Painel elétrico com 2 PID.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

hmilk

Well-Known Member
Joined
Jul 16, 2015
Messages
52
Reaction score
13
Olá,
gostaria de mostrar o diagrama que fiz para o meu painel baseado no The Eletric Brewery.

Este painel é para um equipamento que estou montando, será um rims com fervura por gás, vou controlar só a parte de mostura e água para sparge.
MLT 68 litros, resistência de 2500W e HLT 68 Litros, resistência de 3500W.

O diagrama ficou bem simples, mas para mim que sou leigo, achei bem didático.
Nele não estão descritas as fiações para o aterramento, pretendo incluir depois em um outro diagrama para não poluir muito este e facilitar a compreensão.

Também estou pensando em incluir um sensor de nível para desligar a resistência do HLT quando estiver acabando a água.

Ainda estou em duvida nas proteções dos dispositivos de baixa potencia, onde colocar e como.

Anexei também a disposição dos dispositivos na frente do painel.

Se alguém tiver sugestões, serão bem vindas.
 

Attachments

  • Wiring Diagram2.jpg
    Wiring Diagram2.jpg
    150.3 KB · Views: 480
  • Frente painel.jpg
    Frente painel.jpg
    163.2 KB · Views: 396
Henrique, há algum tempo atrás pensei em montar um painel semelhante a este e comprei alguns components nos EUA no site indicado pela 'theeletricbrewery.com' (auberins.com). Mudei meu projeto e fiz um painel automatizado que controlo pelo computador, mas se vc for em frente tenho esses componentes pra vender pelo preço que paguei lá. Eu tenho 2 PID, o medidor digital, sondas de temperatura, cabos e preciso ver o que mais. Se por acaso te interessar entre em contato comigo: [email protected]. Boa sorte no seu projeto!


Enviado do meu iPad usando Tapatalk
 
Consegui furar, pintar e montar a maioria dos componentes.
Espero começar hoje a noite a fazer a fiação.
 

Attachments

  • IMG_0790.jpg
    IMG_0790.jpg
    159.6 KB · Views: 322
  • IMG_0792.jpg
    IMG_0792.jpg
    145.5 KB · Views: 308
  • IMG_0803.jpg
    IMG_0803.jpg
    216.5 KB · Views: 293
  • IMG_0813.jpg
    IMG_0813.jpg
    158.9 KB · Views: 390
  • IMG_0812.jpg
    IMG_0812.jpg
    150.2 KB · Views: 334
Legal Henrique,

Também tenho interesse em montar um painel semelhante, se puderes ir postando fotos do teu progresso te agradeço.

Abs,
Marcelo.
 
Tranquilo Marcelo, pretendo ir postando conforme for montando, mas você se quiser pode ver ao vivo, estou em Bagé também,rsrsrs.
 
cara estou acompanhando a montagem. sou mt leigo em eletrica e agradeceria muito se passasse o esquema da forma mais mastigada possivel. Obrigado
 
Tá ficando uma maravilha!
Só não utilizaria os conectores XLR. Você conseguiria soluções mais baratas.

Enviado de meu ASUS_Z00AD usando Tapatalk
 
Como você fez os cortes quadrados?
Preciso de um corte na minha caixa pra colocar um conector USB fêmea, mas não sei como fazer.

Fiz com lixadeira mesmo, depois dei acabamento com uma lima, se o corte for pequeno, para conectores usb, só com micro retifica , tipo uma dremel.
Ou você pode fazer um furo e desbastar com uma lima triangular pequena até chegar na medida.


Tá ficando uma maravilha!
Só não utilizaria os conectores XLR. Você conseguiria soluções mais baratas.

Eu já tinha os plugs então comprei só os de painel, mas achei no mercado livre por R$2,50 cada.

NO sabado terminei a fiação e ontem fiz os testes com agua nas panelas.
Tudo funcionou bem só uma fonte que comprei veio queimada(o vendedor já enviou outra).
Ainda estou esperando mais duas contatoras e um dissipador para o outro SSR.
Acabou o fio 1,0mm e tive que comprar outras cores, então ficou uma bagunça, esta semana vou trocar alguns e organizar melhor a fiação dentro do painel.
 

Attachments

  • IMG_0843.jpg
    IMG_0843.jpg
    178.8 KB · Views: 365
  • IMG_0834.jpg
    IMG_0834.jpg
    269 KB · Views: 374
  • IMG_0839.jpg
    IMG_0839.jpg
    248.2 KB · Views: 333
  • IMG_0842.jpg
    IMG_0842.jpg
    245.3 KB · Views: 324
  • IMG_0840.jpg
    IMG_0840.jpg
    229.3 KB · Views: 307
Deixa eu ressuscitar esse topico aqui.. henrik, que programa voce usou para montar esses gráficos?

