planilha para ajuste de agua

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Uia que legal... água importante demais... faz tempo que estou pra escrever um manualzinho pra quantificar os sais majoritários da água, tudo por titulação (gasto extremamente baixo de equipamentos), mas ta dificil arrumar tempo...
 
Eu vejo essa planilha no HBT americano toda hora, já tinha até baixado mas nunca me dei ao trabalho de usar. A princípio não achei intuitivo e acabei tendo preguiça de aprender...

Aí acabo usando a ferramenta do Brewer'sFriend, que achei bem fácil. Algum ponto negativo nela em comparação a essa planilha? http://www.brewersfriend.com/mash-chemistry-and-brewing-water-calculator/

@renatomiani seria sensacional conseguir qualificar a água, tenho usado mineral mas gostaria muito de migrar pra filtrada, só não queria fazer isso sem ter certeza do resultado da filtração... fico no aguardo de seu tutorial!
 
Eu vejo essa planilha no HBT americano toda hora, já tinha até baixado mas nunca me dei ao trabalho de usar. A princípio não achei intuitivo e acabei tendo preguiça de aprender...

Aí acabo usando a ferramenta do Brewer'sFriend, que achei bem fácil. Algum ponto negativo nela em comparação a essa planilha? http://www.brewersfriend.com/mash-chemistry-and-brewing-water-calculator/

@renatomiani seria sensacional conseguir qualificar a água, tenho usado mineral mas gostaria muito de migrar pra filtrada, só não queria fazer isso sem ter certeza do resultado da filtração... fico no aguardo de seu tutorial!

Nada que diz respeito à água cervejeira é muito intuitivo, eheheh :confused:

no caso dessa planilha, os dados que tu precisa inserir são
- o teu relatório de análise de água: sem fazer uma análise prévia da tua água não tem porque mexer nela
- o perfil da cerveja finalizada (ou o perfil da água, tem um combo box onde dá pra escolher os dois)
- os maltes usados na receita

Preenchendo isso a planilha irá te dar um sumário dos sais da tua água, a diferenca pro teu target (quanto de tal tipo de ion falta pra atingir o target) e uma sugestÃo de adição de sais pra brassagem e lavagem.

Usamos essa planilha direto na Seasons com ótimos resultados.
 
@leosewald,

"- o perfil da cerveja finalizada (ou o perfil da água, tem um combo box onde dá pra escolher os dois)"

Então vocês fazem uma análise química do perfil da cerveja depois de finalizada? Entendi corretamente?
 
A ferramenta online que comentei faz tudo isso, só não sugere os sais, tem que ir colocando as quantidades na mão e observando o resultado. Como eu faço as receitas usando o Brewer's Friend também, ele já puxa os maltes da receita e quantidade de água, baseado no equipamento e tal...

Não estou dizendo que seja melhor, parece bem mais completa a planilha. Mas pra mim que sou iniciante, só lendo o How to Brew consegui me virar bem com a ferramenta do Brewer's Friend, por isso achei intuitiva.
 
Recomendo um livro texto sensacional para esse tipo de análises, ''Quantitative chemical analysis 5ed - Vogel'', é o livro base usado em aulas de analítica quantitativa dos cursos de química da Unesp. Uso ele tem mais de 10 anos e nunca vi uma reclamação
 
Obrigado @renatomiani

Este livro seria útil pra um leigo em química fazer análise da água em casa com equipamento de baixo custo ou aí já estou querendo milagre? ;)
 
Ah, não sei te dizer cara, tem que ter um pouco de noção sim... o que da pra fazer é olhar o livro em pdf, caso se interesse, ai compra ele...
 
@leosewald,

"- o perfil da cerveja finalizada (ou o perfil da água, tem um combo box onde dá pra escolher os dois)"

Então vocês fazem uma análise química do perfil da cerveja depois de finalizada? Entendi corretamente?

Não, na verdade é o tipo de cerveja que tu planeja fazer. Tipo eu quero uma cerveja com cor Pale e very Bitter (i.e. American IPA). Pra isso ele já irá te sugerir um perfil de água baseado nessa escolha. Ou então tu pode escolher por clonar uma água de uma determinada região do planeta (i.e. quero uma água igual a da Burton-on-Trent, por exemplo).

A análise que precisa obrigatoriamente ser feita para o correto uso da planilha é a da tua água, pois a planilha precisa saber quais os ions presentes na tua agua para poder ajustar de maneira correta.
 
Back
Top