Perlage e Espuma

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

janboman

Member
Joined
Mar 13, 2020
Messages
22
Reaction score
9
Olá,
Tenho notado que minhas IPAs e ESBs apesar de bem carbonatadas e com boa espuma tem perlage pouco consistente.
Isso é, aquelas bolinhas de gás que sobem do fundo do copo são poucas ou quase inexistentes.
Isso apesar de a cerveja estar com boa espuma e aparentemente bem carbonatada.
Outra coisa que percebo é que a espuma, apesar de boa retenção no copo, se afasta da boca quando vou tomá-la, como se estivesse "boiando" sobre o líquido.
Se alguém souber me explicar as razões pra esses "fenômenos", agradeço.
Segue foto da minha última ESB.
 

Attachments

  • ESB foto.jpg
    ESB foto.jpg
    63.9 KB · Views: 40
O "perlage" nada mais é que a dissolução do gás carbônico no líquido. Caso você tenha carbonatado a cerveja com primming, considere que estamos no inverno e esse processo se estende bem mais.
Eu já tive cervejas que só arredondaram mesmo depois de 1 mês do primming, quando feito no inverno.
 
O "perlage" nada mais é que a dissolução do gás carbônico no líquido. Caso você tenha carbonatado a cerveja com primming, considere que estamos no inverno e esse processo se estende bem mais.
Eu já tive cervejas que só arredondaram mesmo depois de 1 mês do primming, quando feito no inverno.
Certo, mas a questão é que elas estão bem carbonatadas, porém sinto falta de ver as bolhinhas subindo no copo e sentir aquela sensação gasosa/refrescante na boca.
Não sei se tem a ver com os estilos q mencionei (IPA e ESB), com a densidade ou corpo da cerveja (no caso, mais encorpadas) ou se há algo q possa ser feito para acrescentar esse "ingrediente".
 
Alguns dias ou semanas na geladeira devem melhorar o perlage. A breja pode estar bem carbonatada, mas com o tempo a qualidade dessa carbonatação vai mudando e a espuma vai ficando mais cremosa, as bolhas vão diminuindo de tamanho, e o perlage vai aparecendo.
 
Apenas atualizando, o perlage e a carbonatação da IPA ficaram excelentes com 21 dias de priming na garrafa.
A ESB ficou com excelente carbonatação mas o perlage acho q não é característica dela de qqer forma, deve ser algo relacionado com os maltes utilizados e outras características próprias do estilo etc.
 
Back
Top