Att.
 
Olá,
Estou devendo mesmo umas fotos dele pronto com os fios organizados e as plaquetas colocadas.
Usei o Microsoft visio.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
@henriquemilk

Cara, parabéns pelo projeto, ficou muito ninja. Estou começando a organizar dois projetos similares. Um idêntico ao "The Electric Brewery" com um primo e outro single vessel (The Electric Brewery Junior) para mim. Não consegui achar ainda o timer 1/16 din, onde achastes dele?
 
Também estou procurando um timer. O do the Eletric Brewery esta 239 dolares. Mto caro

Enviado de meu XT1225 usando Tapatalk
 
Sabe se o esquema de ligar é igual ao do modelo do the Eletric Brewery?

Enviado de meu XT1225 usando Tapatalk
 
olá @henriquemilk!

to procurando uma caixa plastica pequena para montagem de um comando de resistência. Achei uma caixa da STECK (234 x 174mm) que me atende, mas ela não tem o painel metálico no fundo para fixação dos elementos (SSR, disjuntor, etc..)....

Como se faz a fixação neste caso? Tem ideia?
 
Para o pessoal aqui do RS, onde encontro essas caixas de metal em POA (ou região metropolitana)? Nas poucas lojas que vi o preço era exorbitante e não achei de 400x300.

Valeu!
 
Para o pessoal aqui do RS, onde encontro essas caixas de metal em POA (ou região metropolitana)? Nas poucas lojas que vi o preço era exorbitante e não achei de 400x300.

Valeu!

Modonho, não sei se é válido para você, mas procure em algum Ferro Velho na região de Gravataí. O Centro industrial da GM deve mandar máquinas desatualizadas e as vezes você pode fazer um bom negócio. Você também pode procurar um equivalente em material PVC ou semelhante, como não fica na mão de operador constantemente pode ser melhor que um em ferro...

Abraço!
 
olá @henriquemilk!

to procurando uma caixa plastica pequena para montagem de um comando de resistência. Achei uma caixa da STECK (234 x 174mm) que me atende, mas ela não tem o painel metálico no fundo para fixação dos elementos (SSR, disjuntor, etc..)....

Como se faz a fixação neste caso? Tem ideia?


Você pode usar TRILHO DIN 35mm perfurado!

Abraço!
 
Olá,
a minha comprei no ML mas o vendedor era de porto alegre.
 
Estou começando o projeto do meu painel de controle.

Meu equipamento será para uns 45L.

Eu gostaria de ter a tomada para a resistência de fervura (4.300W) também no painel. E, talvez, tenha no final da lavagem a resistência de fervura e lavagem (2.150W) ligadas simultaneamente. Ou seja, em algum momento a correte elétrica (no pior caso) vai ser de 30A.

Alguém sabe onde consigo comprar esses botões/chaves de liga-desliga par 30A em 220V?

Eu gostaria de ter um botão desses para cada tomada.. Se possível um que acenda quando estiver em uso...
 
Estou começando o projeto do meu painel de controle.

Meu equipamento será para uns 45L.

Eu gostaria de ter a tomada para a resistência de fervura (4.300W) também no painel. E, talvez, tenha no final da lavagem a resistência de fervura e lavagem (2.150W) ligadas simultaneamente. Ou seja, em algum momento a correte elétrica (no pior caso) vai ser de 30A.

Alguém sabe onde consigo comprar esses botões/chaves de liga-desliga par 30A em 220V?

Eu gostaria de ter um botão desses para cada tomada.. Se possível um que acenda quando estiver em uso...
O botão de acionamento é independente da energia de alimentação, seriam dois circuitos, de controle e de força.
Tem que usar contatores para alimentar as resistências ou SSR.
Não sei se ficou claro.

Sent from my Mi Note 3 using Tapatalk
 
Estou começando o projeto do meu painel de controle.

Meu equipamento será para uns 45L.

Eu gostaria de ter a tomada para a resistência de fervura (4.300W) também no painel. E, talvez, tenha no final da lavagem a resistência de fervura e lavagem (2.150W) ligadas simultaneamente. Ou seja, em algum momento a correte elétrica (no pior caso) vai ser de 30A.

Alguém sabe onde consigo comprar esses botões/chaves de liga-desliga par 30A em 220V?

