1. We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.
    Fechar Aviso

Passivação Inox Postmix

Discussão em 'Equipamentos, Técnicas e Processos' iniciado por humberto flor, 11/6/19.

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

  1. 11/6/19 #1

    humberto flor

    humberto flor

    humberto flor

    Member

    Afiliado:
    18/5/18
    Mensagens:
    8
    Curtidas Recebidas:
    1
    Localização:
    porto alegre
    Ganhei um Postmix Da Brewder de 19L, No site da WE dizem que é recomendado fazer a passivação do Inox, mas fui na Malteshop e dizem que já vem Passivado os Postmix, agora fica a questão, vem passivado ou não o inox?

    E se não vier, qual o método mais adequado de passivar o inox?
     
  2. 11/6/19 #2

    Túlio Flavo Siqueira

    Túlio Flavo Siqueira

    Túlio Flavo Siqueira

    Member

    Afiliado:
    24/9/18
    Mensagens:
    6
    Curtidas Recebidas:
    0
    Localização:
    Brasília
    Dá umas usadas no post. Se alguma leva tiver um gosto metálico, provavelmente não era passivado.
    Pra passivar, achei esse aqui o melhor método:

    (Tirado do site da WE):

    LIMPEZA E PASSIVAÇÃO PARA PRIMEIRO USO
    É muito importante fazer uma limpeza detalhada antes do primeiro uso para retirar qualquer resíduo de fabricação, metálicos ou oleosos. Isto deve ser feito no produto como em todas as peças que irão entrar em contato com a cerveja, tais como: registros, poços termométricos, chillers de inox, fundos falsos, etc.

    Um substituto do TSP (Tri-sodium Phosphate) ou PBW indicado pela ss brewtech é o Kalykim C272. O "C" vem de cáustico. Em outras palavras este produto a base de soda cáustica com tensoativos. Portanto cuidados com o manuseio devem ser respeitados. Uso de luvas e óculos de proteção são fundamentais. Inalar o produto pode também causar irritação. Tome cuidado.

    Importante: NUNCA usar o C272, S330 ou S302 (peracético) com materiais feitos de alumínio!

    A passivação é uma etapa posterior a limpeza. Nesta etapa a intenção é "sequestrar" qualquer ion de ferro que possa estar livre na parede de inox, para evitar ferrugem. Isso é geralmente feito com um ácido forte (aí o motivo porque não esfregamos o inox pois ao riscar, iremos expor novos ions).

    Na indústria ela é feita com ácido nítrico em concentrações superiores a 20%. Porém este ácido muito perigoso nesta concentração, por isso nós não vendemos no nosso site.

    Alguns cervejeiros utilizam o ácido peracético para a passivação. Porém no nosso caso recomendamos fazê-la com ácido cítrico anidro.

    Ciclo de limpeza e passivação:

    • Fazer uma concentração de 2% de C272 ou seja +/- para cada litro de água (1000ml) de solução, adicione 20ml do produto. Utilize água quente suficiente para conseguir trabalhar com a esponja. Para sua panela/fermentador você vai ter que avaliar quantos litros fica confortável para usar na lavagem.
    • Para ser ecológico, recolha o resíduo da lavagem em um recipiente.
    • Enxágue bem a panela/fermentador de inox, o enxágue pode ir para o ralo.
    • Faça sua solução com ácido cítrico a uma concentração de 4% (1kg para cada 25 litros de água), esquentando a solução a 80C e mantendo a mesma aquecida por 120 minutos. Aonde toda a área que terá contato com a sua cerveja deverá ser passivada.
    • Depois de passivado com ácido cítrico, recolha parte da solução em um recipiente, misture com o C272 (para neutralizar) e descarte a solução no ralo.
    • Enxágue tudo muito bem, a água de enxágue pode ir para o ralo.
    Este ciclo deve ser repetido anualmente ou quando você perceber que riscou a superfície do inox.

    A limpeza de manutenção/pós uso poderá ser feita com o C272 que é uma versão "liquida" do detergente alcalino em pó PBW.

    Se preferir um detergente neutro eficiente, utilize o K 505, solução a 2% de concentração, que é menos perigoso para uso diário.

    A sanitização dos fermentadores deve ser feita antes do uso com o S 390 (iodophor) ou S 302 (peracético), o que for da sua preferência.

    Lembre-se: Limpeza e sanitização são duas etapas separadas e necessárias! Sanitizar uma superfície suja de resíduos orgânicos é totalmente ineficiente
     
  3. 11/6/19 #3

    humberto flor

    humberto flor

    humberto flor

    Member

    Afiliado:
    18/5/18
    Mensagens:
    8
    Curtidas Recebidas:
    1
    Localização:
    porto alegre
    Eu dei uma lavada com agua e sabão neutro, pois estava com cheiro estranho novo, e vou deixar agua por uns dias dentro para ver se pega gosto de metal.
     

Compartilhe esta Página