pH 3.0 atrapalha na fermentação do US-05?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Fyah

Well-Known Member
Joined
Nov 11, 2017
Messages
80
Reaction score
41
Bom dia pessoal, tudo bem com vocês?

Estou fazendo uma receita para participar do concurso mestre cervejeiro 2018 da Eisenbahn, preparei um mostro, resfriei a 40ºC e fiz durante 24 horas uma fermentação com lactobacilos, meu pH chegou em 3.0.

Na sequência, levei o mostro ácido para fervura (60minutos, realizando a lupulagem nessa etapa), resfriei até 30ºC (hidratei o fermento em 35ºC e no momento de inocular o fermento estava a 30ºC) e inoculei o US-05 levando direto para a geladeira de fermentação que levou a temperatura para 18ºC e está lá constante.


Meu airlock está sem atividade nenhuma e em 24 horas não houve alteração do BRIX (10,5), provando a cerveja, em 24 horas a sensação é que criou gás.
Primeira vez que trabalho com US-05, devo me preocupar ou com a temperatura ou com o pH ou devo apenas esperar calmamente durante 10 dias??
 
PH 3.0 esta um limão...mas claro, tem gosto pra tudo. o Ideal seria entre 3.5 e 3.8, pra ficar aceitavel. Sua OG ficou em 1042, correto? aproximandamente dois pacotes de US-05 para cada 20l.
 
Bom dia pessoal, tudo bem com vocês?

Estou fazendo uma receita para participar do concurso mestre cervejeiro 2018 da Eisenbahn, preparei um mostro, resfriei a 40ºC e fiz durante 24 horas uma fermentação com lactobacilos, meu pH chegou em 3.0.

Na sequência, levei o mostro ácido para fervura (60minutos, realizando a lupulagem nessa etapa), resfriei até 30ºC (hidratei o fermento em 35ºC e no momento de inocular o fermento estava a 30ºC) e inoculei o US-05 levando direto para a geladeira de fermentação que levou a temperatura para 18ºC e está lá constante.


Meu airlock está sem atividade nenhuma e em 24 horas não houve alteração do BRIX (10,5), provando a cerveja, em 24 horas a sensação é que criou gás.
Primeira vez que trabalho com US-05, devo me preocupar ou com a temperatura ou com o pH ou devo apenas esperar calmamente durante 10 dias??
Boa tarde Fyah, eu acho que o ph pode incomodar um pouco a fermentação mas nem tanto quanto a temperatura, pelo que eu percebi, o que causou o atraso foi a variação de temperatura inicial de 12 graus. Tu inoculaste a 30 graus e as leveduras se aclimataram a uma temperatura bem confortável pra elas, mas depois disso tudo mudou, a 18 graus a coisa ficou ruim e isso atrasou a fermentação, provavelmente deve ter aparecido algum diacetil.
 
Last edited:
Back
Top