PID Rex C100

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lh-correa

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Pessoal essa semana chegou meu PID Rex C100 que encomendei pelo Aliexpress, bem como o relé ssr e a resistência.

Vi que tem muita gente aqui no fórum que utiliza esse PID em seu equipamento, então acho interessante fazer um tópico para fins de centralizar as informações e facilitar a retirada de dúvidas do pessoal.

O manual do PID até menciona as configurações dele, mas de forma muito breve, sem uma explanação detalhada sobre para que cada coisa serve. Não consegui nem achar na internet alguma explicação.

Então, por enquanto, gostaria de saber se o pessoal do fórum poderia ajudar explicando algumas funções básicas de configuração do PID, do tipo "o que a gente precisa configurar para fazer o troço funcionar direito, sem o risco de estragar alguma coisa", rs!


Update 16/04/2014:

segue esquema de ligação do C100, já testado por outro usuário aqui do forum:
113672-sistema-controlador-para-brassagem-eletrica-imageuploadedbytapatalk1396867441.083436.jpg



Update 17/04/2014:


Abraço!
 
Muito legal o tópico! Vou ficar de olho nele pois pretendo montar uma panela com aquecimento elétrico e gostaria de usar um controlador PID pra ter maior precisão no controle de temperatura.

Esse controlador permite que se crie rampas e patamares de temperatura, por exemplo, programar pra que fique durante 50 minutos a 64 graus e depois vá para 75 graus, ou pelo menos determinar quanto tempo deve ficar em uma temperatura?

Muito obrigado!
Abraços!
 
Eu usei o segundo esquema no meu e funcionou perfeitamente.

Tentei o primeiro e não consegui fazer funcionar...
 
Esse controlador permite que se crie rampas e patamares de temperatura, por exemplo, programar pra que fique durante 50 minutos a 64 graus e depois vá para 75 graus, ou pelo menos determinar quanto tempo deve ficar em uma temperatura?

Cara, se não me engano não dá. Mas mesmo assim, não é grande problema, pq basta setar a nova temperatura quando for necessário fazer a rampa, o que é bem simples, pelo que já andei vendo.

Eu usei o segundo esquema no meu e funcionou perfeitamente.

Tentei o primeiro e não consegui fazer funcionar...

Blz, valeu a contribuição! Já tirei o primeiro esquema do tópico pra não confundir ninguém.

--


Outra coisa, alguém já usou o C100 ligado em geladeira pra controle de fermentação?
Li que isso é complicado pq o relé envia pequenos e rápidos pulsos (acho que é isso), o que poderia queimar o compressor da geladeira/freezer.
Contudo, acho que tem como configurar o PID para que não haja esses pulsos quando se aproxima da temperatura.

Ainda, parece que há uma forma de fazer ele funcionar sem ser no SSR, pois o C100 tem um outro relé interno para ligar um alarme, mas que pode ser utilizado para ligar uma lâmpada ou a própria geladeira.

Achei um manual que descreve as funções um pouco mais detalhadamente:
http://www.fmfranklin.com.au/products/data/rkc/c100set.pdf
 
Mais um acompanhando o tópico. Meu rex c-100 já chegou. Agora só falta a resistência.
 
Olá amigos,

Este esquema foi eu quem postou, apenas para atualizar, instalei um interruptor no fio 4 (positivo) do rele. assim posso ligar e desligar a resistencia não só quando o controlador determina, mas tbm quando me é conveniente. Fica bem seguro.

Abraço
Pellin
 
Alguem tem algum material de como configurar esse pid ? nao estou entendendo o material em ingles.
 
A imagem do esquema de ligação sumiu ... alguem poderia mandar o esquema de ligação de novo ??? abraços
 
Comprei os Rex, SSRs, resistências e montei tudo de forma provisória para teste. Precisei reconfigurar o Rex para PT100 e aplicar uma correção de +2ºC. Até aí tudo certo.
No teste, após atingir a temperatura desejada, o SSR continua a enviar pulsos de tensão e com isso a temperatura não deixa de subir e, embora lentamente, atinge valores muito acima do desejado.

