Papel Filtro

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Bruno Freitas

Member
Joined
Jan 11, 2021
Messages
7
Reaction score
1
Location
Poços de Caldas, MG, Brasil
Olá para todos. Queria saber se é possível filtrar a cerveja no papel filtro de café na hora do envase. Fiz uma leva pequena de teste (2L) porém por erro meu ficou com muitos resíduos e a cor bem mais escura que o esperado. Acho que só a gelatina não vai dar conta. Então o que acham de uma filtragem no papel Filtro? Quais seriam os riscos? E afetaria o primming?

OBS: estou procurando recursos de baixo orçamento
 
Olá para todos. Queria saber se é possível filtrar a cerveja no papel filtro de café na hora do envase. Fiz uma leva pequena de teste (2L) porém por erro meu ficou com muitos resíduos e a cor bem mais escura que o esperado. Acho que só a gelatina não vai dar conta. Então o que acham de uma filtragem no papel Filtro? Quais seriam os riscos? E afetaria o primming?

OBS: estou procurando recursos de baixo orçamento

o primeiro risco é a oxidaçao, como vai ficar mto tempo em contato com o ar alem da oxigenação durante a queda no recipiente

e sim, vai afetar bastante o priming ja que boa parte da levedura deve ficar retida

recomendo caprichar no cold crash, abaixar pra 0° e deixar uns dias pra precipitar o maximo que puder...

e qdo fizer o priming mantenha sempre a garrafa em pe, inclusive qdo for gelar pra tomar, dai o residuo vai ficar mais no fundo da garrafa e vc consegue evitar que va para o copo
 
o primeiro risco é a oxidaçao, como vai ficar mto tempo em contato com o ar alem da oxigenação durante a queda no recipiente

e sim, vai afetar bastante o priming ja que boa parte da levedura deve ficar retida

recomendo caprichar no cold crash, abaixar pra 0° e deixar uns dias pra precipitar o maximo que puder...

e qdo fizer o priming mantenha sempre a garrafa em pe, inclusive qdo for gelar pra tomar, dai o residuo vai ficar mais no fundo da garrafa e vc consegue evitar que va para o copo

Verdade! Não tinha pensado na oxidação, estava pensando mais pelo lado de aumentar a probabilidade de contaminação. Então vou fazer um bom Cold Crash e deixar maturando mais tempo que o esperado (além da gelatina).
Vlw!!
 
Whirlpool ajuda bastante.... Chegou a fazer? Ele concentra grande parte do resíduo antes do resfriamento. Depois, como o pessoal falou em outras respostas, baixe a temperatura perto do zero e deixa por uns dias... Vai ver que já é suficiente e nem a gelatina será necessário usar.
 
Além do whirpool o whirfloc! Fiz testes com e sem whirfloc e com whirfloc a cerveja ficou bem mais limpa e a fermentação mais saudável, uma vez que não vão para o fermentador proteínas de alta densidade que "lambuzam" a levedura.
 
Olá para todos. Queria saber se é possível filtrar a cerveja no papel filtro de café na hora do envase. Fiz uma leva pequena de teste (2L) porém por erro meu ficou com muitos resíduos e a cor bem mais escura que o esperado. Acho que só a gelatina não vai dar conta. Então o que acham de uma filtragem no papel Filtro? Quais seriam os riscos? E afetaria o primming?

OBS: estou procurando recursos de baixo orçamento
Bom dia! Cara, é possível filtrar a cerveja sim. Já vi usarem filtro de água. Tem até um vídeo do beerschool, que vou passar o link.
Como são só 2 litros, dá pra fazer no filtro de café. Não acredito que va reter a levedura. Mas faz na manha, sem fazer queda com splash.

 
alem dessas dicas dos parceiro, ha tb de fazer um duplo cold crash, aprendi com Marcelo Fenoll, depois de baixar a temperatura a zero, ou perto de zero, sobe para novamente baixar, mais uma.
 
Whirlpool ajuda bastante.... Chegou a fazer? Ele concentra grande parte do resíduo antes do resfriamento. Depois, como o pessoal falou em outras respostas, baixe a temperatura perto do zero e deixa por uns dias... Vai ver que já é suficiente e nem a gelatina será necessário usar.

Eu tentei fazer, só que não foi muito eficiente. Provavelmente pq eu estava sem whirfloc. Mas de qualquer forma nessa leva o que me resta é o Cold Crash e a gelatina.
 
Pessoalmente, nunca usei whirfloc e fiz cerveja cristalinas. Gelatina tentei uma vez e me arrependi, pq estragou a cerveja (não usei direito)... Mas logo vi que não tinha tanta necessidade, baixando a temperatura da cerveja
 
Pessoal sou um pouco inexperiente tb, vou fazer agora minha quarta cerveja.
A primeira ficou parecendo de trigo kkk.
Mas depois fui pesquisando um pouco, o whirpool + whirfloc, me deu resultados ótimos.
Próxima cerveja vou experimentar gelatina.
Aos poucos estou testando técnicas para ir aprimorando, acho que talvez seja necessário ter paciência.
Talvez pensar em filtrar seja uma Boa, mas acho que talvez seja legar ir testando outras técnicas mais utilizadas pelo pessoal, para depois tentar ir para outas técnicas.
 
Tenho usado esse filtro na ponta da mangueira, mas não substitui o cold crash. Tem q fazer cold crash e deixar decantar.
58C77B42-CBDE-4881-80A7-BD6EEFD6F962.jpeg
 
Acabei de comprar uma dessa tbm para tirar a breja do fermentador conico, melhor que usar jarra como eu estava usando
Posso estar enganado, mas não considero boa a idéia de se bombear breja pronta... a menos que se faça por meio isento de oxigênio, como aqueles sistemas de Quick Carb....
 
Posso estar enganado, mas não considero boa a idéia de se bombear breja pronta... a menos que se faça por meio isento de oxigênio, como aqueles sistemas de Quick Carb....
Se não tirar com a bomba vou tirar com jarra, entre os ideal e as possibilidades que tenho, tirar com a bomba me parece menos oxidante, difícil não dar o splash com a jarra ao despejar em outro lugar.
Essa bomba tem uma vazão bem baixa, tira cerca de um litro por minuto oque me parece outra vantagem da bomba
 
Se não tirar com a bomba vou tirar com jarra, entre os ideal e as possibilidades que tenho, tirar com a bomba me parece menos oxidante, difícil não dar o splash com a jarra ao despejar em outro lugar.
Essa bomba tem uma vazão bem baixa, tira cerca de um litro por minuto oque me parece outra vantagem da bomba
Entendo. Mas em ambos os casos irá oxigenar a cerveja pronta, o que não é legal... faça então um sifonamento com mangueira... tem alguns videos no youtube mostrando como faz... a vazão será até melhor, a depender da bitola da mangueira que usar... e não deixe fazer splash... vai estragar sua cerva...
Abraços
 
Back
Top