• We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

Pessoal o starter tem q ter vórtex?

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

LucasK

Active Member
Afiliado
22/1/21
Mensagens
30
Localização
Paraibuna
Pessoal fiz um starter aqui com cooler e um ímã, porém não está formando o vórtex quando eu ligo...isso e um problema? Ele está girando e da pra ver que o líquido está se mexendo na parte de baixo mas a parte de cima não está se mexendo e agora? Isso e um problema?
 

DANIEL RODRIGUES

Well-Known Member
Afiliado
2/6/20
Mensagens
146
Localização
Colina/SP
Algumas vezes meu starter não forma vortex... principalmente quando uso lama, devido à densidade.
Outra causa se não formar vortex, é a formação de espuma na parte de cima.... impede o vortex.
A saída que uso neste último caso é a simeticona (uma ou duas gotas) no starter, para não formar bolhas...
Abraços
 

Trops

Well-Known Member
Afiliado
26/11/19
Mensagens
193
Localização
Teófilo Otoni / Ipatinga - Minas gerais
A troca de oxigênio mesmo com vórtex é muito baixa, se vc estiver usando lama, principalmente lama de gerações mais avançadas o ideal é usar uma bomba de aquário. Mas se vc tá propagando o fermento pela primeira não há necessidade pq a agitação é mais para manter a levedura em suspensão.
 

CarlosAcarau

Member
Afiliado
20/2/19
Mensagens
10
Localização
Ceará
O vortex nao é sinônimo de problema no starter. A finalidade da agitação não é formar um ciclone para as leveduras.. Eh apenas agitar o "mini mosto" para que as leveduras permaneçam em suspensão. Se vc quiser algo mais importante para seu starter ser mais eficiente, atente para a oxigenação e pode deixar o vortex de lado. Agitando e bem oxigenado, as leveduras conseguem se propagar de boa.
 

Bruno Nery

Well-Known Member
Afiliado
24/12/18
Mensagens
208
Localização
Cotia
Cara eu nunca consegui um "vórtex" relevante nos meus Starters, meu peixinho sai pulando, demoro 3 hrs pra colocar no lugar e desisto...kkkk
Ele fica que nem os confrades falaram, levedura em suspensão e propagam muito bem. Sempre tive ótimos resultados.
 

Gu_MAZZA

Well-Known Member
Afiliado
12/3/17
Mensagens
334
A agitação no starter deve ser a menor possível, de preferência deveria ser uma mesa que balança tipo gangorra e não um agitador magnético com barrinha (palavras da Gabriela da Levteck).
Oq eu faço aqui é deixar na máxima rotação possível pra oxigenar, fica de 30 a 1hr rodando forte. Depois disso eu coloco a levedura e então a rotação fica na menor possível, apenas o suficiente para homogenizar a solução não deixando a levedura decantar.
 
Topo