Perguntas :
1 . Esse desvio de 2ºC é aceitável num pT100 ?
2. Qual parâmetro pode estar configurado errado e causando essa temperatura exagerada?
3. Quando altera o SV ou desliga o Rex os valores estabelecidos pelo Auto Tunning são cancelados. Tem como bloquear estes valores e mantê-los ativos?

Obrigado a todos e meu "valeu !" antecipado a quem puder ajudar.

Abraços
 
A imagem do esquema de ligação sumiu ... alguem poderia mandar o esquema de ligação de novo ??? abraços

Achei no forum o esquema de ligação que o pessoal comenta que funciona.
attachment.php



Comprei os Rex, SSRs, resistências e montei tudo de forma provisória para teste. Precisei reconfigurar o Rex para PT100 e aplicar uma correção de +2ºC. Até aí tudo certo.
No teste, após atingir a temperatura desejada, o SSR continua a enviar pulsos de tensão e com isso a temperatura não deixa de subir e, embora lentamente, atinge valores muito acima do desejado.

Perguntas :
1 . Esse desvio de 2ºC é aceitável num pT100 ?
2. Qual parâmetro pode estar configurado errado e causando essa temperatura exagerada?
3. Quando altera o SV ou desliga o Rex os valores estabelecidos pelo Auto Tunning são cancelados. Tem como bloquear estes valores e mantê-los ativos?

Obrigado a todos e meu "valeu !" antecipado a quem puder ajudar.

Abraços

1 e 2. Com relação ao desvio de 2ºC, não sei o que pode ser, talvez problema no sensor?

3. Acho que o autotunig desativa sempre que o aparelho é desligado. Aquela luz da função AT apaga automaticamente sempre que ele termina de configurar o autotuning.

Traduzi (meia boca, ahuha) uma parte do manual que fala do AT, já dá uma luz sobre a função:

O autotuning (AT) mede automaticamente, calcula e define as constantes PID e as constantes LBA (Loop Break Alarm).

As seguintes condições são necessárias para realizar o autotuning:

Cuidado para usar o autotuning (AT):
Quando uma mudança de temperatura (para cima e/ou para baixo) é de 1ºC ou menos por minuto durante o autotuning, o autotuning pode ser cancelado antes de calcular os valores de PID. Nesse caso, ajustar os valores de PID manualmente.

Isso pode ocorrer quando o valor definido é próximo da temperatura ambiente ou é próximo da temperatura máxima atingida pela carga.

* Requisitos para o início do AT:
Inicie o autotuning, somente quando estiveram presentes todas as seguintes condições:
- Antes de iniciar a função AT, desative todos os outros ajustes de parâmetros, exceto o PID e LBA .
- Certifique que a função LCK não esteja ativada.

Quando o autotuning estiver concluído, o controlador volta automaticamente para a função de controle PID.

* Requisitos para o cancelamento do AT:
O autotuning é cancelado se qualquer uma das seguintes condições ocorrerem:
- Quando o valor ajustado (SV) é alterado.
- Quando o valor "bias" PV (valor medido) é alterado.
- Quando o PV se torna anormal devido ao "burnout".
- Quando a energia é desligada (ou seja, desligamento do aparelho).
- Quando ocorre queda de energia maior do que 20 ms.

Se o AT é cancelado, o controlador muda imediatamente para o controle PID. Os valores de PID serão os mesmos de antes da ativação do AT.

Quando o AT é concluído, o controlador muda imediatamente para o controle PID. Se o sistema de controle não permite completar o ciclo do AT, definir cada constante PID manualmente para atender as necessidades da aplicação.

Glossário
AT - autotuning
SV - set value (temperatura setada)
PV - measured value (temperatura medida)
LBA - Loop break alarm
 
Gente eu comprei o rex c100 e o rele ssr, liguei os fios conforme a imagem, porem acho que estou errando algo no PID pois quando aumento a temperatura o rele ssr não aciona, não é problema no rele pois testei com um carregador de celular e a luz liga, e testei com multimetro na saida 4 e 5 não sai corrente nenhuma e a luz out do controlador acesa. Alguem sabe como resolver ?
 
