Passo a Passo do Cervejeiro Inicial

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Sr.Tuga

Member
Joined
Aug 18, 2020
Messages
8
Reaction score
1
Location
Porto
Boa tarde minha gente 💪
Fala Ricardo e sou do Porto-Portugal.
Já sigo o homebrewtalk á algum tempo e segui alguns dos conselhos aqui sugeridos.

Pretendo fazer minha primeira brassagem este fim de semana, e mesmo após ter visto alguns vídeos, lido o how to brew do palmer tenho ainda receio no processo, pois quero beber alguma coisa no final 😂😂😂
Certo é que só fazendo se aprende e com os erros, mas a poder evitar e nada falhar melhor.
Relembro que farei no processo de 3 caldeirões, não BIAB ou outro.
Algum de vocês tem um passo a passo orientativo com todos os detalhes?
Teste iodo, rampas, quando verificar densidade, relembre a aeração ,quando deve e não acontecer esses pormenores ... Para que tudo corra pelo melhor.

Grande abraço e fico muito agradecido pelo apoio.
Boas Brejas 💪💪🤦
 
Fala Tuga,

Minha dica é simples, mas funcionou muito bem para a minha primeira brassagem: Escreva tudo o que voce vai fazer antecipadamente.

No livro do Palmer já tem tudo, mas aqui no forum vc também acha todo o processo, é so ver os posts fixos nas seções. Escreva a receita junto com os passos dos processos, os momentos de fazer medições e tudo mais. Assim é mais fácil de não esquecer alguma parte.

Eu já estou brassando há quase meio ano e tem varias partes que ainda faço isso.

Abraço,
 
Fala Tuga,

Minha dica é simples, mas funcionou muito bem para a minha primeira brassagem: Escreva tudo o que voce vai fazer antecipadamente.

No livro do Palmer já tem tudo, mas aqui no forum vc também acha todo o processo, é so ver os posts fixos nas seções. Escreva a receita junto com os passos dos processos, os momentos de fazer medições e tudo mais. Assim é mais fácil de não esquecer alguma parte.

Eu já estou brassando há quase meio ano e tem varias partes que ainda faço isso.

Abraço,


Sei que parece simples e é ;)
Mas o meu receio é precisamente perder esses pormenores durante o processo.
Mas sim so fazendo se erra, e só errando se aprende!

O objetivo é esse mesmo e acredite que não é pela preguiça de querer como dizemos aqui em portugal "a papinha toda feita", mas a ideia era se alguém ainda possuir esses ditos apontamentos, partilhar para que tenha a certeza que me estou a orientar ;)
 
Prezados, Bom Dia!
@Sr.Tuga tem uma apostila do Guenther muito boa
Vou anexar o link dela aqui
 

Attachments

  • apostila Cerveja Artesanal - Guenther Sehn.pdf
    2 MB · Views: 136
Posta o resultado aqui pra gente saber como foi!

Vai tranquilo que não tem mistério

Pode errar em literalmente qualquer etapa que vai sair cerveja menos em uma: SANITIZAÇÃO!!!

🍻🍻
 
Posta o resultado aqui pra gente saber como foi!

Vai tranquilo que não tem mistério

Pode errar em literalmente qualquer etapa que vai sair cerveja menos em uma: SANITIZAÇÃO!!!

🍻🍻

Posto pois ;)

Sexta feira devo fazer a brassagem e vou mostrando os passos!

Obrigado a todos pelo apoio!
 
Meus senhores,
Antes de mais obrigado pelo apoio que me têm dado enquanto aprendiz desta arte que todos admiramos. A verdadeira cerveja :)
Deixo aqui um pequeno "Passo a Passo" feito por mim para a minha primeira brassagem. Acho que não me esqueci de nenhum passo.
Vou partilhar de forma a poder ajudar outras pessoas como eu que estão no começo.

Peço por favor que vejam e editem o que fiz com dicas, explicações, dicas, o que acharem melhor para mim e para outros futuros "fazedores de cerveja", porque para cervejeiros faltam anos :) :)
 

Attachments

  • Tutorial para Preparação.pdf
    128 KB · Views: 58
OBRIGADO MESTRE GUENTHER SETH :)
Vamos a primeira Brassagem, depois dou feedback!

Se vier a Portugal ja ganhou um guia gratuito! eheheh
 

Attachments

  • WhatsApp Image 2020-09-05 at 10.45.14 (1).jpeg
    WhatsApp Image 2020-09-05 at 10.45.14 (1).jpeg
    67 KB · Views: 42
  • WhatsApp Image 2020-09-05 at 10.45.14 (2).jpeg
    WhatsApp Image 2020-09-05 at 10.45.14 (2).jpeg
    85.1 KB · Views: 45
  • WhatsApp Image 2020-09-05 at 10.45.14 (3).jpeg
    WhatsApp Image 2020-09-05 at 10.45.14 (3).jpeg
    46.8 KB · Views: 44
  • WhatsApp Image 2020-09-05 at 10.45.14.jpeg
    WhatsApp Image 2020-09-05 at 10.45.14.jpeg
    74.6 KB · Views: 43
  • WhatsApp Image 2020-09-05 at 10.45.14 (4).jpeg
    WhatsApp Image 2020-09-05 at 10.45.14 (4).jpeg
    76.1 KB · Views: 43
Salve confrade!
Congratulações pela primeira brassagem. Até me emocionei vendo as fotos.😢
Seja bem vindo!
 
Boas meus amigos uma vez mais.
Peço desculpa por tanta dúvida básica. E acreditem que não e mesmo por falta de estudo porque tenho lido muito.

Minha ceva neste momento está em fase de fermentação.
Com uma FG após 4 dias de fermentação primária me deu 1012 tal e qual o que dá na receita da APA que estou a fazer.
Minha questão é, eu pretendo fazer dry hopping. Aconselham a fazer já dry hopp e subir por 3/4 dias a cerca 1 grau dia até 24 graus e após isso fazer o dry hopp de forma a fazer fermentação secundária?
Ou deixo a mesma situação e depois baixo para cerca de 10/15 e faço o dry hopp e só depois a cold Crash?
Estou meio na dúvida. Alguém me pode ajudar?
 
Eu costumo fazer o DH quando subo a temperatura
Mantenho 3 dias e cold crash
 
Voce tem extração dos oleos essenciais em qualquer uma dessas temperaturas
O que vai mudar é o tempo de extração
Mais quente, mais rapido
Voce precisa entender qual seu objetivo e o porque voce esta fazendo isso, senao fica igual seguir receita de bolo kkk
 
Olá.

Vou aqui ressucitar esse tópico pra tentar chegar até o @Sr.Tuga. Eu também moro no Porto e quero recomeçar a fabricação de cervejas. Quando estava no Brasil eu já fazia alguma coisa, então quero começar aqui em terras luzitanas. :D
 
Back
Top