Percarbonato de Sódio

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

renatoat

Well-Known Member
Joined
Jul 23, 2013
Messages
296
Reaction score
87
Olá,

Comprei um postmix usado e tive algumas dúvidas em relação a limpeza inicial dele. Vi aqui no fórum o uso de soda, que eu queria evitar, e de "vanish sem perfume" (percarbonato de sódio), mas procurando na internet vi que ele é um "poderoso oxidante", algo que me fez pensar se realmente é tranquilo usar no inox ou outros metais.

Wikipedia: Dissolved in water, it yields a mixture of hydrogen peroxide (which eventually decomposes to water and oxygen) and sodium carbonate ("soda ash").

Palmer: "In my opinion, percarbonate-based cleaners are the best choice for equipment cleaning, and Straight-A from Logic Inc., and Powder Brewery Wash (PBW) from Five Star Chemicals, Inc. are the best of them. These products combine sodium metasilicate with the percarbonate in a stable form which increases its effectivity and prevents the corrosion of metals like copper and aluminum that strong alkaline solutions can cause."

Considerando isso, posso usar sem medo no inox? Ou vocês recomendariam alguma outra solução para esta limpeza inicial com postmix usado?

Obrigado.
 
Olá,

Comprei um postmix usado e tive algumas dúvidas em relação a limpeza inicial dele. Vi aqui no fórum o uso de soda, que eu queria evitar, e de "vanish sem perfume" (percarbonato de sódio), mas procurando na internet vi que ele é um "poderoso oxidante", algo que me fez pensar se realmente é tranquilo usar no inox ou outros metais.

Wikipedia: Dissolved in water, it yields a mixture of hydrogen peroxide (which eventually decomposes to water and oxygen) and sodium carbonate ("soda ash").

Palmer: "In my opinion, percarbonate-based cleaners are the best choice for equipment cleaning, and Straight-A from Logic Inc., and Powder Brewery Wash (PBW) from Five Star Chemicals, Inc. are the best of them. These products combine sodium metasilicate with the percarbonate in a stable form which increases its effectivity and prevents the corrosion of metals like copper and aluminum that strong alkaline solutions can cause."

Considerando isso, posso usar sem medo no inox? Ou vocês recomendariam alguma outra solução para esta limpeza inicial com postmix usado?

Obrigado.

Como eu faria?

Encheria de água + agua sanitária e deixaria de molho por um dia
Em seguida esfregaria com bucha, água quente e detergente neutro.
Depois enxaguaria bem com agua quente e antes de usar sanitizaria com iodophor
 
O Perclorato de Sódio é "tipo" água sanitária, mas sem cloro, justamente para evitar oxidação e não correr risco de clorofenóis na cerveja (tudo bem que este último é só enxaguar direito).

Enfim, meu receio é justamente oxidar o inox. Com a água sanitária não corre este risco?

Obrigado!
 
Respondendo minha própria pergunta com palavras do Palmer...

"Bleach should not be used for cleaning brass and copper because it causes blackening and excessive corrosion. Bleach can be used to clean stainless steel, but you need to be careful to prevent corrosion and pitting.

There are a few simple guidelines to keep in mind when using bleach to clean stainless steel.

1. Do not leave the metal in contact with chlorinated water for extended periods of time (no more than an hour).
2. Fill vessels completely so corrosion does not occur at the waterline.
3. After the cleaning or sanitizing treatment, rinse the item with boiled water and dry the item completely."

Bom, prefiro não arriscar...

Voltando ao "vanish", o que acham? Ou poderia pular direto para água quente, detergente neutro e bucha?

Obrigado.
 
O Perclorato de Sódio é "tipo" água sanitária, mas sem cloro, justamente para evitar oxidação e não correr risco de clorofenóis na cerveja (tudo bem que este último é só enxaguar direito).

Enfim, meu receio é justamente oxidar o inox. Com a água sanitária não corre este risco?

Obrigado!

Entendi...