Luis Henrique,

Legal, obrigado pelo seu empenho !

Em cada manual que pego (e temos vários) percebo que ignora alguma parte da configuração.
Então, imprimi 3 deles e juntei tudo.
Chequei TODOS os parâmetros do Rex, comparando-os com os que o fabricante teoricamente adota como padrão. Encontrei 2 que tinham os valores diferentes
"P" e SLL5; corrigi, fiz outro teste e ficou tudo certo.

Como tem muita gente investindo nessa pequena automação, seria legal se desenvolvêssemos um manual nosso, simplificado, com todos os valores a serem adotados para se iniciar o uso. Depois, o caboclo cervejeiro vai conhecendo melhor e ajustando do seu jeito.

Antes de receber os aparelhos, lembro de ter visto um post, que não encontrei de novo, onde o cara apresentava sua sugestão de configuração. Vou continuar procurando para poder comparar com a minha e aprender mais um pouco.

Forte Abraço

Tião
 
Tião, peguei alguns manuais e, realmente, notei que existem várias versões, com diferenças entre eles.

No post inaugural do tópico, coloquei um link com um manual que achei bem interessante e me parece mais completo e explicativo.

Talvez sirva para tomarmos de base para fazermos esse manual nosso, simplificado.

Segue o link:
http://www.rkcinst.co.jp/english/pdf_manual/imnzc22e1.pdf

Abraço!
 
Luis, como está o uso do do Rex ?
Pergunto, pois ontem a noite fui tentar calibrar os dois Rex q comprei. Deixei ferver a água com um termômetro analógico pra verificar a temperatura. Os dois Rex davam diferença na leitura. Aí corrigi pelo último parâmetro da config. Ficaram os dois corretos. MAS, qdo deixo em temperatura ambiente, eles ficam com uma diferença de 8 graus! Será q esse autotune me ajudaria? Rsrs.. To quase jogando fora esses rex.. Abraço!
 
Edu, talvez o autotune te ajude. Mais acima tem uma parte traduzida do manual sobre a função. Verifique também se equipamento tá configurado corretamente para o tipo de sensor que tu estás utilizando.
 
Então... Ta configurado sim. Coloquei um PT 100. Tá com variação de 0.1° C. Vou tentar o autotune mesmo. Valeu! =D
 
Edu, calma.
Sofri um bocado pra colocar os meus pra funcionar também.
Olha, o autotune não ajda nisso não! O auto ajusta apenas as variáveis envolvidas no controle (P, I e D).
Tenho algumas sugestões:
1) já inverteu os sensores para saber de onde vem a diferença ?
2) quando vc liga o controlador aparece o PT que indica que está ajustado para pt100? Digo isso pq um dos meus já veio configurado para pt100, o outro não.
Precisei alterar a variável SL1 na segunda etapa de ajustes.
3) Vc deve ter corrigido a medição pelo Sc ou Pb, certo ? Na operação, cheque o valor de dF, na terceira etapa de ajustes.
4) se nada der certo, passe o número do modelo dos seus, vou comparar com os meus e aí, se forem iguais, fazemos uma checagem parâmetro a parâmetro.

abraço

tião ameba
 
@eduatletico, a respeito do uso do meu PID ainda estou testando, pois ainda não tenho a resistência para montar a panela (comprei da china agora), estou montando o equipamento beem aos poucos, conforme a grana permite, hehe

Mas já venho testando ele, estudando as funções. Tentando calibrar a temperatura, encontrei um problema semelhante ao que tu relatou: em temperatura ambiente ele se equipara à temperatura do termômetro analógico (aqueles incoterm, que as lojas de insumos vendem), mas subindo a temperatura acima de 70ºC chega a dar uma diferença de 10 graus (para mais, no REX).

Não sei o que pode ser, vou comprar um sensor novo para ver se resolve (preciso de um novo igual, pois o que tenho o tamanho da rosca não encaixa nas minhas conexões). Configurar a função SC não me adianta, pois conforme a temperatura baixa, a discrepância se inverte. Estou utilizando Termopar tipo K.

