Peneira na transfega

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Breno Bonioli

Well-Known Member
Joined
Aug 13, 2018
Messages
96
Reaction score
49
Location
Rio de Janeiro
Bom dia galera

Dúvida rápida aqui, antes envase, vocês costumam transfegar a cerveja do fermentador pra outro recipiente? Eu quero saber se, nesse processo, tem problema eu usar uma peneira pra reter possíveis impurezas no caminho (mesmo lagerizando). Meu medo é reter as leveduras na peneira e não acontecer a carbonatação nas garrafas por conta disso. Ou isso é impossível?

Agradeço
 
Há vários fatores a se levar em consideração.
Transferir a cerveja para outro recipiente pode "oxidar" a mesma, então é um risco. Em contrapartida, você não leva a sujeira que restou no balde.
Se você faz o primming no balde, não tem como fugir desta etapa.

Sobre o caso da peneira, não vejo nenhum problema, estando no mínimo sanitizada. Acredito que as partículas da levedura, que já estão na cerveja, não ficarão retidas na peneira (teria que analisar microscopicamente, retirando uma amostra com e sem peneira).

Se a sua intenção é passar o mínimo de sujeira para a garrafa, pra não ficar aquele restinho no fundo ao beber, fazendo o primming direto na garrafa, vai ser meio difícil, sempre fica aquela coisinha no final.
 
Há vários fatores a se levar em consideração.
Transferir a cerveja para outro recipiente pode "oxidar" a mesma, então é um risco. Em contrapartida, você não leva a sujeira que restou no balde.
Se você faz o primming no balde, não tem como fugir desta etapa.

Sobre o caso da peneira, não vejo nenhum problema, estando no mínimo sanitizada. Acredito que as partículas da levedura, que já estão na cerveja, não ficarão retidas na peneira (teria que analisar microscopicamente, retirando uma amostra com e sem peneira).

Se a sua intenção é passar o mínimo de sujeira para a garrafa, pra não ficar aquele restinho no fundo ao beber, fazendo o primming direto na garrafa, vai ser meio difícil, sempre fica aquela coisinha no final.

Obrigado cara!
 
Back
Top