Panela elétrica Guten secando na parte de baixo

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Aug 7, 2019
Messages
19
Reaction score
1
Location
Uberaba
Bom dia pessoal.
Fui utilizar pela primeira vez minha panela elétrica Guten de 52L.
Percebi ao longo da brassagem que em alguns momentos o fluxo da bomba estava quase gerando e que estava havendo uma flutuação grande e rápida de temperatura em alguns momentos.

O que cheguei a conclusão depois é que possivelmente a parte de baixo estava secando (inclusive ficou uma pequena, mas perceptível, manchinha na base).

Eu usei 5kg de grãos e 15 de água para a brassagem. No nivel que ficou, sem a parte de cima do tubo de inox de retorno (overflow pipe) os grãos estavam ficando mais elevados que a boca do tubo. Com o tubo, os grãos estavam ficando bem a baixo, de modo que nenhuma vez o fluxo de mosto retornou por ele (eu fiz a brassagem com o tubo completo).

Também utilizei a bomba durante todo o processo. Queria saber se vocês já passaram por isso pra eu evitar de acontecer de novo! Obrigado pessoal.
 
O que tenho feito é colocar a quantidade total de água logo no início, para levas pequenas de 20L tem funcionado bem, só ajustar a quantidade de grãos para o no sparge. Um ponto importante é deixar o fluxo da bomba na metade, aí a circulação ocorre mais lentamente e consequentemente ocorre menos risco de secar. Se usar aveia tem de reduzir ainda mais o fluxo, redobrando a atenção no nível da água durante a brassagem.
 
Só diminuir o fluxo de recirculação. Em memomento nenhum durante a brassagem você deve usar a chave 100% aberta. Se quiser uma explicação mais detalhada é só assistir ao vídeo do Robinho
 
Só diminuir o fluxo de recirculação. Em memomento nenhum durante a brassagem você deve usar a chave 100% aberta. Se quiser uma explicação mais detalhada é só assistir ao vídeo do Robinho


um instante, por favor.
antes porém, considerem que: sou usuário de uma panela elétrica do tipo single vassel; não conheço o modelo Guten, mas deduzo que sua operação se aproxime das outras que recirculam o mostro pela cama de grãos; e, por fim, estou constantemente queimando o mosto sobre a resistência elétrica.
Vamos lá
Ja procurei diversas explicações sobre o efeito e nenhum , absolutamente nenhum, resolveu o problema.
Conversei com o Robinho por Whatsapp e lembrei a ele que se consegue saber sim o nível de água na parte inferior da panela, ou seja, sob a resistência. Esses modelos de panelas possuem um espaço entre a panela e o cesto de grãos. Ao menos a minha tem. Pois bem, pelo princípio dos vasos comunicantes, se o nível do mosto estiver visível nesse espaço, é porque há água no fundo! Portanto esse teoria não me parece tão influente assim. Principalmente ao ponto de oscilar a temperatura.
 
Olá pessoal
Tenho problemas com a minha panela Guten de 30L também, mais só com brassagem de Weiss tentei duas vezes fazer a brassagem mais carameliza o fundo da panela e entra em modo de proteção, já tentei fazer sem circulação e com água total mais não deu certo!
Alguém tem uma dica?
 
Olá pessoal
Tenho problemas com a minha panela Guten de 30L também, mais só com brassagem de Weiss tentei duas vezes fazer a brassagem mais carameliza o fundo da panela e entra em modo de proteção, já tentei fazer sem circulação e com água total mais não deu certo!
Alguém tem uma dica?

Regule a potência da panela de acordo com o volume de mosto. Se está caramelizando muito provável estar na potência máxima, reduza a potência e deixe recirculando durante toda mostura, se não recircular vai caramelizar mesmo. Recircule com um fluxo baixo para não correr o risco de secar o fundo.
 
A potência estava utilizando em 1500W, talvez baixando para 1000W e manter a circulação constante resolva...
 
Back
Top