Será que esses incoterm são confiáveis para a calibragem? Vou ter que conseguir outro para calibrar?
 
Fala Luiz!

Então.. eu estava medindo com um daqueles analógicos de inox (já calibrado). Estou usando PT100 nos dois REX. Não tentei ainda usar os sensores K pra ver se essa diferença se mantém.
 
Pessoal, boa tarde! Estou aqui estreando meu Biab elétrico, que tem um termômetro analógico Mashmaster na panela, além do sensor do C100. Ocorre que, no início do aquecimento, as temperaturas batem (calibrei tanto termômetro quanto sensor com gelo e água). Mas, cheguei aos 70 graus no sensor do C100 e o analógico marca ainda 61. É muita diferença! Será que é o sensor com defeito? A impressão é que o sensor do C100 mede direito em baixas temperaturas, e à medida que sobe, começa a dar uma diferença grande. Alguma dica?
 
@lucamjr

Comprei um controlador xing-ling que usa sensor NTC. Existem sensores NTC com diversas características (beta) e o meu controlador dizia usar um tipo de sensor, quando na verdade usa outro. Descobri isso usando um padrão de calibração de temperatura em laboratório.
Com o sensor que veio, em 100 graus o controlador marcava 88.

Vi que esse C100 usa sensor TC ou RTD. Verifica se ele tá configurado pra o tipo correto de sensor. Veja a última página:

https://www.mpja.com/download/rex-c100.pdf
 
Oi Fábio, infelizmente não é este o problema. O sensor é do tipo K, e o PID está corretamente configurado.
 
Pesquisando num forum gringo achei um post no qual o cara sugere desativar o digital filtering (dF), que é um parâmetro de correção que altera o PV (valor medido). Basta colocar valor do dF para 0, ao invés de 1 que vem de fábrica. Bem, na próxima leva eu testo para ver se funcionou.
 
Putz! O meu naum tem dF.... eh aquele clone da china... agora ferrou

EDIT: Minto! Tem sim! Era só mudar o COD pra 0001.
Mas o meu já estava em 0000 o dF... não acho q seja esse o problema.
 
É Edu, um dos problemas resolveu: quando eu mudo o SV, o PV não mais varia. Porém, a diferença de marcação entre o PID e o termômetro analógico em altas temperaturas persiste, e desconfio que isso tem a ver com a posição que coloquei o sensor (muito próximo da resistência). Ainda que isto seja relativo, pois o termômetro analógico está numa posição semelhante. Por enquanto o negócio é ir fazendo a compensação...
 
Só um update: chegou o PT-100 que comprei no AliExpress e o problema de imprecisão da temperatura foi resolvido! Antes eu usava um TC tipo K, que veio com o PID. O PT-100 é de 3 fios, e tive que mudar uma configuração no controlador.
 
Só pra relatar o que eu fiz pra "calibrar" o PID, usando um TC tipo K:
Coloco um termômetro confiável no mosto e vejo qual a diferença que dá pro PID. Aí vou nas configurações e regulo quantos graus para cima ou para baixo eu preciso adicionar para que o PID marque a temperatura real.

Como a brassagem é toda feita em uma faixa entre os 60 e poucos graus, o negócio funciona direitinho.

Mas como a ideia é não se preocupar, tb já encomendei um PT-100 no Aliexpress, assim como o @lucamjr e é bom saber que pelo relato, o negocio funciona direito, hehehe!
 
Gostaria de relatar uma coisa estranha que ocorreu na minha última brassagem.

Para exemplificar, em anexo, segue foto da caixa em que montei o meu REX-C100.
Na entrada "B" vai a bomba de recirculação e na entrada "R" a resistência.

Os switches "on/off" são iluminados, então o switch da resistência fica sempre na posição "on", mas a luz dele fica piscando, de acordo com os pulsos enviados pelo PID.

Ocorre que, durante a brassagem (primeira vez que uso o PID nesse projeto), se eu ligasse a bomba, a resistência não "obedecia" os comandos de pulso do PID. O relé piscava normalmente, mas a resistência seguia ligada ininterruptamente (inclusive com a luz do switch acesa direto), me obrigando a desligar manualmente a resistência.