Eu gostaria de ter um botão desses para cada tomada.. Se possível um que acenda quando estiver em uso...
Desculpe a demora.
O botão de acionamento é independente da energia de alimentação, seriam dois circuitos, de controle e de força.
Tem que usar contatores para alimentar as resistências ou SSR.
Não sei se ficou claro.

Sent from my Mi Note 3 using Tapatalk
 
Galera, quero montar esse painel, ja estou comprando os itens, mas estou na duvida sobre esse timer, qual a funçao dele? Ele é ligado no rex? Ele atua direto no sistema? Ou ele é independente e só marca os tempos? Posso substituir ele por um cronômetro comum?
 
Olá, eu uso o timer independente dos PID, poderia ser um cronometro comum mesmo, coloquei lá para ficar tudo junto já no painel.
 
Parabens pelo projeto, ficou muito bom e parecido com o do site, sempre acompanho eles.

No total quanto foi que gastou para montar tudo isso ? Ja tinha conhecimento sobre eletrica ?
 
Olá, eu uso o timer independente dos PID, poderia ser um cronometro comum mesmo, coloquei lá para ficar tudo junto já no painel.

Entao esse timer apenas te avisa quando o tempo acaba? Ele nao desliga a resistência ?
 
Parabens pelo projeto, ficou muito bom e parecido com o do site, sempre acompanho eles.

No total quanto foi que gastou para montar tudo isso ? Ja tinha conhecimento sobre eletrica ?
Olá, obrigado.
Ainda tem umas coisinhas para ajustar, mas no geral achei que me atende bem.

Muita coisa comprei do eBay e aliexpress, não lembro exatamente os valores, mas acho que em torno de 800,00 a 1000,00.
Vou ver o que consigo resgatar das compras e coloco aqui.

Trabalho na área de energia mas nunca tinha montado nenhum painel, este foi o primeiro.
Se fosse montar de novo faria algumas coisas diferentes, mas acho que isso é normal, sempre tem espaço para melhorias.
 
Entao esse timer apenas te avisa quando o tempo acaba? Ele nao desliga a resistência ?
Isso, ele aciona um alarme sonoro e luminoso no painel para avisar quando o tempo programado chegou ao fim.





Sent from my Mi Note 3 using Tapatalk
 
O botão de acionamento é independente da energia de alimentação, seriam dois circuitos, de controle e de força.
Tem que usar contatores para alimentar as resistências ou SSR.
Não sei se ficou claro.

Sent from my Mi Note 3 using Tapatalk

isso mesmo voce pode usar contatores e liga-los com os botoes de liga e desliga com led fica legal veja o modelo

abraço

 
Fiz com lixadeira mesmo, depois dei acabamento com uma lima, se o corte for pequeno, para conectores usb, só com micro retifica , tipo uma dremel.
Ou você pode fazer um furo e desbastar com uma lima triangular pequena até chegar na medida.




Eu já tinha os plugs então comprei só os de painel, mas achei no mercado livre por R$2,50 cada.

NO sabado terminei a fiação e ontem fiz os testes com agua nas panelas.
Tudo funcionou bem só uma fonte que comprei veio queimada(o vendedor já enviou outra).
Ainda estou esperando mais duas contatoras e um dissipador para o outro SSR.
Acabou o fio 1,0mm e tive que comprar outras cores, então ficou uma bagunça, esta semana vou trocar alguns e organizar melhor a fiação dentro do painel.

ficou show!!!
 
Isso, ele aciona um alarme sonoro e luminoso no painel para avisar quando o tempo programado chegou ao fim.





Sent from my Mi Note 3 using Tapatalk


so uma pergunta ? PID não avisar ??? quando termina o tempo programado??? abraços
 
Estou começando o projeto do meu painel de controle.

Meu equipamento será para uns 45L.

Eu gostaria de ter a tomada para a resistência de fervura (4.300W) também no painel. E, talvez, tenha no final da lavagem a resistência de fervura e lavagem (2.150W) ligadas simultaneamente. Ou seja, em algum momento a correte elétrica (no pior caso) vai ser de 30A.

Alguém sabe onde consigo comprar esses botões/chaves de liga-desliga par 30A em 220V?

Eu gostaria de ter um botão desses para cada tomada.. Se possível um que acenda quando estiver em uso...
Cara essa chave que acende existe mas .....mas a amperagem e baixa ou seja não pode ligar ela assim não! mas vc voce tem que separar o circuito de CARGAS dos circuitos de COMANDOS. assim voce consegue um indicador de led acesso para cada manobra que voce fizer com os circuitos de CARGA.

 
Back
Top