5/11/19 #29

MarceloJapa

MarceloJapa

MarceloJapa

Active Member

Afiliado:
    3/10/19
    Curtidas Recebidas:
    7
    Tudo pela experiencia cervejeira, pensar em reaproveitar o malte nunca me passou pela cabeça, porem é de se pensar.
    Logico que comprar a cerveja é muito mais economico, pratico e rapido, porem não teria aquela sensação DIY de voce mesmo fez, pode ficar ruim e tals, pode ser pior que itaipava, porem so de saber que voce quem realizou o processo todo, da um orgulho kkkk ( pelo menos eu me sinto assim kkkk)
    Um exemplo é em casa, é muito pratico fds ir no app do Ifood e pedir, exemplo, uma pizza.
    Porem quando voce mesmo pega para fazer a massa, sovar ate dar o ponto, esperar o fermento agir e apos rechear a mesma, não sei, parece que fica N vezes melhor que a pizza que compramos.
    Abracos

10. 6/11/19 às 07:39 #30

Bortola

Bortola

Bortola

Member

Afiliado:
    5/9/19
    Curtidas Recebidas:
    2
    Sei disso, mania do lab, sou estudante de enologia, então pra min é regra tirar todos os dias, de quebra faço uma sensorial pra ver a como anda a evolução aromática com a mesma amosta da densidade hoje já esta em 1035

PS: Aromas de pão bem insignificantes já, cravo e banana deram uma boa diminuida agora ta começando a tomar jeito de breja já!

11. 6/11/19 às 08:04 #31

Bortola

Bortola

Bortola

Member

Afiliado:
    5/9/19
    Curtidas Recebidas:
    2
    Boa, estamos aé sem previsão para a chegada do DME na cidade, então lá se vai alguns meses esperando

12. 6/11/19 às 13:43 #32

Banha

Banha

Banha

Member

Afiliado:
    5/2/19
    Curtidas Recebidas:
    1
    DME é extrato já convertido e fervido. Não basta moer o malte até virar pó.

Carlão curtiu isso.
  13. 6/11/19 às 14:00 #33

Renato_Maia

Renato_Maia

Renato_Maia

Active Member

Afiliado:
    31/8/17
    Curtidas Recebidas:
    8
    Ok, ok, não é o ideal, mas na emergência serve como DME de pobre, afinal como disse Einstein “Eu não tenho nenhum talento especial, sou apenas profundamente curioso.”

14. 6/11/19 às 14:14 #34

GuilhermeAlmeida

GuilhermeAlmeida

GuilhermeAlmeida

Member

Afiliado:
    9/1/19
    Curtidas Recebidas:
    20
    Extrato é uma coisa, moer malte até virar pó é outra.
    Mas sim, dá para fazer um starter com o malte, basta fazer uma mini mostura, com 1 kg de malte, e inocular as leveduras (após o resfriamento).
    Já fiz isto várias vezes, compensa e muito em relação ao custo do DME.

Outra coisa que já fiz, é adicionar fermento de pão na fervura desse mini mosto, as leveduras irão morrer, mas elas isto irá garantir mais nutrientes ao mosto, deixando o starter mais eficiente.

Se você não tiver necessidade de multiplicar muito as células, basta retirar um pouco de mosto antes da fervura da sua brassagem, resfriar e fazer um "mini starter" antes de inocular a levedura. Enquanto você faz a fervura e resfriamento do seu mosto, a levedura já está se preparando pra entrar em cena, desta forma a levedura não cai de cara, despreparada, para um frenesi descontrolado (afinal, vai ter muito açúcar para ela consumir).

Bortola curtiu isso.
  15. 6/11/19 às 14:18 #35

EngRocha

EngRocha

EngRocha

Well-Known Member

Afiliado:
    19/5/17
    Curtidas Recebidas:
    41
    Quando não tenho DME faço isso. Só que utilizo mais ou menos 70% a mais do que utilizaria de DME, para dar a mesma densidade, e deixo decantar bem para eliminar o trub.

16. 7/11/19 às 03:45 #36

Bortola

Bortola

Bortola

Member

Afiliado:
    5/9/19
    Curtidas Recebidas:
    2
    Boa vou tentar isso!!!

1,025 hoje

17. 8/11/19 às 12:55 #37

flpmarc

flpmarc

flpmarc

Member

Afiliado:
    11/12/18
    Curtidas Recebidas:
    2
    Cara, fiz uma Session IPA para gastar os insumos que tinha em casa, acabei usando um US-05 que tava a mais de 6 meses na geladeira e mais um fermento de pão. Acabou fermentando a 20 ºC e ficou muito limpa, sem nota de fermento de pão. Percebo que no processo caseiro não tem muito como saber antes só testando mesmo, além disso o controle de temperatura na maturação muda muito e dá pra salvar muita breja que ficou estranha na primária.

18. 10/11/19 às 01:33 #38

Bortola

Bortola

Bortola

Member

Afiliado:
    5/9/19
    Curtidas Recebidas:
    2
    Realmente bateu FG 1.015 hoje, ficou legal bem neutra, um leve Furtado e notas de cravo,canela e banana bem de leve, bem seca, porém sinto que aumentou o H2S no final mas vou deixar matutando por uns 5 dias a 3°C, Dry Hop com 50g de cascade, sábado que vem já envaso.
    E até que ficou bem clarificada no final decantou bem.

Arquivos Anexados:

Compartilhe esta Página