PH DA ÁGUA - Realmente precisa????

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

GERSON

Active Member
Joined
Apr 13, 2018
Messages
25
Reaction score
2
Amigos;
Bom Dia!
Uma dúvida: Realmente precisa adequar o PH da água para brassagem ou isso não vai influenciar em nada na minha cerveja???

Desde já agradeço!
 
Gerson,

No meu caso, não estou me preocupando ainda com o PH, mas sim, há uma diferença em controlar o PH ou não.

Uma cerveja mais ácida contribuirá para umas ações enzimáticas.

Também li uma vez, não sei se é realmente isso, o PH pode influenciar no sabor, para destacar a lupulagem ou sabor maltado.

Mas se não for nenhum somelier profissional, não deve nem notar.

Valeu!
 
Cara, como iniciante não há com o que se preocupar com pH da mostura, visto que um iniciante ainda não domina nem o básico, como: conhecer os perfis dos variados maltes, perfis dos lúpulos, conhecimentos básicos sobre ação enzimática, detalhes de fermentação, detalhes de rampas e para que servem ou se realmente precisam, equilíbrio de relação BU.GU, entre muitos outros pontos. A regulação do pH da mostura e dos elementos minerais da água é uma das últimas coisas para se preocupar quando se está começando a fazer breja artesanal, na real, eu prefiro mil vezes uma breja bem formulada, executada e fermentada sem controle de água do que uma mal fermentada e mal executada com controle de água.

Vários experimentos já comprovaram que, independente da água usada o pH da mostura sempre tenderá a atingir o valor de 5,2 a 5,4, bem próximo ao ideal, apenas com a ação dos maltes e o seguimento da mostura.

Mas se quiser investir em tratamento de água/pH da mostura agora basta estudar bastante sobre, pois se trata de um assunto relativamente complicado e difícil de se explicar com uma resposta em um post. Eu aprendi majoritariamente com o Google e YouTube, os vídeos do Jamal e do Bronco são sensacionais.
 
Back
Top