PID REX 100 configurações

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Matheus Damião

New Member
Joined
Aug 7, 2019
Messages
2
Reaction score
0
Location
Amparo, SP
Amigos, tenho um pid rex 100 para controle da temperatura da brassagem e estou com muita dificuldades para conseguir uma configuração correta que me permita um controle preciso da temperatura.
Seto uma temperatura alvo no PID REX mas quando atinge esta temperatura o controlador não corta o pulso, ou seja ele continua a manter a resistência ligada e com isso a temperatura sobe além da temperatura desejada.
Alguém sabe como devo configurar ele corretamente?

Vi em varios manuais na internet mas todos eles trazem explicações muito superficiais das funções e não tem como se entender oque realmente faz cada função.

Gostaria de saber se alguem tem algum manual mais detalhado de cada função do aparelho para que possa configurar corretamente o meu controlador.

Obrigado a todos
 
Olá Matheus,

O seu PID tem função de auto calibração? (normalmente tem)
Se sim, faça com água... Leva um tempo , ele erra / acerta várias vezes... medindo isso ele define automaticamente os parametros de calibração. Pra mim , foi um divisor de águas.

Abs
Persevalli
 
Oi Persevalli, sim o meu PID tem sim a função
Vou habilitar pra ver como fica.
Mas oque eu realmente queria saber é como configurar corretamente as funções P, I e D. Quais os melhores valores para cada uma para o meu caso.

Mas te agradeço pela dica deste ja
Obrigado
 
Matheus,

É exatamente isso que a função auto calibração irá fazer.
Não adianta passar parâmetros "receita de bolo" pois cada sistema é um sistema, o número de variáveis é grande.

Abs

Persevalli
 
alem do autotune que é essa auto configuração atente para o tempo de ciclo, se usa rele de estado sólido esse tempo tem que ser menor, se usar contator tem que ser maior, isso faz uma grande diferença tbm, pra ajustar manualmente o PID seriam necessários vários cálculos e os mesmos seriam apenas um start, o ajuste fino depende de vários fatores, mesmo o autotune, se voce variar a velocidade da sua recirculação já irira ter variações.
 

Attachments

  • REX c100.pdf
    405.7 KB · Views: 41
Boa noite, pessoal! Aproveitando o tópico, estou com problemas para controlar a fervura através do pid. Ela não fica constante, além de algumas vezes acontecer o boil over no início da fervura. Uma alternativa acredito que seja a instalação de um dimmer, que até estava no projeto inicial, mas acabou ficando de fora. Em alguns fóruns o pessoal fala sobre o duty cycle. Alguém utiliza? O rex C100 possui esse função? Obrigado desde já..
 
Pelo que entendi o ideal seria desligar a função pid e regular o duty cycle em 75/80% para A resistência diminuir a potência. Não sei se seria isso...
 
Last edited:
bom dia, para controlar a fervura, voce teria que colocar ele em modo manual, ai voce consegue colocar uma porcentagem na sída, ai o pwm do controlador reduz a intendidade dos pulsos.
 
Bom dia, Paulo! Obrigado pelo retorno... Algo assim que estava imaginando. Agora, saberia me dizer se Rex c100 faz isso? E como fazer essa configuração? hehe...
 
Bom dia, Paulo! Obrigado pelo retorno... Algo assim que estava imaginando. Agora, saberia me dizer se Rex c100 faz isso? E como fazer essa configuração? hehe...
eu queimei o meu, mas acho que tem sim, vou ver se acho um manual melhor aqui e te passo
 
Amigos, tenho um pid rex 100 para controle da temperatura da brassagem e estou com muita dificuldades para conseguir uma configuração correta que me permita um controle preciso da temperatura.
Seto uma temperatura alvo no PID REX mas quando atinge esta temperatura o controlador não corta o pulso, ou seja ele continua a manter a resistência ligada e com isso a temperatura sobe além da temperatura desejada.
Alguém sabe como devo configurar ele corretamente?

Vi em varios manuais na internet mas todos eles trazem explicações muito superficiais das funções e não tem como se entender oque realmente faz cada função.

Gostaria de saber se alguem tem algum manual mais detalhado de cada função do aparelho para que possa configurar corretamente o meu controlador.

Obrigado a todos

Estou com o mesmo problema. Não estou sabendo como configurar. Quando eu peço para a temperatura ficar a 68ºC a resistência continua ligadae por consequência a temperatura continua aumentando. Você conseguiu resolver o problema?
 
