• We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

Poço Termométrico

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

GustavoLuiz

Member
Afiliado
17/6/13
Olá pessoal, estou fazendo um poço termométrico com peças de latão e alumínio e uma das pontas vou soldar para vedar bem o poço.
Bom, o que quero saber é se o fato de soldar o alumínio faz ele ficar tóxico, já que no processo de soldagem é utilizado gases perigosos.

Obrigado!

Tiago

Well-Known Member
Moderador
Moderator
Afiliado
11/6/13
GustavoLuiz,

Há aqui quem possa te ajudar melhor a respeito de soldagem, mas eu posso te adiantar que os gases servem pra proteger a ponta do aparelho de solda e a solda em si durante o processo, acredito que não fique impregnado no metal, até porque são gases inertes, não se misturam...
Se eu não me engano tambem, pra soldar alumínio só com aparelho TIG.

Abraço

Guenther

Administrador
Moderador
Admin
Afiliado
23/4/13
Cara, até dá pra soldar, tanto com MIG ou TIG, mas a minha é pergunta é... por que ter um trabalhão fazendo um negócio que nunca vai ficar tão bom quanto um poço já pronto, sendo que um poço termométrico novo de Inox custa uns 30, 35 pila?

Tem na http://www.thermomax.com.br aqui em Porto Alegre.

Abraço!

GustavoLuiz

Member
Afiliado
17/6/13
Olá Guenther.
Na verdade nunca achei por este preço! Vou ver com esse pessoal que você mandou o link.

Obrigado.

hades

Doutrinador
Afiliado
5/6/13
Eu ia falar isso mesmo! Custa muito mais barato comprar pronto. Comprei uns no eBay de inox 304 por uns US$ 20 cada.

fabito

Member
Afiliado
10/6/13
O orçamento que fiz com eles ficou bem mais caro que isso:

R$ 80 a unidade -> POÇO INÓX; Ø 8mm X 100mm; ROSCA INTERNA E EXTERNA 1/2 NPT

Qual o diâmetro e tamanho deste que custa R$ 30/35, Guenther ?

Guenther

Administrador
Moderador
Admin
Afiliado
23/4/13
O orçamento que fiz com eles ficou bem mais caro que isso:

R$ 80 a unidade -> POÇO INÓX; Ø 8mm X 100mm; ROSCA INTERNA E EXTERNA 1/2 NPT

Qual o diâmetro e tamanho deste que custa R$ 30/35, Guenther ?
Acabei de copiar da nota fiscal da última compra que fiz lá:

"Código 19885 - POÇO INOX ROSCA EXTERNA 1/2 NPT Ø 10mm (PARA SENSOR DE 6mm X 100)"

Valor: R$ 30,00.

Abraço!

GiovaniNaves

Active Member
Afiliado
10/6/13
Eu "fiz" o meu, comprei um parafuso de inox com porcas e arruelas, levei em um torneiro e pedi para furar sem furar todo o parafuso, deixando uns 10mm sem furar e cortei a cabeça sextavada, furei o fermentador e instalei, funcionou que é uma beleza e ao custo de 15dilmas :)

stetison

Member
Afiliado
10/6/13
Na rua Florencio de Abreu no coracao de Sao Paulo voce encontra.

bode

Active Member
Afiliado
11/6/13
É so empurrar o sensor do tic para dentro do tudo do poço ou tem que vedar de alguma forma?

abçs

GustavoLuiz

Member
Afiliado
17/6/13
Então, o ideal é fazer o alumínio e o sensor ficar uma peça única, pois assim não haverá diferença de temperatura entre a parte tubo e o sensor.
Vc pode colocar araldite entre o tubo e a ponta do sensor.
Lembrando que a vedação em si não é necessária, já que o sensor do TIC é vedado.

Flw!!

bode

Active Member
Afiliado
11/6/13
Hummm Acho que entendi!! Não é pela vedação é mais para criar uma superfície de contato do termostato com o thermowell deixando a leitura mais precisa!

Vlw !

GiovaniNaves

Active Member
Afiliado
10/6/13
Segue a dica para quem quiser fazer um Poço Termométrico bem bacana e bem em conta e funcional, uso ele no balde fermentador, nas panelas não abro mão do velho termômetro pendurado no arame hehe

Parafuso M10 inox
2 Porcas M10 inox
2 Arruelas furo M10 inox
2 Arruelas de silicone

Isso custou 5 dilmas

Levei o parafuso em um torneiro ele cortou a cabeça e furou deixando 1cm no fim sem furar, custou 10dilmas.

Attachments

leco

New Member
Afiliado
12/6/13
Fala Guenther!

Cara, qual o sensor que está usando? É o do TIC 17?

Abraço.

NizaorJr

Well-Known Member
Afiliado
23/6/13
GiovaniNaves, sensacional a dica, vou tentar providenciar para a minha próxima brassagem!!!!

2