1. We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.
    Fechar Aviso

PID REX 100 configurações

Discussão em 'Equipamentos, Técnicas e Processos' iniciado por Matheus Damião, 7/8/19.

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

1. 7/8/19 #1

Matheus Damião

Matheus Damião

Matheus Damião

New Member

Afiliado:
    7/8/19
    Curtidas Recebidas:
    0
    Amigos, tenho um pid rex 100 para controle da temperatura da brassagem e estou com muita dificuldades para conseguir uma configuração correta que me permita um controle preciso da temperatura.
    Seto uma temperatura alvo no PID REX mas quando atinge esta temperatura o controlador não corta o pulso, ou seja ele continua a manter a resistência ligada e com isso a temperatura sobe além da temperatura desejada.
    Alguém sabe como devo configurar ele corretamente?

Vi em varios manuais na internet mas todos eles trazem explicações muito superficiais das funções e não tem como se entender oque realmente faz cada função.

Gostaria de saber se alguem tem algum manual mais detalhado de cada função do aparelho para que possa configurar corretamente o meu controlador.

Obrigado a todos

2. 7/8/19 #2

Persevalli

Persevalli

Persevalli

Well-Known Member

Afiliado:
    21/1/17
    Curtidas Recebidas:
    93
    Olá Matheus,

O seu PID tem função de auto calibração? (normalmente tem)
    Se sim, faça com água... Leva um tempo , ele erra / acerta várias vezes... medindo isso ele define automaticamente os parametros de calibração. Pra mim , foi um divisor de águas.

Abs
    Persevalli

3. 8/8/19 #3

Matheus Damião

Matheus Damião

Matheus Damião

New Member

Afiliado:
    7/8/19
    Curtidas Recebidas:
    0
    Oi Persevalli, sim o meu PID tem sim a função
    Vou habilitar pra ver como fica.
    Mas oque eu realmente queria saber é como configurar corretamente as funções P, I e D. Quais os melhores valores para cada uma para o meu caso.

Mas te agradeço pela dica deste ja
    Obrigado

4. 8/8/19 #4

Persevalli

Persevalli

Persevalli

Well-Known Member

Afiliado:
    21/1/17
    Curtidas Recebidas:
    93
    Matheus,

É exatamente isso que a função auto calibração irá fazer.
    Não adianta passar parâmetros "receita de bolo" pois cada sistema é um sistema, o número de variáveis é grande.

Abs

Persevalli

5. 13/8/19 #5

PauloPRO

PauloPRO

PauloPRO

Well-Known Member

Afiliado:
    17/1/18
    Curtidas Recebidas:
    30
    alem do autotune que é essa auto configuração atente para o tempo de ciclo, se usa rele de estado sólido esse tempo tem que ser menor, se usar contator tem que ser maior, isso faz uma grande diferença tbm, pra ajustar manualmente o PID seriam necessários vários cálculos e os mesmos seriam apenas um start, o ajuste fino depende de vários fatores, mesmo o autotune, se voce variar a velocidade da sua recirculação já irira ter variações.

Arquivos Anexados:

6. 14/8/19 #6

Will WPD

Will WPD

Will WPD

New Member

Afiliado:
    7/6/18
    Curtidas Recebidas:
    0
    Boa noite, pessoal! Aproveitando o tópico, estou com problemas para controlar a fervura através do pid. Ela não fica constante, além de algumas vezes acontecer o boil over no início da fervura. Uma alternativa acredito que seja a instalação de um dimmer, que até estava no projeto inicial, mas acabou ficando de fora. Em alguns fóruns o pessoal fala sobre o duty cycle. Alguém utiliza? O rex C100 possui esse função? Obrigado desde já..

7. 14/8/19 #7

Will WPD

Will WPD

Will WPD

New Member

Afiliado:
    7/6/18
    Curtidas Recebidas:
    0
    Pelo que entendi o ideal seria desligar a função pid e regular o duty cycle em 75/80% para A resistência diminuir a potência. Não sei se seria isso...

Última edição: 14/8/19
  8. 14/8/19 #8

PauloPRO

PauloPRO

PauloPRO

Well-Known Member

Afiliado:
    17/1/18
    Curtidas Recebidas:
    30
    bom dia, para controlar a fervura, voce teria que colocar ele em modo manual, ai voce consegue colocar uma porcentagem na sída, ai o pwm do controlador reduz a intendidade dos pulsos.

Will WPD curtiu isso.
  9. 14/8/19 #9

Will WPD

Will WPD

Will WPD

New Member

Afiliado:
    7/6/18
    Curtidas Recebidas:
    0
    Bom dia, Paulo! Obrigado pelo retorno... Algo assim que estava imaginando. Agora, saberia me dizer se Rex c100 faz isso? E como fazer essa configuração? hehe...

10. 15/8/19 #10

PauloPRO

PauloPRO

PauloPRO

Well-Known Member

Afiliado:
    17/1/18
    Curtidas Recebidas:
    30
    eu queimei o meu, mas acho que tem sim, vou ver se acho um manual melhor aqui e te passo

11. 17/8/19 #11

Will WPD

Will WPD

Will WPD

New Member

Afiliado:
    7/6/18
    Curtidas Recebidas:
    0
    Hehe.. amanhã vou testar e ver se consigo achar uma solução tbm... abraço

Compartilhe esta Página