Aí, quando eu desconectava a bomba, isso continuava acontecendo.

Mas, pasmem, ao ligar a bomba em uma outra tomada, tudo voltava ao normal e a resistência voltava a obedecer os pulsos.

Bizarro isso né?
O que me dizem?
 

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Gostaria de relatar uma coisa estranha que ocorreu na minha última brassagem.

Para exemplificar, em anexo, segue foto da caixa em que montei o meu REX-C100.
Na entrada "B" vai a bomba de recirculação e na entrada "R" a resistência.

Os switches "on/off" são iluminados, então o switch da resistência fica sempre na posição "on", mas a luz dele fica piscando, de acordo com os pulsos enviados pelo PID.

Ocorre que, durante a brassagem (primeira vez que uso o PID nesse projeto), se eu ligasse a bomba, a resistência não "obedecia" os comandos de pulso do PID. O relé piscava normalmente, mas a resistência seguia ligada ininterruptamente (inclusive com a luz do switch acesa direto), me obrigando a desligar manualmente a resistência.

Aí, quando eu desconectava a bomba, isso continuava acontecendo.

Mas, pasmem, ao ligar a bomba em uma outra tomada, tudo voltava ao normal e a resistência voltava a obedecer os pulsos.

Bizarro isso né?
O que me dizem?


Pelo relato da pra dar um chute no que pode estar acontecendo, não sei como está seu esquema de ligação, para analisar bem o ideal seria conhecer todo o esquema.

Então eu acredito que você está passando somente a fase (ou somente o neutro) pelo seu relé, desta forma o outro fio fica sempre conectado, isso pode ocasionar algum tipo de retorno, que gera algum tipo de flutuação de tensão e acaba gerando alguma corrente. Se tiver multímetro pode medir a tensão nos terminais da resistência quando "desligada" que terá uma idéia disso, imagino que apresentará ao invés de 220v por exemplo uns 100v.

Como solução pode pensar em colocar outro relé para cortar tanto fase quanto neutro ou como você testou ligar a bomba em outra tomada diferente pra evitar esse retorno que está ocorrendo.


Mas isso é um chute do que pode acontecer, só analisando de perto pra te dar certeza.
 
@Fagner, obrigado pela resposta!

O esquema de ligação é este em anexo, só adaptado para colocar o switch "on/off". Nesse esquema que estou usando, de fato, o neutro passa direto para a resistência. Só consigo resolver isso se ligar outro relé?

O estranho é o seguinte:

Quando liguei a bomba direto na tomada (220v) com um "T" (na mesma tomada em que a caixa do PID estava conectada), o problema persistia.

Aí, quando liguei a bomba em outra tomada (110v), funcionou tudo normal.

A fonte em que ligo a bomba é bivolt, mas quando ligada em 110v, a bomba funciona um pouco mais fraca, mas circulou bem até o fim da brassagem.

Mais uma vez, valeu!
 

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@Fagner, obrigado pela resposta!

O esquema de ligação é este em anexo, só adaptado para colocar o switch "on/off". Nesse esquema que estou usando, de fato, o neutro passa direto para a resistência. Só consigo resolver isso se ligar outro relé?

O estranho é o seguinte:

Quando liguei a bomba direto na tomada (220v) com um "T" (na mesma tomada em que a caixa do PID estava conectada), o problema persistia.

Aí, quando liguei a bomba em outra tomada (110v), funcionou tudo normal.

A fonte em que ligo a bomba é bivolt, mas quando ligada em 110v, a bomba funciona um pouco mais fraca, mas circulou bem até o fim da brassagem.

Mais uma vez, valeu!

Se quiser cortar fase e neutro só tendo outro relé ou uma contatora que passe todos fios pelos contatos dela, mas acho que não precisa chegar a esse ponto, normalmente não precisa.

Outra tentativa, inverte o plug na tomada, tipo virar ele 180 graus. Pode acontecer de que você estava na verdade cortando o neutro pelo relé, aí se inverter você cortará o fase, talvez por isso que quando você mecheu na tomada parou de dar o problema. Pode funcionar também.
 