Dei uma pesquisada no How To Brew no capítulo de sanitização e sim pode ser usada a água sanitária, porém ao contrário do que eu propus anteriormente o ideal é não passar de 1 hora de contato.

Sendo assim, para uma primeira lavagem, ao invés de deixar por um dia, deixe por no máximo 1 hora.

Costumo deixar meus baldes por 24 horas, mas é plástico, então me desculpe pela recomendação inicial furada...
 

Attachments

  • Capturar.PNG
    Capturar.PNG
    70.6 KB · Views: 149
Semana passada recebi meu post mix usado e fiz da seguinte forma:
1) lavei com água e detergente de cozinha com a bucha do lado macio
2) escorri e tirei toda a espuma
3) coloquei em torno de 10 litros de água fervente, fechei e agitei bem.
4) retirei a água e coloquei solução de ácido peracético a 1% (200ml pros 20 litros)
5) deixei 6 horas nessa solução.

Embarrilei a cerveja, carbonatei e ficou ótima. Sucesso total.
Nas próximas vezes vou sanitizar com solução de ácido peracético a 0,5%.
Abraços e boa sorte.


Enviado do meu iPad usando Tapatalk
 
Eu usei Acido citrico deixei 4 horas agindo, lavei e esfreguei e saiu toda a ferrugem, ficou perfeito, depois soda por 4 horas tb e esta pronto pro uso


Enviado do meu iPad usando Tapatalk
 
Só não deixe ele com grandes quantidades de cloro, pois o cloro e uma das únicas coisas que pode corroer o inox (pitching). De resto, pode usar soda, vanish, etc, sempre com água quente, o que torna muito mais eficaz.

Abraço,
 
srs,
qual a marca/modelo de percarbonato que não tem perfume? Abri uns potes no supermercado e todos pareciam ser perfumados hehe
 
Olá,

Comprei um postmix usado e tive algumas dúvidas em relação a limpeza inicial dele. Vi aqui no fórum o uso de soda, que eu queria evitar, e de "vanish sem perfume" (percarbonato de sódio), mas procurando na internet vi que ele é um "poderoso oxidante", algo que me fez pensar se realmente é tranquilo usar no inox ou outros metais.

Wikipedia: Dissolved in water, it yields a mixture of hydrogen peroxide (which eventually decomposes to water and oxygen) and sodium carbonate ("soda ash").

Palmer: "In my opinion, percarbonate-based cleaners are the best choice for equipment cleaning, and Straight-A from Logic Inc., and Powder Brewery Wash (PBW) from Five Star Chemicals, Inc. are the best of them. These products combine sodium metasilicate with the percarbonate in a stable form which increases its effectivity and prevents the corrosion of metals like copper and aluminum that strong alkaline solutions can cause."

Considerando isso, posso usar sem medo no inox? Ou vocês recomendariam alguma outra solução para esta limpeza inicial com postmix usado?

Obrigado.



Pode usar o percabonato sem problema. Ele deixa manchado somente o aluminio e esse somente quando é aquecido. Pra inox é tranquilo. O kalyclean 505 é basicamente isso.
Há outros detergentes não alcalinos no mercado. E são classificados para qualquer superficie.
O kalyclean é inclusive utilizado na industria cervejeira.
Se vc quer uma opinião mais pessoal...eu utilizo percabonato (vanish) há 5 anos . Só lavo meus posts com eles. Nunca tive problemas. Pelo contrario. Só solução.
Para prolongar a vida util do seu barril faça como mencionado acima. Evite água com cloro.
 
srs,
qual a marca/modelo de percarbonato que não tem perfume? Abri uns potes no supermercado e todos pareciam ser perfumados hehe
Sou iniciante (terceira brassagem), minha panela é um barril de 50l com resistência em inox, também andei pesquisando sobre a limpeza e no canal do Adriano no YouTube ele ensina a fazer percabonato de sódio, somente água oxigenada e bicarbonato de sódio. Fiz coloquei uma colher na minha panela e ficou limpinha. Serviu também pra limpar garrafas (ainda não pude passar pra postmix).
 
Back
Top