PH Baixo na msotura

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

edsonpj

Active Member
Joined
Jun 10, 2013
Messages
34
Reaction score
30
Amigos, comprei um PHmetro e usei ontem pela primeira vez. O PH da água estava em 6,7 antes da adição do malte, pós adicionar o malte baixou para 4,8, adicionei o PH Stabilizer e fiz uma nova medida e nada mudou, usei 60gr para 45 litros de água. O será que pode ter acontecido?
 
O ideal é que você calibre o medidor antes de usar pela primeira vez, ele não vem regulado!
Deve ser isso, já devia estar com o ph correto por isso o stabilizer não fez efeito!
abs
 
O ideal é que você calibre o medidor antes de usar pela primeira vez, ele não vem regulado!
Deve ser isso, já devia estar com o ph correto por isso o stabilizer não fez efeito!
abs


Eu calibrei, e demorei quase 2 horas para passar no teste de Iodo.
 
edsonpj,
esse tipo de pHmetro não tem compensação de temperatura. Ou tem?
Sempre que usá-lo, vc terá que colocar um pouco da amostra do mosto num pequeno recipiente, colocar esse recipiente num banho d´água a ~25grausC, e daí medir.
Caso contrário, os valores vão difereir demasiadamente dos valores padrões a 25oC, no qual o pHmetro provavelmente vem programado.

Além disso, a calibração deve ser sempre feita antes das análises!
Toda vez que usá-lo, calibre-o ao menos no início do uso!

Abraço!
 
O pH é de 5,2 quando medido em temperatura ambiente (25ºC). A 65ºC espera-se uma diferença de cerca de 0,35 para baixo, o que fecharia aproximadamente com a diferença que você observou.

Mas, por outro lado, esse medidor, supostamente, tem correção automática de temperatura, então isso não deveria acontecer.

Eu sugiro que, na próxima vez, você tente resfriar o mosto para 25 graus e refazer a medida, para ver se tem alguma diferença.
 
Edson

Que água tu estás usando?
Sabe o pH da mesma?
O grist continha maltes escuros?
 
O ph da água estava em 6,7 antes de adicionar o malte, 95% Pale e 5% Caramelo...
 
Edson, estou procurando um pHmetro para comprar tbm,
pelo o que posso ver, quase todos esses de bolso tem correção automatica de temperatura de 0 a 50ºc.
Talvez esteja aí o problema.
Toda vez que a temperatura estiver mais alta, tira uma amostra e resfrie ela, daí faça a medição.
Abç
 
Back
Top