Outra tentativa, inverte o plug na tomada, tipo virar ele 180 graus. Pode acontecer de que você estava na verdade cortando o neutro pelo relé, aí se inverter você cortará o fase, talvez por isso que quando você mecheu na tomada parou de dar o problema. Pode funcionar também.

Claro, faz todo sentido, kkk!
Acho que isso resolve, vou testar e depois conto aqui.

Valeu mais uma vez!
 
Faça um esquema EXATAMENTE como ta tudo ligado ai.

A bomba ta causando o problema mas vc não botou ela no esquema.. Hehehehehehe
 
@FabioRicardo a bomba não passa pelo relé. Ela está diretamente ligada no neutro e fase desde o início.

Fiz um esquema agora, acho que é isso, se não me falha a memória.
 

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Estou querendo comprar um Rex-C100 também. Entrei no site do aliexpress e ordenei por mais vendidos... O resultado é este link:

http://pt.aliexpress.com/item/Digit...x-40A-SSR-K-thermocouple-probe/678120228.html

Foi este mesmo que vocês compraram?:confused:

Uma outra dúvida: Analisando o esquema de conexão, caso a ligação seja fase- fase (220v), uma fase sempre estará "ativa" na resistência. De certa forma, isto é um pouco arriscado. Estou pensando em ligar o SSR nas duas fases (em paralelo). O que vocês acham?

Abraço :mug:
 
É isso aí, LBHS. Só que este sensor de temperatura não vai fixar numa panela. Eu já encomendaria um sensor PT100 como este:
http://pt.aliexpress.com/item/Meat-...1164.html?recommendVersion=1&http_swift_null=

Terá que fazer uns ajustes no PID, mas não é difícil. Também, no meu caso, eu liguei um potenciômetro na saída do relê, assim quando eu quero eu controlo "na mão". Isto se mostrou útil em algumas situações, embora talvez alguém que entenda de elétrica/eletrônica achasse supérfluo...

Abraços,

Luiz
 
@lh-correa

Dei uma olhada rápida nesse desenho e não entendi pra que a ligação do neutro nas chaves, acredito que seja pra acender o indicador, mas pelo desenho parece outra coisa.
Você disse que o LED de acionamento do SSR pisca normalmente, então o REX ta controlando perfeitamente.
Acontece que o SSR funciona com o cruzamento da tensão pelo zero e ele precisa de uma certa corrente pra funcionar.
O que pode estar acontecendo é alguma tensão parasita no seu neutro (se não estiver com o neutro aterrado no seu quadro de energia, pior ainda), causada pela bomba e por essas ligações de neutro nas chaves que você usou.

Veja, praticamente só existem 3 possibilidades pra o LED do SSR apagar e ele continuar ligado:

- O SSR estar queimado (pelo seu relato, acredito que não)
- Uma tensão parasita sobre os terminais de potência do SSR (que pode ser causada pela bomba ou pelas lâmpadas das chaves)
- Uma corrente muito pequena passando pelo SSR (quando a pessoa quer testar sem ligar a resistência, só medindo com um multímetro, ou ligando só uma lâmpada LED)

Aí só você analisando aí e verificando essas três condições, ou uma combinação delas.
 
Uma outra dúvida: Analisando o esquema de conexão, caso a ligação seja fase- fase (220v), uma fase sempre estará "ativa" na resistência. De certa forma, isto é um pouco arriscado. Estou pensando em ligar o SSR nas duas fases (em paralelo). O que vocês acham?

Abraço :mug:

Se o SSR for monofásico e vc ligas as duas fases nele "em paralelo", vc estará provocando um curto entre as fases.
Você pode usar um SSR bifásico ou dois monofásicos.

Mas sinceramente, não acho necessário. Quando o sistema é fase-neutro, nem sempre o que vc acha que é fase, é fase. Se inverter a tomada, vc estará chaveando o neutro e a fase fica ligada direto na resistência. Qual o problema nisso? Nenhum. A não ser que vc queira meter a mão nas conexões elétrica com o sistema ligado.
 
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