Poço Termométrico

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

GustavoLuiz

Member
Joined
Jun 17, 2013
Messages
12
Reaction score
3
Olá pessoal, estou fazendo um poço termométrico com peças de latão e alumínio e uma das pontas vou soldar para vedar bem o poço.
Bom, o que quero saber é se o fato de soldar o alumínio faz ele ficar tóxico, já que no processo de soldagem é utilizado gases perigosos.

Obrigado!
 
GustavoLuiz,

Há aqui quem possa te ajudar melhor a respeito de soldagem, mas eu posso te adiantar que os gases servem pra proteger a ponta do aparelho de solda e a solda em si durante o processo, acredito que não fique impregnado no metal, até porque são gases inertes, não se misturam...
Se eu não me engano tambem, pra soldar alumínio só com aparelho TIG.

Abraço
 
Cara, até dá pra soldar, tanto com MIG ou TIG, mas a minha é pergunta é... por que ter um trabalhão fazendo um negócio que nunca vai ficar tão bom quanto um poço já pronto, sendo que um poço termométrico novo de Inox custa uns 30, 35 pila?

Tem na http://www.thermomax.com.br aqui em Porto Alegre.

Abraço!
 
Olá Guenther.
Na verdade nunca achei por este preço! Vou ver com esse pessoal que você mandou o link.

Obrigado.
 
Eu ia falar isso mesmo! Custa muito mais barato comprar pronto. Comprei uns no eBay de inox 304 por uns US$ 20 cada.
 
O orçamento que fiz com eles ficou bem mais caro que isso:

R$ 80 a unidade -> POÇO INÓX; Ø 8mm X 100mm; ROSCA INTERNA E EXTERNA 1/2 NPT

Qual o diâmetro e tamanho deste que custa R$ 30/35, Guenther ?
 
O orçamento que fiz com eles ficou bem mais caro que isso:

R$ 80 a unidade -> POÇO INÓX; Ø 8mm X 100mm; ROSCA INTERNA E EXTERNA 1/2 NPT

Qual o diâmetro e tamanho deste que custa R$ 30/35, Guenther ?

Acabei de copiar da nota fiscal da última compra que fiz lá:

"Código 19885 - POÇO INOX ROSCA EXTERNA 1/2 NPT Ø 10mm (PARA SENSOR DE 6mm X 100)"

Valor: R$ 30,00.

Abraço!
 
Eu "fiz" o meu, comprei um parafuso de inox com porcas e arruelas, levei em um torneiro e pedi para furar sem furar todo o parafuso, deixando uns 10mm sem furar e cortei a cabeça sextavada, furei o fermentador e instalei, funcionou que é uma beleza e ao custo de 15dilmas :)
 
Bom pessoal, no fim ficou com o pota amassada (não soldei). Quanto ao sensor resinei direto no tubo de alumínio, o silicone que aparece na foto é só para deixar o cabo flexível. No fim ficou legal, gastei R$15,00. :)
 

Attachments

  • IMG_20130713_172102_844.jpg
    IMG_20130713_172102_844.jpg
    24.2 KB · Views: 1,712
  • IMG_20130713_172117_169.jpg
    IMG_20130713_172117_169.jpg
    32.9 KB · Views: 1,771
É so empurrar o sensor do tic para dentro do tudo do poço ou tem que vedar de alguma forma?

abçs
 
Então, o ideal é fazer o alumínio e o sensor ficar uma peça única, pois assim não haverá diferença de temperatura entre a parte tubo e o sensor.
Vc pode colocar araldite entre o tubo e a ponta do sensor.
Lembrando que a vedação em si não é necessária, já que o sensor do TIC é vedado.

Flw!!
 
Hummm Acho que entendi!! Não é pela vedação é mais para criar uma superfície de contato do termostato com o thermowell deixando a leitura mais precisa!

Vlw !
 
Segue a dica para quem quiser fazer um Poço Termométrico bem bacana e bem em conta e funcional, uso ele no balde fermentador, nas panelas não abro mão do velho termômetro pendurado no arame hehe

Parafuso M10 inox
2 Porcas M10 inox
2 Arruelas furo M10 inox
2 Arruelas de silicone

Isso custou 5 dilmas

Levei o parafuso em um torneiro ele cortou a cabeça e furou deixando 1cm no fim sem furar, custou 10dilmas.
 