Pessoal, alguém pode passar os parâmetros P, I, D, ar, r para mostura?

o meu passa da temp setada e fica ligando acima.
 
Pessoal, alguém pode passar os parâmetros P, I, D, ar, r para mostura?

o meu passa da temp setada e fica ligando acima.

Já tentou a funçäo auto-tuning?
Provavelmente terá resultado melhor , dado que os parâmetros são "afinados" de acordo com o setup e ambiente de cada um. Ex: se a potência da resistência for outra, o parâmetro já não te serve perfeitamente.
 
Já tentou a funçäo auto-tuning?
Provavelmente terá resultado melhor , dado que os parâmetros são "afinados" de acordo com o setup e ambiente de cada um. Ex: se a potência da resistência for outra, o parâmetro já não te serve perfeitamente.
Eu fiz o auto tunning da seguinte forma. Eu seto ATU para 0001, ai eu dou um set point, por exemplo de 50C para 60C. Aí ele escolhe os parâmetros como vc disse. É assim q faz?

eu queria é melhorar esses parametros do auto tunning, por isso gostaria de uma referência, porém é o que vc disse mesmo, cada equipamento tem uma resposta e os parâmetros vão ser diferentes mesmo.

O que acontece aqui é que o overshooting está alto, ele continua dando pulso após já ter chegado no setpoint. E ele passa em torno de 2C do set point e só estabiliza no set point mto tempo depois. Por exemplo: eu seto de 50C para 60C, ele faz a rampa de subida, chega no 60C e continua dando pulso na resistência chegando até 62C, então ele para e espera esfriar até 60C.
Gostaria q ele fizesse a rampa e já estabilizasse mais proximo de 60.. ou seja diminuir o overshooting.
 
Apenas comentando, um pouco off topic, mas vale refletir se a imprecisão do termômetro/sensor e as dificuldades de homogeneização de temperatura na mostura, já näo são , por conta propria, um issue maior que o overshooting de ~2c do PID.
 
Pessoal, alguém pode passar os parâmetros P, I, D, ar, r para mostura?

o meu passa da temp setada e fica ligando acima.
Já conferiu se o ssr não está queimado? Isso manteria a corrente passando direto para a resistência, mesmo se o pid "desligar" ssr. Confere aí com uma chave teste na saída do ssr.
 
Obrigado pelo detalhe, ficou claro.
Interessante, o meu faz o oposto , se regulo pra 60, fica um bom tempo em 58/59 e chega lentamente em 60. O Autotuning deveria resolver, pois aprende os parâmetros lendo o comportamento do Sistema em uso real. Eu faria uma nova (e longa) rodada de Autotuning.

De qq forma, veja se este topico te ajuda:
https://forum.allaboutcircuits.com/threads/rex-c100-pid-ckc-tinner-troubleshooting.158023/

Showw! Mto obrigado @Persevalli certamente vai ajudar. Abs
 
Apenas comentando, um pouco off topic, mas vale refletir se a imprecisão do termômetro/sensor e as dificuldades de homogeneização de temperatura na mostura, já näo são , por conta propria, um issue maior que o overshooting de ~2c do PID.
Vou analisar, meu sensor eh um PT100 que pertite a precisão de 0.1C. Normalmente se for mal contato, a temperatura dá saltos, o que nao ocorre, ela sobre gradualemente. Já em relação a homogenizacao, o q me chama a atencao eh que mesmo com a medição acima do setpoint ele continua da do pulso. Acho q é PID mesmo. Voi ler o forum q vc compartilho. Tem bastante informacao legal lá. Obrigado.
 
Já conferiu se o ssr não está queimado? Isso manteria a corrente passando direto para a resistência, mesmo se o pid "desligar" ssr. Confere aí com uma chave teste na saída do ssr.
Penso q se se estivesse queimado a temperatura subiria para sempre, devido a passagem direta q vc comentou. Realmente, de fato pode-se observar o led out1 do controlador mandando pulso pro ssr.
 
Penso q se se estivesse queimado a temperatura subiria para sempre, devido a passagem direta q vc comentou. Realmente, de fato pode-se observar o led out1 do controlador mandando pulso pro ssr.
Sim, se o ssr estiver queimado, a temperatura subiria sem parar, mesmo o pid desligando.
Agora mesmo se o led estiver ligando e desligando conforme controle do pid, a corrente da resistência permaneceria ligada. Ou seja, neste caso, não basta ver o led do ssr. Tem que medir se tem corrente passando com o ssr "desligado".
Eu tenho um ssr queimado na minha resistência da panela de lavagem. Eu seto a temperatura no Rex100, que liga e desliga o ssr/led, mas a resistência fica ligada direto.
 
