Pausa prolongada entre Mostura e Fervura

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

damigol

Well-Known Member
Joined
Sep 13, 2017
Messages
244
Reaction score
61
Pessoal, vocês veriam algum prejuízo de dividir o processo em duas estapas:

Primeiro a mostura, deixando o mosto pronto parado por algumas horas (2 ou 3 horas), dentro da panela de fervura tampada, e após este tempo, partir para a fervura e as finalizações necessárias.

Pergunto isso pois faço cerveja sozinho, e para mim é puxado levar tudo do início até o fim. Uma pausa de umas horas entre uma etapa e outra deixaria a coisa toda mais tranquila para mim. Mas não sei até que ponto isso comprometeria ou traria prejuízo para a cerveja, por isso posto a dúvida aqui para pensarmos juntos e receber contribuições.

O único problema que eu consigo ver seria uma possível evaporação do mosto um pouco maior... Mas aguardo sugestões...
 
Acho que 2 a 3 horas não seria problema. Tente manter aquecido com um cobertor.
Eu também tentaria fazer a extração com o mínimo de splash para não entrar oxigênio (a geração de ácido acético (vinagre) é muito rápida na presença de oxigênio)
Evite demorar muito, pois os microorganismos da casca do malte podem gerar butírico (vômito). Muita gente é 'cega' para baixos teores disso, mas gente sensível (como eu, desde que tive filho ) sente a um km de distância.
 
Pouco provável que 3 horas tenha qualquer efeito sério no mosto.

Acredito que a única preocupação é deixar a temperatura cair próximo a 40 graus, pois esta é a faixa ideal para as bactérias... Ainda assim seria tão pouco tempo que nem sei se o resultado seria grave...

Se vc usa BIAB pode inclusive tirar os grãos... Eu não tiraria e aproveitaria mais um pouquinho de extração de açúcar.

Já vi vários relatos de pessoas no fórum americano que deixam mosturando por 10 horas, de um dia para o outro ou iniciam a mostura de manhã, saem pra trabalhar e terminam na volta.

Inspirado nisso eu já fiz isso umas 3 vezes reaproveitando grãos (ja ouviu falar em parti-gyle). Fiz uma cerveja, dai reenchi meu cooler com agua e um pouco de grãos especiais, milharina, etc e larguei lá por horas... Foi tudo tranquilo com o resultado.

Abraço

Fábio
 
Se vc fizer mash out para matar as enzimas, creio que possa esperar 2 a 3 horas antes de partir pra fervura de boa, principalmente se vc fechar a panela de fervura apos a transferencia do mosto. Mesmo que as bacterias chegem ate o seu mosto... 2 ou 3 horas não devem ser o suficiente para fazer algum estrago, até mesmo pq vc vai ferver tudo depois mesmo.
 
Amigo, por curiosidade, quantos litros produzidos? Mas respondendo, alguns conhecidos fazem parte da brassagem à noite e terminam no outro dia, mas geralmente iniciam a fervura do mosto uns 15 minutos antes de taparem bem a panela e retomar a lida no próximo dia. geralmente terminam a mostura antes de dormir e levantam cedo pra finalizar o processo. Sei de um caso de contaminação da leva, mas o sujeito era conhecido por não ser nada cuidadoso com a parte fria do processo.
 
Eu uso um metodo chamado Overnight. Faço a noite a brassagem ate o Sparge e MashOut. Deixo na panela de fervura bem coberta e protegida do frio de Curitiba. No outro dia depois de umas 6 horas com o mosto a 50 graus inicio a fervua, olha esse video do fabrikar cerveja
 
Last edited:
Mais um pitaco.

É quase que obrigatório que faça o mash-out.
Seria interessante que fervesse uns minutos antes de parar para o descanso, assim teria certeza de quase esterilização do mosto.
O problema começa a ficar sério abaixo dos 60ºC, não por acaso é a temperatura indicada para as estufas de comida pronta.
Aos 50ºC e com contato com o ar já é um ambiente perfeito para os lactobacilos, por exemplo.

Talvez guardar como na técnica no-chill pode ser a solução mais confiável.

Outra solução, indo para o outro lado do espectro, é fazer como os americanos, usar a base em extrato de malte, adição de grãos especiais em bag por 15-30min e fervura. Ganharia tempo.
 
Então... Já fiz fervura no outro dia... fico boa rsss
 
Back
Top