Perda do gás na garrafa

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Nov 8, 2020
Messages
17
Reaction score
6
Location
Brasil
Boa tarde colegas.
Vou engarrafar a primeira leva com carbonatação forçada. Vou usar growler pet, garrafas de 600 com tampa tipo growler e não vou usar contrapressão.
Estou com as seguintes dúvidas:
1 - se eu encher até o bico (não deixar headspace) vai conservar mais o gás por não ter espaço para a liberação do CO2 da cerva? Entendo que seria bom para evitar a tal oxigenação também.
2 - alguém já tentou dar uma assoprada de CO2 no headspace, depois de colocar a cerveja, antes de tampar? não vi ninguém fazendo mas imaginei que o CO2, sendo mais pesado que o ar, ficaria por ali até tampar a garrafa... :)

Agradeço respostas e sugestões de artigos sobre o assunto, pois vi muitos mas são bem superficiais.

Obrigado!
 
Boa tarde colegas.
Vou engarrafar a primeira leva com carbonatação forçada. Vou usar growler pet, garrafas de 600 com tampa tipo growler e não vou usar contrapressão.
Estou com as seguintes dúvidas:
1 - se eu encher até o bico (não deixar headspace) vai conservar mais o gás por não ter espaço para a liberação do CO2 da cerva? Entendo que seria bom para evitar a tal oxigenação também.
2 - alguém já tentou dar uma assoprada de CO2 no headspace, depois de colocar a cerveja, antes de tampar? não vi ninguém fazendo mas imaginei que o CO2, sendo mais pesado que o ar, ficaria por ali até tampar a garrafa... :)

Agradeço respostas e sugestões de artigos sobre o assunto, pois vi muitos mas são bem superficiais.

Obrigado!
Boa tarde!
Bom, vou tentar te ajudar por partes... Em primeiro lugar, preciso te falar que a contrapressão é o ideal. Sem uma envasadora de contrapressão não ficará 100%. Tem uns esquemas que a galera faz pra envasar com carbonator no barato. Vale muito a pena.

1-sim, quanto maior o headspace mais CO2 desprende do líquido, mas num headspace "normal" não é muito. Se a cerveja estiver bem carbonatada vc não terá problemas com isso. Então não precisa encher até o talo não.
Agora, quanto a oxidação (isso é importante), realmente não pode haver espaço com ar no headspace na hora de cravar a tampa, pq isso vai oxidar a cerveja. O que se faz é preencher o headspace com espuma. A espuma é formada por bolhas de co2, e vai expulsar o O2. Caso não forme espuma suficiente naturalmente durante o envase, basta dar uma leve sacudida na garrafa que vai subir espuma. O ideal é que vaze um pouquinho de espuma quando colocar a tampa.
2- Não vai funcionar. O que vc pode fazer, e isso sim ajuda, é dar essa assoprada de CO2 na garrafa antes de encher ela, pra cerveja entrar num ambiente com menos oxigênio. É o princípio da beergun. Na contrapressão vc purgaria todo o O2 antes de encher, o que é o ideal, mas diminuir como com uma beergun tbm ajuda.
Abs.
 
Back
Top