Eu fiz o auto tunning da seguinte forma. Eu seto ATU para 0001, ai eu dou um set point, por exemplo de 50C para 60C. Aí ele escolhe os parâmetros como vc disse. É assim q faz?

eu queria é melhorar esses parametros do auto tunning, por isso gostaria de uma referência, porém é o que vc disse mesmo, cada equipamento tem uma resposta e os parâmetros vão ser diferentes mesmo.

O que acontece aqui é que o overshooting está alto, ele continua dando pulso após já ter chegado no setpoint. E ele passa em torno de 2C do set point e só estabiliza no set point mto tempo depois. Por exemplo: eu seto de 50C para 60C, ele faz a rampa de subida, chega no 60C e continua dando pulso na resistência chegando até 62C, então ele para e espera esfriar até 60C.
Gostaria q ele fizesse a rampa e já estabilizasse mais proximo de 60.. ou seja diminuir o overshooting.

Cara para reduzir o overshoot basicamente tu tem que reduzir o ganho derivativo (kD), só que se baixar demais ele pode ter problemas para chegar no setpoint ou demorar demais.
Abaixo tem uma imagem de um controle PID de temperatura (controle de primeira ordem).
Para 60 C° um overshoot de 2 C° não é muito não (3,33%), eu deixaria assim, mas caso queira diminuir, baixe o ganho derivativo (não conheço o controlador e não sei qual é o parametro disso, teria que procurar).
Uma dica, sempre faça o autotunning com a quantidade de agua total que for usar, pois se usar com menos o sistema todo muda e os valores do tunning não serão corretos.

Espero ter ajudado um pouco!

https://www.ni.com/pt-br/innovations/white-papers/06/pid-theory-explained.html
1612790092744.png
 
Sim, se o ssr estiver queimado, a temperatura subiria sem parar, mesmo o pid desligando.
Agora mesmo se o led estiver ligando e desligando conforme controle do pid, a corrente da resistência permaneceria ligada. Ou seja, neste caso, não basta ver o led do ssr. Tem que medir se tem corrente passando com o ssr "desligado".
Eu tenho um ssr queimado na minha resistência da panela de lavagem. Eu seto a temperatura no Rex100, que liga e desliga o ssr/led, mas a resistência fica ligada direto.
Aqui o que ocorre é que ela passa o setpoint e depois de um tempo volta e atinge o setpoint, por exemplo eu seto 60C ela chega no 60C e continua para 61C, depois 62C e depois começa a descer e estabiliza no 60C. Parece ser overshooting.
 
Aqui o que ocorre é que ela passa o setpoint e depois de um tempo volta e atinge o setpoint, por exemplo eu seto 60C ela chega no 60C e continua para 61C, depois 62C e depois começa a descer e estabiliza no 60C. Parece ser overshooting.
Então o ssr não está queimado. É configuração mesmo.
 
Aqui o que ocorre é que ela passa o setpoint e depois de um tempo volta e atinge o setpoint, por exemplo eu seto 60C ela chega no 60C e continua para 61C, depois 62C e depois começa a descer e estabiliza no 60C. Parece ser overshooting.

O @Addyson postou o manual ali, tem o parametro "d" que é o ganho proporcional que tu deve aumentar para diminuir o overshooting.
Só toma cuidado, aumentar demais vai trazer instabilidade no sistema e ele pode entrar numa zona de não linearidade e ficar oscilando loucamente.

eu diria novamente que num range de 60 C° um overshoot de 2 C° é bem aceitável, acho que seria preciosismo querer diminuir isto.
 
O @Addyson postou o manual ali, tem o parametro "d" que é o ganho proporcional que tu deve aumentar para diminuir o overshooting.
Só toma cuidado, aumentar demais vai trazer instabilidade no sistema e ele pode entrar numa zona de não linearidade e ficar oscilando loucamente.

eu diria novamente que num range de 60 C° um overshoot de 2 C° é bem aceitável, acho que seria preciosismo querer diminuir isto.
Obrigado Fernando. Vou fazer o ajuste.
 
Back
Top