Pessoal o starter tem q ter vórtex?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

LucasK

Active Member
Joined
Jan 21, 2021
Messages
40
Reaction score
7
Location
Paraibuna
Pessoal fiz um starter aqui com cooler e um ímã, porém não está formando o vórtex quando eu ligo...isso e um problema? Ele está girando e da pra ver que o líquido está se mexendo na parte de baixo mas a parte de cima não está se mexendo e agora? Isso e um problema?
 
Algumas vezes meu starter não forma vortex... principalmente quando uso lama, devido à densidade.
Outra causa se não formar vortex, é a formação de espuma na parte de cima.... impede o vortex.
A saída que uso neste último caso é a simeticona (uma ou duas gotas) no starter, para não formar bolhas...
Abraços
 
A troca de oxigênio mesmo com vórtex é muito baixa, se vc estiver usando lama, principalmente lama de gerações mais avançadas o ideal é usar uma bomba de aquário. Mas se vc tá propagando o fermento pela primeira não há necessidade pq a agitação é mais para manter a levedura em suspensão.
 
O vortex nao é sinônimo de problema no starter. A finalidade da agitação não é formar um ciclone para as leveduras.. Eh apenas agitar o "mini mosto" para que as leveduras permaneçam em suspensão. Se vc quiser algo mais importante para seu starter ser mais eficiente, atente para a oxigenação e pode deixar o vortex de lado. Agitando e bem oxigenado, as leveduras conseguem se propagar de boa.
 
Cara eu nunca consegui um "vórtex" relevante nos meus Starters, meu peixinho sai pulando, demoro 3 hrs pra colocar no lugar e desisto...kkkk
Ele fica que nem os confrades falaram, levedura em suspensão e propagam muito bem. Sempre tive ótimos resultados.
 
A agitação no starter deve ser a menor possível, de preferência deveria ser uma mesa que balança tipo gangorra e não um agitador magnético com barrinha (palavras da Gabriela da Levteck).
Oq eu faço aqui é deixar na máxima rotação possível pra oxigenar, fica de 30 a 1hr rodando forte. Depois disso eu coloco a levedura e então a rotação fica na menor possível, apenas o suficiente para homogenizar a solução não deixando a levedura decantar.
 

Latest posts

Back
Top