Attachments

  • 100_1562.jpg
    100_1562.jpg
    15.9 KB · Views: 1,525
  • 100_1564.jpg
    100_1564.jpg
    11 KB · Views: 1,567
  • 100_1566.jpg
    100_1566.jpg
    19.5 KB · Views: 1,655
  • 100_1567.jpg
    100_1567.jpg
    20.4 KB · Views: 1,521
  • 100_1568.jpg
    100_1568.jpg
    16.1 KB · Views: 1,504
Fala Guenther!

Cara, qual o sensor que está usando? É o do TIC 17?

Abraço.
 
Guenther.

E como vc fixou esse poço da Thermomax? Com uma luva de INOX? Ou ele vem com porca?

Valeu
 
Alguém pode me explicar que pasta/creme branco é este que vai dentro do poço, para fixar o sensor. Ele fica móvel, ou seja dá pra tirar e colocar, só que com algumas mexidas o sensor dispara, creio que devo preencher o poço com esse creme/pasta. Como é o nome correto desse produto e onde encontro.

Obrigado
 
Esse produto branco é pasta térmica. Muito usada em processadores de computador, é fácil de arrumar nessas lojas. pode dar um pouco de trabalho de colocar dentro do tubo, mas com um palito de madeira de churrasquinho dá pra fazer.

O que vc quis dizer com o sensor disparando? Me parece que ele está entrando em curto ou com mal contato.
Consegue explicar melhor ou colocar umas fotos?

Talvez alguém aqui já tenha passado por isso e saiba melhor o problema.

Abraços!
 
O que eu quis dizer é que a temperatura não para de subir, coisa que quando fica imerso dentro da pasta não acontece, então eu acho é que fica tipo uma bolsa de ar dentro do poço, fazendo o sensor ler errado. A temperatura estave em 65º, aí eu mexi no fio do sensor pra afastar da chama do fogão, derrepente começou a subir a 1 grau por segundo, indo a noventa e tantos graus...

Fui claro? conseguiu entender?.
 
Não é a mesma coisa que uma panela sem nada, mas para mexer, tem que cuidar um pouco, por exemplo, não dá pra vaser movimento circularão fundo da panela, então movimenta o mosto no sentido frente/tras.
 
Fiz o meu praticamente como o do Giovani Naves, vou colocar fotos aqui, um bom torneiro faz numa boa, nada difícil. Fiz 3 unidades por R$ 50,00. O mais difícil é conseguir arruelas de silicone para vedação ou o-rings de silicone laranja para altas temperaturas!
 
Cotação de ontem na Thermomax

20582 - PORCA SEXTAVADA 7 X 1/2 BSP 1 un 12,00 12,00 0 0,00 0
20583 - ARRUELA M22 1 un 5,00 5,00 0 0,00 0
19885 - POÇO INÓX ROSCA EXTERNA 1/2 NPT Ø 10mm
(PARA SENSOR DE 6mm X 100)
1 un 36,00 36,00 0 0,00 0
 
Pessoal uma dúvida, na panela de mosturação com sistema RIMS (resistência instalada em baixo do fundo falso), qual seria a melhor altura para fixar o poço termométrico? Próximo do fundo e da resistência, mais para o meio da cama de grãos ou mais em cima? Ou tanto faz já que vai ter uma bomba circulando tudo?
 
Comprei esse mesmo sensor xing ling...o problema é que essa tampa só tem rosca no finalzinho dela, aí na hora de colocar no fermentador ou panela a parede dos mesmos no meio impossibilita fixar o poço com essa tampinha...tentei colocar uma porca sextavada mas parece q rosca do poço é diferente...
 
Atualizando, levei os poços termométricos num torneiro e ele somente deu uma lixada na parte inicial da rosca, a porca de inox entrou fácil depois disso...usei dois o'rings de silicone, uma arroela e uma porca sextavada de 1/2 polegada (comprados na indupropil).Ficou ótimo no balde fermentador...só tive que encher de fita veda rosca porque, inicialmente, vazou um pouco...vou deixar o balde de molho com star san pra sanitizar essa parafernalha toda...
A seguir umas fotos num teste com agua q fiz...o termostato tb é xing ling mas ta funcionando bem...
Um abraço
Elson
 

Attachments

  • 20140829_104347.jpg
    20140829_104347.jpg
    67.7 KB · Views: 656
  • 20140829_104400.jpg
    20140829_104400.jpg
    61.1 KB · Views: 707
  • 20140829_104631.jpg
    20140829_104631.jpg
    107.2 KB · Views: 655
Back
Top